sábado, 23 de julho de 2022

O NIMITZ VOLTA AO INFERNO / NIMITZ - DE VOLTA AO INFERNO / THE FINAL COUNTDOWN (1981) ESTADOS UNIDOS


INTERFERIR OU NÃO INTERFERIR , EIS A QUESTÃO.

7 de dezembro de 1980. O analista de sistemas civil Warren Lasky (Martin Sheen) embarca no porta-aviões nuclear USS Nimitz para observar um exercício naval, arranjado por seu enigmático chefe Tideman, que teria colaborado no financiamento da construção da embarcação. Durante os exercícios, o capitão Matthew Yelland (Kirk Douglas) estranha o fato do tempo ter mudado repentinamente, pois um de seus subordinados teria feito uma análise meteorológica que apontava um dia ensolarado.

Um estranho vórtice surge e envolve o porta-aviões afetando fisicamente a todos. De repente, o dia parece ter clareado novamente, o mar está calmo e nada sugere que tenha passado pelo estranho fenômeno. Mas algo acontece: navios que estavam próximos não são mais localizados no radar, as frequências de radio não respondem. A conclusão parece ser  óbvia: uma nova guerra atômica foi deflagrada e eles perderam o contato. Mas começam a surgir estranhas evidências que podem comprovar que a situação é outra: o rádio capta um programa dos anos 40 – “The Jack Benny Show”; boletins de notícias sobre a Segunda Guerra Mundial e um discurso de Franklin Roosevelt. 

Aviões são enviados para fazerem uma rápida investigação do lugar e trazem estranhas fotos aéreas de Pearl Harbor: as fotos parecem com o dia 6 de dezembro de 1941, véspera do ataque japonês a Pearl Harbor que fez com que o Estados Unidos entrassem na Segunda Guerra Mundial e dessem a vitória aos aliados. A resposta é clara para Lasky e o Richard Owens (James farentino): de alguma maneira a distorção no tempo os enviou quase quarenta anos no passado. Ao derrubarem um avião japonês, que atirou contra um iate, conseguem resgatar Samuel Chapman (Charles Durning), dado como desaparecido na época, e sua secretária Laurel Scott (Katharine Ross) que estranham como o seu país possui tal tecnologia com jatos supersônicos. E Yelland vislumbra a possibilidade de salvar Pearl Harbor com o seu avançado poderio bélico, mudando a história, mas Lasky sabe que mudar o que já ocorreu pode ter repercussões sérias.

Dirigido por Don Taylor (“Fuga do Planeta dos Macacos”, “A Ilha do Dr. Moreau”, “A Profecia II” ...) e co-produzido pelo terceiro filho do ator Kirk Douglas, Peter Vincent Douglas, “O Nimitz Volta ao Inferno (título dos cinemas) lembra um (ótimo) episódio estendido do antigo seriado “Além da Imaginação”, mas também pode ser visto como uma variante do filme “O Projeto Filadélfia” (1984), só que ao contrário, pois neste filme eles viajam dos anos 80 para os anos quarenta, enquanto o filme de 1984, a viagem sofre efeito inverso. Tirando essas (curiosas) comparações, podemos dizer que é uma produção caprichada, em sua grande parte, pelas filmagens terem ocorrido em um porta aviões de verdade, “emprestado” pela Marinha Americana tornando o navio de certo modo a grande estrela do filme.

A Teoria da Relatividade de Einstein sempre foi algo interessante para o cinema trabalhar, criando filmes de ficção-cientifica com paradoxos temporais difíceis de serem explicados. Um exemplo: um homem (anos 80) viaja para o passado (anos 40) e fica preso nele. Quando ele alcança o tempo atual (anos 80), ele se vê partindo para o passado (anos 40) para poder viver nele e assim poder estar ali novamente naquele momento (anos 80). Confuso? É o Paradoxo da Predestinação. O mesmo que confundiu a cabeça de muitas pessoas em filmes como “Em Algum Lugar do Passado”, “Exterminador do Futuro” e “Predestinado”. Além de que, conforme a teoria de Doc para McFly (no filme “De Volta para o Futuro”), eles não podem se encontrar (em “O Projeto Filadélfia” eles não podem sequer existir num mesmo tempo-espaço). São várias teorias (algumas dizem que não se pode voltar ao passado porque ele já não mais existe, outras que não se pode avançar no futuro, pois ele ainda não foi criado. Outros contradizem tudo isso e alegam que o futuro de uma pessoa é o passado de outra e assim vai) e cada qual apresenta um ponto de análise.  A de Einstein é uma delas.

Se por um lado, o filme é bem realizado com uma estrutura narrativa que vai conquistando a plateia curiosa em descobrir sua solução, com direito a um final surpresa, há pequenos aspectos que deveriam ter sido melhor dissecados pelo roteiro. Uma delas são as implicações de se alterar o futuro.  E se o mundo fosse diferente? Se Pearl Harbor não fosse bombardeado, a Alemanha ganharia a guerra? (vejam “A Nação do Medo” que trabalha com a hipótese da Alemanha vencendo a guerra e vejam “O Som do Trovão” para entenderem as implicações de se viajar no tempo sem observarem as devidas precauções). Faltou um maior conflito moral e filosófico aos personagens, deixando o filme se concentrar mais na ação. Há uma subtrama que diz respeito ao senador vivendo e assumindo uma futura presidência, mas o filme soube encaixar as soluções e evitou cair nas armadilhas que o gênero costuma proporcionar. Ainda assim, pensemos: sem Estados Unidos na guerra, sem desenvolvimento nuclear ... sem bomba atômica ... atraso no desenvolvimento nuclear ... sem o porta avião nuclear Nimitiz ... perceberam para onde essa especulação se encaminha?  O filme preferiu não polemizar. Outro ponto seria o porquê do filme receber um título americano tão estranho e sem graça “The Final Countdown”, não há nenhuma “contagem regressiva final” que diretamente ligue o título ao filme. Pelo menos para uma coisa boa o título serviu: foi a inspiração para a música "The Final Countdown" da banda sueca Europe. Já o título brasileiro é bem legal e  inspirado, tem mais sentido, ao contrário do título quando lançado na tevê: O Nimitz volta DO Inferno.

O elenco é muito bom, o que  tornou o filme um passatempo altamente recomendado. Kirk Douglas é o grande nome desta produção e seu personagem lidera o elenco com seu carisma e competência habituais. Martin Sheen faz um personagem que parece um peixe fora d’agua na situação, mas sua função será explicada. James Farentino (do breve seriado “Trovão Azul”) está bem como o oficial que, nas horas vagas, dá uma de historiador e escritor e que conhece detalhadamente os acontecimentos ocorridos. Charles Durning (“Um Dia de Cão”) sempre entregou boas atuações e mantém seu padrão. Katharine Ross (“Butch Cassidy” e “Sra Sundance”) aparece bem como a secretária do senador. Soon-Tek Oh é o incrédulo oficial japonês capturado.

O Nimitz Volta ao Inferno é um passatempo divertido, desde que você não seja daqueles que implicam com algumas situações menos aprofundadas. O filme passa rápido e impressiona nas cenas reais do navio e nas chegadas dos jatos na plataforma do porta-avião. Evita atropelar o espectador com teorias e situações altamente reflexivas e entrega apenas o que muitos procuram: apenas uma boa diversão.

Trailer




Curiosidades

Um total de quarenta e oito funcionários da Marinha dos EUA da vida real do USS Nimitz foram creditados nos créditos finais por suas performances como figurantes, artistas de fundo ou atores, com alguns tendo partes faladas.

Os Zeroes (AT-6 Texans convertidos) estavam voando com o acelerador até as paradas e os F-14s estavam voando em velocidade de estol (observe as asas totalmente estendidas na maioria das cenas). Isso foi para que eles pudessem colocar as duas aeronaves na mesma cena ao mesmo tempo (lembre-se, nada de CGI naquela época!).

As cenas com Pearl Harbor e seu ataque utilizaram principalmente imagens de estoque e material da imagem anterior do estúdio da 20th Century-Fox, Tora! Torá! Torá! (1970).

O filme foi usado como uma campanha de recrutamento para a Marinha dos EUA com a força marítima patrocinando a estreia do filme, enquanto o pôster do filme foi exibido em escritórios de recrutamento de filiais.

Kirk Douglas inicialmente queria que seu filho Michael Douglas interpretasse o papel de Martin Sheen - mas isso se mostrou impossível, pois Michael estava profundamente envolvido na pós-produção e publicidade de Síndrome da China (1979).

Muitas das tomadas internas foram filmadas a bordo do verdadeiro USS Nimitz (não nos sets de Hollywood)

Filmado no Atlântico, não no Oceano Pacífico (onde ocorre). O USS Nimitz era um navio da frota do Atlântico até o verão de 1987, quando foi transferido para o Pacífico. USS Kitty Hawk (CV 63) substituiu o Nimitz para a chegada após o "Arizona" em Pearl Harbor.

A tempestade de viagem no tempo é o mesmo efeito especial visto no filme "The Lathe of Heaven" (1980)

O personagem de Charles Durning, o senador Samuel Chapman, é fictício, assim como o "Comitê de Defesa do Senado" que ele co-preside (em 1941, isso provavelmente teria sido o "Comitê de Assuntos Militares" ou o "Comitê de Assuntos Navais") . No entanto, Samuel Chapman Massingale era uma pessoa real e uma figura política.

Tanto o cinegrafista quanto seu operador foram lançados na pista do USS Nimitz quando tentaram pela primeira vez filmar um F-14 decolando.

Agitações e dissidências entre a equipe de filmagem no local resultou em uma série de demissões e substituições.

O piloto japonês capturado é interpretado pelo ator coreano Soon-Tek Oh. Enquanto alguns críticos afirmam que Oh foi mal escolhido porque ele "não parece remotamente japonês", a Coréia foi incorporada ao Império Japonês desde o final da Guerra Russo-Japonesa em 1905 até o final da Segunda Guerra Mundial, e vários milhares de coreanos foram empossados nas forças armadas japonesas durante o período de domínio japonês anterior a dezembro de 1941, inclusive como pilotos nas Forças Navais e Aéreas do Exército Japonês. O próprio Oh nasceu na Coréia em 1932, durante o período do domínio japonês.

O diálogo japonês não traduzido, logo após o piloto japonês pegar uma arma, mas antes do tenente Kajima chegar para traduzir, diz: "Eu quero falar com a pessoa responsável. Venha aqui. Agora vá até lá e use o telefone. Ande Use o telefone para colocar a pessoa no comando e não faça movimentos bruscos."

Lançado na França sob o título "Nimitz: Return to Hell".

A produtora foi enganada em várias centenas de milhares de dólares por uma empresa falsa pouco antes do início das filmagens. Isso levou a um orçamento mais apertado do que o esperado, o que não ajudou quando as filmagens ultrapassaram uma semana, levando a alguns atritos entre os produtores, a equipe de filmagem, o diretor e a estrela Kirk Douglas.

O efeito especial da tempestade que transporta o USS Nimitz no tempo foi realizado com uma máquina de gelo seco e um projetor de feixe de laser estilo boate filmado com iluminação azul.


Cartazes







Filmografia Parcial:

Kirk Douglas (1916-2020)







O Tempo Não Apaga (1946); Fuga do Passado (1947); As Muralhas de Jericó (1948); O Invencível (1949); A Montanha dos 7 Abutres (1951); Assim Estava Escrito (1952); Ulysses (1954); 20.000 Léguas Submarinas (1954);  Sede de Viver (1956); Sem lei e Sem Alma ;Vikings, Os Conquistadores (1958); Duelo de Titãs (1959); Spartacus (1960); Sede de Vingança (1963); Sete Dias de Maio (1964); Os Heróis de Telemark (1965); À Sombra de um Gigante (1966); Sangue de Irmãos (1968); Movidos Pelo Ódio (1969); A Fúria (1978); Cactus Jack, o Vilão (1979); Saturno 3 (1980); Nimitz - De Volta ao Inferno (1980); Caçada Impiedosa (1983); Os Últimos Durões (1986); Oscar - Minha Filha Quer Casar (1991); Os Puxa-Sacos (1994); Acontece Nas Melhores Famílias (2003);  Illusion (2004); Meurtres à l'Empire State Building (2008) 

Martin Sheen







Ardil 22 (1970); A Volta de Johnny Bristol (1972); Terra de Ninguém (1973); A Execução do Soldado Slovik (1974); A Travessia de Cassandra (1976); A Menina do Outro Lado da Rua (1976); Apocalypse Now (1979); Nimitz - De Volta ao Inferno (1980); Gandhi (1982); Um Homem, Uma Mulher E Uma Criança (1983); A Hora da Zona Morta (1983);  Chamas da Vingança (1984); O Guardião (1984);  O Quarto Sábio (1985); Adoradores do Diabo (1987); Marcas de uma Paixão (1987); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); As Mãos da Morte (1992); Tortura Silenciosa (1993); O Silêncio Mortal (1994); Meu Querido Presidente (1995); Celebração dos Anjos: A História de Dorothy Day (1996); Últimas Conseqüências (1997); Spawn: O Soldado do Inferno (1997); Jogo de Intrigas (2001); Prenda-me Se For Capaz (2002); Cidade do Silêncio (2006); Os Infiltrados (2006); A Chamada (2009); O Amor Acontece (2009); O Espetacular Homem-Aranha (2012); Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012); O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014); Trash: A Esperança Vem do Lixo (2014); Bhopal: A Prayer for Rain (2014); L.M. Montgomery's Anne of Green Gables: The Good Stars (2017)

James Farentino (1938–2012)







O Barco do Desespero (1964); O Senhor da Guerra (1965); Uma Garota Avançada (1969); Jesus de Nazaré (Minissérie 1977);  A Vitória do Silêncio (1979); Meu Filho, Meu Mundo (1979); O Nimitz Volta ao Inferno (1980); Evita (1981); Os mortos Vivos (1981); Perigo no Hospital (1983); Trovão Azul (seriado 1984); O Quarto Sábio (1985); Adorável Sedutora (1989); Flagrante Delito (1989); No Cumprimento do Dever (1990); Uma Mulher de Coragem (1994); Vítimas do Desejo (1994); À Prova de Balas (1996); Mulheres da Noite (2001)


Charles Durning (1923–2012)







O Pecado de um Xerife (1970); Irmãs Diabólicas (1972); Golpe de Mestre (1973); Um Dia de Cão (1975); O Dirigível Hindenburg (1975); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); A Fúria (1978); Attica  (1980); Nimitz - De Volta ao Inferno (1980); A Vingança do Espantalho (1981); Caçada em Atlanta (1981); A Melhor Casa Suspeita do Texas (1982); Embalos a Dois (1983); Um Homem Destemido (1985); O Homem do Sapato Vermelho (1985); Os Últimos Durões (1986); Um Policial Acima da Le (1988); Brenda Starr (1989); Dick Tracy (1990); Bonita E Perigosa (1991); Um Estranho à Minha Porta (1993); Na Roda da Fortuna (1994); Ensina-me a Viver (1995); O Protetor (1998); Deu a Louca nos Astros (2000); O Mestre da Vida (2006); Aprendendo a Viver (2009).

Katharine Ross







A Mulher Sem Rosto (1966); O Terceiro Tiro (1967); A Primeira Noite de um Homem (1967); Butch Cassidy (1969); A Mulher que Desejei (1970); As Esposas de Stepford (1975); A Viagem dos Condenados (1976); O Enxame (1978); O Nimitz Volta ao Inferno (1980); O Homem com a Lente Mortal (1982); The Colbys (seriado 1985-1987); Um Crime Quase Perfeito (1991); Donnie Darko (2001); O Herói (2017);  Attachments (2019)


Soon-Tek Oh (1932–2018)







007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974);  Enigma (1977); Os Bons se Vestem de Negro (1978); O Nimitz Volta ao Inferno (1980); Braddock 2: O Início da Missão (1985); Desejo de Matar 4: Operação Crackdown (1987); O Toque da Morte (1994); Um Ninja da Pesada (1997); O Homem do Presidente (2000); Crime em Nova York (2001); Last Mountain (2005).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre