terça-feira, 5 de abril de 2016

EXPRESSO DO TERROR / EXPRESSO DO HORROR / HORROR EXPRESS / PÁNICO EN EL TRANSIBERIANO - (1972) REINO UNIDO / ESPANHA


DA ÉPOCA EM QUE O MAL ERAM MONSTROS OU SERES ESPACIAIS E NÃO PESSOAS REAIS

Produção anglo-hispanica de 1972, "Expresso do Terror" narra a história da descoberta do antropólogo Alexander Saxton  (Christopher Lee 1922-2015), na Manchúria, em 1906, de uma criatura congelada que poderia ser o elo perdido entre os macacos e o homem. Radiante com a descoberta, o professor coloca a criatura em uma caixa escondida dos olhares dos curiosos e de seu rival em pesquisas, o renomado Dr Wells (Peter Cushing 1913-1994). O professor informa ao seu compatriota que leva um fóssil pra a Inglaterra para estudos, sem dizer realmente o que contém na caixa. Já antes de embarcar, um ladrão tenta abrir a caixa e aparece morto com os olhos "esbranquiçados". No meio da viagem um dos funcionários do trem resolve verificar o que contém a caixa. Ao tentar abri-la libera uma criatura que possui o dom de absorver a memória daquele que entra em contato, possuindo todo o seu conhecimento. O pavor se instala no trem transiberiano e caberá aos dois cientistas deterem a criatura a todo modo que, conforme evolui, passa a tomar a mente de seu oponente e se tornar cada vez mais inteligente


Revisto quase 50 anos após seu lançamento, o filme envelheceu muito, principalmente nos efeitos especiais. A história em si é bem conduzida com os personagens bem definidos e com a obviedade das situações. A origem da criatura é muito bem explicada e acaba sendo confundida com uma entidade diabólica, principalmente pelo religioso Pujardov (o argentino Alberto de Mendoza 1923 -2011) que parece fazer uma interpretação visual e ideológica de Rasputin, o temido monge da época dos czares russos. Sua caracterização ficou excelente no filme e toda vez que aparece espera-se que algo aconteça. 


A criatura parece ser uma caracterização da Medusa, da mitologia grega que com seus olhos transformavam em pedra quem a olhasse, fruto de uma maldição colocada pela deusa Atena. A criatura, tal qual Medusa, não pode ser encarada diretamente pelo olhar, só que ao invés de transformar em pedra, os transforma em criaturas de cérebros vazios. 


Quanto aos personagens o filme talvez tenha seu maior atrativo: Christopher Lee e Peter Cushing são dois "monstros" do cinema de terror e fizeram juntos ou separados grandes clássicos do terror pela antiga produtora Hammer e sua rival Amicus. Só a presença da dupla já justificaria conferir este filme que não frequenta muito a tv aberta ou cabo e tornou-se raro em DVD. A presença do famoso ator Telly Savalas (1922-1994), como o Capitão Kazan, que invade o trem com seu grupo de soldados traz mais um pouco de interesse ao filme. Savalas, o eterno Kojak da série televisiva e de diversos filmes como “Os 12 Condenados”, tem uma participação breve, mas marcante e provavelmente seu status na época trouxe seu fãs a conferirem o ator em um filme de terror. 


Apesar de bem ultrapassado, quem gosta de histórias de terror da década de 60 e 70 em que os poucos efeitos eram para abrilhantar a história, provavelmente irá assistir com certa simpatia ao cinema fantástico da época (a parte dos Zumbis, ficou risível). Este é um filme que, já na época, percebia-se que não fora feito um alto investimento (foi rodado em Madrid, Espanha), mas mesmo assim conseguiu sobreviver a novas releituras apesar de inúmeros furos no roteiro. É uma produção que poderia ser refilmada com um bom elenco e efeitos especiais que hoje contribuiriam e muito para a história, principalmente com uma criatura mais convincente. O filme ganhou, no festival de Stiges, o prêmio dos críticos na época por melhor script (do diretor espanhol Eugenio Martin).

Trailer:




Curiosidades (contém spoilers):
Passado na televisão como Expresso do Horror e em VHS como Horror Express

O diretor  Eugenio Martín Márquez usou o pseudônimo de Gene Martin


Pánico en el Transiberiano foi o primeiro título do filme


O filme não foi exibido nos cinemas brasileiros


A TVS (Tv Studios, hoje SBT); Tv Record (Rio) e Tv Corcovado exibiriam seguidamente o filme em suas programações

Diz-se que Peter Cushing ficou tão arrasado com a morte recente de sua esposa quando este filme foi rodado que sofreu de pânico noturno. Para tornar suas noites mais fáceis, para não ficar sozinho quando os ataques acontecessem, Christopher Lee costumava dormir em sua mesma cama.

Peter Cushing chegou à Espanha para filmar e imediatamente disse ao produtor Bernard Gordon que não poderia fazer o filme, pois achava que era muito cedo após a morte de sua esposa. Christopher Lee convenceu Cushing a ficar ao relembrar com ele os filmes anteriores em que trabalharam juntos, para grande alívio de Gordon.

As freqüentes exibições na televisão durante as décadas de 1970 e 1980 ajudaram a ganhar a este filme um culto devotado de seguidores entre os fãs de terror.

Filmado em dezembro de 1971, o primeiro Natal de Peter Cushing desde a morte de sua amada esposa Helen em 14 de janeiro. A família de Sir Christopher Lee tornou o caso o mais caloroso possível para Cushing, que sofreria por sua esposa perdida pelo resto de sua vida, muitas vezes desempenhando papéis que refletiam sua própria tristeza. Apesar das condições de trabalho congelantes e da comida "abominável", este filme forneceu um dos poucos papéis co-protagonistas em que os dois atores trabalharam em uníssono, ao invés de se oporem um ao outro, com Cushing recebendo as falas mais divertidas.

A maior parte deste filme foi filmada sem gravação de áudio; as trilhas sonoras e diálogos foram adicionados na pós-produção. Sir Christopher Lee, Peter Cushing e Telly Savalas forneceram suas próprias vozes para a versão em inglês deste filme.

Telly Savalas recebeu US $ 22.000 por sua curta temporada neste filme. O produtor Bernard Gordon ficou encantado em consegui-lo por um preço tão baixo. Savalas ficou igualmente encantado, pois usou o dinheiro para conseguir um aluguel de sete anos de um apartamento no West End para sua então namorada.

O segundo filme adaptado da novela "Who Goes There?" de John W. Campbell Jr .. O primeiro foi O Monstro do Ártico (1951).

Durante a produção, havia apenas um conjunto disponível para o interior dos vagões. Todas as cenas para cada vagão tiveram que ser filmadas de uma vez, e então o set teria que ser reconstruído para o próximo vagão.

Lançado apenas dois dias depois de Drácula no Mundo da Minissaia (1972), que também estrelou Christopher Lee e Peter Cushing.

Os sets do interior do trem e o modelo do trem usado para as tomadas externas foram os mesmos sets usados ​​para Pancho Villa (1972), do mesmo produtor e diretor, que tinha acabado de produzir, e que também contava com Telly Savalas.

Vários papéis são dublados por Roger Delgado (o inspetor de polícia), Robert Rietty (monge) e Olive Gregg (todas vozes femininas).

Em um episódio de Trailers from Hell (2007), Joe Dante, que é fã do filme, notou que as cópias originais de lançamento nos cinemas americanos eram quase impossíveis de assistir, pois apresentavam gradação de cores escuras demais, bem como impressas em emendas e danos. Em sua autobiografia, Bernard Gordon observou que o produtor executivo Benjamin Fisz vendeu os direitos do filme nos Estados Unidos para a Scotia International por US $ 100.000, dos quais recebeu muito pouco devido a um acordo fiscal em vigor na época. Isso deixou ele e Gordon incapazes de pagar uma dívida de US $ 150.000 (equivalente à metade do orçamento do filme) a um banco espanhol que havia emprestado o dinheiro a eles, o que resultou na apreensão do negativo original da câmera. Como resultado, as cópias teatrais nos Estados Unidos tiveram que ser retiradas da cópia surrada do filme.

Segundo Eugenio Martín, a maior parte do diálogo e da atuação de Telly Savalas foi improvisada.

Não foi um sucesso na Espanha, país natal do diretor Eugenio Martin.

A aclamada trilha sonora do filme marca a estreia de John Cacavas como compositor cinematográfico, que ingressou no cinema graças à amizade com Telly Savalas. Cacavas mais tarde criaria a música para a série de TV de Savalas, Kojak (1973).

A versão em espanhol, "Panico en el Transiberiano", atribui o roteiro ao diretor Eugenio Martín e Arnaud d'Usseau, e a versão em inglês credita-o a d'Usseau e Julian Zimet, com Martín recebendo uma "história original" crédito. Segundo o produtor Bernard Gordon, Martín foi creditado por obrigação contratual com a produtora espanhola e achou irônico que Martín tenha ganhado a Medalha CEC no Festival de Cinema de Sitges por ter supostamente escrito o filme.

Cenas do filme foram editadas em Creepshow: Night of the Living Late Show (2021), cujo protagonista inventa uma forma de se inserir em filmes antigos e interagir com os personagens.

Horror Express parece plagiar a novela frequentemente filmada de John W. Campbell Jr. "Who Goes There?", Que é frequentemente renomeada como "O Monstro do Ártico". Uma forma de vida alienígena veio à terra há muito tempo, ficou congelada em um hospedeiro e permaneceu naquele estado congelado por muitos anos apenas para ser descoberta, descongelada e invadindo outros hospedeiros para que ninguém soubesse quem era o alienígena.

Cartazes:









Filmografia Parcial:
Christopher Lee (1922–2015)










Falcão dos Mares (1951); O Pirata Sangrento (1952); A Maldição de Frankenstein (1957); O Vampiro da Noite (1958); O Cão dos Baskervilles (1959); A Múmia (1959); Hércules no Centro da Terra (1961); A Deusa da Cidade Perdida (1965); Drácula, o Príncipe das Trevas (1966); Grite, Grite Outra Vez! (1970); Conde Drácula (1970); A Casa Que Pingava Sangue (1971); Expresso do Horror (1972); Os Três Mosqueteiros (1973); Os Quatro Mosqueteiros - A Vingança de Milady (1974); 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974); Uma Filha para o Diabo (1976); Aeroporto 77 (1977); Círculo de Ferro (1978); 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979); Olho Por Olho (1981); A Mansão da Meia-Noite (1983); Grito de Horror 2 (1985); A Volta dos Mosqueteiros (1989); Gremlins 2: A Nova Geração (1990); Loucademia de Polícia 7: Missão Moscou (1994); A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999); O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001); Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002); O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002); Falando com os Mortos (2002); O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003); Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005);  A Bússola de Ouro (2007); Caça às Bruxas (2011); A Invenção de Hugo Cabret (2011); O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014).

Peter Cushing (1913–1994)










O Homem da Máscara de Ferro (1939);  A Floresta Encantada (1940); Hamlet (1948); Moulin Rouge (1952); O Espadachim Negro (1954); Chama Imortal (1955);  Alexandre Magno (1956); A Sombra da Forca (1957); A Maldição de Frankenstein (1957); O Vampiro da Noite (1958); A Vingança de Frankenstein (1958);  O Cão dos Baskervilles (1959); A Múmia (1959); Robin Hood - O Invencível (1960); O Espadachim do Diabo (1961); Emboscada na Baia Sinistra (1961); A Tortura da Suspeita (1961); Dr. Who e a Guerra dos Daleks (1965); A Deusa da Cidade Perdida (1965); As Profecias do Dr Terror (1965); A Ilha do Terror (1966);  Ano 2150: A Invasão da Terra (1966);   As Torturas do Dr. Diabolo (1967); Grite, Grite Outra Vez! (1970); Atração Mortal (1970); A Casa Que Pingava Sangue (1971); As Filhas de Drácula (1971); O Soro Maldito (1971); Contos do Além (1972);  O Asilo do Terror  (1972); A Volta do Dr. Phibes (1972);  Expresso do Horror (1972); Essência da Maldade (1973); Os Gritos que Aterrorizam (1973); Os Ritos Satânicos de Drácula (1973);  Vozes do Além (1974); A Casa do Terror (1974); A Lenda dos Sete Vampiros (1974); Tendre Dracula (1974);  A Lenda do Lobisomem (1975); O Carniçal ou Ente Diabólico (1975); No Coração da Terra (1976); Guerra nas Estrelas (1977); Horror em Alto Mar (1977); Trama Sinistra (1977); Uma Aventura na Arábia (1979); A Mansão da Meia-Noite (1983); Helen Keller, o Milagre Continua (1984); A Espada do Valente (1984); Top Secret!: Superconfidencial (1984); Mascaras da Morte (1984)


Telly Savalas (1922–1994)










O Terror de uma Cidade (1961); Juventude Selvagem (1961); Círculo do Medo (1962); O Homem de Alcatraz (1962); Mercado de Corações (1963); O Mensageiro da Vingança (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Genghis Khan (1965); Uma Batalha no Inferno (1965); Beau Geste (1966); Os Doze Condenados (1967); Os Corruptores (1968); O Sindicato do Crime (1969); O Ouro de Mackenna (1969); 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969); Cidade Violenta (1970); Expresso do Horror (1972); Trinity... Os Sete Magníficos (1972); Pancho Villa (1972); Implacável Perseguição (1973); The Marcus-Nelson Murders (1973); Lisa e o Diabo (1973); Um Golpe em Berlin (1975);  Capricórnio Um (1977); Kojak (seriado 1973-1978); Fuga para Athena (1979); Dramático Reencontro no Poseidon (1979); Alcatraz: The Whole Shocking Story (1980); Um Rally Muito Louco (1984); O Preço da Justiça (1987); Os Doze Condenados: Missão Mortal (1987); Os Doze Condenados: Missão Fatal (1988); The Hollywood Detective (1989); Kojak: Ariana (1989); Kojak: Fatal Flaw (1989); Kojak: Flowers for Matty (1990); Kojak: It's Always Something (1990); Kojak: None So Blind (1990); Brincando com o Perigo (1993); Loucademia de Bombeiros (1995)

Silvia Tortosa










El Último Sábado (1967); A Morte Paga com Dólares (1967); Expresso do Horror (1972); Las Garras de Lorelei (1973);  Hasta que el matrimonio nos separe (1977); Fango (1977); Climax (1977); Réquiem por un Empleado (1978); Semilla de Muerte (1980); Corazón de Papel (1982); El enigma del yate (1983) Una rosa al viento (1984); Onassis: The Richest Man in the World  (1988); Los mares del Sur (1992); La Febre d'Or (1993); Todos a Bordo  (1995); Esta noche, no (2002) Pressentimentos (2013); El último baile de Marilyn (2021)


Alberto de Mendoza (1923–2011)










Alma de Gaúcho (1930); Alvorada de uma Nação (1944); HIstória de uma Mulher Perversa (1948); Maconha - Traficantes do Vício (1950); Vítima de Sua Ambição (1954); A Estranha Rival (1956); Devoradora de Homens (1957); Terror no Circo (1958); A Rainha do Chantecler (1962); As Aventuras de Scaramouche (1963); Trama no Caribe (1965); O Homem de Marrakesh (1966); A Longa Noite do Enigma (1968); O Pistoleiro da Ave-Maria (1969); A Vingança é Minha (1969); Quando um Bravo Empunhou o Colt (1970); A Cauda do Escorpião (1971); Expresso do Horror (1972); Caçada Implacável (1974); O Último dos Dez (1974); Avisa a Curro Jiménez (1978); A Captura do Carrasco  (1979); Um Inferno Tão Temido (1980); O Homem do Subsolo (1981); Lua de Outubro (1998); Bossa Nova (2000); Cleópatra (2003); Tapas (2005); La mala verdad (2011).

6 comentários:

  1. Embora ´ultrapassado` aos olhos do público de hoje, eu acho esse filme bom pra quem gosta de filmes de terror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Leo Ribb.
      Realmente o filme sofreu com o passar dos anos, mas é uma boa produção e, na época, chamou a atenção do público. E, sem dúvida, merece uma conferida para quem é fã do gênero.
      Obrigado pelo comentário e volte sempre.

      Excluir
  2. Esse filme me dava muito medo quando eu era moleque. Muito lovecraftiano. E a história é tão bem executada que os efeitos especiais ultrapassados ficam em segundo plano. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Hedjan Silva.
    O filme dava certo medo quando criança, ainda mais quando exibido tarde da noite. Os efeitos especiais avançam em tal velocidade que, os filmes que não abandonavam a boa estória, sobreviveram ao utilizarem os recursos visuais como complemento e não como atração principal. Sem falar do elenco de primeira: Cushing, Lee e Savalas.
    Muito obrigado por tecer comentários e volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. Vejo e revejo (ontem inclusive) esse, que está no meu top 10 do gênero, e acredito, até que me provem o contrário, que tenha sido simplesmente o filme de terror mais reprisado na tv aberta brasileira... vide histórico abaixo que montei!

    Lee, Cushing, Savallas, trilha, suspense/clima/atmosfera/ambientação, ótimos coadjuvantes, edição, etc... Filmão!

    Espero que gostem do vídeo!

    https://youtu.be/Yro0j6HVJkk

    https://www.instagram.com/p/CWB261TPtn6/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Elton.
      Vi o seu vídeo no YouTube e você fez um excelente levantamento das datas de exibição. O vídeo também contém cenas do filme, além de um pequeno trecho. Parabéns, continue produzindo vídeos dessas produções que ficaram na nossa memória. Obrigado por comentar, volte sempre e um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre