quarta-feira, 27 de março de 2024

CENTRAL DO BRASIL (1998) - BRASIL

 


A VIAGEM DA ESPERANÇA

Dora (Fernanda Montenegro) é uma professora aposentada que escreve cartas para pessoas analfabetas, na Central do Brasil, por uma determinada quantia, com a promessa de enviá-las pelos Correios ao seu destino. Só que as cartas são levadas para sua casa, na qual destrói a maioria das cartas ou as coloca na gaveta. Irene (Marília Pêra), a melhor amiga, lê a carta de Ana (Soia Lira) que deseja informar ao pai que seu filho Josue (Vinícius de Oliveira) quer conhecê-lo. Depois de alguns dias Ana retorna querendo saber se Dora havia colocado a carta. Diante da negativa, diz ter se arrependido e Dora lhe ajuda a escrever uma nova carta. Na saída da estação, Ana é atropelada vindo a perder a vida. Josue está sozinho no mundo. Sem ter para onde ir, dorme na estação. 

No outro dia, Dora convida Josué para ir a sua casa e, na manhã seguinte, leva o menino até Pedrão (Otávio Mesquita), o chefe da segurança da estação, que os leva até Yolanda (Stela Freitas), recebendo uma vultuosa quantia, com a promessa de conseguir para o menino uma adoção no exterior. Irene ao descobrir a situação, alerta Dora que ela negociou com uma quadrilha e que o menino poderá ser morto. Dora resolve voltar à casa de Yolanda e retira Josué do local sabendo que não poderá voltar para a casa. A opção é comprar uma passagem na Rodoviária e levar Josué para casa, em Bom Jesus do Norte, Pernambuco, atravessando uma boa parte do país. A convivência gerará conflitos e uma intensa relação humana que mudará para sempre ambos.

Há quem diga que Central do Brasil é um filme para “gringo ver” e que alguns pontos do filme não correspondem à realidade (a cena da execução na estação de trens foi considerada por muitos apelativa e irreal pelo local e horário da cena). Pelas várias análises que já fiz, a maioria das produções cria suas narrativas próprias. Não estamos falando de um documentário ou filme baseado em fatos reais (na qual a maioria não conta a história como ela realmente aconteceu). A grande verdade, é que os outros países vendem a imagem que desejam e imaginamos que o que vemos na tela é a sua realidade. Assim é feito o cinema. E Central do Brasil é um filme brasileiro feito para brasileiros que compreendem perfeitamente sua mensagem e os caminhos que a dupla atravessa.

Dirigido e co-escrito por Walter Salles, em seu terceiro filme, Central do Brasil colheu prêmios e duas indicações ao Oscar. O filme, no início, transita pelo neorealismo, depois se insere num “road movie” (a partir do momento que Dora abandona o ônibus), mas a sina de Dora (fio condutor da estória) e Josué é muito mais rica do que poderíamos imaginar. A narrativa sai da opressora metrópole com suas mazelas diárias e vai em direção ao Nordeste que também abriga suas mazelas, em um outro nível, à procura da família do pequeno menino. E se eles encontrarão o pai de Josué não é realmente o ponto: o filme é sobre suas jornadas e relacionamento. Há lições a serem aprendidas, mudanças a acontecerem, situações a serem contornadas e adaptação à realidade. Dora, uma pessoa trambiqueira, cínica e triste sai do Rio chegando ao final da sua jornada transformada. Ela finalmente desperta enquanto Josué descobre sua identidade. Dora tem uma nova oportunidade de escrever cartas, mas agora os seus valores se embaralharam, sentindo uma afinidade com outras pessoas, ela tem compaixão, ela agora entende os anseios dos que lhe pedem para escrever as cartas, ela redescobre valores perdidos. Central do Brasil não é apenas sobre a famosa estação no Rio de Janeiro, Central do Brasil pode ser entendido como “Centro do Brasil”, não literalmente, mas um dos vários “Brasilis” que existem neste imenso Brasil. E são as pequenas sutilezas que surgem, em vários momentos, que dão ao filme uma aura poética, que conquista o coração daqueles que o assiste.  E, no final, nos presenteia com uma linda cena lírica inesquecível.  

Central do Brasil tinha tudo para ganhar o Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”, talvez um dos filmes brasileiros que tenha gerado maior expectativa pelo prêmio, mas quis os votantes da academia que o prêmio fosse para um filme mais comercial, o italiano “A Vida é Bela”, provido de uma estrutura fabular que enfrentava um filme mais voltado ao real. Era a terceira indicação do Brasil em quatro anos seguidos que tivera anteriormente indicações para “O Quatrilho” (1996) e “O que é isso Companheiro?”(1998). Nos dias atuais, na nova estrutura de premiação, Central do Brasil concorreria a “Melhor Filme” junto com outros países e, novamente poderia ter grandes chances, visto que o filme ainda é a visão de um país mais humano e interessante do que os das estatísticas oficiais.

Fernanda Montenegro, em intensa e comovente atuação da ex-professora que não teve filhos e agora será "mãe" de um menino que perdera a mãe e precisava de uma para não desaparecer na sociedade, foi a primeira brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Sua personagem foi baseada em Maria do Socorro Nobre (personagem do curta de Salles “Socorro Nobre” (1995) e que aparece no filme como uma das clientes de Dora). Vinícius de Oliveira foi descoberto por Salles no Aeroporto Santos Dumont, entre os meninos que por ali perambulavam como engraxates. 1500 crianças já haviam sido testadas em 10 estados para um elenco. Cinco crianças haviam sido escolhidas quando o diretor cruzou com Vinícius, que desempenhou com desenvoltura um papel difícil. Se sua atuação fosse deficiente, o filme sairia perdendo. Marília Pera (a melhor amiga), Otávio Augusto (um homem violento), Othon Bastos (o caminhoneiro que desperta emoções em Dora) e Stela Freitas (a a mulher a quem Dora entrega Vinícius no início) tem rápidas participações, todas essenciais à continuidade da estória. Matheus Nachtergaele (Cidade de Deus) surge no final do filme junto com Caio Junqueira (Tropa de Elite) para darem um desfecho pleno à jornada de Dora e Josué. Soia Lira (da Minissérie Pedra do Reino) faz a mãe de Josué. 

Com referências religiosas em várias partes do filme (dos personagens aos lugares) Central do Brasil se transformou em referência para o Cinema Nacional quando falamos de filmes de qualidade, além de emocionar o mundo. É um rico e sincero painel do interior deste imenso país, rodeado de grandes atores, uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente ao filme e uma bela fotografia (Walter Carvalho diretor de fotografia em mais de 50 filmes brasileiros). Um filme para se ver e rever ... ver e rever.

Curiosidades (contém spoilers):

Fernanda Montenegro perdeu o Oscar de Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow de Shakespeare Apaixonado (1998)

Foi a primeira vez que um mesmo filme recebeu o Urso de Ouro (Melhor Filme) e o Urso de Prata (Melhor Atriz) no festival de Berlim. O filme foi ovacionado durante 10 minutos por quase três mil espectadores.

Quando Fernanda Montenegro montou sua mesa na Estação Central, pessoas reais a procuraram para escrever cartas para eles. Algumas dessas falas reais foram incorporadas pelo diretor Walter Salles e aparecem no filme.

A nova televisão de Dora, comprada com o dinheiro que ganhou vendendo Josué, apresenta o programa de TV brasileiro chamado "Topa Tudo Por Dinheiro".

A procissão religiosa fazia parte do roteiro e os figurantes eram verdadeiros devotos. Aquela noite na cidade virou um verdadeiro evento religioso e o diretor Walter Salles decidiu filmar as cenas como um documentário, pois todos os figurantes estavam realmente rezando.

Em 1996 com a primeira versão do roteiro se inscreveu em concurso de roteiros do Sundance Sundance Institute, o premio permitiria a realização do projeto. Central ganhou o Concurso e o direito de estrear no Sundance Film Festival em 1998

O filme foi disputado por distribuidores, sendo vencido pela Sony Classics. Em uma semana já tinha ido comercializado para o mundo todo pagando seus custos antes mesmo de estrear comercialmente.

Toda parte final em que Josué encontra os irmãos foi filmada em Vitória da Conquista

O Filme conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme e Fernanda Montenegro foi indicada como Melhor Atriz.

O filme conquistou 28 prêmios mundo afora

O filme custou R$ 2,9 milhões de reais e faturou mundialmente 5.969.553 de dólares

Na França estreou em 80 cinemas

Fernanda Montenegro foi a primeira atriz da América Latina a concorrer ao Oscar na categoria Melhor Atriz

Walter Salles e Vinícius de Oliveira voltaram a trabalhar juntos em "Abril Despedaçado" e "Linha de Passe"


Cartazes:



Filmografia Parcial: 

Fernanda Montenegro







A Muralha (novela 1954), A Morta Sem Espelho (novela 1963), Sonho de Amor (novela 1964), A Falecida (novela 1965), Redenção (novela 1966-1968), A Muralha (novela 1968), Pecado Mortal (1970), Minha Namorada (1970), Sangue do Meu Sangue (novela 1969), Em Família (1971), A Vida de Jesus Cristo (1971), Medéia (1973), Marília e Marina (1976), Tudo Bem (1978), Cara a Cara (novela 1979), Eles Não Usam Black-Tie (1981), Baila Comigo (novela 1981), Brilhante (novela 1981), Guerra dos Sexos (novela 1983), A Hora da Estrela (1985), Cambalacho (novela 1986), Fogo e Paixão (1988), Riacho Doce (novela 1990), Cláudia Raia in Rainha da Sucata (novela 1990), O Dono do Mundo (novela 1991), O Mapa da Mina (novela , Renascer (novela 1993), Veja Esta Canção (1994), Incidente em Antares (Minissérie 1994), A Comédia da Vida Privada (serie 1995), O Que é Isso, Companheiro? (1997), Central do Brasil (1998), Zazá (novela 1997), O Auto da Compadecida (Minissérie 1999), O Auto da Compadecida (2000), As Filhas da Mãe (novela 2001), O Outro Lado da Rua (2004), Camila Morgado in Olga (2004), Redentor (2004), Casa de Areia (2005), Hoje é Dia de Maria (serie 2005), Belíssima (novela 2005), , O Amor nos Tempos do Cólera (2007), Queridos Amigos (Minissérie 2008), Passione (novela 2010), Doce de Mãe (2012), O Tempo e o Vento (série 2013), Saramandaia (novela 2013), A Primeira Missa (2014), Infância (2014), Boa Sorte (2014), Babilônia (novela 2015), O Outro Lado do Paraíso (novela 2017), O Beijo no Asfalto (2018), A Vida Invisível (2019), Piedade (2019), Gilda, Lúcia e o Bode (2020)


Vinícius de Oliveira



Central do Brasil (1998), Suave Veneno (novela 1999), Abril Despedaçado (2001), Carga Pesada (série 2003 - 1 episódio), Linha de Passe (2008), Se Nada Mais Der Certo (2008), Nosso Querido Trapalhão (2010), Assalto ao Banco Central (2011), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (2011), Se Deus Vier Que Venha Armado (2014), Quando Ladram os Cães (2014), Fala Sério! (2015), Boi Neon (2015), Magnífica 70 (serie 2015), Irmãos Freitas (série 2019), Unidade Básica (série 2016), Dente por Dente (2020), Um Dia Qualquer (2020), Um Dia Qualquer (série 2020), Não Foi Minha Culpa (série 2022)


Marília Pêra (1943-2015)







Rosinha do Sobrado (novela 1965), A Moreninha (novela 1965), Beto Rockfeller ( novela 1968), O Homem Que Comprou o Mundo (1968), O Donzelo (1970), É Simonal (1970), O Cafona (novela 1971), Bandeira 2 (novela 1971), Uma Rosa Com Amor (novela 1972), Supermanoela (novela 1974), O Rei da Noite (1975), Ana, a Libertina (1975), O Grande Desbum... (1978), Pixote: A Lei do Mais Fraco (1980), Quem Ama Não Mata (Minissérie 1982), Bar Esperança (1983), Anjos da Noite (1987), Brega & Chique (novela 1987), O Primo Basílio (Minissérie 1988), Dias Melhores Virão (1989), Top Model (novela 1989), Lua Cheia de Amor (novela 1990), Incidente em Antares (Minissérie 1994), Jenipapo (1995), Tieta do Agreste (1996), Um Rosto de Mulher (novela 1966), Central do Brasil (1998), O Viajante (1998), Mandacaru (novela 1997), Meu Bem-Querer (novela 1998), Amélia (2000), Os Maias (Minissérie 2001), Seja o Que Deus Quiser! (2002), Brava Gente (série 2000), Garrincha: Estrela Solitária (2003), Começar de Novo (novela 2004), Acredite, um Espírito Baixou em Mim (2006), Vestido de Noiva (2006), Cobras & Lagartos (novela 2006), JK (Minissérie 2006), Polaróides Urbanas (2008), Duas Caras (novela 2007), Nossa Vida Não Cabe Num Opala (2008), Xuxa in Xuxa e as Noviças (2008), Embarque Imediato (2009), Aquele Beijo (novelaa 2011), A Vida Alheia (série 2010), Pé na Cova (2013), Tô Ryca!(2016)


Otávio Augusto 



Turbilhão (novela 1965); Anjo Marcado (novela 1966);  A Guerra dos Pelados (1970); Capitão Bandeira Contra o Dr. Moura Brasil (1971); A Viúva Virgem (1972); Os Ossos do Barão (novela 1973); Vai Trabalhar Vagabundo (1973); Tempo de Viver (novela 1972-1973); A Filha de Madame Betina (1973); O Crime do Zé Bigorna (1977); Mar de Rosas (1978);  Terror e Êxtase (1979); O Coronel e o Lobisomem (1979); Eu Matei Lúcio Flávio (1979); Coração Alado  (novela 1980); Baila Comigo (novela 1981); O Seqüestro (1981); Sétimo Sentido (novela 1982); Amor Estranho Amor (1982); Dôra Doralina (1982); Profissão Mulher (1983); Selva de Pedra (novela 1986); Leila Diniz (1987); Eternamente Pagú (1987); Corpo Santo (novela 1987); Banana Split (1988); Tieta (seriado 1989); Lua Cheia (1989); Manobra Radical (1991); Vamp (seriado 1991); Vai Trabalhar, Vagabundo II - A Volta (1991); Fera Ferida (novela); Jenipapo (1995); A Próxima Vítima (novela 1995); Ed Mort (1997); O Cangaceiro (1997); Doces Poderes (1997); Central do Brasil (1998);  Boleiros: Era Uma Vez o Futebol... (1998); Força de Um Desejo (novela 1999); Bufo & Spallanzani (2001); Os Maias (Minissérie 2001); O Príncipe (2002); Cabocla (novela 2004); Bendito Fruto (2004); A História de Rosa (2005); A Lua Me Disse (novela 2005); Anjos do Sol (2006); Boleiros 2: Vencedores e Vencidos (2006); Cobras & Lagartos (novela 2006); Polaróides Urbanas (2008); Duas Caras (novela 2007-2008); Três Irmãs (novela 2008-2009); A Grande Família (série 2003-2011); O Brado Retumbante (Minissérie 2012); Cara ou Coroa (2012); Avenida Brasil (novela 2012); Giovanni Improtta (2013); Dores de Amores (2013); Sorria, Você Está Sendo Filmado (2014); Made in China (2014); A Lei do Amor (novela 2016-2017); Como é Cruel Viver Assim (2018); Hebe: A Estrela do Brasil (2019); Hebe (Minissérie 2019); Carlinhos e Carlão (2019); Eduardo e Mônica (2020); Salve-se Quem Puder (novela 2020-2021); Amigas de Sorte (2021); Minha Família Perfeita (2021)


Othon Bastos 







O Pagador de Promessas (1962), Tocaia no Asfalto (1962), Sol Sobre a Lama (1963), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Capitu (1968), Beto Rockfeller (novela 1968), O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), Os Deuses e os Mortos (1970), São Bernardo (1972), Longo Caminho da Morte (1972), Mulheres de Areia (1973), O Predileto (1975), Fogo morto (1976), Roda de Fogo (1978), Das Tripas Coração (1982), O Homem do Pau-Brasil (1982), Ao Sul do Meu Corpo (1982), Os Imigrantes (novela 1981), Ninho da Serpente (novela 1982), A Próxima Vítima (novela 1983), Chico Rei (1985), Tenda dos Milagres (Minissérie 1985), Selva de Pedra (novela 1986), Roque Santeiro (novela 1985), Alta Rotação (1987), Helena (novela 1987), Tudo ou Nada (novela 1986), Mistério no Colégio Brasil (1988), Sermões - A História de Antônio Vieira (1989), Pacto de Sangue (novela 1989), Filhos do Sol (Minissérie  1991), Tereza Batista (Minissérie 1992), Felicidade (novela 1991), Agosto (Minissérie 1993), Éramos Seis (novela 1994), Menino Maluquinho: O Filme (1995), Sangue do Meu Sangue (1995), O Que é Isso, Companheiro? (1997), O Cangaceiro (1997), Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1997), A Grande Noitada (1997), Os Ossos do Barão (novela 1997), Central do Brasil (1998), Pecado Capital (novela 1998), Canoa do Bagre (novela 1997), Brida (novela 1998), Mauá - O Imperador e o Rei (1999), Suave Veneno (noveela 1999), Villa-Lobos: Uma Vida de Paixão (2000), Bicho de Sete Cabeças (2000), A Terceira Morte de Joaquim Bolívar (2000), A Hora Marcada (2000), 3 Histórias da Bahia (2001), Abril Despedaçado (2001), O Quinto dos Infernos (Minissérie  2002), O Vestido (2003), A Casa das Sete Mulheres (Minissérie 2003), Vanessa Giácomo in Cabocla (novela 2004), O Coronel e o Lobisomem (2005), Zuzu Angel (2006), Sinhá Moça (novela 2006), O Passageiro: Segredos de Adulto (2006), Paraíso Tropical (novela 2007), Quincas Berro d'Água (2010), Nosso Lar (2010), Heleno: O Príncipe Maldito (2011), O Gerente (2011), Giovanni Improtta (2013), Império (novela 2014), Haja Coração (novela 2016), A Força do Querer (novela 2017), O Paciente: O Caso Tancredo Neves (2018), Nosso Lar 2: Os Mensageiros (2024)


Stela Freitas







Sítio do Picapau Amarelo (serie 1978-1980), A Árvore dos Sexos (1977), Das Tripas Coração (novela 1982), Memórias do cárcere (1984), Urubus e Papagaios (1985), Tamanho Família (serie 1985), Com Licença, Eu Vou à Luta (1986), Sonho de Valsa (1987), Romance da Empregada (1988), Escolinha do Professor Raimundo (serie 1990), Stelinha (1990), Anos Rebeldes (Minissérie 1992), Vênus de Fogo (1993), Explode Coração (novela 1995), Central do Brasil (1998), Era Uma Vez... (1998), O Vestido (2003), Senhora do Destino (novela 2004), Sítio do Picapau Amarelo (série 2066), Luz do Sol (novela 2007), Chamas da Vida (novela 2008), Ribeirão do Tempo (série 2010), Corda Bamba, historia de uma menina equilibrista (2012), Manual Prático da Melhor Idade (2014), Os Dez Mandamentos (série 2015), Os Homens São de Marte... E é pra Lá que Eu Vou (série 2014), O Vendedor de Sonhos (2016), Vicky e a Musa (série 2023)


Matheus Nachtergaele







O Que é Isso, Companheiro? (1997); Anahy de las Misiones (1997); Central do Brasil (1998); Hilda Furacão (Minissérie 1998); O Primeiro Dia (1998); Kenoma (1998); O Auto da Compadecida (Minissérie 1999); O Enfermeiro (1999); Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme (1999); A Muralha (Minissérie 2000); O Auto da Compadecida (2000); Bufo & Spallanzani (2001); Os Maias (Minissérie 2001); Cidade de Deus (2002); Eclipse (2002); Amarelo Manga (2002); Narradores de Javé (2003); Nina (2004); Da Cor do Pecado (novela 2004); Crime Delicado (2005); Árido Movie (2005); Tapete Vermelho (2005); América (novela 2005); 12 Horas até o Amanhecer (2006); Baixio das Bestas (2006); Amazônia: De Galvez a Chico Mendes (Minissérie 2007); Queridos Amigos  (Minissérie 2008); Terra Vermelha (2008); La Virgen Negra (2008); Ó Paí, Ó (série 2008-2009); O Bem Amado (2010); Cordel Encantado (novela 2011); Febre do Rato (2011); O Inventor de Sonhos (2012); Saramandaia (novela 2013); Serra Pelada (2013); Sangue Azul (2014); Trinta (2014); Mãe Só Há Uma (2016); Big Jato (2016); A Serpente (2016); O Nome da Morte (2017); Tito e Os Pássaros (2018); Cine Holliúdy (série 2019); Piedade (2019); Filhos da Pátria (série 2017-2019); Todas as Mulheres do Mundo (série 2020); O Clube dos Anjos (2020); Carro Rei (2021); Cabras da Peste (2021); Meu Sangue Ferve por Você  (2022)


Caio Junqueira (1976-2019)







Com Licença, Eu Vou à Luta (1986), Xuxa in Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988), Desejo (Minissérie 1990), Barriga de Aluguel (novela 1990), A Viagem (novela 1994), Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados (Minissérie 1995), Buena Sorte (1996), O Que é Isso, Companheiro? (1997), For All: O Trampolim da Vitória (1997), Central do Brasil (1998), Malhação (série 1995), Hilda Furacão (série 1998), Chiquinha Gonzaga (Minissérie 1999), Gêmeas (1999), Quase Nada (2000), Aquarela do Brasil (Minissérie 2000), Brava Gente (Série 2000), Um Anjo Caiu do Céu (2001), Abril Despedaçado (2001), Auto Retrato (2001), O Quinto dos Infernos (Minissérie  2002), Seja o Que Deus Quiser! (2002), Viva Sapato! (2003), Apolônio Brasil, Campeão da Alegria (2003), Um Só Coração (Minissérie 2004), Zuzu Angel (2006), Tropa de Elite (2007), Desejo Proibido (novela 2007), Ribeirão do Tempo (novela 2010-2011), José do Egito (série 2013), Rio, Eu Te Amo (2014), 1 Contra Todos (série 2016), O Mecanismo (série 2018)


Soia Lira 


 




Central do Brasil (1998), Abril Despedaçado (2001), O Quinze (2004), A Pedra do Reino (Minissérie 2007), Tatuagem (2013), Pacarrete (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre