terça-feira, 26 de março de 2019

ANJO DA GUARDA / SCHUTZENGEL (2012) - ALEMANHA



FILME ALEMÃO COM TEMPERO AMERICANO

Nina (Luna Schweiger) presencia um assassinato do namorado praticado pelo guarda-costas de um poderoso empresário do ramo de segurança, Thomas Backer (Heiner Lauterbach). Sendo a única testemunha do ocorrido, fica sobre a proteção de agentes da polícia. Quando um grupo invade o local para eliminá-la, Max Fischer (Til Schweiger de "Rei Arthur") consegue sobreviver e foge com a adolescente. Com ordens de entregar a jovem para um novo grupo de agentes, Max percebe que sua missão de proteger Nina terá que ser levada até as últimas consequências, com assassinos profissionais em seu encalço e a própria força policial a tentar capturá-lo.


Anjo da Guarda (título originalmente traduzido para Schutzengel) é uma grata surpresa. Produção alemã de 2012, ao custo de 7,5 milhões de euros, surpreende com um enredo batido, mas dirigido com extrema competência pelo diretor Til Schweiger aqui acumulando a direção e o papel de protagonista central. A trama do policial que vai até o fim para proteger uma testemunha e levá-la aos tribunais não é nova, podemos citar "Rota Suicida" (1977) e sua refilmagem disfarçada "16 Quadras" (2006).


Há vários elementos atrativos: a adolescente órfã que se vê envolvida em um esquema que visa eliminá-la; um ex-soldado, condecorado, de operações especiais no Afeganistão, atuando como policial; uma promotora, Sara Müller (Karoline Schuch ), que deseja levar Backer aos tribunais; um chefe de polícia que determina que Max devolva Nina aos cuidados de seus agentes e diante da negativa deste passa a caçá-lo e um poderoso magnata que não quer (e não pode) ser levado aos bancos dos réus, que possui amigos poderosos e ligações com parte do crime organizado.

O grande atrativo do filme está em não priorizar a "ação pela ação", nada de tiros e mais tiros incessantes que os heróis da década de 80 e 90 suportavam por trás da trama. Há uma parte para o drama, há sequências de ação bem montadas e, sim, há os clichês típicos deste tipo de produção como aquele momento em que o herói enfrenta uma boa quantidade de bandidos (resquícios das produções de Hollywood). A química entre Luna Schweiger e Til Schweiger funciona de um modo que capta a atenção do espectador que passa a torcer pela dupla. Há ainda bons momentos como a do personagem na cadeira de rodas, Rudi  (Moritz Bleibtreu).  A opção por alternar a narrativa entre ação bruta e momentos de tensão, onde todos são potenciais inimigos (não sabemos quem está "na folha" de Backer), também funciona e há ótimas cenas como o tenso confronto com a dupla de policiais no restaurante.


Anjo da Guarda é um filme alemão, nos moldes dos filmes americanos, o que agradará uma grande parcela do público. Funciona muito bem na tela pequena e prende do início ao fim com ótimas sequências, personagens carismáticos em uma história já meio batida, mas contada de uma forma diferente e bem estruturada.  Uma boa dica para o expectador que gosta de filmes de ação e ainda não teve contato com o bom cinema alemão.

Trailer:




Curiosidades:
Til Schweiger e Luna Schweiger são pai e filha na vida real e já fizeram juntos alguns filmes e seriados

Trilha Sonora:
Feel Again - OneRepublic

Burning Bridges - OneRepublic

Waiting for the End - Linkin Park


Filmografia Parcial:
Til Schweiger











O Homem Mais Desejado do Mundo (1994); Assassinos Substitutos (1998); O Beijo da Traição (1998); Alta Velocidade (2001); Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida (2003); Na Mira do Inimigo (2004); Rei Arthur (2004); Os Daltons Contra Lucky Luke (2004); Gigolô Europeu por Acidente (2005); Pacto Quebrado (2006); Aprendendo a Amar (2007); O Barão Vermelho (2008); Far Cry: Fugindo do Inferno (2008); Bastardos Inglórios (2009); Aprendendo a Amar 2 (2009); Os Três Mosqueteiros (2011); Guerra é Guerra! (2012); Entrega de Risco (2012); Um Pai Quase Perfeito (2013); Muppets 2: Procurados e Amados (2014); Atômica (2017); Medieval (2019) 

Moritz Bleibtreu
 











Corra, Lola, Corra (1998); Em Julho (2000); Uma História a Três (2001); A Experiência (2001); Munique (2005); O Ritual da Pedra (2006); O Acompanhante (2007); Speed Racer (2008); Adam: Memórias de uma Guerra (2008); O Grupo Baader Meinhof (2008); Sonho do Menino Lipe (2009); Goethe! (2010); Guerra Mundial Z (2013); O Quinto Poder (2013); A Dama Dourada (2015); Sucesso Acima de Tudo (2015); As Confissões (2016); Roads (2019)

Um comentário:

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre