domingo, 27 de dezembro de 2015

ALÉM DA ESCURIDÃO - STAR TREK - STAR TREK - INTO DARKNESS (2013) - ESTADOS UNIDOS

 

O MAIOR INIMIGO DA INTERPRISE

Para os fãs de Jornada nas Estrelas da série de TV e dos seis longas, este "Além da Escuridão", tem tudo para agradar e também criar inevitáveis comparações. Se o primeiro “novo” Jornada nas Estrelas, de 2009, repaginado e batizado por aqui como Star Trek, causou bastante furor, com críticas entusiasmadas por parte da imprensa especializada, este novo longa também colheu ótimas menções. A história é, inicialmente, muito simples: um terrorista está ameaçando a Frota Estelar através de ataques pontuais (nada como o atual panorama mundial para dar uma inspiração) e, num desses confrontos, um grande amigo de Kirk (Chris Pine) falecerá. Este misterioso personagem com a alcunha de John Harrison será a missão de Kirk, Spock e companhia.


Contrariando toda a lógica, o jovem capitão recebe a incumbência de eliminar o terrorista e não de prendê-lo. As ordens dadas pelo Almirante Alexander Marcus (Peter Weller, o eterno "Robocop", em atuação de altíssimo nível) soam estranhas já que a Frota é conhecida por ser mantenedora da paz. Kirk encontra o misterioso criminoso, mas a revelação de seu verdadeiro nome e sua origem será esclarecida posteriormente. O capitão entra em conflito com as ordens recebidas e resolve prender Harrison, enfurecendo o Almirante Marcus e pondo em suspeita suas reais intenções.   



Se você ainda não viu o filme e conhece os antigos filmes da franquia deve parar por aqui, pois não há como tecer comentários sem os “spoilers”
Primeiramente, devemos deixar bem claro pra quem passou batido na questão: os novos filmes de Jornada são um reload, ou seja, novas versões de uma mescla entre o seriado e os longas. Quando Spock, no filme anterior, foi arremessado no passado, parou numa realidade alternativa. Esta foi a melhor perspectiva criada para papel de Leonard Nimoy 1931-2015 (o Spock da série Clássica) e suas possíveis interações com seu eu (jovem) alternativo. Isso quer dizer que alguns fatos poderão ocorrer ou não e, mesmo aqueles que eventualmente aconteçam, podem ter alterações no seu final.


Trazer um novo vilão, Khan (Benedict Cumberbatch), para esta trama, personagem originalmente apresentado no episódio da série clássica chamado “Semente do Espaço” e que, de tão bem recebido, foi estendido para a tela grande (no filme Jornada nas estrelas II- A Ira de Khan), pode parecer uma grande heresia com os antigos fãs.  Difícil comparar os dois “Khan”, a partir do momento que a história sofre profundas modificações (mas acertadas) visando, claro, evitar o famoso “já sei como vai terminar”.



J. J Abrahms (do seriado Lost) pegou um roteiro que mescla os dois filmes citados e os condensa em uma nova aventura, resolvendo modificar as ordens dos fatos. O personagem Khan, magnificamente interpretado por Ricardo Montalban (o "Senhor Rourke", do antigo seriado "A Ilha da Fantasia") tinha um misto de insolência, prepotência e cinismo. Era um homem do futuro, criado para ser uma raça superior (lembra de alguma guerra?), num futuro onde não era mais relevante e onde ele era o homem do passado (linha paradoxal muito bem criada). Khan não pensou desse jeito e, com seus soldados geneticamente modificados, tentou tomar a Enterprise e conquistar mundos. Este novo Khan tenta ir na linha da mesma origem: descoberto no espaço em estado de criogenia (mas agora não pela Enterprise – olha a questão do universo paralelo !) é retirado de seu sono e passa a ser um agente à serviços escusos. Ele também possui super-força e intelecto superior (pelo menos acredita, tal como o outro), mas está mais para um cérebro com vasta capacidade de armazenamento.  Benedict Cumberbatch interpreta um Khan diferente: mais ameaçador, manipulador, fatal e com todo um projeto já concebido em sua mente. Kirk, aqui, encontra-se, entre a cruz e a espada. É um jogo onde os competidores revelam-se aos poucos. 


