segunda-feira, 4 de abril de 2016

UM DIA DE FÚRIA / FALLING DOWN (1993) - ESTADOS UNIDOS / FRANÇA / REINO UNIDO



NAS ENTRELINHAS DO COTIDIANO

Homem de meia idade, desempregado, divorciado, sem esperanças, tem um surto em pleno engarrafamento em um dia de calor extremo. O engenheiro William Foster (apelidado como D-Fens, devido a placa de seu carro), um projetista de mísseis,  larga seu carro e resolve seguir até a casa de sua filha,  a contragosto de sua ex-esposa Beth (Barbara Hershey).  D-fens (trocadilho para “defesa”) encontra toda a sorte de personagens que habitam seu cotidiano, só que com um detalhe: ele perde a paciência com tudo e com todos e resolve que, naquele dia, ele tomará o controle da sua vida, dirigindo sua fúria a todos os tipos de personagens que cruzem o seu caminho: o dono de um estabelecimento, que só troca dinheiro desde que se compre algo; uma gangue de delinquentes; pedintes; atendentes de fast food e assim vai. 


Nesses entrementes, William telefona para Beth lhe  informando que está a caminho para comemorar o aniversário da filha, fazendo ameaças indiretas que a obrigam a solicitar ajuda policial. Do outro lado, temos o detetive Prendergast (Robert Duvall) em seu último dia de aposentadoria, tendo que aturar um chefe (Raymond J. Barry) que lhe quer longe o mais rápido possível, assim como um jovem detetive (D.W. Moffett) que externaliza seu preconceito contra pessoas mais velhas através de piadas e sarcasmos contra Prendergast. Até mesmo seus amigos de trabalho não o levam em consideração, mesmo quando consegue estabelecer que os estranhos acontecimentos estão sendo provocados  por um único suspeito. 

A analogia é muito bem feita: D-Fens é mandado embora e não vê sentido em sua vida, Prendergast está sendo gentilmente dispensado com o subterfúgio da aposentadoria, tem uma esposa com problemas e que teve sua filha falecida aos 2 anos por problemas médicos. A diferença é que um entra em colapso e o outro se mantém integro; um se rebela contra o sistema e o outro entende as regras do jogo. 

O filme levantou muitas polêmicas e pode ser visto por vários ângulos: a visão de um homem frente a um país que não consegue manter seus cidadãos economicamente ativos (e há menções como a do homem (Vondie Curtis-Hall) que está com o cartaz no banco e a própria condição de "D-Fens", ou seja, o fim do sonho americano). Quase todas as pessoas que cruzam seu caminho (apenas tirando a parte final) são economicamente desfavorecidas. Condição essa percebida quando "D-Fens" entra no ônibus onde a maioria é mal educada, quando passa em frente ao parque ou o casal que se utiliza da piscina enquanto os donos  estão fora. Mostra a intolerância (ao casal homossexual na loja do facista), o Estado roubando o contribuinte, ao inventar uma obra que não existe, para poder justificar a saída de dinheiro e, com isso, poder pedir mais verba no próximo orçamento anual (alguém pensou no Brasil?). E o atendimento no fast food, ao "D-Fens" pedir o hambúrguer da foto?

Tudo isso pode ser visto como um filme de ação, mas é uma crítica à América Contemporânea. Se quisermos polemizar, passa uma impressão ruim de que os afrodescendentes, latinos, orientais, pobres e imigrantes seriam o grande peso do sistema americano. Isso pode ser pensado na já citada cena do ônibus e do parque  (repare bem quem são os retratados), no oriental (Michael Paul Chan) que trabalha na loja e no cidadão que lhe vende o brinquedo (basta dar uma boa olhada). A gangue é de mexicanos e, em poucos momentos, vemos americanos ricos num campo de Golf que também sofrem a fúria de "D-Fens". Para contrabalancear, temos uma policial latina (Rachel Ticotin) como parceira de Prendergast.

Irônico, preconceituoso, racista, intolerante, politicamente incorreto. Michael Douglas encarnou um personagem inesquecível e Robert Durval novamente nos brinda com uma performance fantástica (por sinal o ator dificilmente pega um papel que não torne ótimo).  Dá para se refletir muito nesse filme e suas cenas se encaixam em vários segmentos: atendimento, vendas, marketing, relacionamentos, preconceito, psicose... Joel Shumacher, que ficou estigmatizado pelos apelidados “Batmans Carnavalescos”, conseguiu fazer um filme de primeira, juntado pedaços distintos e montando um quebra-cabeças com um final seco, porém justo. O diretor tem em seu currículo bons filmes como “Os Garotos Perdidos”; “O Cliente” e “Tempo de Matar”.  

 

Nos Estados Unidos o filme se tornou muito polêmico, devido ao momento em que drama foi lançado: em 1991, Rodney King (1965-2012) foi brutalmente espancado pela polícia por ter sido acusado de dirigir em alta velocidade. O incidente foi filmado. Policiais brancos espancando um afro-americano tomou Los Angeles de revolta. Em 1992 os policiais foram absolvidos em uma nova onda de protestos. Em 1993 surge “Um Dia de Fúria” colocando como protagonista um americano que, em seu modo de ver, seria um estranho em seu próprio país. O jornal Los Angeles Times virou palco de uma acalorada discussão de seus leitores que varreu suas páginas e que se dividiu em dois lados: um grupo a favor e outro contra o personagem. Uma tremenda ambiguidade. Até a revista Times dedicou espaço em sua edição para novas discussões. No Brasil, muitos viram apenas como um filme sobre um homem divorciado que um dia surta. 


O filme, na verdade, resolve descortinar os problemas sociais com que a América convive (até hoje), inclusive mostrando como muitos americanos pensam dos outros. Enquanto a maioria gosta de filmar obras polêmicas, abordando outras sociedades, Schumacker tentou mostrar que os problemas podem estar dentro do próprio solo americano e olhar para o próprio umbigo, admitindo seus defeitos, pode ser algo mais difícil para o ser humano, em qualquer sociedade que esteja, admitir.  Para não ser acusado de preconceito às minorias, o filme ataca também o americano comum, como o gerente da cadeia de fast food e o milionário que não aceita ser interrompido. 

No Brasil, um jornal de grande circulação colocou, na época, uma matéria de página, onde tentou descortinar o tema através da ótica do carioca. O resultado (para nossa realidade) foi outro, mas não muito incoerente: políticos, corruptos, transporte público entre outros. Daria um ótimo filme, mas será que o brasileiro está pronto para amadurecer o debate de seus valores? Filme para se pensar, discutir e vermos que nem sempre a grama do vizinho é mais verde.


Trailer:







Cartaz: 








Filmografia Parcial:

Michael Douglas:











A Síndrome da China (1979); Michael X Michael (1979); O Esquadrão da Justiça (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); A Jóia do Nilo (1985); Atração Fatal (1987); Wall Street - Poder e Cobiça (1987); Chuva Negra (1989); A Guerra dos Roses (1989); Uma Luz na Escuridão (1992); Instinto Selvagem (1992); Um Dia de Fúria (1993); Assédio Sexual (1994); A Sombra e a Escuridão (1996); Refém do Silêncio (2001); Acontece Nas Melhores Famílias (2003); Sentinela (2006); Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010); Homem-Formiga (2015); Homem-Formiga e a Vespa (2018).

Robert Duvall










O Sol É Para Todos (1962); Bravura Indômita (1969); M.A.S.H (1970); THX 1138 (1971); O Poderoso Chefão (1972); Sem Lei e Sem Esperança (1972); Joe Kidd (1972); O Poderoso Chefão II (1974); Rede de Intrigas (1976); A Águia Pousou (1976); Apocalypse Now (1979); A Força do Carinho (1983); Colors - As Cores da Violência (1988); Dias de Trovão (1990); Geronimo - Uma Lenda Americana (1993); Um Dia de Fúria (1993); O Jornal (1994); A Letra Escarlate (1995); Fenômeno (1996); Impacto Profundo (1998); Um Ato de Coragem (2002); Obrigado por Fumar (2005); Bem-vindo ao Jogo (2007); Os Donos da Noite (2007); A Estrada (2009); Coração Louco (2009); Utopia - O Caminho Para a Vitória (2011);  Jack Reacher: O Último Tiro (2012); O Juiz (2014); Cavalos Selvagens (2015); Batalha Incerta (2016);  As Viúvas (2018)
 
Barbara Hershey










The Princess and Me (1968); O Último Verão (1969); A Libertação de L. B. Jones (1970); Suplício de uma Vida (1970); O Caminho da Felicidade (1971); Sexy e Marginal (1972); Em Busca do Destino (1974); Diamantes (1975); Os Últimos Machões (1976); Brigada da Morte (1976); Um dia de Sol no Natal (1977); O Substituto (1980); O Enigma do Mal (1982); Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983); Um Homem Fora de Série (1984); Paixão em Singapura (1986); Hannah e suas Irmãs (1986); Momentos Decisivos (1986); Um Mundo à Parte (1988); A Última Tentação de Cristo (1988); Amigas para Sempre (1988); Vítimas do Ódio (1990); Paris Trout (1991); Sem Defesa (1991);  Um Dia de Fúria (1993); Os Últimos Rebeldes (1993); Retratos de uma Mulher (1996); Albert Schweitzer (2009); Cisne Negro (2010); Sobrenatural (2010); Sobrenatural: Capítulo 2 (2013).

Joel Schumacher (diretor)
O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas (1985); Os Garotos Perdidos (1987); Um Toque de Infidelidade (1989); Linha Mortal (1990); Tudo por Amor (1991); Um Dia de Fúria (1993); O Cliente (1994); Batman Eternamente (1995); Tempo de Matar (1996); Batman & Robin (1997); Por Um Fio (2002); Número 23 (2007); Renascido das Trevas (2009); Reféns (2011)
 
Fontes: 
Revista Set: Maio 1993
Revista Cinemim: Julho de 1993

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