domingo, 13 de março de 2016

BALA DE PRATA / A HORA DO LOBISOMEM / SILVER BULLET (1985) - ESTADOS UNIDOS



UM LOBISOMEM POR STEPHEN KING
 
Marty Coslaw (Corey Haim) é um garoto preso a uma cadeira de rodas. Jane Coslaw (Megan Follows), sua irmã, é a encarregada pela família de ficar de olho em seu irmão que vive aprontando brincadeiras infantis. A tranquila cidade de Taker's Mill passa a ter uma série de assassinatos misteriosos e brutais. O xerife Joe Haller (Terry O'Quinn) não consegue identificar o suspeito dos crimes. A comunidade passa a ficar assustada e clama por justiça pelas próprias mãos apesar dos esforços do xerife e do Reverendo Lowe (Everett McGill). Tio Red, que está visitando a família de Marty, lhe constrói uma possante moto adaptada à sua condição. Em uma noite Marty solta fogos em uma ponte quando presencia a aparição de um terrível lobisomem, conseguindo feri-lo em um dos olhos. Aterrorizado, conta para a irmã, que não acredita em sua "história infantil", mas resolve investigar, até que dá de cara com um homem com um ferimento no olho e percebe estar diante da criatura que ataca durante a noite. Jane constata que sua vida e a de Marty estão em perigo e tem que convencer seu tio dessa louca história.


Bala de Prata ou A Hora do Lobisomem (título dos cinemas)  fez muito sucesso por sua história muito bem conduzida (de um conto de  Stephen King, chamado "Cycle of the Werewolf" que também assinou o roteiro) pelo diretor Daniel Attias que tinha experiências em curtas e fez apenas este filme para a tela grande, dedicando-se, posteriormente, a dirigir episódios de séries como "Dr. House"; "The Walking Dead"; "True Blood"; "Homeland", entre outros.


Attias deu um tom de suspense, com boas cenas de ação e certo humor negro em algumas cenas (como o animal tomando o taco de beisebol de um homem e usando contra ele). Era a época do Grande sucesso “A Hora do Espanto” (1985) e, no Brasil, muitos tentaram se aproveitar do título "A Hora..." colocando em filmes títulos como “Na Hora da Zona Morta”, “A Hora da Brutalidade”, “A Hora das Criaturas”; "Karate Kid – A Hora da Verdade" ... Aqui a produtora Martha De Laurentiis (que assinava como Martha Schumacher) pegou um Conto de King e o adaptou para as telas. Os livros e contos do Mestre dos Livros de Terror já eram conhecidos pelos cinéfilos de plantão que já haviam assistido filmes como “Carrie, a Estranha”; “O Iluminado”, “Christine, O Carro Assassino”, entre outros, com um relativo sucesso. Neste caso, adaptar uma de suas obras seria uma boa ideia. E foi. O filme apesar de possuir poucos atores conhecidos e, visivelmente, com poucos recursos, apresentou uma história dinâmica com um suspense progressivo e efeitos especiais medianos. O filme caiu no gosto e, apesar da crítica torcer o nariz para  a produção, o público deu respaldo e até hoje é lembrado nas listas de bons filmes de lobisomem.


Os efeitos especiais ficaram a cargo de Carlo Rambaldi, responsável pela criação de personagens como “E.T - O Extraterrestre”, "Alien, O Oitavo Passageiro", King "Kong“ (por esses três primeiros recebeu o Oscar), Duna”, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”,“Conan, o Destruidor”, “O Armário do Diabo” ... A transformação da criatura, visto pelos dias atuais, é fraca, até mesmo porque os efeitos digitais evoluíram exponencialmente. A parte da criatura em ação ficou satisfatória e ajudou muito em tornar a produção popular. Rambaldi visitou zoológicos para observar o comportamento e as reações dos lobos. primeiro esculpiram a cabeça de barro da criatura e depois o corpo em tamanho natural, feito de espuma e poliuretano, recoberto com pelo de urso.


Quanto ao elenco, Gary Busey (Tio Red) e Corey Haim (Marty) são os que se saem melhor com uma amizade bem legal entre o tio doidão que vive bêbado, em seu terceiro casamento, e o sobrinho assustado. Haim ainda participaria de dois filmes bem conhecidos do público brasileiro: o hilário “Sem Licença para Dirigir” e o vampiresco “Os Garotos Perdidos”. Terry O'Quinn ficou muito conhecido por sua participação no seriado Lost. Megan Follows voltou-se praticamente para telefilme e seriados. Everett McGill esteve em várias produções e pode ser lembrado como o mercenário que enfrenta Steven Segal em " A Força em Alerta 2"


Enfim, Bala de Prata ainda pode ser visto como um dos filmes de Lobisomem que merece uma conferida. Não tem os efeitos e ação se comparados a filmes mais atuais como as sagas "Anjos da Noite" e "Crepúsculo", mas tem seu charme e deve ser visto como um bom filme, numa época em que uma boa história era condição necessária para se sustentar como um bom filme do gênero.

Trailer: 




Curiosidades:
 
Corey Haim faleceu aos 38 anos vítima de pneumonia.

Na  época do VHS recebeu o titulo de "O Segredo da Bala de Prata".

De acordo com o diretor Daniel Attias, Gary Busey improvisou muito, por exemplo, quando o tio Red está na loja de armas. Attias verificou com Stephen King, que disse OK para que esses improvisos fossem incluídos.

A sequência do sonho do lobisomem utilizou um total de setenta figurantes que foram divididos em quatro grupos com vários níveis de maquiagem e fantasias. Estes variaram de aproximadamente dez atores principais usados ​​para close-ups e tomadas de ação, tendo os looks mais refinados, enquanto os restantes foram feitos apenas para parecer ameaçadores e preencher o resto da igreja para dar uma aparência de casa cheia.

A construção completa da fantasia de lobisomem levou três meses. Após a finalização da forma e do desenho, usando cabeças tridimensionais de argila, todo o traje foi feito de espuma e poliuretano e coberto com cabelo de urso real. A cabeça do traje era operada mecanicamente por seis pessoas a uma distância de até nove metros.

Corey Haim tornou-se amigo de Jake Busey (A Morte Pede Carona 2 - 2003), filho de Gary Busey. Muitos anos depois, Jake declarou: "Corey Haim estava no filme e nós tínhamos a mesma idade, Corey era seis meses mais novo do que eu. Então, eu estando lá como um visitante e Corey lá como um funcionário e o garoto principal, nós realmente ficamos amigos. Passamos muito tempo juntos, pescamos muito no cais de Rascoe Beach, na Carolina do Norte. Nos divertimos muito. Foi antes de ele se tornar uma celebridade, antes que alguém soubesse quem ele era. foi um dos primeiros filmes dele, então ele não tinha sido contaminado pela máquina ainda. Realmente nos demos bem, e lembro-me de vê-lo trabalhar e pensar que estávamos andando de skate juntos, estávamos pescando juntos, estamos nas praias da Carolina do Norte. Estamos fazendo qualquer coisa, qualquer coisa que garotos de treze anos façam. No entanto, eu estava de lado assistindo ele e meu pai atuando, e lembro de ter pensado: "Eu poderia fazer isso, poderia totalmente estar fazendo isso. Isso parece muito divertido. Na verdade, é frustrante que eu não consiga fazer isso. "

Marty e Jane deram seu medalhão de prata e cruz para seu tio para transformá-los em uma bala de prata é uma referência sutil à história da Besta de Gévaudan, provavelmente a história de lobisomem mais famosa da história e a origem do mito da bala de prata . Na história, um lobisomem invadiu o interior da França por três anos em ou perto de uma cidade chamada Gévaudan. De acordo com a história, depois que a besta matou a esposa e o filho de um caçador local chamado Jean Chastel, ele fez com que sua cruz, uma herança de família, fosse transformada em uma bala de prata e obrigou o padre local a abençoá-la três vezes. Por causa de sua popularidade, esta história encontrou seu caminho em muitas obras de ficção sobre lobisomens.

Don Coscarelli (de O Príncipe Guerreiro - 1982) foi escalado para dirigir, mas deixou diferenças criativas com Dino De Laurentiis.


Cartazes:







Everett McGill em A Força em Alerta 2 (1995)









 




Terry O'Quinn no seriado Lost














Gary Busey em O Predador 2












Filmografia Parcial:
 
Gary Busey


 
 










A Fúria dos 7 Homens (1972); Liberdade Condicional (1978); A Hora do Lobisomem (1985); Inimigo Mortal (1986); Máquina Mortífera (1987); Predador 2 - A Caçada Continua (1990); Caçadores de Emoção (1991); A Força em Alerta (1992); Sobrevivendo ao Jogo (1994); Estrada Perdida (1997); Soldado Universal 2  (1998); O Soldado do Futuro (1998); Latin Dragon (2004); Marcados para Morrer (2005); Dr. Dolittle 3 (2006); Piranha 2 (2012); Sharknado 4 (2016).
 
Corey Haim (1971–2010) 



 
 









Admiradora Secreta (1985); Bala de Prata / A Hora do Lobisomem (1985); O Romance de Murphy (1985); A Inocência do Primeiro Amor (1986); Os Garotos Perdidos (1987); Sem Licença para Dirigir (1988); O Limite do Terror (1988); Um Sonho Diferente (1989); Rollerboys: A Nova Geração de Guerreiros (1990); A Primeira Vez de um Adolescente (1992); Uma Garota Muito Especial (1993); Um Sonho Diferente 2 (1995); Em Nome da Justiça (1996); Batman & Robin (1997); Merlin (1998); O Mestre dos Desejos 2 (1999); Dickie Roberts, o Pestinha Cresceu (2003); Os Garotos Perdidos 2: A Tribo (2008); Adrenalina 2 (2009); Shark City (2009); American Sunset (2010);  New Terminal Hotel (2010); Decisions (2011)
 
Terry O'Quinn


 
 










Um Lugar no Coração (1984); A Primeira Transa de Jonathan (1985); A Hora do Lobisomem (1985); SpaceCamp - Aventura no Espaço (1986); O Padrasto (1987); O Mistério da Viúva Negra (1987); Os Jovens Pistoleiros (1988); Fúria Cega (1989); Rocketeer (1991); Tombstone: A Justiça Está Chegando (1993); Amityville: A Nova Geração (1993); As Duas Faces de Um Crime (1996); Fantasmas do Passado (1996); Arquivo X: O Filme (1998); Millennium (seriado 1996 a 1999); Censura Máxima (2000); A Terceira Grande Guerra - Vírus Fatal (2001); Lost (seriado 2004 a 2010); The Human Preservation Project (2011); Hallelujah (2011); Uma Razão Para Recomeçar (2016)

Everett McGill 


 










Brubaker (1980); A Guerra do Fogo (1981); Duna (1984); A Hora do Lobisomem (1985); O Destemido Senhor da Guerra (1986); 007 - Permissão para Matar (1989); As Criaturas Atrás das Paredes (1991); A Força em Alerta 2 (1995);

4 comentários:

  1. Boa tarde!
    Vc tá vendo que tô bem assídua nos comentários,mas não tem como deixar de comentar.Prefiro mil vezes bala de prata e os efeitos especiais do passado,do que muitos de hoje em dia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Fabiana.
    Bala de Prata ou A Hora do Lobisomem tem um roteiro bem coeso, o que contribuiu para o sucesso. Antigamente os efeitos eram escassos e uma boa história era fator primordial para um filme funcionar. Nos dias atuais muitos querem saber primeiro se os efeitos são bons, sem tem sangue ... O Cinema mudou muito, mas volta e meia surge uma produção que se distingue das demais. Bala de Prata ganhou uma enorme força quando estreou em VHS e Tv onde ganhou muitos admiradores por ser simples, mas muito inventivo. Um grande abraço e obrigado por mais este comentário.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog, muito conteúdo relevante, tive a oportunidade de assistir esses 02 Clássicos no Cinema, o outro foi a Hora do Espanto, Abraço!!! Atte Prof. Paulo Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Professor Paulo Ricardo.
    Também assisti Bala de Prata / A Hora do Lobisomen e A Hora do Espanto no cinema. Bons tempos, não? Muito obrigado por tecer comentários. Volte sempre e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre