quinta-feira, 14 de julho de 2022

RAJADA DE FOGO / RAPID FIRE (1992) - ESTADOS UNIDOS


PUNHOS DE FÚRIA 

O chefão da máfia de Chicago Antonio Serrano (Nick Mancuso) visita um fornecedor e antigo amigo, Kinman Tau (Tzi Ma), na Tailândia, desejando exclusividade no fornecimento de drogas. O acordo não logra sucesso e Serrano volta disposto a eliminar seu concorrente nos Estados Unidos, Carl Chan (Michael Pual Chang).

Jake Lo (Brandon Lee), um estudante de arte, pacifista, avesso a ideologias e traumatizado pela violência política sofrida por seus pais na Praça da Paz Celestial (China), aceita o convite de uma jovem (Brigitta Stenberg) para uma festa sem que saiba que o objetivo principal é arrecadar fundos para pessoas que saíram da China e vivem nos EUA, além de seus militantes atuarem contra o governo chinês. No andar de cima, sem que os demais tenham ciência, está Serrano, encerrando a concorrência local. No meio do tiroteio que se inicia, Jake vira testemunha ocular, o que coloca Serrano no local do crime e como principal suspeito. Jake consegue fugir e o mafioso é preso. Jake é convencido a testemunhar sob proteção do FBI. Só que as coisas não saem com o previsto e Jake passa a ser considerado o assassino dos agentes federais que o protegiam. Apenas um detetive, Mace Ryan (Powers Boothe) que deseja prender Tau sabe o que ocorreu, mas precisa que o jovem se infiltre na organização criminosa e o ajude a desbaratar toda a quadrilha. Jake se apaixona por Kate Hodge (Karla Withers), uma das agentes de Mace e passa a usar suas habilidades em prol de seus novos aliados. 

Dirigido por Dwigh H Little (que era conhecido por dirigir “O Fantasma da Ópera” com o Freddy Krugger Robert Englund, “Marcado Para a Morte”, e depois “Free Willy 2”, “Anaconda 2”...) tem uma estória bem previsível, possui os clichês habituais do gênero, nenhum personagem tem um aprofundamento mais denso, mas tem Brandon Lee, filho do rei das artes marciais, Bruce Lee. O ator manteve uma personalidade própria, fugindo de viver nos "louros" conquistados pelo pai e que atingiria seu potencial em “O Corvo” falecendo, infelizmente, durante as filmagens em decorrência de uma arma carregada em cena.

Roger Ebert, um prestigiado crítico americano, certa vez disse que esse gênero de filme apresentava três características bem comuns: “A Síndrome do Assassino Falador” (em que o bandido fica falando quando deveria estar atirando); o "Princípio da Má Pontaria" (nenhum bandido pode acertar qualquer coisa com uma arma, enquanto o herói nunca erra os tiros) e a regra de “Ataque um de Cada Vez" (em filmes de artes marciais, os inimigos se aproximam obedientemente contra o herói um a um).

Quanto ao elenco, Brandon Lee vinha de “Massacre no Bairro Japonês” ao lado de Dolph Lundgren, Rajada de Fogo colheu boas críticas quanto a sua atuação e tinha tudo para se tornar um astro dos filmes de ação. Esse filme mostra que Brandon estava subindo os degraus aos poucos e acertando em suas escolhas. Seus dois grandes momentos nesses filmes são o seu confronto com Al Leong (o oriental de cavanhaque, sua marca registrada), figura fácil nos filmes de ação com arte marcial dos anos 80 e Tzi Ma próximo ao final. Nick Mancuso fez o mafioso de Chicago em um personagem subutilizado. Quem se lembra do ótimo seriado “Contrato de Risco” (um desconhecido que ajudava pessoas em perigo em troca de um favor) se lembrará do ator.  Powers Boothe, outro bom ator, ganhou um papel pouco melhor como o detetive que há anos tenta deter Tau. Kate Hodge teve um papel ingrato, um romance sem sentido, lembrando que antes de seu personagem se apaixonar repentinamente por Jake, ela havia sido feita refém pelo mesmo na cena anterior. Tzi Ma não compromete como vilão e Raymond J. Barry que faz o agente sênior do FBI, Stuart, é um rosto lembrado por participação em várias séries. 

Penúltimo filme do ator e último que viu pronto, Rajada de Fogo, apesar de certas incongruências em seu distraído roteiro, tem ingredientes que agradam os fãs: bons atores; boas lutas coreografadas com um Brandon num estilo mais (acertadamente) cinematográfico do que marcial; uma boa trilha sonora e cenas de ação que mantém o filme interessante.

Trailer:





Curiosidades:

Brandon Lee declarou em uma entrevista à revista US logo após a conclusão das filmagens, que ele havia filmado uma cena em que teve que chutar uma grande porta de carvalho. Ele afirmou "nós filmamos esta cena onde eu tive que quebrar esta enorme porta de carvalho, então eu fui fazer a cena e quebrei um dos meus dedos. Meu pé inchou até o tamanho de uma melancia e tivemos que terminar as filmagens para o dia." Adicionando insulto à injúria, ele disse, a cena nunca foi incluída no filme.

Brandon Lee era um fã confesso de Jackie Chan, que por sua vez era fã do pai de Lee, Bruce Lee. Brandon homenageia Chan incorporando movimentos importantes de Police Story: A Guerra das Drogas (1985) e Dragões para Sempre (1988) nas cenas finais de luta.

Brandon Lee originalmente queria que o diretor de Hong Kong, John Woo, dirigisse o filme. no entanto, o estúdio queria um filme de artes marciais em vez do tipo de filme que Woo fez. O papel de diretor foi então para Dwight H. Little. Mas há homenagens estilosas dentro e fora de O Matador (1989), Alvo Duplo (1986) e Fervura Máxima (1992), além de Sede de Vingança (1986), único filme de Lee realizado em Hong Kong dirigido por Ronny Yu.

Semelhanças com os filmes de Bruce Lee, o pai de Brandon Lee: o nome do personagem de Brandon é Jake Lo, e em Jogo da Morte (1978), o personagem de Bruce se chamava Billy Lo. A certa altura, Brandon olha diretamente para a câmera e fala, o que John Saxon também fez no filme de maior sucesso de Bruce, Operação Dragão (1973), e Saxon foi considerado para o papel de Mace Ryan. Além disso, o atirador ruivo atirando a metralhadora da janela do restaurante de Serrano não é outro senão Gene LeBell, o lendário judoca que supostamente sufocou Steven Seagal no set de Fúria Mortal (1991) e também treinou com Bruce e Chuck Norris.

Brandon Lee treinou Wing Chun, Muay Thai e Jeet Kune Do em preparação para este filme. Lee contratou Darryl Chan para treiná-lo para o impacto cosmético em Rapid Fire. Lee & Chan, também trabalharam juntos em Massacre no Bairro Japonês. O treinamento era de doze horas por dia e seis dias por semana.

Alegadamente, algumas cenas foram excluídas do filme antes do lançamento nos cinemas. Alguns cartões de lobby e trailers teatrais e de TV mostram partes de uma cena de luta deletada em um escritório do exército entre Jake e alguns soldados depois que ele tenta roubar arquivos sobre seu pai morto.

Depois de entregar à Fox o sucesso Marcado Para a Morte (1990), o diretor Dwight H. Little foi o principal candidato para dirigir o filme.

No início da produção, o filme foi intitulado "Moving Target".

Powers Boothe e Raymond J. Barry também se enfrentaram no filme de ação Morte Súbita (1995).

Kim Basinger, Jennifer Beals, Lorraine Bracco, Kate Capshaw, Jamie Lee Curtis, Jodie Foster, Melanie Griffith, Mariel Hemingway, Madonna, Michelle Pfeiffer, Sharon Stone, Madeleine Stowe, Uma Thurman, Marisa Tomei e Sean Young foram considerados para o papel de Karla Withers.

Brandon Lee foi anexado ao projeto antes de Massacre no Bairro Japonês (1991).

Logo após o lançamento do filme, houve discussões sobre uma possível sequência. Enquanto Brandon Lee estava trabalhando em O Corvo (1994) no início de 1993, a 20th Century Fox planejava escalá-lo como protagonista do thriller de ação baseado no novo roteiro de especulação que eles compraram, Simon Says, de Jonathan Hensleigh, que era sobre detetive policial que é forçado por um bombista louco a correr pela cidade e encontrar as bombas que ele plantou em vários locais, e a única ajuda que o detetive tem é o dono da loja que se envolveu por acidente.

Havia planos para a história ser retrabalhada na sequência de Rapid Fire (Atriz, Angela Bassett foi originalmente programada para trabalhar com Lee na sequência), e na mesma época o roteirista do filme original Alan B. McElroy estava trabalhando em possíveis outras ideias para a sequência, mas após a morte de Lee durante as filmagens de The Crow, planos foram cancelados, e meses depois o roteiro de Simon Says foi alterado e usado para Duro de Matar 3: A Vingança (1995), mas apenas na primeira metade dele, e uma nova trama principal envolvendo roubo do Federal Reserve Bank foi adicionada enquanto muitos dos partes mais sombrias e sangrentas foram atenuadas ou removidas do roteiro final do filme.

Joel Silver também tentou comprar o roteiro de Simon Says para reescrevê-lo no filme Máquina Mortífera IV enquanto diferentes roteiros para esse filme estavam sendo desenvolvidos entre 1993 e 1997, e é por isso que muitas vezes se pensa que Duro de matar 3 estava cotado originalmente para ser o quarto filme da franquia Máquina Mortifera , o que nunca foi o caso.

Alec Baldwin, Jeff Bridges, James Caan, Kevin Costner, Robert De Niro, Michael Douglas, Harrison Ford, Richard Gere, Jeff Goldblum, Mark Harmon, Don Johnson, Michael Keaton, Harvey Keitel, Val Kilmer, Christopher Lambert, Matthew Modine, Michael Nouri, Al Pacino, Alan Rickman, Kurt Russell, John Saxon e Tom Selleck foram todos considerados para o papel de Mace Ryan.

Antes da cena em que o personagem de Powers Boothe, Ryan, interroga Frank, ele pede ao personagem de Brandon Lee, Jake, para levar seus "Punhos de Fúria" ("Fist of Fury")  para fora. A Fúria do Dragão (Fist of Fury - 1972) foi um dos primeiros filmes de Bruce Lee, pai de Brandon.

Quando Jake está desenhando na sala de interrogatório, o tempo é mínimo. Menos de 20 segundos depois, ele tem um esboço completo.

O estilo de luta/coreografia do "Jeet Kune Do" usado em Rajada de Fogo (1992) foi uma grande inspiração para a franquia Bourne. Dan Inosanto treinou os coordenadores de dublês/coreógrafos de luta, Jeff Imada, Damon Caro & Jonathan Eusebio. Todos os 3 acabaram treinando os atores Matt Damon e Jeremy Renner. Jeet Kune Do também foi destaque em "O Livro de Eli" (2010) e "Salt" (2010). Inosanto também treinou o diretor/coreógrafo Chad Stahelski, que também treinou Keanu Reeves na franquia "John Wick".

Al Leong, mais conhecido por interpretar capangas que muitas vezes morriam em filmes de ação americanos na década de 1980, disse que sua morte favorita na tela de um personagem que ele interpretou foi neste filme.


Trilha sonora:

Hardline - Can't Find My Way 



Hardline - I'll Be There



Cartazes:





Filmografia Parcial:

Brandon Lee 







Kung Fu: O Filme (1986); Legado de Fúria / Sede de Vingança / Brandon Lee - O Filho do Dragão (1986);  Missão Resgate (1989); Massacre no Bairro Japonês (1991); Rajada de Fogo (1992); O Corvo (1994)

 

Nick Mancuso







Noite do Terror (1974); O Navio Assassino (1980); Um Bilhete Para o Céu (1981); A Lenda da Guerreira Solitária (1982); Triângulo de Paixões (1984); Stingray / Contrato de Risco (episódio piloto da série 1985); Death of an Angel (1986); Contrato de Risco (seriado 1986-1987); Tigre de Varsóvia (1988);  Milena, A Amante de Franz Kafka (1991); Rajada de Fogo (1992); A Força em Alerta (1992); Um Forasteiro na Corte do Rei Arthur (1995); Ivanhoé - A Primeira Batalha (1995); A Força em Alerta 2 (1995); Beleza Assassina (1996); O Invasor (1997);  Instinto Assassino (1998); Revelação - E o Livro Foi Aberto (1999); Querida Evangeline (1999); Forças Diabólicas (2000); Armadilha de Fogo (2003); Hoje Você Morre (2005); Na Máfia por Acaso (2005); Death in Havana (2010); The Resurrection of Tony Gitone (2013); Acerto de Contas (2016); Dracula's Raven House  (2018); 

Powers Boothe (1948-2017)







A Garota do Adeus (1977); O Confronto Final (1981); O Senhor das Águias (1984); Amanhecer Violento (1984); A Floresta das Esmeraldas (1985); O Limite da Traição (1987); Rajada de Fogo (1992); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Morte Súbita (1995); Homens de Honra (2000); A Mão do Diabo (2001); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); The Avengers: Os Vingadores (2012);  Sin City: A Dama Fatal (2014); Agentes da S.H.I.E.L.D. da Marvel (seriado 2015 a 2016)

Karla Withers







O Massacre da Serra Elétrica 3 (1990); Rajada de Fogo (1992); O Escondido 2 (1993); Último Desejo (1993); I Will Avenge You, Iago! (2005); The Ones That Have Fallen (2014); Completely Normal (2015); Ratos de Praia (2017); Curse of the Re-Animator (2022); The Resonator  (seriado 2022); Headless Horseman (2023)


Al Leong







No Limite da Realidade (1983); Trapalhadas na Casa Branca (1984); Problemas em Dobro (1986); Dois Policiais em Apuros (1986); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Steele Justice (1987); Máquina Mortífera (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Ação Total (1988); Anjo Pecador (1988);  Duro de Matar (1988); Eles Vivem (1988); Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (1989); A Arena da Morte (1989); Chuva Negra (1989); O Grande Anjo Negro (1990); Em Algum Lugar no Futuro (1990);  Garantia de Morte (1990); A Arma Perfeita (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); Rajada de Fogo (1992); Fuga Mortal (1993); Top Gang 2! A Missão (1993); O Último Grande Herói (1993); Um Tira da Pesada III (1994); O Sombra (1994); Double Dragon (1994); Fuga de Los Angeles (1996); Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Assassinos Substitutos (1998); Godzilla (1998);  Máquina Mortífera 4 (1998);  O Escorpião Rei (2002);  Este é Sledge - Uma História não Contada (2005); Forbidden Warrior - Guerreiros Imortais (2005); Awesome Asian Bad Guys (2014);  Death By Midnight (2020)


Tzi Ma







Um Dia a Casa Cai (1986); RoboCop 2 (1990); DMZ (1990); Rajada de Fogo (1992); Reação em Cadeia (1996); O Inferno de Dante (1997);  Justiça Vermelha (1997); A Hora do Rush (1998); Matadores de Velhinha (2004); Prova de Fogo (2006); 24 Horas  (seriado 2005-2007); A Hora do Rush 3 (2007); A Batalha de Seattle (2007); Os Candidatos (2012); American Dad!  (seriado 2007-2013);  Confronto Final (2014); A Chegada (2016); O Homem do Castelo Alto (seriado 2016); Arranha-Céu: Coragem Sem Limite (2018); A Despedida (2019); Assassinos Wu (seriado 2019); Mulan (2020); Um Caso de Detetive (2020); Kung Fu (seriado 2021-2022)


Michael Pual Chang







Parada Cardíaca (1979); Profissão: Ladrão (1981); Runaway: Fora de Controle (1984); Os Goonies (1985); Kung Fu: O Filme (1986);  Quicksilver: O Prazer de Ganhar (1986); Os Três Reis Magos em Los Angeles (1987); Desafiando o Destino (1990); Rajada de Fogo (1992); Um Dia de Fúria (1993); Fuga Mortal (1993); O Clube da Felicidade e da Sorte (1993); Entre o Céu e a Terra (1993); Maverick (1994); Os Imortais (1995); Batman Eternamente (1995); A Fúria do Protetor (1997);  Batman & Robin (1997); U.S. Marshals: Os Federais (1998); O Informante (1999); Megiddo (2001); A Casa de Vidro (2001); Jogo de Espiões (2001); Caindo na Real (seriado 2004-2005); Divisão Criminal (seriado 2007-2012); Crimes Graves (seriado 2012-2018); The Resident (seriado 2019-2021)


Raymond J. Barry






A Garota do Adeus  (1977); Malícia Atômica (1985); O Ano do Dragão (1985); Chuva de Chumbo (1986); Ninguém Segura essa Garota (1987); Um Policial Acima da Lei (1988); Nascido em 4 de Julho (1989) K2 - A Montanha da Morte (1991); Rajada de Fogo (1992); Um Dia de Fúria (1993); Jamaica Abaixo de Zero (1993); Morte Súbita (1995); Os Últimos Passos de um Homem (1995); O Quarto Poder (1997); Até o Fim (2001); Dia de Treinamento (2001); Recém-Casados (2003); Pecados Íntimos (2006); A Vida e a Morte de Bobby Z |(2007); Arquivo Morto (seriado 2008-2010); 3 Dias Para Matar (2014); Justified ( seriado 2010-2015);  Os 100 (seriado 2014-2015); 12 Horas para Sobreviver: O Ano da Eleição (2016); Ray Donovan  (seriado 2016); Ray Donovan (seriado 2016); Gotham (seriado 2017); The Phantoms (2022);The Nostradamus Reckoning (seriado 2023);

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre