segunda-feira, 18 de março de 2019

TRÊS SOLTEIRÕES E UM BEBÊ / THREE MAN AND A BABY (1987) - ESTADOS UNIDOS



MAGNUM, SR SPOCK & CIA

Três profissionais bem sucedidos e solteirões convictos dividem uma cobertura luxuosa em Nova York entre festas, vinhos e mulheres. Certo dia um bebê de seis meses é deixado secretamente na soleira da porta do trio por Sylvia (Nancy Travis), uma antiga paixão de um deles. Os rapazes descobrirão rapidamente que a boa vida será trocada por fraldas e uma das missões mais difícil de suas vidas: pais improvisados tendo o aprendizado da paternidade.


Sucesso mundial, Três solteirões e um Bebê foi uma adaptação à moda hollywoodiana da comédia francesa "Três Homens e um Bebê" (Troi Hommes et um Coffin),  de 1985 (que chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), escrito e dirigido por Coline Serreau que chegou a ser convidada pelos Estúdios Disney, mas não se adaptou ao ritmo hollywoodiano. Coube a direção a Leonard Nimoy, o Sr  Spock, do antigo seriado Jornada nas Estrelas. Nimoy vinha do terceiro e quarto filmes da famosa franquia: "A Procura de Spock" e " A Volta Para Casa" e ainda conseguiria colher elogios da crítica com "O Preço da Paixão" (The Good Mother) com Diane Keaton e Liam Neeson. Mas se a versão francesa era uma comédia simpática, a versão americana de Nimoy deu ritmo ágil a narrativa, com ótimo diálogos e um trio que conseguiu uma rara química em cena, onde quase tudo funciona. Convocar Tom Selleck ("Magnum", "o detetive numero 1 do Havai" que guardara definitivamente sua Ferrari na garagem),  Steve Gutemberg (da hilária franquia "Loucademia de Polícia" e do festejado "Cocoon") e Ted Danson (do seriado "Cheers", ao lado de Kirsty Allen de "Jornada nas Estrelas II" e "Somente Entre Amigas") foi um tiro certeiro. Cada personagem tem uma característica que funciona para o filme, apesar de a grande estrela ser realmente Tom Selleck, na melhor interpretação da carreira


O filme centra nas vidas do arquiteto Jack (Selleck); do cartunista Michael (Guttemberg) e do ator Jack (Ted Dawnson). O problema começa quando Jack (em viagem a trabalho) recebe o pedido de um amigo para guardar um pacote, sem revelar seu conteúdo, e que outra pessoa iria buscar. O pacote nada mais é do que cocaína e a confusão se dá quando o bebê é deixado na porta da dupla. Jack e Michael pensam que "o pacote" é o bebê e quase a deixam nas mãos dos traficantes e esses acabam não recebendo os papelotes. Agora temos os querem de volta "o pacote" a qualquer custo, um detetive (interpretado por Philip Bosco) que começa a suspeitar do envolvimento dos três solteirões, e um bebezinho (interpretado pelas gêmeas Lisa e Michelle Blair) de seis meses que requer todos os cuidados. Aí o filme começa.


Com humor na medida certa, situações hilárias e diálogos afinados o filme decolou,  rendendo 150 milhões em três meses. Atração Fatal rendeu quase o mesmo valor em 6 meses. Momentos há vários: o trocar de fraldas; Jack lendo para Mary uma história de boxe; o detetive que adora bebês;  o passeio no parque com a pequena Mary; a incapacidade de cuidarem de um bebê e assim vai. O tom leve torna uma história, até certo ponto trivial, em uma comédia atemporal. Mesmo décadas depois ainda é um bom entretimento a ser assistido, mesmo que os figurinos pré-anos 90 fossem bem exagerados. Tudo isso regado a música de Gloria Estefan ainda a frente do seu grupo The Miami Sound Machine: a canção "Bad Boy" decolou junto com o filme para o topo e esse é um dos casos em que a música ajuda o filme e o filme divulga a música. Agora, se alguém resolver pensar porque o trio não contratou uma babá a resposta é fácil: não teríamos filme. É a troca da lógica pelo humor e como se viu funcionou plenamente. E funcionou tão bem que tivemos um boom de “filmes-bebê”: "Olha Quem Está Falando" (1989) e suas duas continuações; "Ela Vai Ter um Bebê" (1988), "Presente de Grego" (1987)....

Não podemos deixar de citar um fato que em 1990 veio à tona, sendo veiculado nas tvs de todo o mundo: durante a cena em que a mãe de Jack (interpretada por Celeste Holm) vai visitar Mary, ela atravessa a sala, e ao congelarmos a cena, vemos que há o que parece ser a figura de um garoto atrás das cortinas. Na época foi dito que um menino havia morado no local daquela cena, onde teria falecido e que o espírito do mesmo havia se materializado em cena. Só que não houve filmagem em casas e sim no estúdio em Toronto. A outra questão, elucidativa, foi que seria uma figura de papelão na qual se usaria para o filme em que Jack, vestido de smoking, faria para um comercial de cachorros, mas a cena foi descartada e a figura de papelão acabou encostada no local.  Pelo ângulo, ao vermos as gravações, parece ser uma criança atrás da cortina e até houve uma pessoa, na época, que alegava reconhecer a criança,


Três Solteirões ... foi um sucesso inegável apesar de parte da crítica não ter gostado do filme. Já o publico deu uma aceitação gigantesca e de um orçamento de 11 milhões houve uma arrecadação  mundial de mais de 240 milhões. É uma comédia leve, simpática, familiar.  Não é cinema reflexão, nem tenta mandar alguma mensagem. Sua função primordial é divertir e nisso o filme logrou grande êxito. Continuação: Três Solteirões e uma Pequena Dama (1990)
 
Trailer:

Curiosidades
A empresa Pampers pagou cinquenta mil dólares pela sua marca de fraldas para ser usada no filme.

O diretor Leonard Nimoy analisou filmagens em vídeo de cerca de duzentos conjuntos de gêmeas para a parte de Mary, antes de decidir sobre Lisa e Michelle Blair para o papel.

O diretor Leonard Nimoy teve alguns diferenças no set com os atores principais. De acordo com Steve Guttenberg, Tom Selleck e Ted Danson estavam acostumados a ser os chefes em seus próprios programas de televisão, mas logo descobriram que o verdadeiro chefe encarregado era Nimoy. Guttenberg disse: "Leonard era um bom diretor, e sendo ator, ele conhecia os problemas que os atores enfrentam, embora às vezes eu ache que ele esqueceu".

O filme foi lançado para a TriStar Pictures, mas a TriStar passou adiante. Em seguida, o filme foi oferecido para a Universal Pictures, mas o presidente da Universal, Sid Sheinberg, achou o filme muito suave para eles. Em seguida, eles levaram o projeto para a The Walt Disney Company, que gostaram dele, e o lançaram sob o nome "Touchstone Pictures".

Quando foi anunciado que cem figurantes seriam contratados para uma cena de festa no apartamento de solteiro de Tom Selleck, cinco mil mulheres compareceram, pensando que pelo menos conseguiriam ver Selleck em pessoa, mesmo que não conseguissem o emprego.

Em sua aparição em 6 de fevereiro de 2017 no The Tonight Show estrelado por Jimmy Fallon (2014), Tom Selleck admitiu que o bebê que ele estava segurando na foto do pôster do filme realmente fez xixi nele.

De acordo com a autobiografia de Steve Guttenberg, "The Guttenberg Bible", Michael J. Fox e Tony Danza foram considerados para o papel de Jack.

Jeff Daniels, Danny Glover, John Heard, Kevin Kline, Gary Oldman, Bill Pullman e Dennis Quaid também foram considerados para o papel de Jack.

Tom Hanks, Michael Keaton, John Travolta e Bruce Willis foram considerados para Michael

Chevy Chase, Steve Martin, Bill Murray, Jack Nicholson e Arnold Schwarzenegger foram considerados para Peter

A camisa xadrez preta e branca de Peter, que ele usava no começo e no final do filme, é a mesma que Alec Baldwin usava em "Os Fantasmas se Divertem" (1988)

O filme foi originalmente planejado para adultos, já que havia xingamentos e uma grande animosidade entre Peter e Michael

Cartazes das versões francesa e americana




As Bebês Lisa e Michelle Blair














Vídeo da famosa cena do "Fantasma na Janela"




Trilha Sonora:
Bad Boy  - The Miami Sound Machine
Conga  - The Miami Sound Machine
Daddy's Girl -  Peter Cetera
The Right Thing -  Simply Red
Good Lovin' - The Rascals
Goodnight, Sweetheart, Goodnight  - The Spaniels
The Minute I Saw You (Theme from "Three Men and a Baby") -  John Parr
Goodnight, Sweetheart, Goodnight - Tom Selleck, Ted Danson & Steve Guttenberg
My Girl -  Ted Danson
Happy Birthday to You - Ted Danson, Steve Guttenberg e convidados
Rock-a-bye Baby - Steve Guttenberg



Miami Sound Machine - Bad Boy





Filmografia Parcial:
Tom Selleck
 












Coma (1978); Lassiter - Um Ladrão Quase Perfeito (1984); Runaway - Fora de Controle (1984); Três Solteirões e um Bebê (1987); Adorável Sedutora (1989); A Revanche Final (1989); Três Solteirões e uma Pequena Dama (1990); Um Homem à Beira de um Ataque de Nervos (1992); Será Que Ele É? (1997); Crimes no Paraíso (2005); Crimes no Paraíso: Travessia Noturna (2006); Crimes No Paraíso 2 (2006); Jesse Stone: Tempo de Despertar  (2007); Jesse Stone: Gelo Fino (2009); Jesse Stone: Sem Remorso (2010); Jesse Stone: Inocentes Perdidos (2011); Jesse Stone: O Benefício da Dúvida (2012); Jesse Stone: Lost in Paradise (2015); Blue Bloods (seriado 2010 a 2018); Jesse Stone 10  (2019 ?)

Steve Guttenberg
 













Terror na Montanha Russa (1977); Meninos do Brasil (1978); A Música Não Pode Parar (1980); O Dia Seguinte (1983); Loucademia de Polícia (1984); Loucademia de Polícia 2: A Primeira Missão (1985); Cocoon (1985); Loucademia de Polícia 3: De Volta ao Treinamento (1986); Short Circuit: O Incrível Robô (1986); Uma Janela Suspeita (1987); Loucademia de Polícia 4: O Cidadão se Defende (1987); As Amazonas na Lua (1987); Ensina-me a Querer (1987); Três Solteirões e um Bebê (1987); Com Fantasmas Não se Brinca (1988); Três Solteirões e uma Pequena Dama (1990); Feriados em Família (1995); Gasparzinho, Como Tudo Começou  (1997); A Aventura do Poseidon (2005); Jackson (2008); A Recruta Hollywood (2008); Aprendendo a Viver (2009); Cão de Ouro (2009); Eldorado (2012); Lavalantula (2015); Sharknado: Corra Para o 4º (2016); Lavalantula 2 (2016); Alternate Universe: A Rescue Mission (2016); Miss Arizona (2018); Lez Bomb (2018); Stuck! (2019); Heckle (2019) 

Ted Danson
 













Assassinato a Sangue Frio (1979); Era uma Vez um Espião (1980); Corpos Ardentes (1981); Creepshow: Arrepio do Medo (1982); Paixão Doentia  (1984); Somente Entre Amigas (1986); Uma Tremenda Confusão (1986); Três Solteirões e um Bebê (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Um Toque de Infidelidade (1989); Meu Pai, uma Lição de Vida (1989); Três Solteirões e uma Pequena Dama (1990); Feita por Encomenda (1993); Cheers (seriado 1982-1993);  Acertando as Contas com Papai (1994); O Mistério do Lago (1996); O Resgate do Soldado Ryan (1988); Dr. Mumford: Inocência ou Culpa? (1999); Falando com os Mortos (2002); Mrs. Pilgrim Goes to Hollywood (2002); Becker (seriado 1998-2004); Por Trás da Fé  (2005); Filho do Nobel (2007); De Caso com o Inimigo (2008); Um Caminho para Recomeçar (2009); Ted (2012); Complicações do Amor (2014); CSI: Investigação Criminal  (seriado 2011a 2015); Fargo (seriado 2015); CSI: Cyber (seriado 2015 a 2016); O Bom Lugar (seriado 2016 a 2019); 



Nancy Travis
 













Três Solteirões e um Bebê (1987); De Caso com a Máfia (1988); Justiça Cega (1990); Air America: Loucos Pelo Perigo (1990); Três Solteirões e uma Pequena Dama (1990); Chaplin (1992); O Silêncio do Lago (1993); Os Puxa-Sacos (1994); Lembranças de Outra Vida (1995); Seduzido Pelo Perigo  (1995); Bogus, Meu Amigo Secreto (1996); Duckman: Private Dick/Family Man  (seriado 1994 a 1997); Caso de Polícia  (seriado  1995 a 1997); Além da Suspeita (2000); Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005); O Clube de Leitura de Jane Austen (2007); Lição de Vida (2010); Perdendo o Fôlego (2015); Last Man Standing  (seriado 2011 a 2019) 

Philip Bosco (1930–2018)
 












Entre o Desejo e a Morte (1968); Trocando as Bolas (1983); Nos Calcanhares da Máfia (1984); Um Dia a Casa Cai (1986); Filhos do Silêncio (1986); A Ira dos Anjos 2 (1986); Sob Suspeita (1987); Três Solteirões e um Bebê (1987); A Outra (1988); Uma Secretária de Futuro (1988); De Médico e Louco Todo Mundo Tem um Pouco (1989); Não Tenho Troco (1990); A Um Passo do Poder (1991); F/X2: Ilusão Fatal (1991); Neblina e Sombras (1991); Falando Francamente (1992); Attica: A Solução Final (1994); O Indomável: Assim é Minha Vida (1994); As Namoradas do Papai (1995); O Clube das Desquitadas (1996); O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997); Desconstruindo Harry (1997); Vírus Mortal (1998);  Garotos Incríveis (2000); Hitch, Conselheiro Amoroso (2005); A Cor de um Crime (2006); A Família Savage (2007); When the Evening Comes (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre