terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

NASCIDOS PARA PERDER / THE BORN LOOSERS (1967) - ESTADOS UNIDOS

 

O PRIMEIRO BILLY JACK

Uma pacata comunidade costeira da Califórnia recebe a visita de uma gangue de motoqueiros chamados “Born Loosers”. Em uma confusão de trânsito, eles espancam um jovem que foge em busca de ajuda. Ninguém lhe acode, a não ser Billy Jack (Tom Laughlin). Ao confrontar a gangue com seu rifle, é atacado, ferindo um dos agressores. Logo, a polícia chega e prende também o ex-boina verde. O juiz o condena a 120 dias de prisão ou multa de 1000 dolares sob a alegação de que o Estado não pode permitir que os cidadãos façam justiça. Ele tem 5 dias para conseguir a quantia (alta para a época). Já a gangue, recebeu uma condenação de 30 dias ou 150 dólares de multa.  E Billy Jack possui uma dívida com o banco que decide não esperar mais para cobrá-la.

No início, a presença da gangue de arruaceiros causa curiosidade nos jovens que ali estão. Vicky (Elizabeth James) acaba topando com estes e sendo perseguida. Horas mais tarde, Billy Jack vê no noticiário que quatro jovens foram violentadas, entre elas, Vicky. O Ministério Público pede a prisão dos envolvidos, mas a justiça precisa que as jovens testemunhem, o que os pais destas relutam. Apenas Vicky permanece firme em seu propósito de colocar seus agressores atrás das grades. Além de Billy Jack, o único que não teme o grupo é policial Fred (Jack Starrett). Quando a gangue resolve impedir que Vicky deponha, Billy a coloca sob sua proteção e passa a confrontá-los à sua maneira.

Primeiro filme da quadrilogia do herói da contracultura Billy Jack, que se popularizaria com os filmes “Billy Jack” (1971); “O Julgamento de Billy Jack” (1974) e “Billy Jack vai a Washington” (1977). Houve o filme “O Retorno de Billy Jack” (1986), que acabou não sendo lançado por falta de recursos. O ex-boina verde, praticante de  Hapikdo, e que voltara do Vietnã, neste exemplar, ainda não estava totalmente construído. Seu famoso chapéu ainda não é visto e as cenas de lutas usando sua técnica marcial são escassas.

“The Born Loosers” (o cartaz coloca apenas “Born Loosers”) tem uma metragem extensa para os padrões da época: 2h e 33 minutos. O filme foi exibido nos cinemas brasileiros em 1969, com censura de 18 anos, recebendo críticas pouco entusiasmadas que indicavam certa superficialidade e pouco desenvolvimento da estória. E há uma certa razão nisso. O roteiro de Elizabeth James (a personagem “Vicky” do filme) assinando como "James Lloyd", centra mais no ímpeto da jovem de não se dobrar aos seus algozes, o que é um ponto bem positivo, além de uma crítica à sociedade da época, mas peca quando não centra sua visão diretamente na impotência do judiciário e na passividade dos habitantes daquela pequena cidade. Já Billy Jack aqui é um personagem que ganha mais destaque a partir da segunda metade do filme (e sua presença em cena é o que garante o filme e a possibilidade de uma boa bilheteria), por outro lado, as questões reflexivas começam a desaparecer como a que Laughlin queria: a discriminação contra os índios americanos (que pensara desde 1954, mas que ficaria mais evidente no próximo filme). Ainda que a longa metragem seja para tentar centrar os dois aspectos mais relevantes da estória, a crítica social e sobre um homem que resolve fazer aquilo que o Estado falha em cumprir: garantir a segurança do cidadão e fazer cumprir a lei, há momentos que o filme perde um pouco a sua dinâmica. Além de que alguns personagens não são desenvolvidos como deveriam ser: quais as suas motivações, quais suas origens... Mas quando se aproxima do final, vemos aquele Billy Jack que faria sucesso nos filmes subsequentes.

Apesar de alguns aspectos poucos explorados, para um filme dos anos 60, “Nascidos para Perder” mostra-se moderno em vários pontos: uma mulher de atitudes fortes (Vicky), um tema espinhoso para o período (sem as habituais apelações da época) e um herói simpático que explode em fúria e ganha o público. Dirigido por Laughlin (com o pseudônimo de T.C Frank), o filme se diz baseado em fatos ocorridos em 1964, em Monterey, Califórnia, quando membros de uma gangue de motociclistas foram presos por estuprar cinco meninas. Lauglin financiou o filme, mas ficou sem recursos na pós–produção tendo que buscar investidores que lhe deram 300 mil para a conclusão do filme, na qual aproveitou a onda dos filmes de gangues de motociclistas da época que hoje é conhecido como “bikesploitation”.

Quanto ao elenco, o filme é centrado no personagem de Vicky (Elizabeth James) talvez por isso o nome Born Losers. A atriz teve um ótimo desempenho e ainda que seja a donzela em perigo, mostra-se capaz de enfrentar a gangue com as armas que possui: coragem e determinação. Tom Laughlin ainda estava construindo seu icônico personagem, então temos um Billy Jack que reage aos acontecimentos com boas (e escassas) lutas contra os membros da gangue até que enfrenta cara a cara o seu líder e transmite a mensagem de que a violência se combate com a violência (algo muito comum nos filmes de justiceiros como os de Charles Bronson) quando o estado se mostra ausente ou impotente. Surpresa vermos Jack Starrett como o policial que prende Billy Jack no início do filme, é o mesmo ator que prende John Rambo em sua cela. Ao olharmos esse filme, parece que o ator construiu seu personagem para “Rambo - Programado Para Matar” baseado neste só que como um policial mais velho e mais violento. O ator teve uma boa atuação e se destaca. Outro que esteve bem, foi o ator Jeremy Slate como Danny Carmody, o líder da gangue nazista (símbolo perceptível pelo colete do grupo). Robert Tessier (de “Lutador de Rua” e ‘O Fundo do Mar’) tem um papel de pouco destaque. Curioso vê-lo ainda com cabelo (ficou conhecido por sua composição de um homem forte e careca) e óculos escuros. Temos ainda personagens com nomes bizarros como Speechless (Paul Prokop) e Gangrene (Jeff Coop). 

Born Loosers é um filme com um visual bem anos 60, recheado de boas ideias e um herói ainda em desenvolvimento. Foi um filme forte para a época, por sua temática, e que ainda choca em determinados momentos. Tom Laughlin, acertadamente, moldou seu personagem, nos filmes posteriores, como um herói lutando contra o sistema e mostrando como a sociedade tratava aqueles jovens contrários à Guerra do Vietnã e como o nativo americano era tratado naquela época. Nascidos Para Perder não é um grande filme, mas também não é um filme ruim. É um filme que, em muitos momentos, se mostra mais longo que deveria.  Voltado aqueles que curtem filmes anos 60 e o personagem Billy Jack.


Curiosidades:

Para economizar dinheiro, uma cena de dublê de uma moto batendo em um lago foi retirada diretamente de Fantasma de Biquini (1966).

No início do filme, quando a gangue de motociclistas espanca um motorista, os três espectadores são a família da vida real de Tom Laughlin: Delores Taylor (esposa), Teresa Laughlin - também conhecida como Teresa Kelly (filha) e Frank Laughlin (filho). Delores Taylor reaparece mais tarde no filme, caminhando sozinha até a rua para se juntar à multidão que observa as motos logo após o início da corrida.

O local do covil dos motociclistas era na verdade uma propriedade que pertenceu à atriz Mae Murray.

Quando Billy Jack e Vicky Barrington encontram o astrólogo no restaurante, ele pergunta a Billy quando é seu aniversário. Billy responde “10 de agosto”. Este é o aniversário de Tom Laughlin, que interpreta Billy Jack.

Filmado durante um período de três semanas.

O veículo de Billy Jack é um Jeep CJ-5 1966.

A motocicleta de Vicky é uma Yamaha YDS 3 250 1965.

A motocicleta usada no final de Born Losers com a qual Billy Jack escapou é a mesma que ele usa no segundo filme da série Billy Jack. Como esta foi uma sequência de Born Losers, pode-se presumir que seja a mesma bicicleta.

O pôster da foto da mulher na parede do ponto de encontro da turma é um pôster histórico da cantora Joan Baez. A foto foi tirada na marcha pelos direitos civis em Montgomery, Alabama, em 26 de março de 1965, enquanto ela ouvia o Dr. Martin Luther King Jr.

O pôster em preto e branco na parede do ponto de encontro da gangue, parcialmente visível atrás da mulher dançando com uma cobra, é de um homem em uma motocicleta. Esta é uma foto de Marlon Brando do filme "The Wild One" (1953). "The Wild One" é considerado o filme original sobre motociclistas fora da lei.

De acordo com o comentário de áudio do DVD de Tom Laughlin, as filmagens foram concluídas em apenas três semanas com um orçamento operacional de US$ 160.000. Para cortar custos, uma cena de dublê de um motociclista caindo em um lago foi tirada da comédia de 1966 da American International, O Fantasma do Biquíni Invisível.

O pôster com a foto de um homem na parede do ponto de encontro da gangue é um pôster histórico do ator James Dean. O pôster foi impresso em 1966, e a foto é de 1955, ano em que o filme mais popular de James Dean, “Rebelde Sem Causa”, foi lançado. James Dean foi um ícone da desilusão adolescente

Tom Taughlin faleceu em decorrência de complicações de uma pneumonia

Elizabeth James faleceu aos 62 anos após um longo período doente

Jeremy Slate faleceu em decorrência de um câncer

Jack Starrett faleceu aos 62 anos em decorrência de insuficiência renal

Robert Tessier faleceu aos 56 anos em decorrência de um câncer

Jeff Cooper faleceu aos 86 anos. O ator sofria de problemas cardíacos.

Paul Prokop faleceu aos 42 de causas não reveladas


Trilha Sonora:



Cartazes:






Tom Laughlin em Billy Jack (1971)










Jack Starrett em Rambo- Programado Para Matar  (1982)









Robert Tessier  com Roger Moore em Quem Não Corre, Voa (1981)










Paul Prokop em "Jornada nas Estrelas" no episódio "Mirror, Mirror"









Jeff Cooper com David Carradine  em O Círculo de Ferro (1978)


William Wellman Jr. em "V: Os Extraterrestres no Planeta Terra" (1984-1985)











Filmografias Parciais:

Tom Laughlin (1931-2013)







Passado Perdido (1956); Chá e Simpatia (1956); Os Delinqüentes (1957); Lutando Só Pela Glória (1958); No Sul do Pacífico (1958); Maldosamente Ingênua (1959) A Batalha do Mar do Coral (1959); Até os Fortes Vacilam (1960); Nascidos para Perder (1967); Billy Jack (1971); O Julgamento de Billy Jack (1974); Pistoleiro da Justiça (1975); A Viagem dos Condenados (1976); Billy Jack Goes to Washington (1977); A Arte de Matar  (1978); The Return of Billy Jack (1986)


Elizabeth James (1944-2007)







Christmas in the Market-Place (1956), Love from a Stranger (1958), Nascidos para Perder (1967), Fuga Alucinada (1974)


Jack Starrett (1936-1989)







Os Demônios do Volante (1967); Nascidos para Perder (1967);  Trilha Sangrenta (1970); Banzé no Oeste (1974); Corrida com o Diabo (1975); A Rosa (1979);  Rambo: Programado para Matar (1982); O Rio do Desespero (1984); A Caçada (1988); Terror em Sutterville (1989); Sonhos de Horror (1989)


Jeremy Slate (1926-2006)







Mulher Daquela Espécie (1959), Intriga Internacional (1959), Saudades de um Pracinha (1960), The Aquanauts (seriado 1960), Garotas e Mais Garotas (1962), Esposas E Amantes (1963), Bom Mesmo é Amar (1965), Os Filhos de Katie Elder (1965), Asas de Fogo (1967), Nascidos para Perder (1967), A Brigada do Diabo (1968), Bravura Indômita (1969), Death in Space (1974), Stowaway to the Moon (1975), Verão do Medo (1978), Sussurro Mortal (1988), Conspiração Teknik (1989), Trenchcoat in Paradise (1989), A Idade do Lobo (1990), A Máquina dos Sonhos (1991), O Passageiro do Futuro (1992)


Robert Tessier (1934–1990)







Nascidos Para Perder (1967); Sociedade Violenta (1967); The Babysitter (1969); Trilha Sangrenta (1970); O Importante É Vencer (1971); Outlaw Riders (1971); Golpe Baixo (1974);  Doc Savage: O Homem de Bronze (1975); Lutador de Rua (1975); O Trem da Morte (1975);  O Fundo do Mar (1977); Outro Homem, Outra Mulher (1977); Hooper, o Homem das Mil Façanhas (1978); Garotas do Oeste (1978); Starcrash (1978); Cactus Jack, o Vilão (1979); Quem Não Corre, Voa (1981); A Espada e os Bárbaros (1982); Retrato Mortal (1982);  Sawyer and Finn (1983); Império Perdido (1984);  Anjo Vingador (1985); Um Sequestro Muito Louco (1989); Esquadrão do Futuro (1989); Fists of Steel (1989); Cartel de Mafiosos (1989); Um Sequestro Muito Louco (1989); Polícia do Futuro (1989); Sonhos de Horror (1989) e participação em várias séries


Paul Prokop (1938-1980)






Nascidos para Perder (1967), Sociedade Violenta (1967), A Ponte de Remagen (1969), Ninho de Cobras (1970), Dream No Evil (1970), The Velvet Vampire (1971), The Peace Killers (1971)


Jeff Cooper (1936-2018)







Duelo em Diablo Canyon (1966), Nascidos para Perder (1967), Minha Filha É Um Problema (1968), La Esclava del Paraíso (1968), Kalimán, el Hombre Increíble (1972), Viaje Fantástico en Globo (1975), Kalimán en el Siniestro Mundo de Humanón (1976), Círculo de Ferro (1978), Dallas (seriado 1978), Mar de Fogo (1986)


William Wellman Jr. (1937)


 

 

 



Gloriosa Jornada (1946), O Rompe Nuvens (1945), Sayonara (1957), Aqui Só Cabem os Bravos (1958), Lutando Só Pela Glória (1958), Os Bravos Morrem de Pé (1959), Marcha de Heróis (1959), Audazes e Malditos (1960), O Terror das Mulheres (1961), Mocinho Encrenqueiro (1961), Fúria de Brutos (1963), O Otário (1964), A Vingança do Foragido (1964),O Bagunceiro Arrumadinho (1964), A Família Fulera (1965), Farra no Gelo (1965), O Fofoqueiro (1967), Nascidos para Perder (1967), Quando o Coração Não Envelhece (1967), O Marujo Tremendão (1968), De Caniço e Samburá (1969), Qual o Caminho para a Guerra? (1970), O Chefão de Nova York (1973), Outra Janela Indiscreta (1973), Inferno No Harlem (1973), Nasce um Monstro (1974), O Julgamento de Billy Jack (1974), MacArthur, O General Rebelde (1977), F.B.I. Arquivo Secreto (1977), O Instituto da Vingança (1979), A Imagem da Besta (1981), Agonia do Planeta (1983), The Return of Billy Jack (1986), Mentiras do Coração (1994), Vestígios de um Crime (1994), Sob o Domínio dos Aliens (1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre