sexta-feira, 24 de maio de 2019

KRAKEN: OS TENTÁCULOS DAS PROFUNDEZAS / / DEADLY WATER (2006) - ESTADOS UNIDOS / CANADÁ




CRIATURA MITOLÓGICA ?

Ray (Charlie O'Connell), um garoto de 8 anos, perde os pais em um passeio de barco ao sofrerem o ataque de um polvo gigante. 30 anos depois, agora fotógrafo aquático, em busca de vingança, junta-se a Nicole (Victoria Pratt), Jenny (Kristi Angus) e Michael (Cory Monteith) que buscam um tesouro perdido nas profundezas do famoso "Mar da Desolação": "O olho de Circe" e uma lendária máscara que nunca teve sua veracidade confirmada. Em contraponto, surge Maxwell (Jack Scalia), um homem poderoso, conhecido por roubar as riquezas do mar e vendê-las no mercado negro. E Maxwell precisa obter a “opala grega” a qualquer custo,  a mesma relíquia que o quarteto procura.
 

Kraken: Os Tentáculos das Profundezas é uma coprodução américo-canadense de 2006, rodada ao baixo custo de $ 2 milhões. Quando vemos um filme distribuído com 2 títulos internacionais “Kraken: Tentacles of the Deep” (título original) e “Deadly Water” (título nos EUA), aliais, esse ultimo título que passou em nossas tevês já podemos ter uma ideia de que algo não deu muito certo. Dirigido pelo húngaro Tibor Takács, egresso de seriados e telefilmes, podemos dizer que sabia administrar baixos valores, logo sua escolha para este telefilme foi mais do que lógica (mas não necessariamente a melhor). E ainda houve a colaboração de outro diretor não creditado: John Blush
 

Kraken ... começa com o jovem Ray lendo “20.000 Léguas Submarinas”, o clássico de Júlio Verne, mais sugestivo impossível, quando vê sua família perecer sob os tentáculos da mitológica criatura. Claro que ele iria surgir em algum momento e o faz quando a arqueóloga Nicole tem um dos membros de sua expedição submarina morto por idêntica criatura. Enquanto ele surge para matar a criatura, ela quer apenas encontrar os artefatos que seriam obras únicas para o museu que a financia. E, claro, que para não ficar nesse “lenga-lenga” o roteiro,  a quatro mãos, colocou um vilão (o ator Jack Scalia) de uma poderosa família grega que lhe ofereceu uma nova chance de voltar para o clã se pegasse o tal artefato grego. E já sabemos como o filme terminará. Não espere muitas surpresas. E não espere que o dinheiro tenha sido empregado em bons efeitos. Tem barco que explode e você só ouve o barulho e uns pedaços na água e, depois, outro barco “explode” bem longe. Os bandidos, para não deixar dúvida no espectador de quem é quem, se vestem de negro (??!!!). As lutas aquáticas confundem, assim como, quem a criatura está atacando. E não vou nem falar de Ray chegando no navio de Nicole, mandando um sorriso, oferecendo ajuda e pronto: já é membro da tripulação. Por isso acredito que o filme tenha mesmo ido direto para o mercado de vídeo. Não por acaso, tem como um dos distribuidores o canal Sci-Fi, aquele que passa filmes com efeitos estranhos. Se for, até que ficou muito bom, para os tipos de produção que apresentam.


Bom, o lado interessante da história é que tem boas cenas aquáticas, não fica preso na linha “tubarões e jacarés assassinos”, que passam o tempo todo matando pessoas, nem é uma mutação genética derivada de alguma experiência que a torne inteligente. Está mais para a lenda do monstro do lago Loch Ness. Eles ligam diretamente aos Krakens (daí o nome do filme), figuras mitológicas que agarravam navios e os levavam para o fundo do oceano. Até Homero descreveu tal criatura encontrando com Ulisses em seu livro “A Odisséia”. Um mito antigo, esses calamares gigantes, que teriam frequentado o Atlântico, a então chamada terra nova, as Costa da Noruega (onde se falava muito do já citado Monstro de Loch Ness), o Pacífico e o Continente Antártico (nunca encontrados).



Kraken: Os Tentáculos das Profundezas é um telefilme bem mediano que até prende a atenção. Chegou a passar no SBT na “Tela de Sucessos” e apresenta bons atores onde Victoria Pratt é a que se destaca mais, e uma criatura que a produção soube esconder do espectador mostrando praticamente partes. Vale uma conferida, num dia sem muitas opções.


Cartaz:



















Trailer:




Trilha Sonora:
If I Say -John Alden
You Got What I Want - 80 Proof Yob
Breezy - Damn the Diva
Yellow Morning - Girl Nobody
Coffee - Damn the Diva
The Modification Song - Andre Chrys
How - The Rye Catchers



Curiosidades:

O Telefilme foi rodado no Canadá
   

Filmografia Parcial:
Charlie O'Connell
 
 









Segundas Intenções (1999); Sliders: Dimensões Paralelas (seriado 1996-1999); Cara, Cadê Meu Carro? (2000); Sombras do Mal (2001); Novo no Pedaço (2002); O Beijo da Noiva (2002); Ataque do Tubarão Mutante (2012); Noite das Travessuras (2013); Sex, Marriage and Infidelity (2014);

Victoria Pratt

 










Cleopatra 2525  (seriado 200 a 2001); Mutant X (seriado 2001 a 2004); Assassinato no Presídio (2005); A Casa dos Mortos 2 (2005); Kraken: Os Tentáculos das Profundezas (2006); O Que é o Amor (2007); O Retorno dos Vermes Malditos (2010); A Vingança de Gina Meyers (2012); O Pesadelo da Filha (2014); June (2015); Death Valley (2015); Turbulence (2016); Heartland (seriado 2014 a 2018); Lazer Team 2 (2018)

Jack Scalia
 
 










Cidade do Medo (1984); Inferno Submarino (1990); After the Shock (1990); O Preço Da Sedução (1991); Crime e Sedução (1992); Reencontro Mortal (1992); Na Trilha da Corrupção (1994); Força-T - O Esquadrão de Aço (1994); Silencers - A Próxima Conquista (1996); Domínio Alien (1996); Vôo Noturno (2005); Black Widow (2010); The Thanksgiving House (2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre