segunda-feira, 25 de março de 2019

ROCKY MARCIANO / O FABULOSO ROCKY MARCIANO / MARCIANO (1979) - ESTADOS UNIDOS



BIOGRAFIA TELEVISIVA

Rocco Francis Marchegiano (Tony Lo Bianco) dá baixa no exército e volta a sua cidade, o bairro operário de Brockton, Massachussets, para conseguir emprego. Ao reencontrar seu amigo de infância, Allie (Michael O'Hare), resolvem disputar uma luta por dinheiro, já que Rocky lutara durante o alistamento. Ao vencer a luta, atrai a atenção de Al Well (Vicente Gardenia) que vê algo que difere o pugilista dos demais. Al passa a ser o agente do agora "Rocky Marciano" gerenciando sua vida em todos os sentidos, atrapalhando até o relacionamento com Barbara (Belinda Montgomery) a mulher que deseja esposar. Rocky ascende no mundo do boxe vitória após vitória, se tornando um dos mais famosos campeões de todos os tempos.



Biografia feita para a Tv americana e lançada aqui nos tempos do VHS pela Pole Video. Rocky Marciano conta a história de um dos maiores pugilistas de todos os tempos, depois do quatro vezes campeão Joe Louis e antes do surgimento de Mohammed Ali. Rocky foi o único pugilista, dos pesos pesados, da história do boxe, invicto do começo ao fim da carreira (e campeão mundial durante 4 anos), ocorrida entre 1947 e 1956, com um total de 49 lutas (43 Nocautes). Rocky se tornaria campeão mundial em 1952 ao vencer Joe Walcott no 13º assalto e já havia conquistado fama internacional ao nocautear Joe Louis (37 anos), jogando-o para fora das cordas. Em 1956 após a vitória sobre Archie Moore, desistiria do título não voltando mais a lutar, um dos poucos a resistir a tentação do "retorno glorioso" que derrotou vários pugilistas.  Marciano viria a falecer em 1969 em um desastre de avião.



Dirigida por  Bernard L. Kowalski (1929–2007), diretor essencialmente de telefilmes e episódios de seriados, tendo poucas obras no cinema como "Krakatoa, O Inferno de Java (1968)", este drama biográfico cobre (parte em fatos, parte em fiçcão como informado no início da película) o início de sua carreira no boxe até seu trágico acidente, seus dilemas, seu relacionamento com a esposa, seu conturbado relacionamento com seu agente e suas lutas.


Rocky Marciano é um telefilme de altos e baixos. Podemos dizer que a parte dramática foi bem abordada, com uma narrativa linear que evitou as famosas sequências de flashback que muitos não gostam de assistir por fazer a narrativa ir e voltar a todo instante. Mas se a ideia é ver um filme com muitas lutas emocionantes, esqueça. Até por sua curta duração e economia nos custos as cenas são bem simplórias, com sua grande maioria filmada de fora das quatro cordas, com direito a alguns closes (bem diferente do que Stallone faria ao colocar o espectador "dentro da ação").  Kowalski que dirigiu episódios em seriados como "Os Intocáveis"; "Missão Impossível; "Trovão Azul"; "A Supermáquina"," Águia de Fogo"... não teve habilidade ao filmar cenas de boxe. Filmando de longe, há momentos em que ele não enquadra perfeitamente o personagem principal (o que à distância seria coerente ter êxito), mas não dá para saber se foi feito por um diretor de segunda unidade.


O que podemos dizer é que o núcleo central é a vida de Marciano fora dos ringues e nesse aspecto o filme se torna uma obra bem cuidada e sensível (apesar das cópias disponíveis não ajudarem muito). Com a inserção de ficção fica a dúvida do que até certo ponto pode ser considerado como verdadeiro ou como imaginação do roteiro. Diziam que Stallone se inspirara em Marciano para criar seu "Rocky Balboa", mas seria, na verdade, sobre a vida de Chuck Wepner retratada em "Punhos de Sangue" (2016). Interessante observarmos que os pesos pesados nem eram tão pesados assim: Rocky Marciano tinha 1,80m e 85 quilos e Joe Louis 1,88 e 97 quilos. Atualmente é comum um lutador acima de 100 quilos e a categoria pesado é acima de 90,7 quilos. Atualmente Marciano seria "Peso Cruzador" (de 79,5 a 90,7 quilos)



Filmes de boxe são produções que normalmente agradam o público, se houver polêmica por trás do "mito" é mais um ponto atrativo. Há produções interessantes sobre vários boxeadores e outras fictícias: "Marcados Pela Sarjeta" com Paul Newman (sobre Rocky Graziano); "O Ídolo do Público' (sobre James Corbett); "A Grande Esperança Branca" (sobre Jack Johnson); "Touro Indomável" (sobre Jake la Motta); "Sangue Pela Glória" (sobre Vinny Pazienza); "Harricane" com Denzel Washington (sobre Rubin Carter); "Ali" (2001) com Will Smith; "A Luta pela Esperança" com Russel Crowe (sobre  James Braddock); "O Lutador" com Mark Wahlberg e Christian Bale  (sobre os irmãos Micky Ward e Dicky Eklund);  "10 Minutos Para Vencer" (sobre Eder Jofre); "Punhos de Sangue" (sobre Chuck Wepner); O Campeão de Hitler (sobre Max Schmeling)... e os fictícios  "A Saga Rocky"; "O Golpe Perfeito" com Louis Gosset Jr;  "O Campeão" com John Voight; "Menina de Ouro"; 'Corpo e Alma" de 1947 e de 1981; "Réquiem Para um Lutador" com Anthony Quinn; "O Lutador" com  Daniel Day-Lewis,  "O Imbatível" (2002) com  Wesley Snipes e Ving Rhames; "O Invencível' (1949) com Kirk Douglas; "Ajuste de Contas" com Stallone e De Niro, "Nocaute" (2015); "Gladiador, o Desafio" (1992); "O Nocaute de Jerry" (2007)... e os mais recentes "Credd I e II"



Quanto ao elenco, Tony Lo Bianco já estava com 43 anos ao fazer o filme e Marciano começou sua carreira em torno dos 23 anos. A semelhança de longe com Marciano deve ter ajudado, mas é visível que não era um jovem recém-saído do exército. Belinda Montgomery (que também assinava como Belinda J. Montgomery) ficou conhecida pelo seriado "O Homem do Fundo do Mar" ao Lado do ator Pattrick Duffy ("Dallas"). A  atriz aqui estava com 29 anos. O recurso de "deixá-los mais jovens" em uma fase, para mais adiante deixá-los "mais na idade", principalmente perto fim, pode ter sido uma boa opção. Outro ator conhecido é Richard Herd, o "Capitão Sheridan" do seriado Carro Comando (1982-1984) e a mini-série "V- A Batalha Final" (1984). O ator tem um papel de poucas falas; mas é muitas vezes captado pelas câmeras.



Como telebiografia da vida de um dos maiores boxeadores de todos os tempos Rocky Marciano fica a dever, mas como curiosidade sobre os aspectos da vida do boxeador, fora dos ringues (até porque dentro dos ringues sua fama de super violento foi amenizada aqui), até que entrega um bom produto. Houve outra produção (homônima) de 1999 com Jonh Favreau como Marciano, mas segundo os famíliares as duas produções ficaram a dever no quesito "quem foi realmente Rocky Marciano". Resta aguardar uma versão mais definitiva do personagem. 

Curiosidades:
Belinda Montgomery no seriado "O Homem do Fundo do Mar"

 















  


Richard Herd no seriado carro Comando



















Filmografia Parcial: 
Tony Lo Bianco (1936-2024)

 







 
Operação França (1971); Serpico (1973); A História de José e Jacó (1974); Goldenrod - O Campeão dos Rodeios (1977); Jesus de Nazaré  (1977); F.I.S.T. (1978);  Irmãos de Sangue (1978); Rocky Marciano (1979); Cidade Ardente (1984); Jessie (1984); Um Policial Como Poucos (1991); Tyson, o Mito (1995); Nixon (1995); A Jurada (1996); A Um Passo da Destruição (1997); Máfia! (1998); Rocky Marciano (1999); Caçada Sem Trégua (2002); O Anel de Noivado (2005); O Mafioso (2011); '79 Parts (2016)

Belinda Montgomery
 












Os Desajustados (1971); Três Cartas de Amor (1973); Três Cartas de Amor (1973); Explosão de Violência (1976); Uma Janela para o Céu 2 (1978); O Homem do Fundo do Mar (seriado 1977 - 1978); Blackout - Terror em Nova York (1978); Murder in Music City (1979); Rocky Marciano (1979); Bravura Incomum (1983); Dalton: Code of Vengeance II (1986); Tal Pai, Tal Filho (seriado 1989 - 1993); Tron: O Legado (2010)

Richard Herd

 




 



Hercules in New York (1970); Todos os Homens do Presidente (1976); F.I.S.T. (1978); Síndrome da China (1979); Assassinato a Sangue Frio (1979); Rocky Marciano (1979); Esquizofrenia (1980); A Recruta Benjamin (1980); Enola Gay: The Men, the Mission, the Atomic Bomb (1980); Trancers: O Tira do Futuro (1984); Carro Comando (seriado 1982 a 1984); Antes Só do que Mal Acompanhado (1987); Skates na Pista da Morte (1989); The Judas Project (1990); Teias da Sedução (1992); Poder e Corrupção (1992); O Sargento Trapalhão (1996); No Limiar do Tempo (1996); Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (1997); The Cabinet of Dr. Caligari (2005); Corra! (2017); A Mula (2018)

3 comentários:

  1. Oi amigo! Você sabe onde eu poderia encontrar esse filme? onde você viu? Provavelmente foi o primeiro que vi na minha vida. Tenho a cena do final na minha cabeça até hoje: a cena do avião caindo na chuva durante os créditos finais. Poderia me confirmar como ele acaba? Se é assim mesmo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Jonathan.
    O filme se encontra no YouTube legendado, bastando colocar o nome em português. A cena é bem próxima a que você descreveu e acredito que seja esse. Caso não seja, me avise que posso ver se houve outras versões dessa história.
    Obrigado pelo comentário, pela visita e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Jonathan.
    Há uma outra versão deste filme no YouTube com o nome de Rocky Marciano de 1999 sem legendas. O final talvez seja este da qual você se referiu. Abraços.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre