segunda-feira, 5 de abril de 2021

O DESAFIO FINAL / BIONIC SHOWDOWN: THE SIX MILLION DOLLAR MAN AND THE BIONIC WOMAN (1989) - ESTADOS UNIDOS


CONFRONTO BIÔNICO

Estamos na era da Glasnot ("transparência") impetrada pelo presidente russo Mikhail Gorbachev. Nesse novo panorama político, Oscar Goldman (Richard Anderson), a frente do comando da OSI, está ajudando com a segurança nos World Unity Games (Jogos da Unidade Mundial)  em Toronto, Canadá, com Steve Austin (Lee Majors) servindo como chefe de segurança de um evento no Pentágono, a pedido especial de Oscar, já que se encontrava aposentado. Jamie Sommers (Lindsay Wagner) também se encontra no local como convidada. A situação muda inesperadamente quando um homem invade o local e consegue roubar importantes documentos confidenciais atacando os seguranças e arremessando Oscar por uma janela. Mas esse não é o principal problema: como toda a ação foi muito rápida e a identidade do criminoso não foi descoberta,  as suspeitas recaem sobre a dupla biônica, especialmente Steve. Só que esse espião revela-se um ser biônico muito mais aprimorado do que a Steve e Jaime.  Enquanto isso uma nova mulher biônica está sendo preparada nos laboratórios da OSI: Kate Mason (Sandra Bullock), uma jovem presa a uma cadeira de rodas, sofrendo de uma doença que lhe causa degeneração muscular, e que  recebe uma tecnologia totalmente nova:  seu corpo é nutrido com milhares de nervos biônicos, seus ossos reforçados com material ultra resistente e um micro computador é instalado em seu cérebro permitindo uma visão de longo alcance e outras funcionalidades.

Uma crise diplomática está em vias de ameaçar o mundo com o surgimento deste espião e Oscar Goldman vê seu poder sendo diminuído com a chegada do general  John McAllister (Robert Lansing) no comando da OSI.  McAllister foi designado para reavaliar a eficácia atual da organização e proceder uma investigação sobre quem seria o traidor na organização: Steve, Jamie ou Kate? Todos são suspeitos. Há a possibilidade de outros agentes infiltrados e ninguém pode ser desconsiderado, nem o próprio McAllister.  Quando Oscar descobre que seu sobrinho, Jim Goldman (Jeff Yeager), sofreu um atentado no lugar de Steve, pede ao general que salve sua vida com implantes biônicos, só que McAllister não aceita seu pedido. Oscar renuncia e termina por ser sequestrado pelo agente biônico, cuja força Steve não consegue conter. Agora cabe a Steve,  Jamie e Kate evitarem que os jogos sejam o alvo de uma atentado e, ao mesmo tempo, descobrirem como poderão resgatar Oscar, cujo paradeiro é desconhecido, assim como identificar quem está vazando segredos biônicos.

Penúltima aventura do casal biônico após o final das séries do "O Homem de Seis Milhões de Dólares" e da "Mulher  Biônica" e precedido do telefilme "A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica", cujo último filme da trilogia viria com "Biônicos Para Sempre".  Desafio Final (título brasileiro ruim que não remete a série ou aos protagonistas) foi passado por aqui pelo SBT e tudo leva a crer, pelas gravações da Tv, feita por alguns espectadores, que a emissora cortou quase 22 minutos de projeção, isto é, um filme de 92 minutos foi condensado em 70 minutos ficando de fora partes importantes que interligam a história e a tornam mais coesa. Esses cortes transformaram o filme em algo meio confuso (os cortes aconteceram na primeira metade do filme) como, por exemplo, o atentado contra Jimmy e suas consequências.

Partindo da versão original, percebemos, logo nos créditos, que os produtores executivos foram  Richard Anderson e Lee Majors. Nesse telefilme, até pela apresentação, que parece ser típica de um seriado, há a clara intenção de um “backdoor episode” (apresentação de personagens a um público antes que os criadores decidam se pretendem ou não seguir uma série spin-off  - série derivada de outra - com esses personagens). Como o telefilme anterior não logrou sucesso em criar uma nova franquia, os envolvidos tentaram uma segunda vez agora com uma promissora atriz chamada Sandra Bullock. O ator Tom Schanley (como Michael Austin) não retornou sendo apenas citado. Se fosse bem aceito pelo público, Bullock talvez fosse conhecida como a segunda atriz a fazer uma série da Mulher Biônica, mas quis o destino lhe reservar voos mais altos numa carreira de sucesso.

O filme até apresenta um enredo bem interessante colocando a dupla biônica quase que em segundo plano e deixando Sandra sustentar o filme, o que o fez com muita eficiência. Talvez grande parte desse filme ser lembrado pelos não fãs da série é a presença da atriz. Mas, claro, o veículo principal era mostrar Steve e Jamie em ação. Para isso foi posto na direção Alan J. Levi, diretor de vários seriados, inclusive o do "Homem de Seis Milhões de Dólares" e da "Mulher Biônica", com Michael Sloan, Robert De Laurentis e Brock Choy a frente da história e roteiro. Novamente há erros e acertos nesse novo exemplar: transportar a ação de Los Angeles, Califórnia, para Toronto, Canadá, ficou estranho pelo fato da OSI ser uma agência americana atuando em solo canadense. O Canadá não tem sua própria agência de segurança? precisa que outro país atue por ela?;  a questão dos implantes de Kate são meio confusos ao espectador, assim como a origem do espião biônico, o que nos leva a crer que seriam melhor desenvolvidos na série que não foi efetivada; o romance vai-não-vai de Steve e Jaime fica um pouco cansativo, mas se resolve no final abrindo uma porta para o próximo telefilme que só seria realizado 5 anos depois; outra dúvida é por que Jaime se cansa ao correr se seus membros biônicos são autônomos e dispendem pouco consumo de oxigênio e energia física?(pelo menos é o que diziam na série) A idade orgânica influencia? Poderiam explicar melhor essa parte. Como Kate aciona seus poderes frente a uma plateia de centenas de pessoas e nenhuma repercussão surge do fato? Pelo menos sabemos que o fato de Kate se cansar durante a prova é que ela pode desativar ou controlar os comandos que acionam a força muscular. Já as qualidades no filme são que a dupla biônica funciona novamente, menos do que os fãs esperavam, mais não há exageros. O ritmo é rápido, mostrando que é um telefilme e os novos aprimoramentos dessa nova linhagem de biônicos é bem interessante, fugindo dos anos 70 e entrando nos anos 90. Temos até um disruptor capaz de anular habilidades biônicas. A possibilidade de um ciborgue de outra nação faz muito sentido se considerarmos que desde o telefilme anterior, muitos sabem das habilidades  de Steve e Jaime, além de Michael, cujos aprimoramentos certamente deram vida a esse novo espião. E, claro, novamente temos bons atores para ajudar o filme a fluir naturalmente.

Quanto ao elenco, Lee Majors e Lindsay Wagner são o motivo do filme existir, mas é Sandra Bullock quem carregou o filme.  Nesse seu segundo filme, aos 23 anos, Bullock convence como uma jovem que adquire os poderes, mas mantém-se como uma jovem que sonha, se apaixona e salva o dia. Dá até para imaginar que uma série estrelada pela atriz seria um sucesso, mas os produtores não identificaram ali uma futura estrela capaz de estrelar um seriado. Melhor para a atriz que se tornou conhecida a partir de "O Demolidor" (1993), ao lado de Stallone e Snipes, seguindo uma carreira vitoriosa. Temos novamente Richard Anderson fazendo seu personagem clássico.  Temos também Martin E. Brooks como Rudy Wells (em rápida aparição), Robert Lansing do filme “Quarta Dimensão” e do breve seriado “Automan” como  o general que chega para por “ordem na casa” e Jeff Yagher que tinha participado do seriado "V: Os Extraterrestres no Planeta Terra" e deve ter sido um dos motivos para fazer par com Bullock. Seu papel não o ajudou muito.  Temos novamente o personagem Jim Castilliam interpretado por Lee Majors II (filho do ator) com participação também bem reduzida . Para completar o veterano ator Josef Sommer que faz um vilão bem óbvio.

 

Bionic Showdown  (algo como “confronto biônico” que acredito seria um título melhor e mais comercial) pode ser considerado um filme superior ao primeiro em termos de história, mas inferior se a ideia era rever uma nova aventura de seus heróis de infância. O filme é bem interessante, mas com algumas inconsistências que poderiam ter sido contornadas. Funciona como rápido passatempo e como curiosidade de ver Sandra Bullock em seus primeiros trabalhos. Termina com uma brecha para o terceiro e último filme que encerra a participação da dupla central, hoje na casa dos 70 e 80 anos.


Curiosidades:

O fato de Jimmy ser sobrinho de Goldman apresenta um dilema. O único irmão conhecido de Oscar Goldman era Sam Goldman, que morreu durante a Segunda Guerra Mundial, conforme revelado no episódio "Iron Ships and Dead Men" da Mulher Biônica. O filme não explica quem seria o outro irmão de Oscar que teria um  filho tão jovem.

Os créditos de abertura do filme mostram representações gráficas de computador dos aumentos biônicos de Kate Mason. Algumas especificações mostram: Kate possui visão noturna e uma capacidade de ampliação de 1250: 1 podendo armazenar imagens em um buffer de memória interna para recuperação posterior. Possui também radar e sonar.

O espião parece possuir todas as habilidades de Kate e uma visão com capacidade  de  Raios-X

Kate e o espião compartilham os mesmos efeitos visuais e sonoros quando usam suas habilidades.

A morte do espião marca uma das poucas ocasiões em que um herói biônico tira uma vida desde os primeiros dias da série original do Homem de Seis Milhões de Dólares.

A referência à "liga óssea" provavelmente pode ter sido citada para elucidar as dúvidas de como os ossos de Steve e Jaime seriam capazes de suportar as pressões exercidas por seus membros biônicos nos seriados.

O fato de Jaime conseguir  captar os cliques em código Morse de baixa frequência com sua audição biônica, em sua transmissão de rádio, parece muito improvável.

Oscar Goldman afirma que existem apenas quatro seres humanos biônicos: Steve Austin, Jamie Sommers, Michael Austin e Kate Mason. No universo biônico, havia até seis: Barney Hiller, o "Homem dos Sete Milhões de Dólares" (interpretado por Monte Markham) e Andy Sheffield (interpretado por Vincent Van Patten que se tornou o "Garoto Biônico" em 1976. Barney Hiller, no entanto, apenas apareceu em dois episódios e teve sua biônica ajustada para a força normal no final de cada episódio. Da mesma forma, Andy voltou para a força normal no final de sua aparição, deixando apenas quatro seres humanos com habilidades biônicas: Steve Austin, Jamie Sommers, Michael Austin e Kate Mason.

O primeiro papel "creditado" de Sandra Bullock na televisão.

Devido ao interesse internacional deste filme, ele foi comercializado com uma turnê com atores do elenco,

Oscar cita "Rick's Bar", imitando a voz de Humphrey Bogart. Uma homenagem ao filme Casablanca (1942).

