sexta-feira, 9 de abril de 2021

BIÔNICOS PARA SEMPRE / BIONIC EVER AFTER ? (1994) - ESTADOS UNIDOS

FELIZES PARA SEMPRE

Steve Austin (Lee  Majors) e Jamie (Lindsay Wagner) estão a poucos dias de seu casamento quando a Mulher Biônica passa a sentir um misterioso colapso em seus membros biônicos que a remete ao medo que tivera quando pela primeira vez passou por uma cirurgia biônica que seu corpo rejeitara. Com medo de ser um estorvo na vida de Stevie, Jamie se interna na esperança que Rudy Wells (Martin E.Brooks) possa salvá-la. Consternado com a situação, Steve pede a Oscar (Richard Andreson) que o encaixe em uma missão e este lhe informa que a embaixada americana em Nassau, Bahamas, fora invadida por um grupo terrorista liderado por um ex-agente da CIA em busca de um convidado, Astaad Rashid (Ivan Sergei), cuja captura vale milhões. O grupo colocou no pátio da embaixada um míssil nuclear ameaçando detoná-lo em caso de invasão. Steve parte para resgatar o grupo e um amigo em particular, que salvara sua vida em uma missão, tendo em sua companhia a jovem agente Kimberly Haviland (Farrah Forke), uma agente que tivera problemas em uma missão passada pela OSI e era assistida por Jamie. Quando Steve invade a embaixada descobre que também possui problemas com seus biônicos.

Produção final com o elenco original, Biônicos Para Sempre (sem o sinal de interrogação do título americano) nos traz o espírito da velha série de maneira bastante agradável num formato que lembra as histórias em quadrinhos.  Ao contrário dos dois primeiros filmes, este terceiro telefilme não tentou criar uma nova série com novos personagens, apenas nos apresenta os personagens clássicos em um formato que lembra um episódio estendido da série dando o final que todos esperavam: o casamento de Steve e Jaime. Nesse produto final não houve créditos de abertura com a intenção de um spin-off, o que foi bem vindo, mas  ficou faltando alguns elementos como a música clássica da série que daria um clima nostálgico aos fãs da dupla (particularmente teria criado uma abertura original que sintetizasse a história e trajetória dos dois personagens nos moldes da abertura da série O Homem de Seis Milhões de Dólares)

Dirigido por Steven Stafford que já trabalhou em várias áreas do ramo: ator, dublê, diretor de segunda unidade, equipe técnica e novamente tendo como co-produtor executivo Richard Anderson, Biônicos Para Sempre tem altos e baixos.  A mudança para rede CBS que nunca esteve por trás das séries (a rede ABC  exibiu toda a série de Steve Austin e as duas primeiras temporadas da Mulher biônica  e a rede NBC passou a transmitir a terceira e última temporada das aventuras de Jamie) nem por trás dos telefilmes anteriores pode ter interferido um pouco na qualidade do filme, mas não é a principal culpada. Há problemas no roteiro que poderiam ter sido facilmente contornados: a embaixada é invadida tão facilmente que incomoda, o lugar deveria estar repleto de agentes fazendo segurança, além de apoio militar; a agente Kimberly recusa a missão, no início. Por que, se ela precisava entrar na embaixada ?; outro ponto estranho é que Jamie descobre facilmente quem era o pai de Kimberly. A OSI, uma agência de informação, nunca verificou isso?  Fora que Steve, conforme as palavras de Oscar Goldman, em poucos segundos, esclarece quem é o terrorista. A agência não deveria saber tudo sobre seus ex-agentes ou de agências irmãs? Antes que o leitor dessa linha cite Havelin, um personagem desconhecido, até então, como co-criador dos biônicos, ele realmente existiu, não na série, mas em aventuras independentes, com outro nome, que eram vendidas nos EUA em forma de vinil e que citaram esse personagem.

Temos, porém, aspectos interessantes: os problemas nos biônicos de Jamie permite que Rudy Wells atualize-os, dando-lhes novas capacidades baseadas na bio-tecnologia mostrada no filme anterior e aplicada no personagem Kate Mason (Sandra Bullock). Logo temos Jamie com mais força (ela arrebenta uma corrente com as duas mãos e derruba uma porta de aço facilmente, provavelmente mais velocidade (em determinado ponto ela alcançará rapidamente um Steve ferido) e visão amplificada computadorizada (algo que não possuía, pois seus olhos eram normais). E ela cita que Steve gostará das surpresas de Rudy preparou para ele. Em contrapartida Steve tenta derrubar uma porta de aço e seu braço lhe revela sem força, um momento engraçado quando um dos cativos olha pra ele como se fosse maluco. E a produção optou acertadamente por não exagerar nas cenas dos atores e tudo ficou de bom gosto. Quanto ao vilão, tudo é meio sem graça, mas seu objetivo não é somente capturar um dos convidados. No final percebemos que suas ações são bem mais nefastas e fez mais sentido até porque não precisaria invadir uma embaixada para capturar uma pessoa que caminha livremente por outros locais. Como foi abandonada a ideia dos filmes anteriores, os dois personagens biônicos, Michael e Kate, não dão as caras por aqui, até porque o ator e a atriz já estavam envolvidos em outros projetos. E já tinham passado sete anos do primeiro telefilme e cinco do segundo. 

Quanto aos atores Lee Majors estava com 55 anos e Lindsay Wagner com 45. Para o padrão televisivo os heróis já estavam envelhecidos e muito do público jovem nunca tinha acompanhado a série ou os telefilmes e como seriados são dedicados a um público adolescentes e adultos jovens seria dificilmente aprovada uma série. Sabiamente Lindsay Wagner quis que os personagens finalmente casassem e fechasse assim esse ciclo (lembrado que o contrato original nos anos 80 era para três filmes e este era o último). Richard Anderson como Oscar e Martin Brooks como Rudy Wells são novamente o elo que liga o telefilme às séries (ambos participaram das duas). Farrah Forke (que trabalhou com Lindsay Wagner em "Enfermeiras em Perigo / Nurses on the Line: The Crash of Flight 7" (1993))conduz seu personagem de acordo com que o roteiro e direção lhe permitiram, assim como Geordie Johnson como o mercenário Miles Kendrick. Anne Lockhart, em rápida participação como Carolyn MacNamara, poderá ser lembrada pelo seriado Galactica (1978-1979) 


Livre da necessidade de apresentar novos personagens, Biônicos Para Sempre entrega um telefilme identificado com a série e focado em seus personagens principais que nunca conseguiram substituir (criaram um homem biônico no primeiro telefilme e uma mulher biônica no segundo. O terceiro era para ser uma junção desses dois personagens?). Parece um episódio estendido de uma das antigas séries? Parece, mas é uma aventura simpática, nostálgica e divertida. E o principal: dá um final adequado a saga biônica que ficou na memória das crianças dos anos 70 e 80, muitos hoje na casa dos 50 e tantos,  que sempre guardaram na memória os antigos seriados. Dentre os filmes "reunions" estes talvez sejam os mais fiéis por não desviarem dos conceitos principais que essas duas séries apresentavam. E, no final, vemos o casal finalmente casando e encerrando (por imposições mercadológicas) o que foi iniciado em meados dos anos 70.


Curiosidades:

Anne Lockhart no seriado Galactica (1978-1979)











Discos de Vinil lançados nos EUA









Poster:











Quadrinhos:










Cartazes:












Lee  Majors e Lindsay Wagner no seriado Duro na Queda (The Fall Guy) Terceira temporada - Episódio 01








Lindsay Wagner e James Garnner no episódio piloto da série Arquivo Confidencial (1974)








Filmografia Parcial:

Lee Majors







Almas Mortas (1964); ...E o Bravo Ficou Só (1967); The Big Valley (seriado 1965-1969); Weekend of Terror (1970); O Homem de Virgínia (seriado 1970-1971); A Libertação de L. B. Jones (1970); Owen Marshall, Counselor at Law (seriado 1971 -1974); O Homem de Seis Milhões de Dólares (primeiro piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinhos Mulheres e Guerras (segundo piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1974-1978); A Mulher Biônica (6 episódios 1976); U-2 - Vôo Clandestino (1976); Apenas um Pequena Incoveniente (1977); O Viking (1978);  O Peixe Assassino (1979); Agência de Assassinos (1980); Matar ou Morrer 2 (1980); Rota do Perigo ou S.O.S Starflight(1983); Duro na Queda (seriado 1981-1986); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); O Desafio Final (1989); Raven (seriado 1992-1993); Biônicos Para Sempre (1994); Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Um Adolescente em Apuros (1997); The Protector (1998);  Musketeers Forever (1998); Primary Suspect (2000); Ardendo no Frio (2001); O Grande Mentiroso (2002); Duelo dos Homens Sem Lei (2005); Pai, Filho e um Espírito Louco!! (2006); Os Irmãos Solomon (2007); Me & Lee? (2007); The Adventures of Umbweki (2009); Johnny (2010); Você Acredita? (2015); Toxin: 700 Days Left on Earth (2015); Wild Bill Hickok: Swift Justice (2016); Victory by Submission (2017); Comer, Brincar e Amar (2017); Ash vs Evil Dead (seriado 2016-2018); Narco Sub (2021).

Lindsay Wagner







Amor Sem Promessas (1973); O Homem que Eu Escolhi (1973); Second Wind (1976); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1975-1976) ; A Mulher Biônica (seriado 1976-1978);  A Incrível Jornada da Dra. Meg Laurel (1979); Os Dois Mundos de Jennie Logan (1979); Falcões da Noite (1981); Alto Risco (1981); Callie & Son (1981); As Lembranças São Eternas (1982), Dois Tipos de Amor (1983); I Want to Live (1983); Martin's Day (1985); O Outro Amante (1985); Jovem de Novo (1986); Esta Criança é Minha (1985); Um Estranho em Minha Cama (1987); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); Intercâmbio de Alunos (1987); As Leis do Ódio (1988); O Sequestro do Voo 847: A História de Uli Derickson (1988); Nos Braços da Morte (1989); O Desafio Final (1989); Relações de Ódio (1990); Sem Limite para Vingar (1991); Sombras do Passado (1992);  Travessia Fatal (1992); Enfermeiras em Perigo (1993); Biônicos Para Sempre (1994); Men Who Hate Women & the Women Who Love Them (1994);  Fighting for My Daughter (1995); Contágio - Fora De Controle (1997); Um Cruzeiro Para o Inferno (1998); Legado de família (2005); Who Killed Soul Glow? (2012); A Casa de Ação de Graças (2013); Comer, Brincar e Amar (2017); Sansão (2018); Aplicativo para o Natal (2018); Christmas on the Range (2019); Christmas at the Ranch (2021)

Richard Anderson (1926–2017)







Aviso Denunciador (1950);  Nobre e Rebelde (1950); Dilema de uma Consciência (1951); Depois da Tormenta (1951); Rica, Bonita e Solteira (1951);  A um Passo do Fim (1951);  Assim são os Fortes (1951); O Homem Desconhecido (1951); Scaramouche (1952); Meu Amigo, o Leão (1952) Procura-se uma Estrela (1953); O Príncipe Estudante (1954); Marujos e Sereias (1955); Planeta Proibido (1956); Um Grito na Escuridão (1956); O Palhaço que não Ri (1957); Glória Feita de Sangue (1957); O Mercador de Almas (1958); A Maldição do Homem Sem Face (1958); Estranha Obsessão (1959); Duelo em Dodge City (1959); O Pior Calhambeque do Mundo (1960); Monte Carlo (1961); O Mensageiro da Vingança (1963); Anjo do Diabo (1964); Perry Mason (seriado 1964-1966); Along Came a Spider (1970);  Menace on the Mountain (1970); Macho Callahan (1970); Tora! Tora! Tora! (1970); Dan August (seriado 1970 - 1971);  Dead Men Tell No Tales (1971); The Astronaut (1972); The Longest Night (1972); A Noite do Estrangulador (1973);  O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinhos Mulheres e Guerras (segundo piloto 1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão (1973); Na Mira do Investigador (1974); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1974-1978); A Mulher Biônica (6 episódios 1976); Yasei no shômei (1978); The Immigrants (1978); Murder by Natural Causes (1979); Retrato Falado (seriado 1984 - 1985); O Retorno de Perry Mason (1985); Dinastia (1986-1987); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987);  Stranger on My Land (1988); O Desafio Final (1989); O Jogador (1992); Anjos Assassinos (1993); Conspiração Policial (1994); Biônicos para Sempre (1994);  Truque do Medo (1996); Kung Fu: A lenda Continua (seriado 1993-1997); Breakout: Uma Aventura Muito Louca (1998); The Blood Trail (2015)

Martin E. Brooks (1925–2015)


Johnny Gunman (1957); The Doctors (seriado 1963); Colossus 1980 (1970); The Old Man Who Cried Wolf (1970); O Presidente Negro (1972); O Homem de Seis Milhões de Dólares  (1975 -1978);  A Mulher Biônica (1976-1978);  Lembrança do Passado (1985); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); O Desafio Final (1989); Biônicos Para Sempre (1989);  Força-T - O Esquadrão de Aço (1994); Street Gun (1996)

Farrah Forke (1968-2022)







O Programador De Mentes (1991); Viagem ao Centro da Terra (1993); Condomínio do Medo (1993); Assédio Sexual (1994); Biônicos Para Sempre (1994); De Pernas Pro Ar (seriado 1992-1995);  Fogo Contra Fogo (1995); Mr. Rhodes (seriado 1996-1997);  Pânico no Ar (1998); Matador em Fuga (1999); It Is What It Is (2001)

Lee Majors II











A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987);  O Desafio Final (1989); Chinatown Connection (1990); Fatal Encounter (1990); Biônicos Para  Sempre (1994); O Sorveteiro (1995)

Geordie Johnson









Chautauqua Girl (1983); Fúria de Vencer (1986); Ponte do Silêncio (1989); Dracula: The Series (1990-1991);  The Circle Game (1994); A Change of Place (1994); Biônicos Para Sempre (1994);  O Paciente Inglês (1996); Liszt's Rhapsody (1996); A Vida Secreta de Doris Duke (1999); Largo Winch: The Heir (2001); Largo Winch (seriado 2001 - 2003); Suprema (2018); Crisis (2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre