sábado, 30 de julho de 2016

COLOSSUS (1980) / COLOSSUS THE FORBIN PROJECT (1970) - ESTADOS UNIDOS



ANTES DA SKYNET

Dr. Charles Forbin (Eric Braeden ) cria um computador autônomo chamado Colossus . Em seu primeiro dia de apresentação Colossus, projetado para ser o sistema de defesa americano mais avançado no mundo, começa a dar problemas e informa existir outro programa. O “outro programa” em questão nada mais é do seu irmão russo, que com o anúncio do sistema americano é imediatamente percebido pela máquina, para espanto do governo americano que desconhecia o projeto. Logo Colossus passa a querer estabelecer contato com a máquina russa. Para espanto dos governos, a comunicação inicia-se matematicamente e se transforma numa linguagem própria que o os cientistas não tem tempo de analisar. Colossus toma conta dos dois países e se fundi ao sistema russo. Para desespero das duas potências os sistemas foram gerados a prova de invasão e são praticamente indestrutíveis. Tomando a rédea da situação, Colossus passa controlar os cientistas e toma como seu refém o professor Charles que para poder comunicar-se com o mundo exterior, inventa ter uma esposa, a Dra Cleo Markman, que lhe passará, em seu único momento de privacidade, as instruções dos cientistas e repassará as instruções de Forbin. A estratégia é complexa: trocar as ogivas nucleares por falsificações, fazendo com que o poder de Colossus seja reduzido a uma mera máquina de calcular. Mas como  vencer uma máquina que aprende exponencialmente, inclusive as artimanhas humanas ?

 
Interessante filme da década de 70 que mostra o que aconteceria se um computador com inteligência artificial dominasse a humanidade. Esse filme pode ser visto como um paralelo a Skynet do filme Exterminador do Futuro que mostra as máquinas tomando o controle. De certa maneira este Colossus seria uma Skynet sem robôs assassinos. O bom observador do filme verá que a máquina já tem planos de utilizar protótipos robóticos a fim de manter-se dominante na terra, em que ela mesma diz que poderá ser com ou sem a colaboração humana. 


O filme tenta passar uma mensagem do espírito livre e indomável do ser humano contra uma máquina que diz que liberdade é ilusão e que os seres humanos não querem se submeter por orgulho. Colossus foi criado para manter a paz e rapidamente percebeu que, para isso ocorrer, o poder deveria ser retirado das mãos humanas, pois são inaptos em seus joguinhos eternos de guerra. Colossus quer colocar as coisas em ordem, porém, sob sua ótica de controle, que diferencia com as dos homens. Colossus, enquanto traça seus planos, desvendas várias teorias que os homens levariam séculos para resolver como física e matemática. A máquina promete a cura dos males humanos em troca de obediência, mas o ser humano prefere viver livre. 


Roteiro baseado no livro que mesmo após 30 anos continua atualíssimo, excetuando-se o visual da época, conseguindo manter a atenção até o fim. Reparem no início do filme e verão que o som dos computadores e máquinas digitadoras é igual a introdução do seriado a mulher biônica (1976-1978), inclusive um dos cientistas é o ator Martin E. Brooks que, no seriado, era quem desenvolvia as próteses biônicas.   


Quanto ao elenco, o ator James Hong fez vários filmes na década de 80 e seu papel de destaque foi em “Aventureiros do Bairro Proibido” com Curt Russel. Susan Clark fez, de relevância, no cinema, “Aeroporto 1975” e “Porky’s” tendo sua carreira mais voltada para televisão. Eric Braeden também participou de vários seriados como Ratos do Deserto e no cinema seu papel de destaque foi em “Fuga do Planeta dos Macacos” em que perseguia o casal de símios.


Colossus (1980), surpreende por sua temática do homem criando uma poderosa máquina dotada de inteligência e esta tomando o poder, ao ver que seus criadores não imperfeitos e conflitantes sobre o que desejam para a humanidade. Pode ser visto como uma advertência de como a humanidade não está preparada para colocar nas mãos de uma máquina o controle de suas vidas. Décadas depois, muitos viram certa paridade com a Skynet de "O Exterminador do Futuro", mas, às vezes lembra também, bem de longe,  o filme oitentista "Jogos de Guerra". Um filme bem dirigido com uma reflexão para o espectador.


 Trailer do filme:




Curiosidades (contém spoilers):

No filme, uma das tentativas dos humanos de recuperar o controle de Colossus é tentar sobrecarregar a máquina alimentando-a com muitos dados. Esta sequência não está no romance original de D.F. Jones "Colossus", no qual o filme é baseado; no entanto, é um ponto importante da trama na sequência do romance, "The Fall of Colossus", que foi publicada em 1974.

"Universal" mais tarde reutilizou a filmagem de "Colussus" sendo ativado como parte de "Cyborg: The Six Million Dollar Man". Antes de começarem a operar Steve Austin para anexar seus membros biônicos, toda a sequência de ativação de "Colossus" é usada.

D.F. Jones trabalhou com computadores na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial e conhecia o Colossus, o computador que era o coração do complexo de quebra de código da Grã-Bretanha em Bletchley Park.

Programas e comandos para o Colossus geralmente provocam a expressão "OLD PROGRAM NAME" nas telas de texto grandes do computador. Isso reflete a influência das interfaces de terminal de compartilhamento de tempo usadas na época, especialmente para ambientes de programação interativos na linguagem BASIC. Os programas existentes eram frequentemente carregados para edição ou execução digitando o comando OLD em um terminal e respondendo a um prompt com o nome do programa, enquanto novos programas eram criados digitando NEW. Da mesma forma, RUN era o comando usado para realmente executar um programa escrito em BASIC nesses sistemas.

O produtor Stanley Chase disse que, embora seja assustador supor que um computador possa dominar o mundo, isso é realmente possível. Seu consultor técnico disse que uma máquina como Colossus realmente existia naquela época. O modelo para Colossus era supostamente o sistema NORAD que controlava os sistemas de defesa nacional dos EUA, e é por isso que o centro de programação de computadores no filme estava localizado nas Montanhas Rochosas (que também é a casa do NORAD). O governo dos EUA não permitiu uma equipe de filmagem no NORAD, então os exteriores foram filmados no Lawrence Hall of Science em Berkeley, Califórnia. Os locais dos mísseis foram fotografados no deserto da Califórnia, perto de Palmdale.

Originalmente Charlton Heston e Gregory Peck foram considerados para o papel principal, mas Stanley Chase insistiu em um ator desconhecido para o papel principal e o ator alemão Eric Braeden foi escalado.

Para seu lançamento inicial, isso estava sendo promovido simplesmente como "The Forbin Project". Executivos da Universal estavam preocupados que o título "Colossus" levaria o público a pensar que este era outro dos filmes italianos de espadas e sandálias / homens musculosos mitológicos que eram muito populares e seguiram seu curso na década de 1960.

Steven Spielberg, tendo acabado de assinar seu contrato com a Universal Studios, esteve no set durante a maior parte da produção observando as filmagens.

Este foi o primeiro longa-metragem teatral em que o ator alemão Hans Gudegast começou a ser creditado como "Eric Braeden". Ele continua a ser creditado sob este nome 50 anos depois. Ele inventou o nome Braeden de sua cidade natal de Bredenbek, acrescentando a letra 'a' para que fosse pronunciado corretamente por falantes de inglês.

James Cameron era um grande fã desse filme, que influenciou seu roteiro de O Exterminador do Futuro (1984). Ele cumpriu seu fandom décadas depois, escalando Eric Braeden no papel de John Astor em Titanic (1997).

Quando Colossus/Guardian detona uma bomba nuclear perto do final do filme, a filmagem da explosão vista nos monitores e TVs é a de "Ivy Mike", o primeiro teste dos EUA de um dispositivo de fusão nuclear. Aconteceu em novembro de 1952 no Atol Enewetak, no Oceano Pacífico.



Filmografia Parcial:
Eric Braeden










Ratos do Deserto (seriado 1966 - 1968); Dayton's Devils (1968); 100 Rifles (1969); Honeymoon with a Stranger (1969); The Mask of Sheba (1970); Colossus 1980 (1970);  Fuga do Planeta dos Macacos (1971); A Juíza (1972); Portrait: A Man Whose Name Was John (1973);  A Deusa do Sexo e os Diamantes Fatais (1973); O Homem de Seis Milhões de Dólares: Vinho, Mulheres e Guerra (1973);  Death Race (1973); O Último Desafio (1974); Death Scream (1975); Code Name: Diamond Head (1977); Herbie: Um Fusca em Monte Carlo (1977); Felizes para Sempre (1978); The Power Within (1979); The Aliens Are Coming (1980); A Ambulância (1990); Titanic (1997); Os irmãos Id & Ota (1998); Terra da Violência (2008); Covil de Ladrões (2018); The Young and the Restless (seriado 1980 -2021)

Susan Clark










Os Impiedosos (1968); Meu Nome É Coogan (1968); Colossus 1980 (1970); Quando os Bravos se Encontram (1971); Os Doberman Atacam (1973); Aeroporto 1975 (1974); Assassinato Por Decreto (1979); Porky's - A Casa do Amor e do Riso (1981); Uma Cova Para os Anjos (1995).

James Hong









Suplício de uma Saudade (1955); No Umbral da China (1957); The New Adventures of Charlie Chan (seriado 1957 a 1958); Flor de Lotus (1961); O Mundo Marcha para o Fim (1965); O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966); Colossus 1980 (1970); Chinatown (1974); Kung Fu (seriado 1972 a 1975); Esta Terra é Minha Terra (1976; Um Casamento de Alto Risco (1979); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980); Blade Runner: O Caçador de Androides (1982); A Força de um Amor (1983); Ninja 3: A Dominação (1984); Braddock: O Super Comando (1984); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); O Rapto do Menino Dourado (1986); O Mistério da Viúva Negra (1987); A Vingança dos Nerds 2: Os Nerds Saem de Férias (1987); Vice-Versa (1988); A História de Karen Carpenter (1989); O Vampiro de Chinatown (1989); Tango e Cash: Os Vingadores (1989); A Chave do Enigma (1990); Guerreiros Mortais (1990); A Arma Perfeita (1991); Que Garota, que Noite (1991); Dinheiro a Qualquer Preço (1991); Garras de Águia (1992); Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993); O Sombra (1994); Tank Girl, Detonando o Futuro (1995); O Gladiador Imortal 2: Na Arena da Morte (1995); Operação Dumbo (1995); O Grande Dragão Branco 2 (1996); O Grande Dragão Branco 3 (1996); Justiça Vermelha (1997); G-2: O Guardião Do Universo (1999); A Arte da Guerra (2000); Latin Dragon (2004); Forbidden Warrior - Guerreiros Imortais (2005); A Dinastia do Dragão (2006); Totalmente Demais (2006);  A Saga do Dragão (2007);  O Dia em que a Terra Parou (2008); Como Conquistar Uma Mulher (2010); Genghis Khan: The Story of a Lifetime (2010); Billy Stone e o Medalhão Mágico (2013); Unfallen (2017); Cross 3 (2019); Dropa (2019).


Martin E. Brooks (1925–2015)









Johnny Gunman (1957); The Doctors (seriado 1963); Colossus 1980 (1970); The Old Man Who Cried Wolf (1970); O Presidente Negro (1972); O Homem de Seis Milhões de Dólares  (seriado 1975 -1978);  A Mulher Biônica ( seriado 1976-1978);  Lembrança do Passado (1985); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); O Desafio Final (1989); Biônicos Para Sempre (1989);  Força-T - O Esquadrão de Aço (1994); Street Gun (1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre