IDIOSSINCRASIAS SOMBRIAS
(o texto contém alguns spoilers)
"A mais velha e a mais forte emoção da raça humana é o medo, o mais velho e forte tipo de medo é o medo do desconhecido " H.P Lovecraft
Justin (Benson) e seu irmão mais novo Aaron (Moorhead)
vivem presos a um cotidiano angustiante: possuem um emprego em que são mal
remunerados, não possuem amigos, nem namoradas. A dupla frequenta semanalmente
um psicólogo que tenta algum tipo de ajuda, mas o atrito entre os irmãos não diminui.
Justin e Aaron perderam a mãe em um acidente, foram criados por uma comunidade chamada "Acampamento Arcádia" que segundo denuncias de Aaron cometeria suicídio coletivo,
inclusive com castrações dos adultos. Ele conseguiu fugir e levou seu irmão mais
novo, denunciando o fato na imprensa como o “culto da morte UFO”, mas Aaron só
consegue se lembrar de uma vida idílica, com comida saudável, brincadeiras e
uma comunidade acolhedora. A situação começa a mudar quando Aaron recebe uma
fita pelos Correios que mostra que a comunidade não cometeu nenhum assassinato
coletivo e que todos parecem estar muito bem, inclusive na aparência, pois já
se passaram mais de uma década do acontecido.
Justin, diante da frustração do irmão e a vontade deste
de regressar à comunidade nas colinas da California, para rever velhos amigos,
resolve acompanhar Aaron. Quando chegam ao local são bem recebidos e perdoados,
principalmente Justin, por ter “disseminado mentiras” que criaram repulsa à
comunidade. Os irmãos percebem que o local sobrevive através da venda de cerveja
artesanal e trabalhos artísticos de seus integrantes. O que era para ser apenas
uma noite de visita tornam-se dias com Aaron desejando permanecer
definitivamente no local. Enquanto isso Justin percebe, no grupo e em seu líder
(Tate Ellington), certo ar de descontentamento com a sua presença, ao mesmo
tempo em que alguns fenômenos parecem ocorrer no local demostrando estarem em
grande perigo.
O Culto (The Endless – algo como “O Infinito”) abre com
uma citação do autor de terror cult H.P. Lovecraft e colheu críticas favoráveis
da mídia especializada e público por ser um filme de ficção-científica independente,
modesto, que prende pela ótima performance dos protagonistas e as reviravoltas
que vão surgindo ao longo da estória. O filme é uma continuação de
“Restoration” (2013), mas não se necessita assistir ao primeiro filme para
compreender os fatos que aqui ocorrem. A dupla de diretores, que também atua
como protagonistas e construtores da estória (Benson), foram estagiários na
companhia do cineasta Ridley Scott (Aliens) e mostraram que aprenderam muito
bem como desenvolver um filme que prende do início ao fim.
Enquanto tenta abordar o relacionamento de irmãos, a
necessidade de se sentir pertencente e a questão de “perder a sua liberdade,
mas se sentir feliz ou ter liberdade, mas não conseguir concretizar a vida
sonhada”, os diretores inserem alguns elementos que fazem tudo fluir a
contento: fenômenos inexplicáveis; uma estranha seita; um ritual noturno
bizarro;física quântica, uma equação matemática obscura; looping temporal; uma
possível entidade; uma maldição daqueles que ali se estabelecem e o que os membros
da seita esperam: o que eles chamam de ascensão.
Há momentos muito curiosos que vão se explicando aos
poucos: o ritual da corda gigante que se estende para um breu; a mulher que
procura o marido; o homem enforcado; o minerador do século XIX que morre
repetidamente em segundos em um angustiante ciclo; as duas luas, o estranho
comportamento dos pássaros; pequenas esferas geográficas gerando distorções
espaciais e temporais (um dos motivos dos jovens poderem se deslocar esteja no
fato de que ainda não foram fixados em uma); uma presença opressiva e invisível... talvez tudo seja apenas
confrontar o passado e abraçar o desconhecido, mas qual o preço a se pagar?
O Infinito é ficção científica, metafísico, disfarçado de drama
cotidiano que fala sobre uma possível entidade que mexe com a estrutura do
tempo / espaço a conduzir uma sombria sinfonia apocalíptica ao usar membros da
comunidade como instrumentos para consecução dos seus objetivos. É um filme que
segundo os cineastas dará todas as respostas, bastando uma apurada observação, que faz pensar e é direcionado aqueles que gostam
de produções que espalham várias peças para depois o espectador juntar o
quebra-cabeças. Um filme acima da média quando vemos como foi produzido e o
valor investidos pelos envolvidos.
Trailer:
Curiosidades:
Os cineastas usam a música "House of the Rising Sun" por toda parte porque as letras são de domínio público, o que os ajudou a permanecer dentro do seu orçamento limitado.
O primeiro filme de gênero a ser exibido na Competição dos EUA no Festival de Cinema de Tribeca desde "Deixa Ela Entrar" (2008).
A decisão de Justin Benson e Aaron Moorhead também atuarem no filme foi em grande parte uma tentativa de manter o orçamento baixo
Na sala onde a equação matemática está no quadro-negro, há um globo no canto que mostra o sudeste da Ásia e a Austrália. Mas eles não são mostrados na configuração da geografia atual porque a Austrália no mundo está conectada à Papua Nova Guiné e à Tasmânia, o que aconteceu pela última vez há mais de 12.000 anos.
Filmografia:
Aaron Moorhead
Resolution (2012); Contracted: Phase II (2015); O Culto (2017); I Blame Society (2020)
Justin Benson
Contracted: Phase II (2015); Dementia (2015); O Culto (2017); After Midnight (2019); Nurse Hollings
Callie Hernandez
Machete Mata (2013); Sin City: A Dama Fatal (2014); ILa La Land: Cantando Estações (2016); Bruxa de Blair (2016); O Culto (2017); Alien: Covenant (2017);Graves (seriado 2016 a 2017); Under the Silver Lake (2018); Soundtrack (seriado 2019); One of These Days (2020)
Tate Ellington
The Elephant King (2006); Rastros de Vingança (2008); O Retorno de Um Herói (2009); O Primeiro Mentiroso (2009); Lembranças (2010); Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (2015); A Entidade 2 (2015); Quantico (seriado 2015 a 2016); O Culto (2017); Wanderland (2018); A Patient Man (2019); Tone-Deaf (2019)
Aaron Moorhead
Resolution (2012); Contracted: Phase II (2015); O Culto (2017); I Blame Society (2020)
Justin Benson
Contracted: Phase II (2015); Dementia (2015); O Culto (2017); After Midnight (2019); Nurse Hollings
Callie Hernandez
Machete Mata (2013); Sin City: A Dama Fatal (2014); ILa La Land: Cantando Estações (2016); Bruxa de Blair (2016); O Culto (2017); Alien: Covenant (2017);Graves (seriado 2016 a 2017); Under the Silver Lake (2018); Soundtrack (seriado 2019); One of These Days (2020)
Tate Ellington
The Elephant King (2006); Rastros de Vingança (2008); O Retorno de Um Herói (2009); O Primeiro Mentiroso (2009); Lembranças (2010); Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (2015); A Entidade 2 (2015); Quantico (seriado 2015 a 2016); O Culto (2017); Wanderland (2018); A Patient Man (2019); Tone-Deaf (2019)
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