sexta-feira, 4 de outubro de 2019

O CORVO / THE CROW (1994) - ESTADOS UNIDOS



FESTIM DIABÓLICO
Véspera do Dia das Bruxas. Eric Draven (Brandon Lee) é brutalmente assassinado junto com sua noiva, Shelly (Sofia Shinas), em seu apartamento por uma gangue de malfeitores. Os bandidos nunca são capturados. Um ano depois, Draven é trazido dos mortos e parte para a vingança sempre conduzido por um corvo, animal responsável por seu retorno. Enquanto começa a sua vingança, o chefe do submundo local, Top Dollar (Michael Wincott), tenta descobrir um modo de parar o jovem vingador. Os únicos aliados de Draven são uma menina negligenciada pela mãe, Sarah (Rochelle Davis) e um policial das ruas, Albrecht (Ernie Hudson), que esteve na época, na cena do crime.



O último filme de Brandon Lee, "O Corvo", é oriundo de uma HQ homônima do escritor James O'Barr e sua primeira concepção para o cinema não agradou o autor: lhe foi proposto realizar um musical tendo Michael Jackson a frente do elenco, até que entraram no projeto Brandon e o diretor Alex Proyas tornando tudo mais sério. Brandon não era o ator preferido de O'Barr (era Johnny Depp), sendo conhecido pelo filme "Massacre no Bairro Japonês" e o medo de ser feito um filme de Kung Fu, lançado diretamente para o mercado de vídeo, o deixava temeroso, mas após conhecer o ator e vê-lo maquiado percebeu ali sua criação. Mas Brandon não era primeira escolha: River Phoenix e Christian Slater recusaram o papel anteriormente.


A trágica morte do filho de Bruce Lee rendeu diversas especulações. Quem assistiu "Dragão: A História de Bruce Lee" se lembrará de Bruce se referir a um antigo demônio Chinês que atormentava sua linhagem (outros filmes e a ótima série "Bruce Lee: A Lenda" desmentem tais especulações). Só que no filme, em determinado ponto, o "Demônio Samurai" (que representaria mais os temores de Bruce) resolve que irá atrás de Brandon e Bruce o derrota. Coincidências à parte o disparo acidental trouxe à tona essa lembrança. Brandon foi atingido por fragmentos de uma arma com munição real e de festim, que terminou por perfurar seu abdômen (no último filme de Bruce Lee - "Jogo da Morte" -o personagem é alvejado, no abdômen, no set de filmagens, por uma bala de verdade, ao invés da de festim). A cena original de O Corvo não seria feita dessa forma (seria com um dos atores apontando e atirando para a câmera), mas resolveram mudar a cena e o resto já sabemos.



Há certas situações de bastidores que sugerem que o ambiente de produção do filme continha fatos que começariam a evidenciar problemas:  o abuso de cocaína era galopante no set de filmagens por parte da equipe (não com Brandon), de acordo com a Empire Magazine; no primeiro dia de filmagens um carpinteiro sofreu queimaduras graves depois que seu guindaste atingiu linhas de força; nos dias posteriores, um caminhão pegou fogo; um funcionário descontente bateu o carro na loja de gesso do estúdio e um membro da equipe acidentalmente enfiou uma chave de fenda na mão; um incêndio destruiu vários sets de uma produção vizinha; um dublê quebrou várias costelas depois de cair no telhado. Disseram que Brandon apresentou um fascínio mórbido pela morte, costumando dirigir um carro funerário que possuía, visitar túmulos famosos e ouvir The Doors. Até um furacão destruiu os sets. E o mais complicado de tudo: Na vida real, costumam dizer que o corvo (crow) está associado à morte e ao satanismo (para quem não sabe foi usado, na verdade, um Raven que é bem maior e possui um bico mais proeminente que o Crow - em português usamos as duas palavras como "corvo" apesar de alguns aceitarem que Crow seria "Gralha"). Então conjecturar que a produção (apelidada de "A Maldição do Corvo") estaria realmente amaldiçoada seria algo até aceitável.


O Corvo tem uma narrativa estilo fantástica, contada em flashbacks, em uma época indefinida, com visual meio dark, underground, sinistro, enigmático, gótico com constantes chuvas (em um visual calcado em "Batman" de Tim Burton e "Blade Runner") e com violência e crueldade bem acima da média. O estilo video clip pode não ser por acaso, o diretor era oriundo deste segmento. A primeira cena de Draven nos revela uma inevitável dupla sensação: Eric  saindo do túmulo e a lembrança da morte do ator. Mas o filme não é apenas a morte de Brandon, ele funciona por si próprio. Tem momentos bem feitos e outros nem tanto (até porque a Paramount saiu do projeto com medo da repercussão negativa e os envolvidos criaram uma produtora para terminar o filme). O tema "vingador volta da morte para vingar o mal sofrido" é batido, mas por ter uma narrativa bem diferente do normal e oriunda dos quadrinhos tem o seu apelo. O fato do ator querer voltar sua carreira para filmes "mais sérios" e se desvincular da imagem do pai revelou um grande potencial e até podemos dizer que assim como o coringa de Heath Ledger, seu melhor trabalho também foi o último. O ator desliza por prédios e traz aquela fúria nos olhos, alternando com momentos melancólicos (como quando Draven cura uma mulher do vício da morfina) e de tristeza. Essa dualidade de sentimentos, que precisou transmitir em cena, não foi algo fácil e muitos atores acabam escorregando na armadilha. Brandon tinha potencial, mas um projétil acidentalmente findou sua vida aos 28 anos. Seu pai também faleceu durante as filmagens de um filme: "O Jogo da Morte" e vinha de seu maior sucesso "Operação Dragão", onde também foi substituído por um dublê. Coincidências da vida, ainda que a morte de Bruce até hoje seja motivo de diversas especulações.



A conclusão que se chegou a respeito da morte seria que um fragmento (ponta) real de bala calibre 44 (para a cena em close up) que ficou alojada no tambor de um revolver carregado posteriormente com munição de festim. Ao receber o tiro (que na verdade deveria ser de festim e ativaria a bolsa de sangue), o fragmento perfurou o abdômen do ator e, mesmo sendo levado ao hospital e passado por 5 horas de cirurgia, não foi possível impedir a hemorragia e, consequentemente, seu óbito. O ator Michael Massee ficou um ano sem atuar e, anos depois, ainda apresentava pesadelos com o episódio. Até sua morte, em 2016, ele nunca tinha assistido ao filme. As imagens da morte foram usadas como evidência na investigação e posteriormente destruídas. Brandon se casaria logo após as filmagens.


Quanto ao elenco, Brandon estava no melhor papel de sua vida. Essa mudança seria um marco em sua carreira. Ernie Hudson (sempre lembrado pelos filmes "Os Caça-Fantasmas") sempre foi um bom ator e aqui faz um policial que ajuda nosso "herói". Michael Wincott faz o vilão esquisito "Top Dollar" e não compromete. David Patrick Kelly (irreconhecível) faz "T-Bird". O vilão de "Warriors, os Selvagens da Noite" (um dos filmes preferidos de Brandon) aparece pouco, mas consegue se fazer perceber. Curiosamente quando Draven incendeia o carro de "T-Bird", ele dá adeus ao vilão acenando com três dedos, uma homenagem ao vilão de Kelly que ficou famoso por usar o gesto no filme com garrafas. Michael Massee como "Funboy" ficou marcado por ter sido o homem a disparar a arma, mesmo que nenhuma culpa possa ser atribuída ao ator. Fez um vilão bem cruel. Tony Todd como "Grange" sempre será lembrado por ter feito "O Mistério de Candyman" e "Território Inimigo". Dentro do que lhe foi passado conseguiu boa atuação. Ainda temos a menina Rochelle Davis como Sarah que só voltaria a atuar em 2009 e está terminado um filme sem data definida de lançamento, temos também Marco Rodríguez como o chefe de polícia (vocês se lembrarão dele na primeira cena de "Stallone Cobra" dentro do mini-mercado) e Anna Levine como mãe de Sarah (vocês se lembrarão dela em "Os Imperdoáveis" com Eastwood).


O Corvo foi prejudicado pela morte de Lee (dizem que aconteceu três dias antes do término). Com a saída do estúdio e cenas a serem terminadas e montadas, o filme sofreu altos e baixos. Dizem ser fiel a Graphic Novel, mas tem momentos de violência que incomoda e tenta amenizar em outros o que quebra um pouco a dinâmica do filme, mas dentro do público que curte o gênero é uma boa pedida e a trilha sonora tem ótimos artistas em composições bem interessantes.

Trailer:


Curiosidades:
O diretor Alex Proyas originalmente queria filmar o filme inteiro em "preto e branco", mais próximo dos quadrinhos, usando apenas cores nas cenas de flashback de Draven com tema de alto contraste, mas os executivos do estúdio não permitiram que ele experimentasse a abordagem. Isso fez com que o Proyas gravasse grande parte do filme em um tema monocromático de cores misturado com vermelho e cinza escuro.

(cerca de 26 minutos) O poema que Eric Draven cita quando ele invade a loja de Gideon é "The Raven", de Edgar Allan Poe. Draven diz "De repente ouvi uma batida ...", enquanto o poema de Poe realmente diz "De repente veio uma batida".

(cerca de 26 minutos) Segundo Jon Polito, Brandon Lee se cortou quando quebrou o copo na loja de Gideon. O vidro era de vidro separatista e é muito raro alguém ser cortado por ele. Polito disse que comentou com Lee que temia que ele morresse em um acidente no set como Vic Morrow durante as filmagens de "No Limite da Realidade" (1983). Infelizmente, a previsão de Polito acabou sendo verdadeira.
O escritor James O'Barr: (cerca de 32 minutos) faz uma ponta roubando uma TV depois que a loja de Gideon explodiu.

(cerca de 47 minutos) A parte final da cena no apartamento de Albrecht foi editada por Brandon Lee e Ernie Hudson. A frase sobre Shelley ("acredite em mim, nada é trivial") não estava no roteiro.

(cerca de 58 minutos) O dispositivo incendiário que Eric deixa cair no colo de T-Bird é uma granada de fósforo branca. Quando detona, queima a 1371 graus Celsius.

(cerca de 58 minutos) David Patrick Kelly trouxe uma cópia antiga do livro IV de "Paradise Lost" de John Milton para o set para que ele pudesse usá-la quando seu personagem citasse as palavras finais de T-Bird 

O roteirista David J. Schow: (por volta de 1h 13min) faz uma ponta como um dos primeiros homens a serem mortos durante a briga na sala de reuniões. Você o vê cair e desaparecer abruptamente debaixo da mesa.

A frase "Mãe é o nome de Deus nos lábios e no coração das crianças pequenas", falada por Eric, enquanto ele drena a morfina do braço de Darla, é uma citação de William Makepeace Thackeray.

Embora a maioria das cenas após a morte de Brandon Lee tenha sido composta digitalmente - havia de fato uma máscara feita diretamente a partir de um molde de seu rosto (que deveria ser usada em seus dublês, se necessário). Eles tentaram criar cenas usando essa máscara, no entanto, o elenco e a equipe ficaram perturbados demais com o molde sendo destruído e meios digitais foram usados para preencher as lacunas.

Eric era mecânico nos quadrinhos e seu sobrenome (Draven) nunca foi mencionado. Ele foi transformado no filme em músico como uma homenagem a todas as referências musicais que James O'Barr tinha nos quadrinhos.

A produção não tinha dinheiro - ou espaço - para filmar uma sequência de perseguição de carros, então eles fizeram com miniaturas.

Linda Lee Cadwell, viúva de Bruce Lee e mãe de Brandon Lee, entrou com um processo por negligência contra o produtor Edward R. Pressman, o ator Michael Massee e outros 12 acusados pela morte de seu filho no set. Foi estabelecido, fora dos tribunais, o valor de US $ 3 milhões.

Com seus lucros com o filme, James O'Barr comprou para a mãe um carro e um sistema de som para si, e depois doou o resto. "Eu era realmente um bom amigo de Brandon, então me pareceu dinheiro de sangue", disse ele em uma convenção de quadrinhos em 2009. "Eu não queria lucrar às custas dele. E mantive esse segredo por muito tempo. Não é caridade se você receber crédito por isso."

O carro de T-Bird é um Ford Thunderbird de 1973. A música tocando no rádio, "Big Empty", de Stone Temple Pilots, apareceu pela primeira vez na trilha sonora do filme.

Demorava entre 35 minutos e uma hora para aplicar a maquiagem de Brandon Lee, que poderia ficar no lugar por horas; o artista de efeitos especiais Lance Anderson criou uma máscara de borracha com fendas, para que o padrão de linhas ao redor dos olhos e da boca fosse consistente.

Além de sua participação especial no tiroteio na sala de reuniões, o roteirista David J. Schow era frequentemente o dublê de vários atores (os pés de T-Bird em uma cena e assim por diante).

Cenas com Michael Berryman como o "Cowboy da Caveira" foram cortadas.

Sobre os poderes de Eric serem confusos, com uma cena do corvo sendo baleado, de alguma forma afetando apenas os poderes de cura de Eric e não seus poderes de transferência de mente, em todo o seu contexto, as cenas parcialmente editadas explicariam os poderes sob uma luz diferente. Em vez dos poderes de Eric serem dependentes da saúde do corvo, seus poderes só seriam concedidos a ele desde que ele se concentrasse em buscar vingança contra seus assassinos imediatos. Presumivelmente, o personagem suprimido, "Cowboy da Caveira", seria alguém em uma posição semelhante à de Eric que em algum momento falhou por não se apegar apenas à busca de vingança, sendo condenado a percorrer a Terra por toda a eternidade (seja por não obter vingança ou não retornar ao seu túmulo depois de obter a vingança). Isso teria explicado as vulnerabilidades de Eric na luta final da igreja, já que seus assassinos já estavam eliminados e ele estava agindo por algo aparentemente não relacionado ao seu assassinato.

Eric Mabius, que protagonizou "O Corvo: Salvação" (2000), fez o teste para o papel de Funboy.

Cameron Diaz recebeu o papel de Shelly, mas recusou porque não gostou do roteiro.

A música "A Grave Mistake" da banda de metal americana Ice Nine Kills é baseada na história deste filme. A música está no "The Silver Scream", o quinto álbum da banda. Cada música do disco vem de um filme ou série de terror diferente.

Havia planos para um remake com Jason Momoa, mas em maio de 2018, o ator deixou o projeto.


Brandon Lee
 




 Maquiagens: Brandon Lee e Heath Ledger






A Diferença entre Crow e Raven:




 
Trilha Sonora
Jane Siberry - It Can't Rain All the Time
Big Empty - Stone Temple Pilots
Burn - The Cure
Golgotha Tenement Blues - Machines of Loving Grace
Color Me Once - Violent Femmes
Dead Souls - Nine Inch Nails
Darkness - Rage Against the Machine
Snakedriver - The Jesus & Mary Chain
Time Baby II - Medicine
After the Flesh - My Life With The Thrill Kill Kult
Milktoast - Helmet
Ghostrider - Rollins Band
Slip Slide Melting - For Love Not Lisa
The Badge - Pantera

Filmografia Parcial:
Brandon Lee

 











Kung Fu: O Filme (1986); Legado de Fúria / Sede de Vingança / Brandon Lee - O Filho do Dragão (1986);  Missão Resgate (1989); Massacre no Bairro Japonês (1991); Rajada de Fogo (1992); O Corvo (1994)

Ernie Hudson













Meu Lutador Favorito (1979); Octagon: Escola para Assassinos (1980); Nasce um Cantor (1980); Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983); Embalos a Dois (1983); Os Caça-Fantasmas (1984); Os Doze Condenados: Missão Fatal  (1988); Leviathan (1989); Atração Perigosa (1989); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); A Mão que Balança o Berço (1992); Inferno Branco (1993); Fuga de Absolom (1994); O Corvo (1994); Diário de um Adolescente (1995); Congo (1995); O Substituto (1996); Tornado! (1996); Mr. Magoo (1997); Michael Jordan: An American Hero (1999); Força de Elite (1999); 762 - O Vôo do Medo (2000); Miss Simpatia (2000); Oz (seriado 1997-2003); Baila Comigo (2005); Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa (2005); Doonby: Todos Tem o Direito de Viver (2013); Deus Não Está Morto 2 (2016); Caça-Fantasmas (2016); Ghostbusters 2020 (2020)

Rochelle Davis












O Corvo (1994); Hell House (2009); Grotesque (2016)


Michael Wincott












Travessia Selvagem (1979); Um Bilhete Para o Céu (1981); O Último Pesadelo (1983); O Siciliano (1987); Talk Radio: Verdades que Matam (1988); Doce Inocência (1989); Nascido em 4 de Julho (1989); The Doors (1991); Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991); 1492: A Conquista do Paraíso (1992); Os Três Mosqueteiros (1993); O Corvo (1994); Panteras Negras (1995); Estranhos Prazeres (1995); Basquiat - Traços de Uma Vida (1996); O Negociador (1997); Alien, a Ressurreição (1997); Na Teia da Aranha (2001); O Conde de Monte Cristo (2002); O Assassinato de um Presidente (2004); O Escafandro e a Borboleta (2007); Cavaleiro de Copas (2015); O Retorno de John Henry (2015); A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (2017). 

David Patrick Kelly












Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); 48 Horas (1982); A Morte nos Sonhos (1984); Comando Para Matar (1985); Rodas do Terror (1987); Coração Selvagem (1990); As Aventuras de Ford Fairlane (1990); Malcolm X (1992); O Corvo (1994); O Último Matador (1996); Um Adolescente em Apuros (1997) ; A Conquista da Honra (2006); De Volta ao Jogo (2014); John Wick: Um Novo Dia Para Matar (2017); Twin Peaks: O Retorno (minissérie 2017)



Tony Todd:
 

 









Platoon (1986); Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (1987); Território Inimigo (1987); As Cores da Violência (1988); Bird (1988); A Noite dos Mortos-Vivos (1990); O Mistério de Candyman (1992); O Corvo (1994); Candyman 2 - A Vingança (1995); A Rocha (1996); Prova de Fogo (1997); O Mestre Dos Desejos (1997); Premonição (2000);  Premonição 2 (2003);  O Homem da Terra (2007); Premonição 5 (2011); Agoraphobia (2015) 


Sofia Shinas












O Corvo (1994);  Velocidade Terminal (1994); O Próximo Alvo  (1995); Dilemma (1997); Planet of the Pitts (2004); DaZe: Vol. Too (sic) - NonSeNse (2016)



Michael Massee (1952–2016)
 












O Corvo (1994); Sahara - Em Busca da Sobrevivência (1995); Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995); Mojave: Sob o Luar do Deserto (1996); Estrada Perdida (19970; O Fim da Violência (1997); Brincando com a Morte (1997); Amistad (1997); 24 Horas (seriado 2001 a 2002); Mulher-Gato (2004); A Inquilina (2011); O Espetacular Homem-Aranha (2012); CBGB: O Berço do Punk Rock (2013); O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014); Os Últimos Sobreviventes (2014);Everlasting (2016)


Marco Rodríguez












Tacada Mortal (1980); Dama de Ouro (piloto de seriado 1985); Stallone: Cobra (1986); O Limite da Traição (1987); Sangue de Herói (1989); Justiça Cega (1990); Maniac Cop 2: O Vingador (1990); Rookie: Um Profissional do Perigo (1990); Justiceiro da Noite (1993); O Corvo (1994); Amazônia em Chamas (1994); Desejo Assassino (1995); Uma Escola Muito Doida (1996); O Vingador (2003); Menina de Ouro (2004); Velozes & Furiosos 4 (2009); Um Parto de Viagem (2010); O Abutre (2014); El Chicano (2018); Era Uma Vez em... Hollywood (2019)

Anna Levine












Amarga Sinfonia de Auschwitz (1980); Portal do Paraíso (1980); Os Amantes de Maria (1984); Procura-se Susan Desesperadamente (1985); O Romance de Murphy (1985); Caminhos Violentos (1986); Totalmente Selvagem (1986); Atração Fatal (1987); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); Bird (1988); Talk Radio: Verdades que Matam (1988); Warlock: O Demônio (1989); Os Imperdoáveis (1992); O Corvo (1994); Ninguém Segura este Bebê (1994); Os Bad Boys (1995) Cafe Society (1995); Bridget (2002); (2009)

Bai Ling










  

O Corvo (1994);  Louca Paixão (1994); Nixon (1995);  Justiça Vermelha (1997); As Loucas Aventuras de James West (1999); Anna e o Rei (1999); Cidade dos Vampiros (2001); Táxi 3 (2003); Paris (2003); Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (2004); Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (2005); Os Reis de Dogtown (2005); Southland Tales: O Fim do Mundo (2006); Hackers - Ladrões de Vida (2007); Amaldiçoada (2008); A Vida é Bela (2008); Adrenalina 2 (2009); A Jaula (2010); Sem Regras (2011); Speed Dragon (2013); Jogo de Assassinos (2013); Blood Shed: A Chave do Inferno (2013); Samurai Cop 2: Deadly Vengeance (2015); Sharknado 5: Voracidade Global (2017); Dead Ringer (2018); Painted Beauty (2019)

Alex Proyas (Diretor)
Video Clips
INXS: Kiss the Dirt (Falling Down the Mountain) (1986); Crowded House: Don't Dream It's Over (1986); Fleetwood Mac: Everywhere  (1988); Mike Oldfield: Magic Touch (1988); Crowded House: Better Be Home Soon (188); Alphaville: Mysteries of Love (1990); Sting: All This Time (1991)
Filmes:
O Corvo (1994); Cidade das Sombras (1998); Eu, Robô (2004); Presságio (2009); Deuses do Egito (2016)

2 comentários:

  1. Bom dia, Luis. O Corvo é um filme com visual soturno me fazendo lembrar vagamente de alguma saga de Batman. Realmente há uma história manjada e com todos seus elementos clichês (adolescente desprotegida, casal apaixonado, agressão brutal e sem motivo e sua consequente e triunfal vingança). A construção dos personagens trás uma grande expectativa: o outrora dócil Eric é agora um "homem" amargurado em busca de justiça. Albrecht parece desmotivado ao ver "gente ruim nas ruas" e desvalorizado pelos seus superiores. T-Bird trás mais um personagem inquieto na vida de David Patrick Kelly - que parece ter nascido para fazer esses papéis -, o zombeteiro Funboy que trouxe um profundo trauma a Michael Massee e o monossilábico e cruel Top Dollar que entrega o que o personagem pede, ou seja, nada demais. Porém o desenvolvimento parece esfriar em certos momentos. Parece existir um "ele matou quase todos, e agora?". Mas o filme de modo geral não compromete, trata-se de um bom passatempo que gerou franquia (não assisti nenhuma das continuações) e, por consequência, novos fãs. Infelizmente a prematura morte de Brandon Lee fez com que o filme ficasse em segundo plano, o que é bastante natural. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Janerson.
    A morte de Brandon foi muito alardeada na época e o incidente atrapalhou muito a concepção final, principalmente após a saída do Estúdio do Projeto. Com isso o filme se tornou irregular. Quanto a questão do argumento morte-vingança, este permeou os anos 80, na qual os Estúdios viram um filão a ser explorado. E o fazem até hoje, reciclando certos conceitos e criando novas formas de ação. O Corvo, como era de se esperar, teve sequências abaixo do original(em orçamento e qualidade), cuja intenção era faturar alguns trocados ou serem reinvestidos para bancar outras produções. Muito obrigado por mais este comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre