sábado, 23 de março de 2024

ALTA FREQUÊNCIA / FREQUENCY (2000) - ESTADOS UNIDOS


BRECHA NA REALIDADE 

1969, Queens, Nova York. Frank Sullivan (Dennis Quaid) é um dedicado bombeiro que arrisca sua vida para salvar as pessoas em perigo. Nas horas vagas, dedica-se à sua esposa Julia (Elizabeth Mitchell) e seu pequeno filho Johnny (Daniel Henson) que chama de chefinho. Normalmente, fica algum tempo em seu PX (radio amador), comunicando-se com amigos e outras pessoas. Frank percebe um estranho fenômeno que muitos acreditam ser uma Aurora Bureau, uma mancha solar, que surgiu nos céus.

1999. John Sullivan (Jim Caviezel) já é um adulto, tornou-se policial, mas apresenta dificuldades em relacionar-se com as pessoas. Passa as noites pensando em sua infância com o seu falecido pai Frank. Gordo Hersch (Noah Emmerich), seu amigo de infância, o visita e o filho deste encontra um antigo radio amador. John  vê na TV o fenômeno da Aurora Bureal, que não era visto há 30 anos, surgindo novamente nos céus, sendo perceptível. John, sozinho em casa, recebe uma transmissão e começa a conversar com um homem que mora na mesma cidade que ele e admira-se de alguém ainda usar o equipamento para se comunicar.

No dia seguinte, John e Satch DeLeon (Andre Braugher), amigo de seu pai, estão investigando um esqueleto encontrado em uma obra. À noite, John estabelece novo contato com o estranho que lhe diz se chamar Frank Sullivan. Quando John pergunta o prefixo do aparelho e recebe a informação, olha para a sua licença e percebe que é a mesma: W2QYV. Quando Frank apaga as chamas provocadas por um cigarro aceso em cima da mesa, John percebe na hora que sua mesa agora possui a madeira chamuscada. Assim como John achara que era vítima de uma brincadeira, Frank pensa está sendo vítima de alguma armação. Quando John se revela como seu filho, Frank recebe a informação de que está à um dia de sua morte ocorrida em um armazém quando tentava fazer um resgate.

Diante da informação de sua morte, Frank toma outra atitude e John recebe novas memórias com seu pai, mas, em 1999 Frank não está mais vivo. John descobre que sua realidade mudou e que o esqueleto seria a décima vítima de um caso não resolvido, só que John só se lembra de três casos. John descobre que agora sua mãe não está mais viva e se tornou vítima do serial killer. Algo que Frank fez, mudou a realidade. Agora Frank precisa salvar a esposa e ambos precisam descobrir o serial killer: Frank precisa deter o maníaco nos anos 60 e John precisa descobrir nos anos 90 todas as pistas que puder. Só que Frank em sua busca. coloca sua família na mira do Serial Killer.

Em 1997, o diretor Renny Harlin (Duro de Matar 2 e Risco Total) iria dirigir o filme tendo Sylvester Stallone no papel principal, mas o ator pediu um salário muito alto e, eventualmente, nem Stallone nem Harlin se envolveram mais na produção do filme. Antes de Jim Caviezel, vários atores foram cogitados (ver curiosidades). Mas coube ao ator, junto com Dennis Quaid (que estiveram juntos no filme Wyatt Earp de 1994), protagonizarem o filme, com a direção de Gregory Hoblit (As Duas Faces de um Crime, A Guerra de Hart). O roteiro coube a Toby Emmerich que se tornaria produtor executivo de dezenas de produções como: “A Hora do Rush 2  e 3”,  “Blade II: O Caçador de Vampiros”, “Premonição 2”, “Efeito Borboleta”, “Diário de uma Paixão”, “Rampage: Destruição Total” ... Toby é irmão de Noah Emmerich que no filme interpreta Gordo Hersch (adulto).

O paradoxo da viagem no tempo é algo que sempre rende filmes interessantes quando o roteiro é inspirado. È o caso de filmes como “O Efeito Borboleta”, “Em Algum Lugar do Passado”, a franquia “O Exterminador do Futuro  ... as teorias mais recentes da física quântica falam em realidades desdobradas entre passado e futuro, mas aqui a situação beira menos a física e mais a fantasia. É um conto sobre um filho que reencontra o pai falecido através de um estranho e insólito fenômeno. É uma chance de consertar as coisas e resolver casos não resolvidos que se estendem por quase 30 anos. E cada ação ocorrida no passado molda o futuro, nos revelando que essas ações para todos (menos os protagonistas) realmente teria ocorrido naturalmente. O grande achado do filme é inserir uma dose de ação e investigação, colocando tanto o pai quanto o filho compartilhando um misterioso vínculo contra um mesmo criminoso, só que com 30 anos de diferença. E qual filho não gostaria de ouvir a voz de um pai que pensou que nunca mais ouviria?  A magia dessa junção se dá ao vermos que a dupla está na mesma casa, na mesma mesa, na mesma cadeira, com o mesmo transmissor, o que permite se comunicarem a uma distância de décadas. E a forma como foi escrito não deixa o filme cair no marasmo: o filme vai crescendo em ritmo, com direito a boas cenas de gato e rato, permeado de uma boa dose de ação. 

Quanto ao elenco, Jim Caviezel (“A Paixão de Cristo” e “O Som da Liberdade”...) e Dennis Quaid (“Viagem Insólita”, “Morto ao Chegar”, “Sob Suspeita”...) estiveram em plena sintonia, fazendo o filme funcionar. O elenco de apoio, Elizabeth Mitchell (do seriado Lost), Noah Emmerich (“Super 8’, ‘Códigos de Guerra”), Andre Braugher (O Nevoeiro e o seriado Brooklyn Nine-Nine) e (“Refém do Silêncio" e o seriado “The Expanse”) funciona muito bem. 

Alta Frequência é um bom filme, com uma temática bem interessante, mostrando-se um passatempo recomendado. O filme tem uma boa estória, uma boa direção, uma ambientação condizente com a estória e um elenco muito bom. Quando esses quatro elementos estão em sintonia, normalmente temos um filme que se destaca da grande maioria de produções, que volta e meia terminam for falhar em um desses quesitos.

 

Trailer: 


 

Curiosidades:

Na cena do incêndio no armazém, todos os bombeiros, exceto Dennis Quaid, Peter MacNeill e Jordan Bridges, eram reais.

Dennis Quaid recebeu 16 pontos logo acima da linha do cabelo depois de ser ferido na manobra em que desliza pelos funis de construção durante o incêndio no armazém. Ele teve que remover o capacete como elemento da história. Se não fosse por isso, ele não teria se machucado.

Em 25 de abril de 2000, o New York Mets e o Cincinnati Reds disputaram uma partida vestindo seus uniformes de 1969 para promover o filme.

Todos os fatos da World Series eram verdadeiros neste filme. Cleon Jones, do Mets, realmente foi atingido no sapato por uma bola lançada. A princípio, o árbitro não lhe concedeu a primeira base, mas quando o técnico do Mets, Gil Hodges, mostrou-lhe a graxa de sapato na bola, o árbitro mudou sua decisão e concedeu-lhe a primeira base. Ficou conhecido como o "Incidente com graxa de sapato". 

Elizabeth Mitchell quebrou o nariz durante a produção.

Elizabeth Mitchell interpretou a mãe de Jim Caviezel. Na verdade, Mitchell é mais jovem que Caviezel. Da mesma forma, embora a história e a representação de Mitchell sugiram que sua personagem tem aproximadamente a mesma idade de seu marido, interpretado por Dennis Quaid, ela é 16 anos mais nova que Quaid. Na época do lançamento do filme, Quaid tinha acabado de completar 46 anos, Caviezel tinha 31 e Mitchell tinha 30.

O diretor Gregory Hoblit foi co-produtor executivo de Hill Street Blues (1981-1987). Ele dirigiu o episódio visto no filme que passa na TV enquanto John liga para sua mãe.

No filme, Frank Sullivan era bombeiro do FDNY, e o endereço numérico da casa dos Sullivans é 343. Um ano após o lançamento de "Frequency", 343 bombeiros do FDNY morreram no colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center em setembro. 11, 2001.

A série de TV Frequency (2016) é baseada neste filme, mas existem várias diferenças importantes no programa de TV. Frank Sullivan é detetive de polícia, em vez de bombeiro. No programa de TV ele tem uma filha chamada Raimy, em vez de um filho. Além disso, Frank acaba separado de sua esposa, que acaba assassinada, em vez de ainda ter um casamento feliz.

Outras curiosidades estranhas sobre o 11 de setembro: Além da coincidência do número da casa de Sullivan ser o número do FDNY perdido, dois dos números dos voos condenados aparecem. O caminhão de bombeiros de Frank tem (United) 93 e seu filho Johnny usa uma camisa com o número (American) 77.

O escritor deste filme, Toby Emmerich, passa a ser um dos produtores do programa de TV Frequency (2016).

O pôster do filme Frequency (2000) pode ser visto no filme de Michael Haneke, A Professora de Piano / The Piano Teacher (2001).

Junto com Sylvester Stallone, Mel Gibson, Harrison Ford, Michael Keaton, Bruce Willis, Kurt Russell, Kevin Costner, Patrick Swayze, Ed Harris, Bill Paxton, Tom Hanks, Michael Biehn, Alec Baldwin, Kevin Bacon, John Travolta, Gary Sinise, Tommy Lee Jones e Jeff Bridges foram considerados para interpretar Frank Sullivan.

Uma caixa de charutos Montecristo é mostrada. Jim Caviezel interpretou O Conde de Monte Cristo. 

Uma coincidência do 11 de setembro, o número de Jordan Bridges em seu capacete de bombeiro estagiário é 20014, que contém o ano em que o ataque ocorreu e o número de planos envolvidos no ataque.

Elizabeth Mitchell mais tarde estrelou a popular série de televisão Lost (2004) como Juliet, na qual um dos personagens principais se chamava Jack Shepard. Em Frequency, Shawn Doyle interpreta um personagem chamado Jack Shepard. Desde então, ele teve um papel especial em Eggtown (2008) na quinta temporada. Esses programas têm temas recorrentes sobre viagens no tempo e realidades alternativas. 

Andre Braugher faleceu de câncer de pulmão aos 61 anos.

 

Cartazes:

 



Trilhas Sonoras:

Crimson and Clover - Tommy James and Tommy James & The Shondells

Susie Q - Creedence Clearwater Revival

(Love Is Like A) Heatwave - Martha & The Vandellas

Suspicious Minds - Elvis Presley

Take Me Out to the Ballgame - Carly Simon

Sookie Sookie -  Steppenwolf

Rattlesnake Shake - Fleetwood Mac

Son of a Preacher Man - Dusty Springfield

On the Road Again - Canned Heat

Sea of Love - Phil Phillips and the Twilights

When You Come Back to Me -  Garth Brooks 

 

Filmografias Parciais:

Jim Caviezel 







Golpe Perfeito (1992); Wyatt Earp (1994); Até o Limite da Honra (1997); Além da Linha Vermelha (1998); Cavalgada com o Diabo (1999); Alta Frequência (2000); A Corrente do Bem (2000); O Conde de Monte Cristo (2002); Violação de Privacidade (2004); A Paixão de Cristo (2004); Déjà Vu (2006); Outlander: Guerreiro vs Predador (2008); O Apedrejamento de Soraya M. (2008); Rota de Fuga (2013), Quando o Jogo Está Alto (2014), Pessoa de Interesse (série 2011-2016), Vingança de Lefty Brown (2017), Paulo, Apóstolo de Cristo (2018), Meu amor por Grace (2018), Sequestro Internacional (2019), Som da Liberdade (2023)

 

Dennis Quaid 

 





Você Está Sozinha? (1978); O Vencedor (1979); Cavalgada dos Proscritos (1980); Tudo em Família (1981); Sede de triunfo (1983);  Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); A Morte nos Sonhos (1984); Inimigo Meu (1985); Acerto de Contas (1986); Viagem Insólita (1987); Sob Suspeita (1987);  Morto ao Chegar (1988); A Fera do Rock (1989); Wyatt Earp (1994); Coração de Dragão (1996); As Duas Faces da Lei (1997); Corações Apaixonados (1998); Alta Freqüência (2000); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); Desafio do Destino (2002) Garganta do Diabo (2003); O Dia Depois de Amanhã (2004); O Voo da Fênix (2004); Ponto de Vista (2008); G.I. Joe: A Origem de Cobra (2009); Pandorum (2009); Os Cavaleiros do Apocalipse (2009); Legião (2010); Soul Surfer: Coragem de Viver (2011); Footloose: Ritmo Contagiante (2011); Além da Escuridão (2011); Quatro Vidas de um Cachorro (2017); Eu Só Posso Imaginar (2018); Pretenders (2018); Juntos Para Sempre (2019); Midway - Batalha em Alto Mar (2019); Feliz Natal e Tal (2019);  Nascido para Vencer (2021); Underdog: A História de Kurt Warner (2021); Milagre Azul (2021); The Tiger Rising (2022)

 

Elizabeth Mitchell 


 




Gia, Fama e Destruição (1998), Experimentando a Vida (1999), Alta Frequência (2000), A Enfermeira Betty (2000), A História de Linda McCartney (2000), Plantão Médico (seriado 2000-2001 - 14 episódios), Duplo Disparo (2001), Meu Papai é Noel 2 (2002), Dale Earnhardt: A Lenda da Nascar (2004), No Rastro da Bala (2006), Meu Papai é Noel 3 (2006), Lost (seriado 2006-2010), V: Visitantes (seriado 2009-2011), O Julgamento de Casey Anthony (2013), Revolução (seriado 2012-2014), 12 Horas para Sobreviver: O Ano da Eleição (2016), Um Corpo no Escuro (2020), Perseguição as Bruxas (2021), As Donas do Pedaço (2021), Expanse (seriado 2018-2021 - 12 episódios)

 

Noah Emmerich


 

 




O Último Grande Herói (1993), Brincando de Seduzir (1996), Anjos do Inferno (1996), Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997), O Show de Truman: O Show da Vida (1998), Livre para Amar (1999), Loucos do Alabama (1999), Amor aos Pedaços (2000), Alta Frequência (2000), Códigos de Guerra (2002), Amor sem Fronteiras (2003), Desafio no Gelo (2004), Celular: Um Grito de Socorro (2004), Abril Sangrento (2005), Pecados Íntimos (2006), Uma História de Natal (2007), Força Policial (2008), O Enviado (2010), Jogo de Poder (2010), Confiar (2010), Super 8 (2011), Guerreiro (2011), Metro (2011), Laços de Sangue (2013), The Americans: Rede de Espionagem (seriado 2013–2018), O Espião (2019), O Enfermeiro da Noite (2022) 

Andre Braugher (1962-2023)


 





Tempo de Glória (1989); As Duas Faces de Um Crime (1996); Homicide: Life on the Street  (seriado 1993 a 1998); Alta Frequência (2000); Hack (seriado 2002 a 2004); Poseidon (2006); Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007); O Nevoeiro (2007); O Apostador (2014); Lei & Desordem / Brooklyn Nine-Nine (seriado 2013 - 2020) 

Shawn Doyle






Darkman 3: Enfrentando a Morte (1996), Despertar de um Pesadelo (1996), Policiais Fora De Controle (1998), Alta Frequência (2000), Stiletto Dance (2001), Alien Factor 2: The Alien Rampage (2001), Filhos da Máfia (2001), O Alvo Errado (2001), Refém do Silêncio (2001), Cine Majestic (2001), A Praga (2003), Oito dias para viver (2006), John A.: Birth of a Country (2011), Hunting Season (2013), Retornados (2013), A Arma de Lizzie Borden (2014), Expanse (seriado  - 2015–2018 - 27 episódios), A Última Vítima (2022)

2 comentários:

  1. Luís, td bem?
    Assisti Alta Frequência no cinema. Eu desconhecia o tema do paradoxo temporal ( assunto eternamente cativante ) e então fui atraído apenas pela presença de Dennis Quaid, o achava interessante na época, hoje nem tanto.
    A trama é boa, bem feita, acho que o tempo não a desgastou. Achei emotiva a relação entre pai e filho, o que acredito foi um outro forte alicerce do filme. A investigação “paralela” dos 2 é muito legal.
    Em certos momentos, quando algum evento não original no passado refletia “imediatamente “ no futuro, me lembrava de Time Cop, do Van Damme.
    Jim Caviezel acho um ator sem graça, apesar da sua versão de O Conde de Monte Cristo ser a que mais gosto. Vc assistiu A Paixão de Cristo com ele?
    Incrível todas essas coincidências com o 11/09, incrível mesmo. E essas pessoas que fazem esses links então, uau!
    Enfim, um filme ok, mas — como muitos — acho compreensível que quase não apareça em reprises na TV. O motivo? Bem, talvez 1) os programadores atuais só se lembrem de produções do ano 2010 para cá ou 2) porque careça de algo mais chocante nas imagens ( sangue, tiro, destruição ) ou 3) o espírito da nossa época ( zeitgeist, ótima palavra ) simplesmente não gosta de certas elocubrações. Enfim, não sei.
    Bom review, gostei.
    Luís, aproveito para desejar a você e a todos os seus leitores uma Boa Páscoa, época tão cheia de significado. Que tenhamos todos momentos de muita união e alegria em nossas casas.
    Um abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mário, tudo bem ?
      Dennis Quaid emplacou bons filmes nos anos 80, depois foi atuando em projetos que não lhe foram muito favoráveis, mas é um ator que considero acima de muitos que estão nos cinemas atualmente. Jim Caviezel me parece talhado para determinados tipos de filmes (como "O Som da Liberdade" - 2023) , não consigo imaginá-lo em uma comédia. Os boatos que correm em Hollywood é que a queda dele e a de Mel Gibson deveu-se ao filme "A Paixão de Cristo", que foi o determinante para a dupla perder espaço, mas acredito que todos tem um auge nessa profissão e a maioria dos atores próxima a idade de Gibson está com poucos projetos. Vamos ver o que acontecerá em "A Paixão de Cristo 2" e "Máquina Mortífera 5", ambos dirigido por Gibson, da qual considero diretor talentoso. Quanto as curiosidades, realmente, o pessoal cata pelo em ovo, como costumam dizer. Aliás, temas religiosos são algo que sempre pensei em postar no Blog, de filmes como Reis dos Reis, Jesus de Nazaré, Os 10 Mandamentos, Sansão e Dalila, Sodoma e Comorra... mas não sei se encaixam no Blog. Até porque seria uma visão do filme e não de religião (algo que tornaria a análise gigantesca). Talvez, aos poucos , surja alguma coisa.
      Acredito que você tenha pontuado três bons motivos para o filme pouco aparecer nas programações. Zeitgest ? Será? Tudo é possível.
      Uma ótima Páscoa para você e sua família. Sim , há muito significado, principalmente neste mundo cada vez voltado mais para o materialismo, poder e dinheiro. Que todos possamos ter momentos de alegria.
      Um grande abraço e obrigado por sempre comentar e enriquecer as postagens. Um grande abraço e até a próxima.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre