quinta-feira, 21 de março de 2019

A MESA DO DIABO / THE CINCINNATI KID (1965) - ESTADOS UNIDOS




SUSPENSE ATÉ A ÚLTIMA CARTA

Anos 30. Eric "The Kid" Stoner (Steve McQueen) é um jogador de pôquer (pôquer aberto, "stud poker") que se torna um dos melhores, tendo derrotado todos que atravessaram sua frente. Seu melhor amigo Shooter (Karl Malden) foi um grande jogador no passado que acabou sendo derrotado por Lancey "The Man" Howard (Edward G. Robinson) um lendário jogador  que praticamente o levou a falência. Lancey agora se encontra na cidade de Nova Orleans, ouviu falar em "The Kid" que todos dizem ser o melhor atualmente. Só que Lancey criou muitos desafetos que querem vê-lo perder de qualquer maneira enquanto "The Kid" quer partidas justas, ganhar por seus próprios méritos. O pôquer revela que para se tornarem vencedores, precisam dominar suas emoções e se manterem frios como o aço.




A Mesa do Diabo (título brasileiro bem curioso para o filme "The Cincinnati Kid") não tem nada de sobrenatural, nem relação com nenhum aspecto demoníaco. É um drama, e dos bons, típico dos anos 60 com um suspense que do meio para o fim prende o espectador com o seu desfecho. Por algum motivo o filme me lembrou muito o clássico de Paul Newman "Desafio à Corrupção" qual outra modalidade também é jogada em mesas, só que de sinuca. Temos o desafiante, o melhor amigo e o maioral (interpretado por Jackie Gleason no filme de 1961), há inclusive um amor um tanto complicado dos protagonistas com suas parceiras nos dois filmes. Ou seja: a estrutura me pareceu bem próxima. Mas há diferenças entre as duas produções e deixarei para que o espectador tire suas conclusões de qual lhe agradou mais, mas recomendaria certamente as duas.




A Mesa do Diabo talvez tenha sido um dos primeiros grandes filmes do diretor Norman Jewison  ("No Calor da Noite", "Crown, o Magnífico", "Rollerball: Os Gladiadores do Futuro", "Justiça para Todos", "A História de um Soldado"; "Feitiço da Lua" entre outros) que sempre soube como transpor, através de suas lentes, um bom roteiro (o diretor Sam Peckinpah chegou a trabalhar por sete dias, mas foi demitido por desavenças com o produtor). Baseado no livro de homônimo de Richard Jessup e roteirizado por Ring Lardner Jr (de M.A.S.H, e retornando após anos de perseguição pelo Macarthismo) e Terry Southern ("Dr Fantástico", "Sem Destino" e "Barbarella"), o filme trouxe ótimas construções de personagens  e um ambiente meio "underground", uma originalidade por trás da reconstrução e ambientação da época, nos fazendo sentir realmente em algum lugar fechado, repleto de fumaça de cigarros e caras suando frio. Há os jogadores, cinco ao todo na mesa, há os apostadores e os "comentaristas de plantão"... Jewison não poupou closes no rosto dos artistas nos momentos cruciais de cada partida, extraindo ótimas performances do elenco. Adicionado a ótima fotografia de Phil Lathrop, em tons pastéis.






The Kid já não vê oponentes à sua técnica, para ele, Orleans é um horizonte limitado. Quer ir adiante, quer testar seus limites, se considera apto a enfrentar o campeão e sair da condição de número dois que lhe rotulam. Sabe que Lancey  é considerado um jogador imbatível, mas acredita ser um fator surpresa que "The Man" ("O Homem) não saberá lidar. Seu amigo Shooter reluta: também fora assim um dia e pagou um alto preço por ser achar pronto e acreditar em si mais do que suas habilidades realmente permitissem. Lancey é um jogador clássico, um gentleman, tido como alguém que já está envelhecido e que a qualquer momento pode passar o bastão para uma grande jogador que se apresente. Todos o bajulam e todos esperam por sua queda. Qual dos dois se sairá melhor na batalha? Qual tem maior vigor para resistir durante horas? Quem blefa melhor? Quem reconhece melhor um blefe? Quem está pronto a arriscar e quem não está pronto para perder? "The Kid" saiu do anonimato, mas poderá voltar a ele? Quem tem mais confiança? As partidas mostrarão ao espectador e, nesse duelo de interpretações, revelam-se muitas facetas dos que ali se encontram.


A Mesa do Diabo possui aspectos interessantes: os diálogos são ótimos e muito do que é dito se revela ao final da projeção. Uma nova olhada pode trazer uma perspectiva bem diferente. Temos a "Femele Fatale" Melba (Ann-Margret) e a recatada Christian (Tuesday Weld) um contraste entre a vida ambiciosa e sem regras de Melba (que seria uma analogia a ambição de The Kid) e a vida simples e honesta ao lado de Christian que lhe traz felicidade (mas que vive um relacionamento frio à custa de sua profissão) e nessa comparação, Melba entra como um fator inesperado com que The Kid tem que lidar, afinal é a companheira de seu melhor amigo. Há uma cena de rimas de galo, um tanto desnecessária, que apenas revela hábitos de uma época e a cena do menino engraxate que parece ter pouco sentido. Parece ...



A Mesa do Diabo é uma produção sessentistacom um elenco de primeira, na qual Edward G. Robinson  ("Os Dez Mandamentos" e "No Mundo de 2020") tenha tido o melhor papel de sua carreira, transmitindo uma verossimilhança ao personagem fortíssima. É uma produção pouco conhecida em que não se precisa saber de pôquer e que se concentra por mostrar personagens bem humanos evitando o confronto do bem contra o mal, apenas um tira teima para saber quem é o melhor. Um filme bem dirigido e que  se destina aqueles que nem sempre buscam blockbusters da temporada.

Trailer:





Curiosidades:
Spencer Tracy foi originalmente escalado como Lancey Howard, mas a falta de saúde o obrigou a se retirar e ele foi substituído por Edward G. Robinson.

Steve McQueen se sentiu muito velho para seu personagem.

Sharon Tate foi substituída no filme por Tuesday Weld após Sam Peckinpah ser demitido pelo produtor Martin Ransohoff. 

A cena de briga de galos foi cortada pelos censores britânicos.

Strother Martin ("Meu Ódio Será Tua Herança" e "Butch Cassidy") afirmou que ele foi escalado para o filme, mas foi demitido depois que Norman Jewison substituiu Sam Peckinpah.  






Filmografia Parcial:

Steve McQueen (1930–1980)
 











Girl on the Run (1953); Marcado pela Sarjeta (1956); O Rei e Eu (1956);  Os Dez Mandamentos (1956); Anastacia, a Princesa Esquecida (1956); Lafite, o Corsário (1958); A Bolha Assassina (1958);  Crepúsculo Vermelho (1959); Salomão e a Rainha de Sabá (1959); O Testamento de Orfeu (1960); Sete Homens e um Destino (1960); Mais uma Vez, Adeus (1961); Fugitivos de Zahrain (1962); Taras Bulba (1962); Os Reis do Sol (1963); Sacrifício Sem Glória (1964); Convite a Um Pistoleiro (1964); A Mesa do Diabo (1965); À Sombra de um Gigante (1966); O Ópio também é Uma Flor (1966); A Volta dos Sete Homens (1966); Espionagem Internacional (1966); Os Turbantes Vermelhos (1967); Villa, o Caudilho (1968); Um Beatle no Paraíso (1969);  Sabata Adeus (1970); O Farol do Fim do Mundo (1971); Anna and the King (1972); Papillon (1973); Westworld: Onde Ninguém tem Alma (1973); O Guerreiro do Futuro (1975); Mundo Futuro: Ano 2003, Operação Terra (1976); Na Trilha da Morte (1976) 

Karl Malden (1912–2009) 
 









  

O Beijo da Morte (1947); O Matador (1950); Até o Último Homem (1951); A Tortura do Silêncio (1953); O Fantasma da Rua Morgue (1954); Sindicato de Ladrões (1954); A Árvore dos Enforcados (1959); O Homem de Alcatraz (1962); A Conquista do Oeste (1962); Crepúsculo de Uma Raça (1964); A Mesa do Diabo (1965); Matt Helm Contra o Mundo do Crime (1966); Patton - Rebelde ou Herói? (1970); São Francisco Urgente  (seriado 1972-1977); Golpe de Mestre II (1983); Querem me Enlouquecer (1987) 

Ann-Margret
 











Dama por um Dia (1961); Anjo do Diabo (1964); Em Busca do Prazer (1964); A Mesa do Diabo (1965); Feita em Paris (1966); Matt Helm Contra o Mundo do Crime (1966);  A Longa Noite do Enigma (1969); Vidas em Jogo (1976); A Mais Louca das Aventuras de Beau Geste (1977); Cactus Jack, o Vilão (1979); O Retorno do Soldado (1982); Nenhum Passo em Falso (1986); Até que a Vida nos Separe 91988); Dois Velhos Rabugentos (1993); Dois Velhos Mais Rabugentos (1995); Um Domingo Qualquer (1999); Viagem Sem Destino (2002); Separados pelo Casamento (2006); Meu Papai é Noel 3 (2006); Surpresa em Dobro (2009); Despedida em Grande Estilo (2017);

Edward G. Robinson (1893 - 1973)
 











O Último Gangster (1937); Eu Sou a Lei (1938); O Lobo do Mar (1941); Pacto de Sangue (1944); Paixões em Fúria (1948); Os Dez Mandamentos (1956); A Cidade dos Desiludidos (1962); Robin Hood de Chicago (1964); Crepúsculo de Uma Raça (1964); A Mesa do Diabo (1965); O Ouro de Mackenna (1969); Canção do Sol da Meia Noite (1970); No Mundo de 2020 (1973).

Tuesday Weld

 










A Vida Íntima de Adão e Eva (1960); De Volta à Caldeira do Diabo (1961); Armadilha para Solteiros (1961); Quanto Vale um Homem (1963);  Bom Mesmo é Amar (1965); A Mesa do Diabo (1965); O Despertar Amargo (1968); O Pecado de um Xerife 91970) À Procura de Mr. Goodbar (1977); Autor em Família (1982); Era uma Vez na América (1984); Uma Noite com o Rei do Rock (1988); Um Dia de Fúria (1993); Chelsea Walls (2001)

Rip Torn 

 









Os Bravos Morrem de Pé (1959); O Rei dos Reis (1961); A mesa do Diabo (1965); Trópico De Câncer (1970); O Homem Que Caiu na Terra (1976); Coma (1978); Sophia Loren, A Vida de uma Estrela (1980); O Príncipe Guerreiro (1982); Apertem os Cintos,o Piloto Sumiu! - 2ª Parte (1982); Por Trás de um Assassinato (1984); Cidade Ardente (1984); O Limite da Traição (1987); Nadine - Um Amor a Prova de Balas (1987); Um Visto Para o Céu (1991); RoboCop 3 (1993); Golpe Arriscado (1995); Por Água Abaixo (1996); MIB: Homens de Preto (1997); O Informante (1999); MIIB - Homens de Preto II (2002); Olhos da Morte (2003); Maria Antonieta (2006); Lágrimas de Felicidade (2009)

Jack Weston (1924–1996)
 












Já Fomos tão Felizes (1960); A Dama da Madrugada (1961); A Mesa do Diabo (1965); Code Name: Heraclitus  (1967); O Salário do Crime (1968); Crown, o Magnífico (1968); Gator, O Implacável (1976); A Música Não Pode Parar (1980); As Quatro Estações do Ano (1981); Na Rota do Oriente (1983); Ritmo Quente (1987); Ishtar (1987); Um Robô em Curto Circuito (1988) 


Robert DoQui (1934–2008)











O Leão Vesgo (1965); Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); O Poder Negro (1968); O Presidente Negro (1972); Coffy: Em Busca da Vingança (1973); Fibra de Valente 2 (1975); O Tesouro de Matecumbe (1976); O Massacre da Guiana (1979); Dançando como Loucos (1982); O Espelho da Alma (1984); Os Heróis Não Têm Idade (1984); Ritmo Quente (1985); A Máquina do Outro Mundo (1985); Entre a Escuridão e o Amanhecer (1985); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); Lutadores da Liberdade (1988); RoboCop 2 (1990); Imunidade Diplomática (1991); RoboCop 3 (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); A Lenda do Trovão (1997); Positive (2007) 

4 comentários:

  1. Assisti uma única vez esse filme mas lembro-me da atuação de Edward G. Robinson, um de meus três atores favoritos e excelente como sempre enfrentando McQueen. o Kid do título. Situações em que a manipulação, sedução e desafios enchem a tela nos fazendo ser quase um cúmplice das situações sem contar o inesperado e ótimo final. Grande abraço, Luís.

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  2. Bom dia Janerson.
    Robinson foi um grande ator, mas pouco conhecido por aqui. Muitos se recordarão se citarmos seu papel como "Dathan" em "Os Dez Mandamentos", onde tinha regalias sob os escravos e depois incitaria a revolução enquanto Moisés (Charlton Heston) se encontrava no Monte Sinai. Outros poderão se lembrar de seu papel auxiliando Charlton Heston (outra parceria) em "No Mundo de 2020". A Mesa do Diabo (título nacional, bem curioso, que nos remete mais a um filme de terror) é um drama muito bem interpretado pelos atores mencionados. Um filme que merecia maiores exibições, mas que cada vez mais se torna esquecido no tempo. Obrigado por também tecer comentários neste e outros posts e um grande abraço.

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  3. Bom dia, Luis. Concordo com sua colocação. Para alguns, talvez Robinson tenha sido mais um ator secundário, mas em sua longeva carreira de quase 60 anos fez papéis de gangster (Alma no Lodo), um perspicaz e inteligente analista de seguros (Pacto de Sangue), um galante professor (Um Retrato de Mulher), um cruel feitor no épico Os Dez Mandamentos, encerrando suas atividades no filme No Mundo de 2020 vencido por um câncer de bexiga, causa de sua morte poucos dias após o término das filmagens. Também concordo que obras como A Mesa do Diabo infelizmente sejam suplantadas por películas heróicas, velozes, furiosas, porém efêmeras. Uma boa semana e um forte abraço

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  4. Olá Janerson, você tem toda razão quanto a relevância do ator Edward G. Robinson e a prova se mostra nos filmes que você citou, em que construiu sólida carreira e reputação artística. Esses filmes citados mereciam maior destaque, pois foram concebidos em uma época de grandes roteiros e atores. Muitas pessoas se surpreendem quando se dão a chance de assistir um filme "antigo" e "em preto e branco" porque há muito conteúdo neles. Sempre que puder postarei grandes filmes do passado até para a nova geração ou aqueles que gostam de filmes terem referência de uma boa obra. A ideia é mesclar um pouquinho de cada década ou gênero. Alguns filme são relevantes e outros são divertidos de analisar (mesmo que sejam mais escapistas). Muito obrigado por comentar e acrescentar conteúdo ao blog. A falta de tempo impede de postar consecutivamente, mas a ideia é oferecer uma boa leitura. Um grande abraço e volte sempre.

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