A participação do Almirante Christopher Pike (Bruce Greenwood), neste filme, muda completamente o seu destino, visto no episódio piloto rejeitado da série “The Cage” e depois refeito como “The Menagerie”. Vale lembrar que a série original teve dois pilotos (algo inédito na época), pois o primeiro foi considerado cerebral demais para o público americano (?!). Bruce Greenwood é um ótimo ator, mas seu destino deveria ter ficado atrelado ao que poderia acontecer no futuro do personagem (interpretado por Jeffrey Hunter, 1926-1969, que personificou Jesus em “Reis dos Reis” e no papel do parceiro de John Wayne no ótimo “Rastros de Ódio”). Creio que poderiam ter criado um elo, ao apenas ferí-lo e, assim, ligar diretamente ao episódio, mesmo que o ator não voltasse mais ao papel. 

Christopher Pike (Bruce Greenwood)

Leonard Nimoy, quando entra em cena, muda Star Trek. Sua pequena participação como o Spock ancião faz uma enorme diferença na trama, mas sua conversa com o jovem Spock só pode ser como esclarecimento e não como fato consumado, já que sua realidade é outra (ou temos que considerar que neste novo reload, tudo que acontecer fez parte do passado de Spock realmente, mas feriria e muito tudo que até então foi feito e que tornou Jornada o fenômeno cultural que inegavelmente é).

Almirante Alexander Marcus (Peter Weller)
O restante do elenco continua muito bem e temos os principais personagens que tornaram a série um fenômeno: Uhura (Zoe Saldana linda e com papel melhor), McCoy ou “Bones” (Karl Urban da nova refilmagem de  Dredd), desta vez como menos destaque que no anterior. Scotty (Simon Pegg) com as parte mais cômicas, onde se destacou; Chekov (Anton Yelchin) que esteve muito tempo em cena, em boas situações; Sulu (John Cho) com poucas falas e, pela primeira vez, sentando na cadeira do capitão, uma analogia direta ao seu futuro nos longas passados; Kirk (Chris Pine de Vírus) repetindo seu personagem ainda num período de quebra de regras e muito instinto. Seu personagem ficou muito bem adequado ao que seria um “Capitão Kirk novo” e que vai amadurecendo em suas atitudes; Zachary Quinto (o poderoso Sylar da série Heroes) talvez seja o ator que melhor incorpora o personagem nos 2 filmes. Sua atuação e personificação física nos fazem crer realmente num jovem Spock, apesar de certas liberdades no roteiro. Peter Weller está excelente. Não que o ator seja ruim. Seu problema foram suas escolhas em algumas produções mais desconhecidas do grande público. Devem se lembrar dele no já citado "Robocop I e II" ; "Screams – Assassinos Cibernéticos" e "Caçados". Weller, com seu excelente personagem, de caráter dúbio e intenções nefastas, provavelmente terá seu lugar marcado entre os fãs


Além da Escuridão não esconde ser um filme pipoca. Deixa de lado a ficção científica do seriado e parte para a ação aproximando-se mais ao seu rival direto por anos: "Guerra nas Estrelas" (na qual J. J Abrahms dirigiriu: "Star Wars: Episódio 7 - O Despertar da Força"). Essa nova roupagem é mais adequada aos dias atuais e, talvez, deva-se ao fato de que uma ficção científica mais elaborada seria demasiadamente cerebral para o público americano (ainda nos dias de hoje???). Brincadeiras à parte, a franquia precisava ser reabilitada e encontrou-se um meio de buscar novos fãs (leia-se criar uma mitologia) ao aproximá-los dos personagens. Neste quesito, Além da Escuridão cumpre seu papel: entreter com uma história de qualidade, efeitos a cargo da trama e ótimos atores.


Fica às vezes complicado entender o conceito de que, na série da TV, a humanidade elevou o seu espírito, aplacou fome e venceu doenças. Militarismo seria apenas como defesa contra raças beligerantes como os Klingons (os russos da época da Jornada Clássica) e, de repente, vemos naves bélicas, situações de ataque, tão comuns nos filmes atuais, desvirtuando assim dos preceitos pacíficos da série, onde Kirk e companhia já não viviam em um ambiente belicoso e a primeira iniciativa era o diálogo e o entendimento. Violência somente em último caso (e para alavancar um pouquinho a audiência). No fim, dá uma saudade danada de rever um dos episódios da antiga Enterprise.



Curiosidades:
 
Star Trek Além da Escuridão é o 12º da franquia.

Último filme de Leonard Nimoy (1931-2015), falecido aos 83 anos, em consequência de uma doença pulmonar crônica obstrutiva.

Conforme o Wikipedia, a atriz Zoë Saldaña foi considerada a 38º atriz mais sexy do mundo. 

O ator Anton Yelchin faleceu em 19 de junho de 2016. Reportagem no link abaixo:


Ordem cronológica dos Filmes:

 1º Jornada nas Estrelas: O Filme                            1979
 2º Jornada nas Estrelas  II: A Ira de Khan               1982
 3º Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock     1984
 4º Jornada nas Estrelas IV: A Volta para a Terra     1986
 5º Jornada nas Estrelas  V: A Última Fronteira        1989
 6º Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida  1991
 7º Jornada nas Estrelas: Generations                      1994
 8º Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato               1996
 9º Jornada nas Estrelas: Insurreição                        1998
10ºJornada nas Estrelas: Nêmesis                            2002
11º Star Trek                                                              2009
12º Além da Escuridão - Star Trek                             2013 
13º Star Trek : Beyond                                               2016



Os Dois “Sr. Spock”:
Zachary Quinto
Leonard Nimoy


Os dois “Khan”:


Montalban na Série de Tv
Montalban em A Ira de Khan

       
    
Khan do ator Benedict Cumberbatch




 Os dois “Christopher Pike”:



 
Christopher Pike (Bruce Greenwood)
Christopher Pike da tv (Jeffrey Hunter)


               


       
                      


        
 




Os dois "Capitão Kirk":   
             
Chris Pine
William Shatner















Os dois "Leonard McCoy":

Karl Urban

DeForest Kelley
















 As duas "Uhuras":

Nichelle Nichols
Zoë Saldaña

















Os dois "Scotty":

Simon Pegg
James Doohan














Os Dois "Sulu":

John Cho
George Takei
















Os dois "Checov": 


Anton Yelchin
Walter Koenig














Trailer legendado:






Trailer do novo Star Trek : Beyond. A ser lançado em 22 de julho de 2016






 2º trailer de Star Trek: Sem Fronteiras (dublado):








Filmografia Breve:

Chris Pine:    










O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004); Sorte no Amor (2006); Vírus (2009); Star Trek (2009); Além da Escuridão - Star Trek (2013); Operação Sombra - Jack Ryan (2014); Quero Matar Meu Chefe 2 (2014); Os Últimos na Terra (2015); Horas Decisivas (2016); Star Trek: Sem Fronteiras (2016); A Qualquer Custo (2016); Mulher-Maravilha (2017); Uma Dobra no Tempo (2018); Legítimo Rei (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (desenho - voz - 2018); Mulher-Maravilha 1984 (2020); The Contractor (2022); All the Old Knives (2022); Dungeons & Dragons (2023)

Zachary Quinto:










Star Trek (2009); Margin Call - O Dia Antes do Fim (2011); Qual Seu Número? (2011); Além da Escuridão - Star Trek (2013); Hitman: Agente 47 (2015); Star Trek: Sem Fronteiras (2016); Snowden: Herói ou Traidor (2016); Hotel Artemis (2018); Os Rapazes da Banda (2020); Invencível (seriado 2021-2023);

Zoe Saldana:










Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003);  O Terminal (2004); Ponto de Vista (2008); Star Trek (2009); Avatar (2009); Colombiana: Em Busca de Vingança (2011); Além da Escuridão - Star Trek (2013); Guardiões da Galáxia (2014); Star Trek: Sem Fronteiras (2016); A Lei da Noite (2016); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Vingadores: Ultimato (2019); Vampiros x the Bronx (2020); O Projeto Adam (2022); Avatar 2 (2022); Avatar 3 (2024); Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023); Avatar 4 (2026); Avatar 5 (2028)

Karl Urban:









Navio Fantasma (2002); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); A Batalha de Riddick (2004); A Supremacia Bourne (2004); Doom: A Porta do Inferno (2005); Desbravadores (2007); Star Trek (2009); Dredd (2012); Além da Escuridão - Star Trek (2013); Riddick 3 (2013);  Caminhando com Dinossauros (2013); Prazeres Mortais (2014); Star Trek: Sem Fronteiras (2016); Thor: Ragnarok (2017); Assassinos Múltiplos (2017); Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019); The Boys (seriado 2019-2022); 

Benedict Cumberbatch:










Desejo e Reparação (2007); A Outra (2008); A Informante (2010); Cavalo de Guerra (2011); O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012);Além da Escuridão - Star Trek (2013); 12 Anos de Escravidão (2013); O Jogo da Imitação (2014); Doutor Estranho (2016); Sherlock  (seriado 2010 -2017); A Batalha das Correntes (2017); Thor: Ragnarok (2017); Vingadores: Guerra Infinita (2018) Vingadores: Ultimato (2019); 1917 (2019); O Espião Inglês (2020); O Mauritano (2021); A Vida Extraordinária de Louis Wain (2021); Ataque dos Cães (2021); Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021); Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022);


Leonard Nimoy (1931–2015)









Rainha por um Dia (1951); Um Gato em Minha Vida (1951); Zumbis da Estratosfera (1952); Flecha Ligeira (1953); O Mundo em Perigo (1954);  The Brain Eaters (1958); Aventura submarina (seriado 1958-1960); O Balcão (1963); Deathwatch (1965); O Vale do Mistério (1976); Jornada nas Estrelas (seriado 1966-1969); Missão Impossível (seriado 1969-1971); Catlow (1971); Ponto de Interrogação (1972); Operação Alpha (1973); Jornada nas Estrelas: A Série Animada (desenho- voz - 1973-1974); Os Invasores de Corpos (1978); Jornada nas Estrelas: O Filme (1979); Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982); Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (1984); Transformers - O Filme (1986); Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa (1986); Jornada nas Estrelas V - A Última Fronteira (1989); Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991); Star Trek (2009); Fronteiras (seriado 2009-2012);  Além da Escuridão - Star Trek (2013).



John Cho









Mera Coincidência (1997); American Pie: A Primeira Vez é Inesquecível (1999); Os Picaretas (1999); Beleza Americana (1999); Godzilla 2000 (1999); Os Flintstones em Viva Rock Vegas (2000); O Céu pode Esperar (2001); American Pie 2: A Segunda Vez é Ainda Melhor (2001); O Grande Mentiroso (2002); American Pie: O Casamento (2003); American Pie: O Casamento (2003); Em Boa Companhia (2004); Ligados pelo Crime (2007); Madrugada Muito Louca 2 (2008);  Star Trek (2009); Um Natal Muito Louco (2011); American Pie: O Reencontro (2012); O Vingador do Futuro (2012); Além da Escuridão: Star Trek (2013); Star Trek: Sem Fronteiras (2016); Gemini (2017); Buscando... (2018); The Oath (2018); Between Two Ferns: O Filme (2019); O Grito (2020); Cowboy Bebop (seriado 2021)


Simon Pegg










Viagem Urbana (1999); Hotel Paradiso (1999); Um Agente em Apuros (2001); A Festa Nunca Termina (2022); Um Crime de Paixão (2002); Todo Mundo Quase Morto (2004); Terra dos Mortos (2005); Missão: Impossível 3 (2006); Sonhando Acordado (2007); Chumbo Grosso (2007); Star Trek (2009); Paul: O Alien Fugitivo (2011); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Um Fantástico Medo de Tudo (2012); Além da Escuridão: Star Trek (2013); Hector e a Procura da Felicidade (2014); Mate-Me Mais uma Vez (2014); Absolutamente Impossível (2015); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Star Wars: O Despertar da Força (2015); Star Trek: Sem Fronteiras (2016); Jogador Nº 1 (2018); Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018); Frequência Perdida (2019); The Boys (seriado 2019); O Cristal Encantado: A Era da Resistência  (animação - voz - 2019);  Missão: Impossível 7 (2023); Missão: Impossível 8  (2014)


Peter Weller:











RoboCop - O Policial do Futuro (1987); Leviathan (1989); RoboCop 2 (1990); Mistérios e Paixões (1991); Screamers - Assassinos Cibernéticos (1995); Poderosa Afrodite (1995); Dark Prince: A Verdadeira História de Drácula (2000); Devorador de Pecados (2003); Caçados (2007); Além da Escuridão - Star Trek (2013); Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014)

Bruce Greenwood:










Rambo - Programado Para Matar (1982); Passageiro 57 (1992); Pânico em Alto-Mar (1993); Treze Dias Que Abalaram o Mundo (2000); Eu, Robô (2004); Capote (2005); Resgate Abaixo de Zero (2006); Déjà Vu (2006); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Star Trek (2009); Além da Escuridão - Star Trek (2013);


Chris Hemsworth










Star Trek (2009); A Trilha (2009); Thor (2011); O Segredo da Cabana (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Branca de Neve e o Caçador (2012); Amanhecer Violento (2012) Além da Escuridão: Star Trek (2013); Rush: No Limite da Emoção (2013); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Vingadores: Era de Ultron (2015); No Coração do Mar (2015); O Caçador e a Rainha do Gelo (2016); Caça-Fantasmas (2016);   Thor: Ragnarok (2017); 12 Heróis (2018); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Vingadores: Ultimato (2019); MIB: Homens de Preto - Internacional (2019); Resgate (2020); Thor: Love and Thunder (2022)


Alice Eve









A História de Stephen Hawking (2004); Garoto Nota 10 (2010); Grande Coisa (2006); Território Restrito (2009); Sex and the City 2 (2010); Armadilha (2012); O Corvo (2012); MIB: Homens de Preto III (2012); Além da Escuridão: Star Trek (2013); Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (2014); Encontro Selvagem (2015); Má Conduta (2016); Mente Criminosa (2016); Tudo que Quero (2017); O rapto (2017); Sem Rumo (2018); Um Golpe Quase Perfeito (2018); Punho de Ferro  (seriado 2018);  Cópias: De Volta à Vida (2018); O Escândalo (2019); The Infernal Machine (2022)


Deep Roy







A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa (1976); O Império Contra-Ataca (1980); O Cristal Encantado (1982); Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983); Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva (1984); A História sem Fim (1984); Starship - O Guerreiro do Espaço (1984); O Mundo Fantástico de Oz (1985); Minhas Aventuras na África (1987); A Rebelião Final (1989); Grito de Horror 6 (1991); O Filho das Trevas (1991); Freaklândia: O Parque dos Horrores (1993); Sob a Luz do Luar (1995); O Planeta dos Macacos (2001); Mansão Mal-Assombrada (2003); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005); Star Trek (2009); Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009); Além da Escuridão: Star Trek (2013); Star Trek: Sem Fronteiras (2016) 



2 comentários:

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre