PUNGENTE
RETRATO DOS DESAFORTUNADOS DA ITÁLIA PÓS-GUERRA
Antonio
Ricci (Lamberto Maggiorani) é um desempregado entre milhares em uma Itália
pós-guerra. Durante sua procura diária
por uma ocupação surge uma vaga de colador de cartazes de cinema. Para tal cargo há uma
exigência: o empregado deve possuir uma bicicleta. Antonio consegue a vaga e para reaver a bicicleta que penhorara para ajudar no sustento da casa recebe a ajuda da esposa, que vende os lençóis de casa. A vida parece começar a caminhar nos
trilhos até que, durante seu trabalho, não consegue evitar que sua bicicleta seja
furtada. Antonio e seu pequeno filho, Bruno (Enzo Staiola), iniciam uma
peregrinação pelas ruas de Roma na tentativa de encontrar sua bicicleta.
Sempre
nas listas de melhores filmes de todos os tempos, Ladrões de Bicicleta (título
traduzido corretamente para o português
e erroneamente para o inglês na época) tornou-se um clássico para uma geração de cineastas.
Vittorio De Sica (do excelente Umberto D) mostrou um dos mais pungentes painéis
sociais de uma Itália arruinada economicamente pela guerra (1945) e a influência no
cotidiano dessas pessoas. Orson Wells (Cidadão Kane) alardeou que teria sido o
melhor filme que vira na vida; Etore Escola dizia que o filme foi a razão de se
tornar cineasta; Woody Allen o coloca entre os 10 Melhores de Todos os
Tempos; Martin Scorsese criou uma lista
de “39 filmes estrangeiros essenciais para um jovem cineasta”, onde coloca o
filme em 11º.
Expoente
máximo do que se classificou como neo-realismo, um movimento cinematográfico que
expunha as mazelas sociais de uma forma realista, simples e com comprometimento
da realidade, Ladrões de Bicicleta parte de um evento aparentemente trivial
para elevar o tema à tragédia grega. Antonio vai resgatar sua bicicleta numa
loja de penhores e há uma centena delas (bicicletas eram caras e penhoras eram uma saída). Tem a bicicleta roubada, vai a delegacia e
a polícia apenas faz o registro. Pede ajuda a um amigo que o leva numa feira de venda bicicletas e de peças para que tente identifica-la pelo número de registro. Há
milhares delas. Sem bicicleta, sem emprego.
E
é na peregrinação de Antonio e do pequeno Bruno que vemos o desespero, a
ansiedade e a desesperança. Antônio tem
que reaver a bicicleta a todo custo. Tem uma família, conseguira um emprego
para sustenta-la, vendera o que tinha de valor em casa para usá-la e uma pessoa
a furtara. Enquanto seu desespero segue uma espiral crescente, suas chances seguem
inversamente proporcionais. Enzo leva o pequeno Bruno a um restaurante, De Sica
mostra o contraste entre a burguesia e o povo.
Uma simples bicicleta para muitos, para Antônio significa a subsistência
de sua família, uma chance de atravessar dignamente uma economia arrasada com
milhares de pessoas desesperadas por um emprego.
A
escolha de um elenco predominante amador fez toda a diferença. Apesar de ser
uma característica básica do neo-realismo De Sica conseguiu extrair pungência
da dupla central (pode ser vista também como uma grande história de pai e filho) e o espectador não tem
como ficar indiferente a inevitável tragédia que vai cercando Antônio e ao
olhar de desespero do pequeno Bruno perto do final. Uma obra tocante de rara
sensibilidade e que mesmo em preto e branco, dos anos 40, ainda tem uma
tremenda força narrativa, pois leva a reflexão sobre o que é justiça, sobre como vemos uma situação por um ponto de vista sem conhecer completamente o seu contexto.
Trailer:
Curiosidades:
Em
italiano, o título é Ladri di Biciclette / Ladrões de Bicicleta. Quando exibido
nos EUA recebeu o título de “The Bicycle Thief” / O Ladrão de Bicicleta. Só que
no singular seria “Ladro di bicicletta.”. Erro de tradução ou o distribuidor
viu o filme e percebeu tratar-se de apenas um ladrão a furtar a bicicleta ? No
Reino Unido recebeu a tradução correta: “Bicycle Thieves”. Atualmente é conhecido nos EUA como “Bicycle Thieves”
Lamberto
Maggiorani era operário em uma fábrica antes do filme.
Vagamente
baseado no livro de Luigi Bartolini (1946)
Enquanto
buscava financiamento para o filme De Sica recebeu uma proposta do produtor David
O. Selznick, de "E o Vento Levou" e "Rebecca, A Mulher Inesquecível": ter Cary
Grant no papel principal. De Sica declinou da oferta por achar Grant fora do biotipo
que desejava para o papel
O
famoso diretor de cinema Sergio Leone trabalhou como assistente de Vittorio De
Sica durante as filmagens deste filme. Ele também tem uma pequena aparição como
um dos padres que estão ao lado de Bruno e Antonio durante a tempestade.
Vittorio
De Sica escalou Enzo Staiola, de 8 anos, quando percebeu o garoto assistindo a
produção do filme em uma rua enquanto ajudava seu pai a vender flores.
Vittorio De Sica (1901–1974) ganhou 4 Oscars: Vítimas da Tormenta - Oscar honorário (1948); Ladrões de Bicicleta - Oscar honorário (1950); Ontem, Hoje e Amanhã (1965); O Jardim onde Vivemos (1972)
Prêmios:
Globo de Ouro 1950
BAFTA Awards 1950
Bodil Awards 1951
Cinema Writers Circle Awards, Spain 1951
Italian National Syndicate of Film Journalists 1949
Kinema Junpo Awards 1951
Locarno International Film Festival 1949
National Board of Review, USA 1949
New York Film Critics Circle Awards 1949
Online Film & Television Association 2008
No início não havia no Oscar categorias separadas para filmes estrangeiros. Entre 1948 e 1956, a Academia concedeu Prêmios Honorários. A partir de 1957 foi criada uma categoria para produções estrangeiras que dura até hoje
Enzo Staiola
Enzo Staiola
Prêmios:
Globo de Ouro 1950
BAFTA Awards 1950
Bodil Awards 1951
Cinema Writers Circle Awards, Spain 1951
Italian National Syndicate of Film Journalists 1949
Kinema Junpo Awards 1951
Locarno International Film Festival 1949
National Board of Review, USA 1949
New York Film Critics Circle Awards 1949
Online Film & Television Association 2008
Filmografia Parcial:
Lamberto Maggiorani (1909–1983)
Ladrões de Bicicletas (1948); Mulheres Sem Nome (1950); A Rebelde (1951); Ana (1951); Humberto D. (1952); Totó Fora da Lei (1956); O Juízo Universal (1961); Mamma Roma (1962); Mar Louco (1963); Ostia (1970)
Enzo Staiola (1939 - )
Ladrões de Bicicletas (1948); Vulcão de Paixões (1949); Vulcano (1950); O Drama da Linha Branca (1950); Façam Seu Jogo Senhores (1951); Outros Tempos (1952); O Regresso de Don Camilo (1953); A Condessa Descalça (1954); La ragazza dal pigiama giallo (1977)
Lamberto Maggiorani (1909–1983)
Ladrões de Bicicletas (1948); Mulheres Sem Nome (1950); A Rebelde (1951); Ana (1951); Humberto D. (1952); Totó Fora da Lei (1956); O Juízo Universal (1961); Mamma Roma (1962); Mar Louco (1963); Ostia (1970)
Enzo Staiola (1939 - )
Ladrões de Bicicletas (1948); Vulcão de Paixões (1949); Vulcano (1950); O Drama da Linha Branca (1950); Façam Seu Jogo Senhores (1951); Outros Tempos (1952); O Regresso de Don Camilo (1953); A Condessa Descalça (1954); La ragazza dal pigiama giallo (1977)
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