Jeff  Yagher é casado a atriz Megan Gallagher da série Millennium (1996-1999)

Robert Lansing faleceu aos 66 anos em decorrência de um câncer

Richard Anderson faleceu aos 80 anos de causas naturais

Martin E. Brooks faleceu aos 90 anos de causas naturais

Sandra Bullock ganhou o Oscar por Um Sonho Possível (2009) e foi indicada por Gravidade (2013)

Lindsay Wagner foi indicada duas vezes ao Globo de Ouro pelo seriado A Mulher Biônica em 1977 e 1978 e conquistou o Emmy por sua atuação no seriado. Está na Calçada da Fama desde 1984

Lee Majors ganhou o Globo de Ouro por sua performance em O Homem de Seis Milhões de Dólares em 1977

O nome de batismo de Lee Majors é  Harvey Lee Yeary

Lindsay Jean Wagner é o nome completo da atriz

Sandra Annette Bullock  é o nome completo da atriz


Trailer:



Frozen Ghost - Step By Step


Abertura Francesa do Seriado O Homem de Seis Milhões de Dólares

"Steve Austin, astronaute. Un homme tout juste vivant. Messieurs, nous pouvons le reconstruire. Nous en avons la possibilité technique. Nous sommes capables de donner naissance au premier homme bionique. Steve Austin deviendra cet homme. Il sera supérieur à ce qu'il était avant l'accident. Le plus fort Le plus rapide En un mot, le meilleur!"



Abertura em "espanhol latino" do Seriado O Homem de Seis Milhões de Dólares

"Steve Austin, astronauta. Su vida está en peligro. Lo reconstruiremos. Poseemos la tecnología para convertirlo en un organismo cibernético, poderoso, superdotado"




Robert Lansing em Quarta Dimensão 








Jeff  Yagher na Série V: Os Extraterrestres no Planeta Terra 











Lindsay e Sandra


A Mulher Biônica











Capa da Revista Tv Séries











Capa da Revista Look-in












Cartazes:
























Filmografia Parcial:

Lee Majors







Almas Mortas (1964); ...E o Bravo Ficou Só (1967); The Big Valley (seriado 1965-1969); Weekend of Terror (1970); O Homem de Virgínia (seriado 1970-1971); A Libertação de L. B. Jones (1970); Owen Marshall, Counselor at Law (seriado 1971 -1974); O Homem de Seis Milhões de Dólares (primeiro piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinhos Mulheres e Guerras (segundo piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1974-1978); A Mulher Biônica (6 episódios 1976); U-2 - Vôo Clandestino (1976); O Viking (1978);  O Peixe Assassino (1979); Agência de Assassinos (1980); Matar ou Morrer 2 (1980); Rota do Perigo ou S.O.S Starflight(1983); Duro na Queda (seriado 1981-1986); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); O Desafio Final (1989); Raven (seriado 1992-1993); Biônicos Para Sempre (1994); Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Um Adolescente em Apuros (1997); The Protector (1998);  Musketeers Forever (1998); Primary Suspect (2000); Ardendo no Frio (2001); O Grande Mentiroso (2002); Duelo dos Homens Sem Lei (2005); Pai, Filho e um Espírito Louco!! (2006); Os Irmãos Solomon (2007); Me & Lee? (2007); The Adventures of Umbweki (2009); Johnny (2010); Você Acredita? (2015); Toxin: 700 Days Left on Earth (2015); Wild Bill Hickok: Swift Justice (2016); Victory by Submission (2017); Comer, Brincar e Amar (2017); Ash vs Evil Dead (seriado 2016-2018); Narco Sub (2021).


Lindsay Wagner







Amor Sem Promessas (1973); O Homem que Eu Escolhi (1973); Second Wind (1976); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1975-1976) ; A Mulher Biônica (seriado 1976-1978);  A Incrível Jornada da Dra. Meg Laurel (1979); Os Dois Mundos de Jennie Logan (1979); Falcões da Noite (1981); Alto Risco (1981); Callie & Son (1981); As Lembranças São Eternas (1982), I Want to Live (1983); Martin's Day (1985); O Outro Amante (1985); Esta Criança é Minha (1985); Jovem de Novo (1986); Um Estranho em Minha Cama (1987); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); Intercâmbio de Alunos (1987); As Leis do Ódio (1988); O Sequestro do Voo 847: A História de Uli Derickson (1988); Nos Braços da Morte (1989); O Desafio Final (1989); Relações de Ódio (1990); Sem Limite para Vingar (1991); Sombras do Passado (1992);  Travessia Fatal (1992); Enfermeiras em Perigo (1993); Bionicos Para Sempre (1994); Men Who Hate Women & the Women Who Love Them (1994);  Fighting for My Daughter (1995); Contágio - Fora De Controle (1997); Um Cruzeiro Para o Inferno (1998); Legado de família (2005); Who Killed Soul Glow? (2012); A Casa de Ação de Graças (2013); Comer, Brincar e Amar (2017); Sansão (2018); Aplicativo para o Natal (2018); Christmas on the Range (2019); Christmas at the Ranch (2021)

Sandra Bullock







Carrascos (1987);  O Desafio Final  (1989); Assassinato no Central Park (1989); Uma Secretária de Futuro (seriado 1990); O Silêncio do Lago (1993); Um Sonho, Dois Amores (1993); O Demolidor (1993); Velocidade Máxima (1994); Enquanto Você Dormia (1995); A Rede (1995); Tempo de Matar (1996); Velocidade Máxima 2 (1997); Da Magia à Sedução (1998); Forças do Destino (1999); Gente Famosa (2000); Miss Simpatia (2000); Cálculo Mortal (2002); Amor à Segunda Vista (2002); Crash: No Limite (2004); Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa (2005);  A Casa do Lago (2006); Premonições (2007); A Proposta (2009); Um Sonho Possível (2009); Oito Mulheres e um Segredo (2018); Caixa de Pássaros (2018)

Richard Anderson (1926–2017)








Aviso Denunciador (1950);  Nobre e Rebelde (1950); Dilema de uma Consciência (1951); Depois da Tormenta (1951); Rica, Bonita e Solteira (1951);  A um Passo do Fim (1951);  Assim são os Fortes (1951); O Homem Desconhecido (1951); Scaramouche (1952); Meu Amigo, o Leão (1952) Procura-se uma Estrela (1953); O Príncipe Estudante (1954); Marujos e Sereias (1955); Planeta Proibido (1956); Um Grito na Escuridão (1956); O Palhaço que não Ri (1957); Glória Feita de Sangue (1957); O Mercador de Almas (1958); A Maldição do Homem Sem Face (1958); Estranha Obsessão (1959); Duelo em Dodge City (1959); O Pior Calhambeque do Mundo (1960); Monte Carlo (1961); O Mensageiro da Vingança (1963); Anjo do Diabo (1964); Perry Mason (seriado 1964-1966); Along Came a Spider (1970);  Menace on the Mountain (1970); Macho Callahan (1970); Tora! Tora! Tora! (1970); Dan August (seriado 1970 - 1971);  Dead Men Tell No Tales (1971); The Astronaut (1972); The Longest Night (1972); A Noite do Estrangulador (1973);  O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinhos Mulheres e Guerras (segundo piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão (1973); Na Mira do Investigador (1974); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1974-1978); A Mulher Biônica (6 episódios 1976); Yasei no shômei (1978); The Immigrants (1978); Murder by Natural Causes (1979); Retrato Falado (seriado 1984 - 1985); O Retorno de Perry Mason (1985); Dinastia (1986-1987); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987);  Stranger on My Land (1988); O Desafio Final (1989); O Jogador (1992); Anjos Assassinos (1993); Conspiração Policial (1994); Biônicos para Sempre (1994);  Truque do Medo (1996); Kung Fu: A lenda Continua (seriado 1993-1997); Breakout: Uma Aventura Muito Louca (1998); The Blood Trail (2015)

Geraint Wyn Davies






Vingança Sangrenta (1977); D.O.A. (1978); Águia de Fogo (seriado 1987);  O Desafio Final (1989); Terror Stalks the Class Reunion (1992); Other Women's Children (1993); Sabotagens do Além (1993); Dançando no Escuro (1995); Conspiração do Medo (1995); Trilogy of Terror II (1996); Maldição Eterna (seriado 1992 -1996); Black Harbour (seriado 1996-1999); Trudeau (2002); One of the Hollywood Ten (2000); Psicopata Americano 2 (2002); Cubo 2: Hipercubo (2002); The Wild Dogs (2002); Coisas que Nunca se Esquecem (2004); 24 Horas (seriado 2006);  I Know What I Saw (2007); I Know What I Saw (2007); Hamlet (2016); The Merry Wives of Windsor (2020)

Martin E. Brooks (1925–2015)







Johnny Gunman (1957); The Doctors (seriado 1963); Colossus 1980 (1970); The Old Man Who Cried Wolf (1970); O Presidente Negro (1972); O Homem de Seis Milhões de Dólares  (1975 -1978);  A Mulher Biônica (1976-1978);  Lembrança do Passado (1985); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); O Desafio Final (1989); Biônicos Para Sempre (1989);  Força-T - O Esquadrão de Aço (1994); Street Gun (1996)

Robert Lansing (1928–1994) 







Quarta Dimensão (1959);  Águias em Alerta (1963); Don Juan Era Aprendiz (1963); Calhoun: County Agent (1964); 12 O'Clock High (seriado 1964 -1965);  Namu, a Baleia Assassina (1966); Resgate de uma Vida (1971); Duelo Contra a Morte (1972); Wild in the Sky (1972); O Tesouro Maldito (1976); O Inferno na Neve (1977); O Império das Formigas (1977); Automan (seriado 1983-1984); O Desafio Final (1989) Kung Fu: A Lenda Continua (seriado 1994 1995)

Jeff Yagher







V: Os Extraterrestres no Planeta Terra (seriado 1984-1985); Três Mulheres Fora da Lei (1987); Sol, Praia e Amor (1989); O Desafio Final (1989); Sem Segredos (1991); Madonna - A Inocência Perdida (1994);  A Kidnapping in the Family (1996); Meus Queridos Presidentes (1996); A Wing and a Prayer (1998); Projeto Pandora (1998); Pursuit of Happiness (2001); Voando Alto (2003); A Sete Palmos (seriado 2004-2005);  Sr. & Sra. Smith (2005); A Revolta de Atlas: Parte II (2012); Atlas Shrugged: Part III (2014)

Lee Majors II








A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987);  O Desafio Final (1989); Chinatown Connection (1990); Fatal Encounter (1990); Biônicos Para  Sempre (1994); O Sorveteiro (1995)

Josef Sommer


Perseguidor Implacável (1971); As Esposas de Stepford (1975); Testa-de-ferro Por Acaso (1976); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); A História de Oliver (1978); Doctor Franken (1980); The Henderson Monster (1980); Ausência de Malícia (1981); Reds (1981); Hanky Panky, Uma Dupla em Apuros (1982); Na Calada da Noite (1982); Independence Day (1983); Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983); O Homem do Gelo (1984); A Testemunha (1985); Daryl (1985); O Alvo da Morte (1985); A História de Betty Ford (1987);  O Mistério do Rosário Negro (1987); O Céu se Enganou (1989); O Desafio Final (1989);  Neblina e Sombras (1991); Nós Somos os Campeões (1992); An American Story (1992); Malícia (1993); O Indomável: Assim é Minha Vida (1994); Estranhos Prazeres (1995); O Segredo (1996); Justiça a Qualquer Preço (1996); A Proposta (1998); Patch Adams, o Amor é Contagioso (1998); Sobrou pra Você (2000); Shaft (2000); Um Homem de Família (2000); A Soma de Todos os Medos (2002); X-Men: O Confronto Final (2006); Invasores (2007); Stop-Loss - A Lei da Guerra (2008)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre