segunda-feira, 6 de junho de 2022

A HISTÓRIA SEM FIM / THE NEVER ENDING STORY / DIE UNENDLICHE GESCHICHTE (1984) - ALEMANHA OCIDENTAL / ESTADOS UNIDOS

 

UM ESTÍMULO AO IMAGINÁRIO

Bastian (Barret Oliver) é um menino de 10 anos que perdeu a mãe recentemente e seu pai (Gerald McRaney) não lhe dedica atenção suficiente, na escola sofre bullying de três garotos e se refugia nos diversos livros que lê. Certo dia, ao ser perseguido pelos garotos refugia-se em uma  livraria. Ali se depara com um misterioso livro intitulado “A História Sem Fim”. O livreiro (Thomas Hill) adverte ao menino que ele está diante de um livro diferente dos demais pois, para cada pessoa que o lê a história não acaba quando o livro é fechado.  Em um momento de distração do livreiro, Bastian leva o livro deixando um bilhete que assegura sua devolução, sem perceber um estranho sorriso no rosto do dono da livraria.

Bastian chega atrasado para o teste de matemática e se esconde no sótão da escola aproveitando para folhear o livro. A história que se desenrola perante seus olhos mostra um reino chamado "Fantasia" que passa a ser ameaçado por uma terrível força destruidora chamada “O Nada”. Seus habitantes recorrem a imperatriz-menina na Torre de Marfim, que lhes informa ter convocado a presença de um bravo guerreiro chamado Atreyu, cujo nome ouvira. Diante dos ali presentes, surge um menino que diz ser aquele que procuram. À princesa só resta confiar-lhe a missão: ir além das fronteiras em busca de um menino capaz de impedir que “O Nada” destrua definitivamente aquela realidade. Atreyu parte em sua aventura repleta de descobertas e desafios com Bastian começando a suspeitar que estranhamente sua leitura parece influenciar a história.

Primeiro filme em língua inglesa do diretor alemão Wolfgang Petersen (que se tornara conhecido após sucesso de “O Barco Inferno no Mar), baseado no livro “Die unendliche Geschichte” (The Never Ending Story)  de Michael Ende lançado em 1979. Qualquer desavisado que entrasse no cinema e começasse a assistir o filme sem ler os créditos, lhe pareceria uma produção americana, mas o que levaria a esse engano? O filme é alemão, originalmente falado em inglês (dublado em alemão para ser exibido na Alemanha); os três atores juvenis principais são americanos; as cenas na casa do menino, no colégio e nas ruas da cidade foram feitas em Vancuver, Canadá (um cenário mais próximo ao visual das cidades americanas). Tudo começou quando dois produtores da Alemanha Ocidental anunciaram pela primeira vez sua intenção de fazer um filme de fantasia nada modesto em orçamento para a época (30 milhões e a mais cara desse país até aquele momento, mas baixa para os padrões americanos). Os executivos de Hollywood mostraram-se um tanto céticos quanto ao seu sucesso, afinal a meca da indústria de entretimento e fantasia é a americana. A dúvida tinha uma explicação: há quem ache os filmes europeus de fácil entendimento, outros consideram praticamente impossível de compreendê-los por completo. Há os que gostam e há aqueles que não conseguem assisti-los por inteiro. Aonde se encaixaria o filme?

Fantasia de alto padrão técnico, A história Sem Fim segue as linhas clássicas dos filmes para a infância americanos: a princesa em apuros, o herói (ainda que americanizado, é perceptível o gosto germânico pelo mito do herói-guerreiro), monstros e figuras secundárias onde os limites são tênues, ambíguos ou inexistentes, mas capazes de interessar e encantar a plateia adulta. Como na maioria das crianças de sua idade, Bastian vive no mundo da fantasia. Ele se encanta pela aventuras de Artreyu que tenta salvar este mundo de uma força destruidora chamada "O Nada". E nesse percurso, Bastian vai adquirindo a tomada de consciência: um processo de individualização e  de autoconhecimento do menino órfão de mãe que tem problemas ao defrontar-se com a realidade, percebendo que a luta contra "O Nada" que só pode ser vencida através da imaginação, permanecendo a  mensagem simbólica da necessidade do imaginário na vida cotidiana. E o menino envolve-se tanto na leitura que em algum momento é incorporado a ela e o faz mudar a história, partindo da realidade e se encaminhando para a fábula.

Quanto ao elenco, Barret Oliver, teve sua estreia como protagonista. No ano seguinte, faria D.A.R.Y.L  e Cocoon. Sua carreira vai até 1989. Atualmente é um fotografo especializado em fotografia antiga. Tami Stronach também estreava nesta produção. Após este filme, direcionou sua carreira à dança e ao teatro, voltando a indústria de cinema apenas em 2008 em uma produção alemã. Atualmente possui filmes em produção. Noah Hathaway havia estreado em "Galáctica: Astronave de Combate" (como o menino Boxey), participando também do seriado. Sua carreira foi até 1994 retomando a partir de 2012 e com filmes a estrearem. O ator se tornou dono de um estúdio de tatuagem em Los Angeles, Califórnia, com sua esposa. O ator keniano Deep Roy que faz o "pequeno homem andando no caracol ligeiro" poderá ser lembrado pelos filmes "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (como o Oompa Loompa -2005) e "Star Trek" (2009) como o pequeno alienígena Keenser. Gerald McRaney, ator de vários filmes e séries faz o pai de Bastian em poucas cenas. O ator alemão Tilo Prückner (o duende que viaja no morcego) faleceu em 2020, aos 79 anos, de falência cardíaca. A inglesa Patricia Hayes (a idosa esposa do cientista) faleceu em 1998. Muitos poderão se lembrar del em "Um peixe Chamdo Wanda" como a senhora que "perde" seus cachorrinhos. Antepenúltimo filme do ator inglês Sydney Bromley (o idoso cientista) falecido aos 78 anos em 1987.

Filme atemporal e direcionado ao público dos “oito aos oitenta”. Nos faz pensar como é bom ler um livro e viajar por suas linhas e se sentir parte da história, nos revelando que, de certa forma, somos todos parte de uma história sem fim. Tornou-se um êxito de crítica e público ganhado ainda mais força quando lançado em VHS. A canção-tema (que não foi indicada ao Oscar), interpretada por Limahl, tornou-se conhecida no mundo todo e até hoje seu interprete aparece em dezenas de shows no YouTube a interpretando. Sua exibição no seriado “Strangers Things” trouxe de volta a lembrança do filme. Os efeitos são de primeira linha sendo colocados a serviço da emoção e não como objetivo principal, motivo do fracasso de inúmeras produções ao longo dos anos, assim como ótimas maquiagens e animatronics de criaturas como "o comedor de pedra"; "o lobo-fera Gmork" e Falcor, "cachorro-dragão".


Trailer:




Curiosidades:

Foi o filme mais caro já produzido na Alemanha na época em que foi feito.

A cantora Beth Andersen foi a back vocal oficial da música

Atreyu é uma palavra antiga que significa "Guardião Ousado".

O Auryn original para este filme agora está pendurado em uma tela de vidro fechada no escritório de Steven Spielberg.

Quando ele foi escalado como Atreyu, a pele de Noah Hathaway era branca pálida e ele foi levado a um salão de bronzeamento para escurecer sua pele.

Steven Spielberg ajudou na edição e marketing do filme para prepará-lo para o mercado americano. Ele fez isso para seu amigo diretor Wolfgang Peterson, o que resultou em um corte mais limpo do filme.

De acordo com os cineastas, as nuvens de tempestade não deveriam ser o Nada, mas sim uma indicação de sua presença, pois o Nada é uma força invisível.

Ao contrário do boato da Internet, o cavalo não morreu durante as filmagens da cena do Pântano da Tristeza.

A música-título de Limahl inicialmente se saiu mal nos EUA. Só se tornou um sucesso nos EUA após o lançamento do filme Home Video e a exibição na TV a cabo um ano após o lançamento do filme nos cinemas.

O autor Michael Ende ficou descontente com a versão do filme de sua história e se recusou a ter seu nome colocado nos créditos de abertura. Um pequeno crédito aparece no final com seu nome. Ele também perguntou se o título do filme seria alterado ou cancelado. Depois que o estúdio recusou ambas as opções, ele entrou com uma ação e acabou perdendo.

Noah Hathaway se machucou duas vezes durante a produção do filme. Enquanto aprendia a andar a cavalo, seu cavalo o derrubou e pisou nele. Enquanto filmava a sequência do afogamento no "pântano da tristeza", sua perna ficou presa no elevador e ele foi puxado para debaixo d'água. Ele estava inconsciente quando foi trazido à superfície.

Noah Hathaway quase perdeu um olho durante a cena de luta contra Gmork. Uma das garras em suas patas gigantes o cutucou no rosto. O robô também era tão pesado que ele também perdeu o fôlego quando foi atingido no chão por ele. Eles só fizeram uma tomada devido ao risco de ele ficar gravemente ferido.

Tami Stronach perdeu os dois dentes da frente pouco antes das filmagens. Ela usava dentes falsos

Tami Stronach estava frequentando aulas de teatro em San Francisco quando conseguiu a audição para ser The Childlike Empress. Seu professor de atuação era amigo da executiva de produção e caçadora de talentos Anna Gross. Tami inicialmente acreditava que estava fazendo um teste para uma pequena peça e não tinha ideia de que seria para um grande filme.

Noah Hathaway revelou que eles não usaram praticamente nenhum de seus diálogos gravados e, em vez disso, contrataram um ator diferente para dublar suas falas. A voz de Hathaway é bastante alta e não tem sotaque.

De acordo com o livro, o novo nome da Imperatriz Infantil que Bastian grita na noite é "Moonchild".

A tomada aérea da cidade na cena final foi filmada usando uma câmera VistaVision montada no nariz em um helicóptero Bell Jet Ranger pilotado por Steve Wright com Harold Tichenor também no helicóptero. Foi difícil filmar porque eles tiveram que colocar o helicóptero tão perto da cidade, então, por razões de segurança, a equipe teve que bloquear 12 quarteirões quadrados da cidade.

Falkor é na verdade uma criatura motorizada de 43 pés de comprimento com 6.000 escamas de plástico e pelo de penas rosa. Sua cabeça tem um metro de altura e é longa e tem uma longa língua na boca.

Na tradução inglesa do romance original, a terra mística era Fantastica. O nome original alemão, Phantásien, se traduz com mais precisão como Fantasia.

A versão alemã não traz a música tema, nem os elementos techno-pop compostos por Giorgio Moroder. Apresenta apenas a partitura orquestral composta por Klaus Doldinger.

De acordo com um artigo divulgado pela Der Spiegel em 1984, o escritor Michael Ende esperava que este filme fosse dirigido por Andrzej Wajda ou Akira Kurosawa.

A música tema foi cantada por Limahl, que era o vocalista da banda pop Kajagoogoo. Quando um programa mostra o videoclipe, dependendo de sua fama naquele país, o crédito da performance vai para Limahl ou Kajagoogoo. As versões (ver abaixo) são ligeiramente diferentes: uma omite alguns versos e termina com mais linhas, a outra inclui alguns versos mas omite as linhas finais

Durante a primeira cena da Ivory Tower, quando o grupo de Fantasians está reunido, se você olhar bem de perto, verá personagens como Yoda, Mickey Mouse, Chewbacca, C3PO, The Ewoks, ET e Gumby ao fundo.

O filme cobre apenas a primeira metade do romance original de Michael Ende (Bastian lendo o livro e salvando Fantasia por dar um novo nome a Childlike Empress). Portanto, o ponto em que o filme termina é apenas a metade do livro (Bastian entra em Fantasia para recriá-lo usando Auryn, sua posterior coroação como rei, uma guerra para derrubá-lo, a perda progressiva de memória depois dela e, finalmente, sua voltar ao mundo real).

O roteiro não teve final. Wolfgang Peterson e a equipe de produção tiveram que pensar em como o filme terminaria e foi decidido que o filme terminaria com Bastian retornando ao mundo real

Barret Oliver em D.A.R.Y.L








Noah Hathaway em Galáctica










Deep Roy em A Fantástica Fábrica de Chocolate








Deep Roy  em Star Trek 









Patricia Hayes em Um Peixe Chamado Wanda 








Barret Oliver atualmente









Noah Hathaway atualmente 









Tami Stronach atualmente









Limalh - The Never Ending Story (Versão 1 - oficial) -  sem imagens do filme



Limalh - The Never Ending Story ( Versâo 2 -versão do filme) com imagens do filme




Limalh - The Never Ending Story - Versâo 1

Turn around

Look at what you see

In her face

The mirror of your dreams

 

Make believe I'm everywhere

Given in the light

Written on the pages

Is the answer to a never ending story

Ahahah ahahah ahahah...


Reach the stars

Fly a fantasy

Dream a dream

And what you see will be

 

Rhymes that keep their secrets

Will unfold behind the clouds

And there upon the rainbow

Is the answer to a never ending story

Ahahah ahahah ahahah...


Story

Ahahah ahahah ahahah...

 

Show no fear

For she may fade away

In your hands

The birth of a new day

 

Rhymes that keep their secrets

Will unfold behind the clouds

And there upon the rainbow

Is the answer to a never ending story

Ahahah ahahah ahahah..

Never ending story

Ahahah ahahah ahahah

Never ending story

Ahahah ahahah ahahah

Never ending story

Ahahah ahahah ahahah

Never ending story

Ahahah ahahah ahahah

Never ending story ...

 

The Never Ending Story (Limalh & Beth Andersen) - versão 2 

Turn around

Look at what you see

In her face

The mirror of your dreams

Make believe I'm everywhere

Given in the light

Written on the pages

Is the answer to a never ending story

Ahahah ahahah ahahah...

Never ending story

Ahahah ahahah ahahah...

 

Reach the stars

Fly a fantasy

Dream a dream

And what you see will be

 

Rhymes that keep their secrets

Will unfold behind the clouds

And there upon the rainbow

Is the answer to a never ending story

Ahahah ahahah ahahah...

Never ending story

Ahahah ahahah ahahah

Story

Ahahah ahahah ahahah...

Ohohoh ohohoh ohohoh

 

Show no fear

For she may fade away

In your hands

The birth of a new day


Rhymes that keep their secrets

Will unfold behind the clouds

And there upon the rainbow

Is the answer to a never ending story

Ahahah ahahah ahahah..


Limahl & Beth Andersen - The NeverEnding Story




Cartaz:












Filmografia Parcial:

Barret Oliver






Jekyll and Hyde... Together Again (1982); Meu Adorável Fantasma (1982); De Volta para o Inferno (1983); A História Sem Fim (1984); Convite para o Inferno (1984); Daryl (1985); Cocoon (1985); Onde está o Tesouro? (1986); O Jardim Secreto (1987); Cocoon: O Regresso (1988); Luta de Classes em Beverly Hills (1989)


Noah Hathaway








Galactica: Astronave de Combate (1978); Galáctica: Astronave de Combate (seriado 1978-1979); Esta é Minha Chance (1980); Caminhos Separados (1981); Amigos Muito Íntimos (1982); A História sem Fim (1984); Troll - O Mundo do Espanto (1986); To Die, to Sleep (1994); Blue Dream (2013); The Chair (2016) 



Deep Roy








A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa (1976); O Império Contra-Ataca (1980); O Cristal Encantado (1982); Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983); Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva (1984); A História sem Fim (1984); Starship - O Guerreiro do Espaço (1984); O Mundo Fantástico de Oz (1985); Minhas Aventuras na África (1987); A Rebelião Final (1989); Grito de Horror 6 (1991); O Filho das Trevas (1991); Freaklândia: O Parque dos Horrores (1993); Sob a Luz do Luar (1995); O Planeta dos Macacos (2001); Mansão Mal-Assombrada (2003); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005); Star Trek (2009); Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009); Além da Escuridão: Star Trek (2013); Star Trek: Sem Fronteiras (2016) 


Tami Stronach








A História sem Fim (1984); Fredy a Zlatovláska (2008); Uma Chance para o Sucesso (2018)



Gerald McRaney








Night of Bloody Horror (1969); Crime de Estrupo (1980); Memories Never Die (1982); A Paixão Assombrada (1983); A História Sem Fim (1984); O Outro Lado do Lago (1988); Simon & Simon (seriado 1981 -1989); Justiça a Qualquer Preço (1990); Major Dad  (seriado 1989-1993); Vingança de uma Mulher (1994); Vingança Cega (1994); Simon & Simon: In Trouble Again (1995); Vivendo com o Perigo (1995); Promised Land (seriado 1996-1999); A História de John Denver  (2000); A Fábula Moderna de João e Maria (2002); Deadwood: Cidade Sem Lei (seriado 2005-2006); Jericho (2006-2008); Segredos de um Funeral (2009); Esquadrão Classe A (2010); Agentes Secretos (seriado 2010 -2012); Golpe Duplo (2015); O Quarto dos Esquecidos (2106); O Atirador (seriado 2018); NCIS: Los Angeles (seriado 2014-2021)

4 comentários:

  1. Luís, td bem?
    Assisti A Estória Sem Fim no cinema e me emcionei muito. A sua mensagem era cristalina desde as primeiras cenas.
    Puxa, o que esse filme nos remete diante da sociedade abrutalhada e superficial que a nossa se torna a cada dia…
    A fantasia, o encantamento, o maravilhamento, nos faz maiores e melhores. Sem essa verdade o homem se torna uma sombra, um ser fadado ao nada, uma casca vazia. E te digo o porquê: é a fantasia que acende a esperança e cria os sonhos dentro de nós.
    Sem isso não haveriam as artes ( todas ), a ciência e suas conquistas e a fé no coração dos homens. Ora, não diria o mesmo os artistas do Renascimento? Os gregos e sua mitologia? Todos os Xamãs do mundo?
    A razão pode nos moldar, mas nossa natureza é talhada para se fascinar pelo bom e pelo belo. E embora nem sempre nossas decisões expressem isso — estão aí as guerras para provar isso —é essa vertente da natureza humana nossa melhor aposta para um futuro melhor.
    Feliz escolha, a sua, com está bela análise. A Estória Sem Fim carrega ainda a forte mensagem da resiliência e da fé nas forças puras da vida. Se aquele menino, nos piores momentos do livro/estória, fechasse o livro… já pensou? E justamente a parte que mais me angustiou foi naquele instante crucial do filme, em que Bastian foi chamado a agir, pela salvação de tudo aquilo que se desenrolava diante dos seus olhos, naquele tenso instante de hesitação em que a realidade e a fantasia se olhavam cara a cara. Uau! Que lindo!
    Olha, não sabia que o filme era alemão. Devemos mais essa pros conterrâneos de Fassbinder, Herzog e Wenders.
    Me pergunto porque até hoje não me lembrava de assistir esse filme com as minhas filhas, que coisa.
    Obrigado por essa bela memória que vc avivou.
    Abraço, Luís!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mario.
    Você fez uma ótima síntese do filme. Me surpreende muito ver algumas pessoas analisando o filme com várias críticas e ainda o desaconselhando para adultos. Ora, o filme é cheio de camadas e repleto de mensagens que você bem observou. Também vi no cinema e não o considerei sombrio e desesperançoso (e ainda não o considero) como tantos observam nos tempos atuais. Interessante vermos como público e crítica mudaram ao longo dessas décadas. Produções esquecidas são redescobertas pelo novo público, mas muitas vezes a percepção é diferente. Particularmente, percebo o filme como atemporal e revê -lo na tevê a cabo me trouxe ótimas sensações. Assista com suas filhas sim, elas verão um filme em sua grande parte analógico, feito "na mão, como antigamente se dizia, ainda que a emoção de ver os filmes que desbravaram o mercado em tempo real, e através dos anos, trazendo inovações que chegaram até hoje, coube a nós. E o melhor ainda: continuamos a assistir o desenvolvimento dessa indústria e congecturar o que o futuro aguarda.
    Você citou grandes diretores, de filmes densos e reflexivos, cinema europeu de qualidade. E claro, em algum momento surgirão por aqui (Fassbinder já teve filme analisado e outros virão), ainda que estas postagens pouco sejam acessadas, talvez cinema reflexivo europeu não seja do gosto da grande maioria em nosso país. Uma pena, o cinema oferece tanta reflexão, mas muitos preferem apenas o escapismo.
    Eu já havia esquecido completamente que a produção é alemã e, o mais interessante, só ao postar a letra da canção foi que percebi a diferença nos versos das duas versões. Essa é a parte legal de pesquisar e postar.
    Obrigado por mais esse comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Luís
    É engraçado, mas esqueci de lhe perguntar uma coisa que me intrigou: a animação ( animatronic ) dos bonecos teve participação do Jim Henson? Parece que não, não é?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mário.
    Os supervisores de efeitos foram Rolf Zehetbauer ("O Barco: Inferno no Mar", "O Ovo da Serpente" e" Lili Marlene") e Colin Arthur especialista em maquiagem e escultura (por "O Vingador do Futuro" e "Guerreiros de Fogo"), além de uma extensa lista de colaboradores. Jim Henson (1936–1990) foi o responsável pela interessante animação "O Cristal Encantado" / "The Dark Cristal" (1982). E, claro, Os Muppets e Vila Sésamo (americano) dentre tantas criações que o tornou uma referência na indústria. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre