sábado, 28 de março de 2020

O CULTO / THE ENDLESS (2017) - ESTADOS UNIDOS


IDIOSSINCRASIAS SOMBRIAS
(o texto contém alguns spoilers)


"A mais velha e a mais forte emoção da raça humana é o medo, o mais velho e forte tipo de medo é o medo do desconhecido " H.P Lovecraft

Justin (Benson) e seu irmão mais novo Aaron (Moorhead) vivem presos a um cotidiano angustiante: possuem um emprego em que são mal remunerados, não possuem amigos, nem namoradas. A dupla frequenta semanalmente um psicólogo que tenta algum tipo de ajuda, mas o atrito entre os irmãos não diminui. Justin e Aaron perderam a mãe em um acidente, foram criados por uma comunidade chamada "Acampamento Arcádia" que segundo denuncias de Aaron cometeria suicídio coletivo, inclusive com castrações dos adultos.  Ele conseguiu fugir e levou seu irmão mais novo, denunciando o fato na imprensa como o “culto da morte UFO”, mas Aaron só consegue se lembrar de uma vida idílica, com comida saudável, brincadeiras e uma comunidade acolhedora. A situação começa a mudar quando Aaron recebe uma fita pelos Correios que mostra que a comunidade não cometeu nenhum assassinato coletivo e que todos parecem estar muito bem, inclusive na aparência, pois já se passaram mais de uma década do acontecido.



Justin, diante da frustração do irmão e a vontade deste de regressar à comunidade nas colinas da California, para rever velhos amigos, resolve acompanhar Aaron. Quando chegam ao local são bem recebidos e perdoados, principalmente Justin, por ter “disseminado mentiras” que criaram repulsa à comunidade. Os irmãos percebem que o local sobrevive através da venda de cerveja artesanal e trabalhos artísticos de seus integrantes. O que era para ser apenas uma noite de visita tornam-se dias com Aaron desejando permanecer definitivamente no local. Enquanto isso Justin percebe, no grupo e em seu líder (Tate Ellington), certo ar de descontentamento com a sua presença, ao mesmo tempo em que alguns fenômenos parecem ocorrer no local demostrando estarem em grande perigo.



O Culto (The Endless – algo como “O Infinito”) abre com uma citação do autor de terror cult H.P. Lovecraft e colheu críticas favoráveis da mídia especializada e público por ser um filme de ficção-científica independente, modesto, que prende pela ótima performance dos protagonistas e as reviravoltas que vão surgindo ao longo da estória. O filme é uma continuação de “Restoration” (2013), mas não se necessita assistir ao primeiro filme para compreender os fatos que aqui ocorrem. A dupla de diretores, que também atua como protagonistas e construtores da estória (Benson), foram estagiários na companhia do cineasta Ridley Scott (Aliens) e mostraram que aprenderam muito bem como desenvolver um filme que prende do início ao fim.


Enquanto tenta abordar o relacionamento de irmãos, a necessidade de se sentir pertencente e a questão de “perder a sua liberdade, mas se sentir feliz ou ter liberdade, mas não conseguir concretizar a vida sonhada”, os diretores inserem alguns elementos que fazem tudo fluir a contento: fenômenos inexplicáveis; uma estranha seita; um ritual noturno bizarro;física quântica, uma equação matemática obscura; looping temporal; uma possível entidade; uma maldição daqueles que ali se estabelecem e o que os membros da seita esperam: o que eles chamam de ascensão.


Há momentos muito curiosos que vão se explicando aos poucos: o ritual da corda gigante que se estende para um breu; a mulher que procura o marido; o homem enforcado; o minerador do século XIX que morre repetidamente em segundos em um angustiante ciclo; as duas luas, o estranho comportamento dos pássaros; pequenas esferas geográficas gerando distorções espaciais e temporais (um dos motivos dos jovens poderem se deslocar esteja no fato de que ainda não foram fixados em uma); uma presença opressiva e invisível... talvez tudo seja apenas confrontar o passado e abraçar o desconhecido, mas qual o preço a se pagar?


O Infinito é ficção científica, metafísico, disfarçado de drama cotidiano que fala sobre uma possível entidade que mexe com a estrutura do tempo / espaço a conduzir uma sombria sinfonia apocalíptica ao usar membros da comunidade como instrumentos para consecução dos seus objetivos. É um filme que segundo os cineastas dará todas as respostas, bastando uma apurada observação, que faz pensar e é direcionado aqueles que gostam de produções que espalham várias peças para depois o espectador juntar o quebra-cabeças. Um filme acima da média quando vemos como foi produzido e o valor investidos pelos envolvidos.

Trailer:



Curiosidades:
Os cineastas usam a música "House of the Rising Sun" por toda parte porque as letras são de domínio público, o que os ajudou a permanecer dentro do seu orçamento limitado.

O primeiro filme de gênero a ser exibido na Competição dos EUA no Festival de Cinema de Tribeca desde "Deixa Ela Entrar" (2008).

A decisão de Justin Benson e Aaron Moorhead também atuarem no filme foi em grande parte uma tentativa de manter o orçamento baixo

Na sala onde a equação matemática está no quadro-negro, há um globo no canto que mostra o sudeste da Ásia e a Austrália. Mas eles não são mostrados na configuração da geografia atual porque a Austrália no mundo está conectada à Papua Nova Guiné e à Tasmânia, o que aconteceu pela última vez há mais de 12.000 anos.



Filmografia:
Aaron Moorhead










Resolution (2012);  Contracted: Phase II (2015); O Culto (2017); I Blame Society (2020)

Justin Benson











Contracted: Phase II (2015);  Dementia (2015); O Culto (2017); After Midnight (2019); Nurse Hollings

Callie Hernandez









Machete Mata (2013); Sin City: A Dama Fatal (2014); ILa La Land: Cantando Estações (2016); Bruxa de Blair (2016); O Culto (2017); Alien: Covenant (2017);Graves (seriado 2016 a 2017); Under the Silver Lake (2018); Soundtrack (seriado 2019); One of These Days (2020)

Tate Ellington









The Elephant King (2006); Rastros de Vingança (2008); O Retorno de Um Herói (2009); O Primeiro Mentiroso (2009); Lembranças (2010); Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (2015); A Entidade 2 (2015); Quantico (seriado 2015 a 2016); O Culto (2017); Wanderland (2018); A Patient Man (2019); Tone-Deaf (2019)


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