sábado, 2 de maio de 2020

CONDIÇÃO DE DEFESA / DEPOIS DO FIM DO MUNDO / DEF-CON 4 (CANADÁ) - 1985


UM PÓS-APOCALÍTICO MUITO ALUGADO EM VHS

Três astronautas circundam a terra em um satélite secreto norte-americano: Walker (John Walsch), Cecil Howe (Tim Choate) e a médica Eva Jordan (Kate Lynch). Radicais da Líbia sequestraram um navio da marinha americana carregado de mísseis e um é disparado e cai, embora sem detonar, em uma cidade perto de Moscou. O trio tenta entender as consequências desse ato sem conseguir mensagens concretas de que a guerra nuclear se iniciou. As ordens são claras: se houver disparos de mísseis do inimigo eles devem retalhar, mas há uma hesitação, de Walker que espera que a condição de Guerra Global Eminente DefCon1, seja proclamada. Dias e meses se passam e Howe recebe uma mensagem da esposa que, mesmo acreditando que esteja morto (o módulo não está permitindo responder), continuou a enviar notícias cada vez piores: houve a queda de um míssil nos EUA e a radiação a alcançou. Howe quer salvar a esposa, mas Walker e Eva preferem a Antártica, onde há condições de sobrevivência. Quando menos esperam, um míssil surge no radar indo de encontro ao satélite. Eles conseguem disparar umas de suas ogivas impedindo o impacto.


Quando ocorre uma estranha falha nos equipamentos, o trio descobre que o módulo está voltando à terra. Walker e Howe resolvem armar e soltar todas as ogivas no espaço para que não explodam na reentrada, mas uma fica presa no módulo. Ao chegarem em terra firme percebem que Eva sofrera uma concussão e encontra-se inconsciente. Howe tenta sair do módulo que está preso em uma praia. Ao ouvir vozes pede ajuda, mas acaba por ser puxado violentamente. Walker tenta ajudar e acaba tomando o lugar do jovem astronauta. Howe percebe que o destino de seu capitão foi a morte. Mais tarde quando consegue sair do módulo, vai em busca de ajuda, mas encontra apenas pessoas em fase terminal, que atacam qualquer pessoa para se alimentar e uma pseudo base militar em que o comandante captura e escraviza pessoas. Howe é capturado, descobre que o comandante dessa base foi o responsável pela queda de seu módulo e que este deseja um código secreto para escapar de barco para uma base secreta distante e, o pior, sem que ninguém saiba a ogiva que ficou presa ao módulo está em contagem regressiva.



Condição de Defesa que também recebeu o nome de “Depois do Fim do Mundo” chegou por aqui apenas em VHS, pela Transvídeo, e um belo cartaz visto na capa da fita (que nada tinha a ver com o filme – muito comum nos anos 80)  o que garantiu boas locações. A produtora era canadense "New World Pictures", subsidiária da americana "New World". A estratégia era fazer o filme pela produtora canadense e assim baratear os custos (já comentei sobre essa produtora na análise do filme “O Justiceiro” de 1989),  mas o filme valia a locação ?


Filmes pós-apocalípticos reinaram no final dos anos 70 e durante os anos 80. Mad Max é o mais lembrado. O impactante “O Dia Seguinte” mexeu com os medos de muitos a respeito de uma guerra atômica e suas consequências durante a guerra fria. Def-Con 4 (no cartaz com hífen e, no filme, corretamente, sem essa grafia) bebia na fórmula do gênero que agradava muitas pessoas e, normalmente, vinha com baixíssimos orçamentos em sua concepção. Essa produção canadense tem altos e baixos e há um motivo para isso, mesmo que não seja ruim frente a outras produções lançadas.


Dirigida por três diretores, explica-se muita coisa, do porquê o filme ser tão irregular. Podemos dividir o filme em um início bem interessante, com diálogos e tensões bem realizadas, até acima da média nesse gênero. A condução da direção funciona e as tensões e dúvidas são críveis. A queda do módulo e a tentativa se explorar o local mantém o suspense, principalmente na cena em que Walker tenta impedir Howe de ser puxado para fora do módulo. Com a saída do jovem astronauta para explorar o local, até o seu encontro com Vinny (Maury Chaykin), um sobrevivente que vive isolado em uma casa, o filme parece ser dirigido por apenas um diretor. Mas a partir do momento em que Howe, Vinny e a jovem J.J. (Lenore Zann) são capturados e levados para a fortaleza de Gideon (Kevin King) e  de seu principal assecla Lacey (Jeff Pustil), a produção sofre uma guinada drástica, com um bando de figurantes passando-se por sobreviventes, vivendo sob uma cruel tirania. Lógico que Eva surgirá na estória e que a ogiva possivelmente detonará. O filme acaba por sair do gênero “armagedom nuclear” e entra em um filme de baixo orçamento sobre sobrevivência pós-apocalíptica. O mais engraçado é que os “Defcon” ("Defense Readiness Condition" ou “Condição de Prontidão de Defesa”) vão de 5, o menor, ao mais elevado que seria o 1 (guerra nuclear iminente). O máximo que alcançamos até hoje foi Defcon 2 na Crise dos Mísseis de Cuba (1962), logo o filme talvez devesse ser chamado “DefCon1” (sem o hífen, claro).


Quanto ao elenco, curiosamente o protagonista, Tim Choate (como Howe) é o sexto nome nos créditos de apresentação, sendo os dois primeiros são Lenore Zann (Horário de Visitas) e Maury Chaykin (1949–2010), o maior nome do elenco,  de bons filmes, como “Dança com Lobos”. Não é muito compreensível o fato do ator principal vir bem depois de outros atores. Se a estratégia era esconder quem sobreviveria ou surpreender o público também não fazia sentido, visto que a filmografia do ator era, até então de participações em filmes pouco cobhecidos. Kate Lynch , como a Dra Eva, centrou sua carreira em seriados e telefilmes. Kevin King (o jovem comandante) vinha de participações em seriados como "CHIPs" e "Duro na Queda", depois faria "Águia de Aço" e seguiria a carreira com participação em seriados como "Dallas" e "Carro Comando". John Walsch só fez esse filme e produziu outro.


Disponível no Youtube, Condição de Defesa, até pelo baixíssimo orçamento, não é um grande filme, mas pelo que foi investido se torna interessante. Tem um bom elenco, figurantes e locações ruins e uma primeira parte bem desenvolvida. Poderia ter sido um grande filme, mas ficou na linha de filmes como “1999 - O Sobrevivente do Fim do Mundo” e acima de produções como “América 3000”, “Phoenix, A Guerreira”, “Blindado Mortal” e congêneres.

Curiosidades:
Lenore Zann emprestou sua voz a vários desenhos americanos.

Tim Choate, ator de teatro, cinema e Tv faleceu aos 49 anos em decorrência de um acidente de moto.

Maury Chaykin faleceu aos 61 anos em decorrência de uma valvopatia.


Cartaz:























Trailer: 




Filmografia Parcial:
Tim Choate (1954–2004)









Um Tiro na Noite (1981); Histórias de Fantasmas (1981); Condição de Defesa / Depois do Fim do Mundo (1985); O Desespero de uma Criança (1990); Semente do Terror (1991); Soap Dish - Segredos de uma Novela (1991); Gunsmoke, A Longa Cavalgada (1993); Corredeira da Morte (1994); Feitiço da Noite (1995); Adolescentes em Fuga (1995);Babylon 5 (seriado 1994/96 e 97); Pearl Harbor (2001); Hungry Hearts (2002)


Lenore Zann









Feliz Aniversário Para Mim (1981);  Horário de Visitas (1982); Morte Por Telefone (1982); American Nightmare (1983); Condição de Defesa / Depois do Fim do Mundo (1985); A Reencarnação (1985); A Idade do Lobo (1987);  Traição e Poder: A História de Jackie Presser (1992); Desejo Assassino (1993); Ice - Justiça a Quatro Mãos (1996); Inimigo por Natureza (1996); X-Men (desenho - voz de Rougue  1992 a 1997); Love Notes (2007); Stage Mother (2020)


Maury Chaykin (1949–2010)









A Ocasião faz o Herói (1980); O Sequestro do Presidente (1980); Perseguição Mortal (1981); Vida de Solteiro (1982); O Último Pesadelo (1983); Jogos de Guerra (1983); Meu Pai, Eterno Amigo (1984); O Guardião (1984); Mrs. Soffel - Um Amor Proibido (1984); Condição de Defesa / Depois do Fim do Mundo (1985); Roboman (1986); Almôndegas 3 (1986); Uma Janela Suspeita (1987); Coragem de uma Mulher (1987); Corações de Fogo (1987); Águia de Aço II (1988); Irmãos Gêmeos (1988); Millennium - Guardiões do Futuro (1989); Dança com Lobos (1990); Meu Primo Vinny (1992); A Revolta Nuclear (1992); Herói por Acidente (1992); Sommersby: O Retorno de um Estranho (1993); Beethoven 2 (1993); Camilla (1994); O Diabo Veste Azul (1995); A Ilha da Garganta Cortada (1995); Por uma Vida Menos Ordinária (1997); A Máscara do Zorro (1998); A Arte da Guerra (2000); Os Estagiários (2004); A Busca pela Justiça (2006); Ensaio Sobre a Cegueira (2008); O Super Lobista (2010)


Kate Lynch









Almôndegas (1979); Imagem Dupla (1980); Vida de Solteiro (1982); O Último Pesadelo (1983); Condição de Defesa / Depois do Fim do Mundo (1985); Crime ou Loucura (1985); Sombras da Notícia (1986); No Rastro do Crime (1987); Deus Abençoe as Crianças (1988); Eddie, o Ídolo Pop 2: Eddie Vive! (1989); De Costa a Costa (2003); Deite Comigo (2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre