segunda-feira, 25 de março de 2024

O HOMEM DO FUTURO (2011) - BRASIL


♪“TODOS OS DIAS QUANDO ACORDO, NÃO TENHO MAIS O TEMPO QUE PASSOU ...”♪ (Tempo Perdido – Legião Urbana)

2011. João Henrique (Wagner Moura), também conhecido pelos amigos como “Zero”, é professor de física em uma universidade e brilhante cientista, que inventou uma nova forma de energia barata, um acelerador de partículas, mas seus constantes atos rebeldes terminam por apresentar resultados poucos satisfatórios, o que irrita sua financiadora, Sandra (Maria Luísa Mendonça), que lhe adverte que um físico americano está sendo cogitado a tomar seu lugar e seguir com o projeto. Seu parceiro na pesquisa, Otávio (Fernando Ceylão), revela que sua obsessão desenfreada é decorrente de um evento em seu passado, que o tornou uma pessoa obstinada, infeliz  e amargurada.

Zero resolve acionar a máquina e testá-la com a certeza de que agora funcionará. Ele entra na máquina e o acionamento provoca um blecaute na cidade. Mas o insólito surge diante de seus olhos: ele se vê ainda na faculdade, sem o acelerador, mas a época é outra: ele voltou a 22 de novembro de 1991, quando ainda era estudante em uma faculdade. A  época é o Plano Collor e a moeda o Cruzeiro. Mas há algo mais nessa data: ela foi o ponto divisor na vida daquele adolescente bolsista, inseguro e hesitante que se via apaixonado por uma aluna, Helena (Alinne Moraes), “a rainha da faculdade” e que recebeu uma humilhação pública que jamais poderia esperar. O objetivo de Zero não é conhecer ou explorar os “infinitos corredores do tempo”, e sim tentar mudar sua própria história ao interagir com o seu eu e seu amigo Otávio (ainda jovem), aproveitando as informações privilegiadas do que acontecerá, tornando-os ricos. Zero sabe que seu eu jovem será humilhado na festa por seu grande amor e resolve mudar curso do destino a partir deste ponto para ter uma vida feliz com sua amada. Misteriosamente, sua versão de 2011 começa lentamente a se desintegrar.


No dia seguinte, Zero acorda e constata que vive em uma luxuosa residência, seu nome ocupa a mídia e é considerado um dos homens mais ricos do mundo. Mas não é Helena quem está com ele e Ricardo (Gabriel Braga Nunes), seu desafeto e antigo namorado de Helena, agora é seu funcionário. Otávio, se transformou em seu sócio, mas agora está em uma ação de litígio contra ele a respeito da empresa que criaram: a “Homem do Futuro”.  Zero descobre que teve 4 casamentos, se tornou um canalha, vive uma vida de luxo e que Helena fora uma de suas esposas e que agora está na cadeia cumprindo pena por sua culpa. E ela o odeia. Mas há uma saída: agora quem desenvolveu o conversor de partículas foi Sandra, mas por culpa de Zero o projeto nunca saiu do papel. Zero se descobre no corpo de sua versão dos anos 90 agora adulto, mas as memórias ainda são suas. Ele precisa viabilizar um modo de voltar no tempo e consertar essa nova linha do tempo que foi criada. Ou seja: ele precisará convencer o primeiro Zero, que voltou no tempo, de que mudar a realidade foi um trágico erro.

O tema viagem no tempo normalmente provoca filmes de gosto duvidoso, inventivos ou inovadores. Dentro deste contexto, temos desde “Linha do Tempo”, “Alta Frequência”, “A Máquina do Tempo”, passando por “De Volta para o Futuro”, “Os Doze Macacos", “Crimes Temporais” e “Em Algum Lugar do Passado”. Todos estes filmes colocam o viajante do tempo dentro de um contexto, seja histórico ou romântico, aventura ou acerto da realidade, normalmente com o protagonista voltando ao passado para consertar o seu presente. Neste caso, em particular, temos o chamado "Paradoxo Ontológico" ou “Bootstrap”, escrito por Robert A. Heinlein, na obra "By His Bootstraps", quando temos um personagem do futuro dizendo algo ao seu eu anterior.

Escrito e dirigido por Cláudio Torres (de “Redentor’ – 2004; “A Mulher do Meu Amigo” - 2008 e “A Mulher Invisível” -2009), O Homem do Futuro, uma produção entre a Conspiração Filmes, a Paramount Pictures e a Globo Filmes, se revela um passatempo de qualidade, muito em parte pela excelente direção e um roteiro sem rodeios, sofisticações ou explicações “quânticas”, conseguindo cativar o espectador em seus 106 minutos, mostrando, bravamente, que o cinema nacional pode se enveredar dentro de um gênero que lhe é raro, a ficção científica. A ideia para o filme nasceu de uma cena em que Selton Mello em “A Mulher Invisível” contracenava com ele mesmo explicando como surgia a famosa protagonista do filme. 

O “Acelerador de Partículas” foi criado pela diretora de arte Yukira Yamasaki (a partir da cauda de um bandeirante comprada pela produção) e improvisado na garagem do Estádio Municipal Waldemar Perissinotto, na cidade de Paulínia, interior de São Paulo. Parte das filmagens também foi feita no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas. Foram usados 400 figurantes (todos moradores de Paulínia) para o momento da festa. A trilha sonora, muito bem pinçada, passeia por REM, Legião Urbana, Radiohead entre outros.  A fotografia, a cargo de Ricardo Della Rosa, consegue manter o padrão desejado.

Comparações à parte, o filme de Cláudio Torres (filho de Fernanda Montenegro e Fernando Torres (1929-2008)) não pretende ser um "Efeito Borboleta” tupiniquim, é apenas uma viagem no tempo aos anos 90 com algumas situações engraçadas e muita criatividade, para construir uma realidade da época. O ponto forte desta produção é utilizar o mínimo de efeitos e, quando se utiliza, é em prol da história, que consegue sustentar-se por si própria. O filme apresenta paradoxos temporais interessantes e, ao final da projeção, alguns podem começar a se perguntar como algumas situações aconteceram, mas conceitos de realidades paralelas podem realmente causar um certo desconforto lógico. Mas, talvez, o grande mote do filme seja se perguntar o que faríamos com a nossa vida se ela tivesse tomado um rumo diferente? E o filme faz com que analisemos nossas escolhas e tenta nos levar a reflexão de que talvez se tivesse acontecido de outro jeito, estivéssemos ainda pior que hoje. 

Ancorado na eficiente interpretação do quarteto Wagner Moura, Aline Moraes (a primeira opção fora a a atriz com Ana Paula Arósio que, por motivos pessoais, saiu do projeto), Maria Luísa Mendonça (esposa de Claudio Torres na época) e Gabriel Braga Nunes, o filme recebe o apoio necessário para que possa fluir de uma forma bem humorada embalado pela atemporal canção "Tempo Perdido", do Legião Urbana. Também temos a participação de Fernando Ceylão (o melhor amigo) e as rápidas aparições de Gregório Duvivier (o transeunte), Rodolfo Bottino (o barman) e Rogério Fróes (o juiz corrupto). 

Orçado em R$ 8 milhões e com uma arrecadação de R$ 11.420.851, com um público que ultrapassou a casa de um milhão de espectadores,  o filme é um exemplo de como se pode fazer uma produção sem o trinômio violência / sexo / palavrão, e  agradar a todos. Pode ser considerado uma cópia de filmes americanos? Pode, até porque tem três atos, algo bem comum na estrutura dos filmes americanos, e pegou elementos de alguns filmes como "De volta Para o Futuro", "Time Cop" , "O Exterminador do Futuro", "Carrie, a Estranha" e até "Crimes Temporais" (as ataduras no rosto), mas ninguém ousou até então fazê-lo. No final, é uma grande história de amor que ultrapassa os limites do tempo.

Trailer:


Curiosidades:

Rodolfo Bottino faleceu no mesmo ano deste filme, aos 52 anos, em decorrência de uma embolia pulmonar

Maria Luísa Mendonça e Fernando Ceylão também tem trabalhos na direção de filmes e curtas

A permissão especial do Radiohead foi concedida para que sua música "Creep" fizesse parte da trilha sonora do filme, que é cantada pelo ator principal, Wagner Moura.

A casa que Zero (Wagner Moura) dá para Helena (Alinne Moraes) é, na verdade, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói,


Trilha Sonora:

Tempo Perdido -  Wagner Moura & Alinne Moraes

Inútil -  Wagner Moura

By My Side - INXS

Reflections of My Life - Marmalade

Creep - Wagner Moura & Maurício Tagliari

It's the End of the World as We Know It And I Feel Fine - R.E.M.

Homem do Futuro - Banda Sua Mãe e Vanessa da Mata


Filmografias Parciais:

Wagner Moura 






Abril Despedaçado (2001); As Três Marias (2002); Deus É Brasileiro (2003); Carandiru (2003); O Homem do Ano (2003); Nina (2004); Cidade Baixa (2005); A Máquina (2005); Ó Paí, Ó (2007); Saneamento Básico, O Filme (2007); Tropa de Elite (2007); VIPs (2010); Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010); O Homem do Futuro (2011); A Busca (2012); Elysium (2013); Serra Pelada (2013);  Trash: A Esperança Vem do Lixo (2014); Narcos (seriado 2015 a 2016), Marighella (2019), Network: Rede de Espiões (2019), Sergio (2020), Meu Tio José (narração 2021) , Guerra Civil (2024), Sr. & Sra. Smith (serie 2024 - 2 episódios), Gato de Botas 2: O Último Pedido (narração 2022), Agente Oculto (2022), Iluminadas (seriado 2022)

Aline Moraes 






Coração de Estudante (novela 2002), Mulheres Apaixonadas (novela 2003), Da Cor do Pecado (novela 2004), Ódiquê? (2004), Como uma Onda (novela 2004), Bang Bang (novela 2005), Fica Comigo Esta Noite (2006), Duas Caras (novela 2007), Os Normais 2: A Noite Mais Maluca de Todas (2009), Flordelis: Basta Uma Palavra Para Mudar (2009), Viver a Vida (novela 2009-2010), Cordel Encantado (série 2011), O Homem do Futuro (2011), O Astro (novela 2011), Heleno: O Príncipe Maldito (2011), Como Aproveitar o Fim do Mundo (Minissérie 2012 - 8 episódios), Tim Maia (2014), Tim Maia: Vale o que Vier (Minissérie 2015 - 2 episódios), O Vendedor de Passados (2015), Além do Tempo (novela 2015-2016), Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood (2017), Rock Story (novela 2016-2017), João, o Maestro (2017), Espelho da Vida (novelo 2018-2019), Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo (2020)

Maria Luísa Mendonça 






Renascer (novela 1993), Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados (Minissérie 1995), Quem Matou Pixote? (1996), Explode Coração (novela 1995), Coração Iluminado (1998), Corpo Dourado (novela 1998), A Muralha (Minissérie 2000), Os Maias (Minissérie 2001), As Três Marias (2002), Carandiru (2003), Sítio do Picapau Amarelo (serie- 2001 -30 episódios), Jogo Subterrâneo (2005), Querô (2007), O Magnata (2007), Marcos Palmeira in Mandrake (serie - 2005 - 9 episódios), Queridos Amigos (Minissérie 2008), Dicas de um Sedutor (2007), Nossa Vida Não Cabe Num Opala (2008), A Mulher do meu Amigo (2008), Se Eu Fosse Você 2 (2009), A Mulher Invisível (2009), Insolação (2009), Viver a Vida (novela 2009), Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), A Suprema Felicidade (2010), O Homem do Futuro (2011), Amanhã Nunca Mais (2011), Sessão de Terapia (serie 2012), Habi, a Estrangeira (2013), Além do Horizonte (novela 2013), Deserto Azul (2013), Amorteamo (Minissérie 2015), Vade Retro (Minissérie 2017), Todo Clichê do Amor (2018), Segundo Sol (novela 2018), Magnífica 70 (serie 2015–2018), Horácio (2019), O Olho e a Faca (2019), L.O.C.A. (2021), Verdades Secretas (serie 2015), Álbum de Amores (2021)

Gabriel Braga Nunes






Razão de Viver (1996), Anjo Mau (novela 1997), Uga Uga (novela 2000), Mater Dei (2000), Terra Nostra (novela 1999-2000), Por Amor e Ódio (Minissérie 1997–2000), Estrela-Guia (novela 2001), O Quinto dos Infernos (2002), Carandiru (2003), A Dona da História (2004), Essas Mulheres (novela 2005), Cidadão Brasileiro (novela 2006), Caminhos do Coração (novelas 2007), Os Mutantes: Caminhos do Coração (novela 2008), Poder Paralelo (novela 2009), Insensato Coração (novela 2011), O Homem do Futuro (2011), País do Desejo (2012), Amor Eterno Amor (novela 2012), O Canto da Sereia (Minissérie  2013), Saramandaia (novela 2013), Anita e Garibaldi (2013), Alemão (2014), Em Família (novela 2014), Babilônia (novela 2015), A Floresta Que Se Move (2015), Chatô: O Rei do Brasil (2016), Novo Mundo (novela 2017), Se Eu Fechar Os Olhos Agora (Minissérie 2018), Hebe: A Estrela do Brasil (2019), Hebe (Minissérie 2019), Verdades Secretas (Série 2015), Angela (2023)

Fernando Ceylão 






Sítio do Picapau Amarelo (2001), Você Está Aqui (Minissérie 2008), Amorais (seriado 2009-2012), Batendo Ponto (2010), Batendo Ponto (serie 2011), O Homem do Futuro (2011), Fernando Ceylão in Gentalha (serie 2014), A Vida Invisível (2019), Lucicreide Vai pra Marte (2021)


Gregório Duvivier 






Alta Estação (novela 2006), Podecrer! (2007), O Sistema (serie 2007), Mateus, o Balconista (Minissérie 2008), Apenas o Fim (2008), Vida de Balconista (2009), À Deriva (2009), A Mulher Invisível (2009), Os Buchas (serie 2009), Podia Ser Pior (2010), Chico Xavier (2010), 5x Favela, Agora por Nós Mesmos (2010), Vendemos Cadeiras (serie 2010), Junto & Misturado (serie 2010), Qualquer Gato Vira-Lata (2011), Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo (2011), O Homem do Futuro (2011), Reis e Ratos (2012), O Diário de Tati (2012), Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida (2012), Vai que dá Certo (2013), Giovanni Improtta (2013), Louco por Elas (serie 2012), Viral (Minissérie 2014), Gentalha (serie 2014), O Grande Gonzalez (serie 2015), Porta dos Fundos: Contrato Vitalício (2016), Refrigerantes e Canções de Amor (2016), Desculpe o Transtorno (2016), A Vida Invisível (2019), Teocracia em Vertigem (2020), O Espírito do Natal (2022)


Rodolfo Bottino (1959-2011)






Livre para Voar (novela 1984-1985), Anos Dourados (Minissérie 1986), Ti Ti Ti (novela 1985), Bambolê (novela 1987), O Sexo dos Anjos (novela 1989), Bebê a Bordo (novela 1988), Lua Cheia de Amor (novela 1990), A, E, I, O... Urca (Minissérie 1990), Sorriso do Lagarto (Minissérie 1991), Menino de Engenho (1993), Agosto (Minissérie 1993), Pátria Minha (novela 1994-1995), Você Decide (programa 1992 - e episódios), O Fim do Mundo (novela 1996), A Comédia da Vida Privada (serie 1995), Tiradentes (1999), Benjamim (2003), Gregório de Mattos (2003), O Homem do Futuro (2011)


Rogério Fróes 






Perpétuo Contra o Esquadrão da Morte (1967), Passo dos Ventos (novela 1968), Maria Bonita, Rainha do Cangaço (1968), Rosa Rebelde (novela 1969), Véu de Noiva (novela 1969), Assim na Terra Como no Céu (noveloa 1970), Bandeira 2 (novela 1971), Meus Filhos (1971), O Barão Otelo no Barato dos Bilhões (1971), Sombra de Suspeita (1972), Missão: Matar (1972), Shazan, Xerife & Cia. (serie 1972-1974), Selva de Pedra (novela 1972), Supermanoela (1974), As Mulheres Que Fazem Diferente (1974), Senhora (novela 1975), A Moreninha (novela 1975), Lição de Amor (novela 1975), Essa Mulher É Minha... E Dos Amigos (1976), Locomotivas (novela 1977), Pecado Rasgado (novela 1978), Assim Era a Pornochanchada (1978), Sábado Alucinante (1979), Os Gigantes (novela 1979), O Caso Cláudia (1979), O Preço do Prazer (1979), O Bem-Amado (serie 1980-1984), Consórcio de Intrigas (1980), Memórias do Medo (1981), Menino do Rio (novela 1982), Os Vagabundos Trapalhões (1982), Alice & Alice (1983), Eu Prometo (novela 1983), Livre para Voar (novela 1984), A Gata Comeu (novela 1985), Corpo Santo (novela 1987), Sassaricando (novela 1987), Banana Split (1988), Vale Tudo (novela 1988-1989), Desejo (Minissérie 1990), Sonho de Verão (1990), Na Rede de Intrigas (Minissérie 1991), Guerra Sem Fim (novela 1993), Mauá - O Imperador e o Rei (1999), Senhora do Destino (novela 2004), Redentor (2004), Começar de Novo (novela 2004), Vestido de Noiva (2006), Amor e Intrigas (noveela 2007), Bela Noite Para Voar (2009), Poder Paralelo (serie 2009), Sansão e Dalila (Minissérie 2011), O Homem do Futuro (2011), Romance Policial (2012), Loucas pra Casar (2015), Vai que Cola: O Filme (2015), Magnífica 70 (serie 2015), Três Verões (2019), Saideira (2024)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre