sexta-feira, 29 de abril de 2022

O SEQUESTRO DO VOO 847: A HISTÓRIA DE ULI DERICKSON / THE TAKING OF FLIGHT 847: THE ULI DERICKSON STORY (1988)

UMA PESSOA PODE FAZER A DIFERENÇA

Junho de 1985.  O Boeing 727-200 da TWA (Trans World Airlines) de Atenas para Londres com 153 passageiros é sequestrado por dois terroristas do movimento Hezbollah que direcionam o voo para Beirute, no Líbano.  Uli Derickson (Lindsay Wagner), de origem alemã, é a única a compreender o que um dos sequestradores, Castro (Eli Danker), deseja, passando a ser o elo de comunicação entre estes e os ocupantes do avião. Uli começa a lentamente intervir tentando evitar uma tragédia. Ela negocia a libertação de mulheres e crianças, mas os sequestradores desejam localizar judeus e militares americanos no voo e quando um mergulhador da marinha é descoberto passa a ser duramente agredido. 

O filme tenta situar o espectador (americano) logo na primeira cena quando Uli desliga a tevê em casa que fala dos xiitas no Líbano. Nesse momento da história, a cidade de Beirute estava fragmentada entre diversas milícias cristãs e muçulmanas que lutavam pelo controle da cidade durante a Guerra Civil do Líbano (1975-1991), conflito que envolveu cristãos e muçulmanos.  Dois sequestradores municiados de um arma e granadas embarcam no avião, um terceiro perde o voo. Nessa época, a segurança de aeroportos não era vista como algo tão importante, percebam que a cabine dos pilotos não resiste a golpes mais contundentes.  Esses homens, muçulmanos xiitas libaneses, queriam a libertação de mais de 700 prisioneiros mantidos por Israel, mas a tripulação não seria capaz de ajudá-los. Tudo o que eles podiam fazer era voar com eles. Um deles, Castro (nome fictício) cita sempre o ataque americano ao Líbano que causou  a morte de seus amigos e família. Sua obsessão por encontrar militares é muito grande. E o pior acontece, quando ele encontra a identidade de um mergulhador do USS Sidney, Robert Stethen (Steven Eckholdt),  e o culpa pelo bombardeio de sua cidade. O destino deste jovem está selado.

O teledrama da rede americana NBC retrata os dois dias (14 a 16 de junho) de Derickson a bordo do avião da TWA sequestrado sobre Atenas com 153 pessoas a bordo. Uma assustadora odisseia que levou os passageiros para Beirute, para Argélia, de volta a Beirute e de volta a Argélia novamente. Qual a importância de Uli neste caso? Toda. Ela por ser da Alemanha Ocidental e conseguir dialogar com os sequestradores em seu idioma nativo consegue negociar, acalmar e interferir na libertação de reféns. O resultado foi a libertação de 17 mulheres e duas crianças na primeira parada em Beirute (com uma boa argumentação: menos passageiros possibilitaria voar mais baixo e gastar menos combustível).  Também conseguiu contornar  as exigências dos sequestradores para que ela identificasse passageiros com nomes que soassem judaicos. Claro que há suas licenças dramáticas para que o filme funcione e a própria Uli soube disso quando se tornou consultora do filme. Um dos aspectos que difere já se inicia na composição física dos atores: a imprensa os descreveu como jovens na casa dos 20 anos e no filme e Castro se apresenta como um ator de cabelos grisalhos que parece contemporâneo de Derickson.  Uli estava entre os cerca de 60 passageiros e comissários de bordo liberados na Argelia pela milícia Amal, que embarcou no avião em Beirute. Os reféns masculinos (passageiros e tripulantes) permaneceram no avião  sendo libertados em 30 de junho após duas semanas de cativeiro em Beirute (para quem quiser compreender os acontecimentos posteriores a soltura de Uli, o filme Comando Delta (que aborda o mesmo assunto sobre outro ponto de vista) explica (no estilo Hollywood) como a Força Delta trabalhou no resgate.

Lindsay Wagner foi uma ótima escolha para o papel. A “Mulher Biônica” provou-se ao longo da carreira uma atriz de sólidas atuações tanto no cinema como na tevê (em bons telefilmes que passavam por aqui no Supercine e esquecidos pelo tempo). Wagner está ótima no papel e muitos que viram o filme se recordarão da cena em que canta "Bakke, bakke Kuchen" e "Heimatlos" para os sequestradores. Um deles até decide que se casará com Uli (!). O ator israelense Eli Danker foi escolhido por falar árabe e alemão, mesmo que fisicamente seja mais velho do que o verdadeiro terrorista. Sua atuação é boa e ajuda o filme a funcionar. Joseph Nasser que interpreta o outro sequestrador Saiid é o "louco" que corre de um lado para outro com duas granadas nas mãos. É o mais violento. O ator fez alguns poucos filmes se firmou como Produtor de vários telefilmes e seriados. Ray Wise faz um dos copilotos. Wise será lembrado pelos mais antigos como um dos bandidos do filme Rocobop. Steven Eckholdt que fez o mergulhador Stethen está na ativa e participou de vários telefilmes e séries como Friends, Melrose e West Wings.

Dirigido por Paul Wendkos (1925–2009), atuante no ramo de telefilmes, O Sequestro do Voo 847 é uma produção muito bem realizada para um telefilme. Muito em parte pela grande atuação de Lindsay Wagner. Um filme baseado em fatos reais, com algumas imprecisões e omissões, mas bem fiel aos fatos.


Curiosidades:

Na versão original em inglês, Castro fala inglês limitado e Uli traduz seus pedidos do alemão para o inglês e vice-versa. Isso é o mesmo na maioria das versões dubladas (ou seja, Uli traduz do alemão para o idioma do espectador). No entanto, na versão em espanhol europeu, Castro fala espanhol perfeito e nada de alemão e, em vez de traduzir suas ordens (que já estão em espanhol), Uli apenas as repete com suas próprias palavras ou acrescenta comentários. A  versão brasileira é parecida com a espanhola, mas possui alguns diálogos ditos em alemão por Castro.

Os nomes reais dos sequestradores TWA 847 nunca foram usados ​​no filme. O sequestrador principal Castro é baseado em Mohammed Ali Hammadi, o sequestrador principal da vida real no voo 847.

Quando perguntado quanto custa o avião, Uli Derickson interpretada por Lindsay Wagner, responde "Não sei... 6 milhões". Uma referência ao programa de TV O Homem de Seis Milhões de Dolares, que foi sua grande chance. Seu personagem era tão popular que ela conseguiu seu próprio seriado " A Mulher Biônica"

O cantor grego Demis Roussos era um dos passageiros do voo TWA 847

Segundo o FBI, pelo menos quatro pessoas iniciaram o sequestro do TWA 847. O libanês Mohammed Ali Hamadei, que foi preso na Alemanha, em 1987 e após sua libertação em 2005 retornou a Beirute. O extremista Imad Mughniyeh foi morto durante um atentado em Damasco, em 2008. Os outros dois sequestradores Hassan Izz-Al-Din e Ali Atwa permaneceram soltos. (Fonte: aeromagazine.uol)



Cartazes:




Filmografia Parcial:

Lindsay Wagner







Amor Sem Promessas (1973); O Homem que Eu Escolhi (1973); Second Wind (1976); O Homem de Seis Milhões de Dólares (seriado 1975-1976) ; A Mulher Biônica (seriado 1976-1978);  A Incrível Jornada da Dra. Meg Laurel (1979); Os Dois Mundos de Jennie Logan (1979); Falcões da Noite (1981); Alto Risco (1981); Callie & Son (1981); As Lembranças São Eternas (1982), Dois Tipos de Amor (1983); I Want to Live (1983); Martin's Day (1985); O Outro Amante (1985); Esta Criança é Minha (1985); Jovem de Novo (1986);  Um Estranho em Minha Cama (1987); A Volta do Homem de Seis Milhões de Dólares e da Mulher Biônica (1987); Intercâmbio de Alunos (1987); As Leis do Ódio (1988); O Sequestro do Voo 847: A História de Uli Derickson (1988); Nos Braços da Morte (1989); O Desafio Final (1989); Relações de Ódio (1990); Sem Limite para Vingar (1991); Sombras do Passado (1992);  Travessia Fatal (1992); Enfermeiras em Perigo (1993); Biônicos Para Sempre (1994); Men Who Hate Women & the Women Who Love Them (1994);  Fighting for My Daughter (1995); Contágio - Fora de Controle (1997); Um Cruzeiro Para o Inferno (1998); Legado de família (2005); Who Killed Soul Glow? (2012); A Casa de Ação de Graças (2013); Comer, Brincar e Amar (2017); Sansão (2018); Aplicativo para o Natal (2018); Christmas on the Range (2019); Christmas at the Ranch (2021)

Eli Danker







A Garota do Tambor (1984); Terrorismo em Washington (1986); Procurado Vivo ou Morto (1986); O Sequestro do Voo 847: A História de Uli Derickson (1988); Tentação Perigosa (1990); Vingança Eterna (1993); Comando da Violência (1994);Tensão no Ar (2003); Resgate de Risco (2005); O Lutador (2006); Mais do que Você Imagina (2008); Viktor: Em Busca de Vingança (2014); 24 Horas: O Legado (seriado 2017); First We Take Brooklyn (2018) 


Ray Wise






O Monstro do Pântano (1982); A Marca da Pantera (1982); Viagem Clandestina (1985); RoboCop - O Policial do Futuro (1987); Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992); Sol Nascente (1993); Rotação Máxima (1994); Energia Pura (1995); Morte Sobre Trilhos (1998); Superando Limites (2002); Olhos Famintos 2 (2003); Poder Além da Vida (2006); Justiça a Qualquer Preço (2007); Uma Chamada Perdida (2008); X-Men: Primeira Classe (2011); O Segredo Da Borboleta (2012); Guardian Angel (2014); Jurassic City (2015); Deus Não Está Morto 2 (2016); Star Trek: Captain Pike (2016).


Steven Eckholdt







Entre a Escuridão e o Amanhecer  (1985); Sobre Ontem à Noite (1986); A Aparição (1986); A Máquina do Crescimento (1988); O Sequestro do Voo 847: A História de Uli Derickson (1988);Pulso Zero (1992); Melrose (seriado 1993-1994); L.A. Law (seriado 1991-1994); Vivendo com o Perigo  (1995); Uma Carta de Amor (1999); Casamento Grego: A Série (seriado 2003); Friends (seriado 1997 e 2004); West Wing: Nos Bastidores do Poder (seriado 2003 e 2006); The L Word  (seriado 2006-2007); The Paper Boat (2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre