UM BOM EXEMPLAR DOS ANOS 40
Nick
Bianco (Victor Mature), um ex-presidiário, que passou a maior parte da vida em prisões, não consegue arrumar emprego e
acaba participando de um assalto a uma joalheria na véspera da noite de natal.
O assalto não logra êxito e apenas Nick é capturado negando informar ao
assistente do promotor, Louis D'Angelo (Brian Donlevy), quem seriam seus
parceiros. Apesar de pegar 20
anos, Nick acredita que seu advogado conseguirá colocá-lo nas ruas em breve. Ao
saber que sua mulher cometera suicídio e que suas duas filhas foram enviadas a um
orfanato resolve vingar-se de Rizzo, o possível motivo de toda a tragédia. Ao
conseguir sair da prisão, em liberdade condicional, torna-se informante com a missão de prender outro
gangster que conhecera na prisão: Tommy Udo (Richard Widmark), um homem sádico
e violento, capaz de qualquer coisa. Ao
passar as informações para D'Angelo e sua equipe acredita ter saldado suas
dívidas. Só que Udo descobre quem lhe entregou e a polícia parece incapaz de manter em segurança
Nick e sua família.
Clássico
pós-guerra exibido nos anos 70, na TV brasileira, com o título "Sacrifício
de Gangster" e influenciado pelo movimento do neo-realismo italiano. Com
um início semi documental, "O Beijo da morte" traz o ator Victor Mature
("Sansão e Dalila") em elogiada performance, mas quem rouba o espetáculo é o
ótimo ator Richard Widmark que criou trejeitos, como uma risadinha estridente e
uma pronúncia que caracterizavam bem seu cruel personagem: um homem capaz de
qualquer maldade, sem sentimento de arrependimento.
Dirigido por Henry Hathaway (1898–1985) de filmes como “Sublime Devoção”, “Os Filhos de Katie Elder” e “Bravura Indômita” e conseguindo uma indicação ao Oscar por ”Lanceiros da Índia” (1935), não por acaso O Beijo da Morte teve duas indicações ao Oscar: Melhor Ator Coadjuvante (Widmark) e Melhor Roteiro Original. Widmark recebeu o Globo de Ouro como melhor revelação masculina por sua vigorosa performance neste filme. O filme sofreu duas refilmagens: uma disfarçada de Western (O Terror do Oeste (1958)) e outra, nos anos 90, (O Beijo da Morte (1995)), este último uma produção estrelada por David Caruso, Nicholas Cage e Samuel L. Jackson que a crítica torceu o nariz.
Em
seu papel de estreia, Widmark deve ter assustado a plateia dos anos 50 ao protagonizar
uma cena muito violenta: a cena da mulher na cadeira de rodas, sempre lembrada
por quem assistiu o filme, mas Victor Mature, um ator que muitos
consideravam limitado, tem um desempenho bem interessante na pele do
presidiário que se recusa a delatar os parceiros e ganha a admiração de Udo,
mas depois descobre que seus "amigos" não cuidaram de sua família
como prometeram em troca do seu silêncio. Sua esposa o traiu (na verdade não
traiu, o que ficou confuso no filme), foi para a miséria e não aguentou tal
situação. Para impedir que suas filhas sofram sem uma mãe e lar aceita ser
informante e ter a liberdade assistida. Ele encontra uma nova esposa (Coleen
Gray), mas seu sacrifício não é o suficiente para levar Udo a prisão e este não
é o tipo que deixa barato tal traição.
Na versão original a esposa de Nick Bianco é ataca pelo gangster Rizzo que deveria a estar protegendo e acaba cometendo suicídio. Por serem duas temáticas que os estúdios queriam evitar, a atriz Patricia Morison (quer seria a esposa de Nick) e a cena em questão foram cortadas e apenas uma citação é feita na prisão a Nick do modo como sua esposa morrera. E o gangster Rizzo (que nunca aparece) é apenas citado. Isso explica a sensação que tive ao ter que rever essa parte do filme por achar que algo estava “faltando”. O mais interessante é que Nick tem uma ficha corrida de assaltos ao longo da vida e D'Angelo o acha um bom homem, pois agora tem duas filhas para criar. O roteiro cita que praticara o roubo para comprar presente de natal para as filhas, mas as outras passagens são ratificadas, com certa arrogância, pelo personagem. E o curioso é que, fora da prisão, não procura emprego, nem vemos a esposa trabalhar. Essa parte do roteiro ficou bem estranha.
O
filme se diz parcialmente baseado em fatos reais e ao ser filmado em Nova York
(como frisa no texto inicial) tentar trazer aquele tom de realismo. Os anos 40
em nada podem ser comparados à violência desmedida que a sociedade ao longo dos
anos construiu e para o espectador poder apreciar este bom filme, seus olhos
tem que obrigatoriamente direcionar-se a um passado mais simplista e compreender a época em
que a história se encontra inserida (o
que influenciou um novo final que o estúdio impôs ao filme). Um bom exemplar do
que se produziu de bom na América dos anos 40 e entender porque alguns atores
conquistaram um respaldo junto ao público dentro da indústria cinematográfica.
A destacar a rápida aparição de Karl Malden como o sargento auxiliar de D'angelo.
Trailer:
Curiosidades:
Quando
o mafioso de Nova York chamado Joe Gallo, assassino cruel conhecido como
"Crazy Joe", estava começando sua
vida na criminalidade, ele viu este filme e instantaneamente idolatrava o personagem Tommy Udo Depois, Gallo começou a usar seus ternos com
camisas pretas e gravatas brancas em homenagem a Udo. Ele também começou a agir
de uma maneira mais louca, dando origem a seu apelido "Crazy Joe",
que durou até a sua morte em 1972, quando ele foi assassinado por gângsteres
rivais em “Umberto's Clam House“ em Little Italy.
Henry
Hathaway não estava feliz com a escolha de Richard Widmark como o vilão e
queria que ele fosse cortado do filme. Quando o produtor Darryl F. Zanuck não aceitou, ele tentou
tornar as filmagens tão desconfortáveis para o Widmark quanto possível. Widmark
decidiu que isso não era para ele durante um almoço. Hathaway persuadiu-o a
ficar e eles completaram o filme com um novo respeito mútuo. Eles iriam fazer
outros cinco filmes juntos e Widmark carregaria o caixão do diretor no funeral
de Hathaway.
James
Cagney foi originalmente contratado para o papel de "Nick Bianco" que, no fim, foi para
Mature.
Karl Malden faleceu, aos 97 anos, de causas naturais. Ganhou o Oscar de Melhor Ator coadjuvante por "Uma Rua Chamada Pecado" (1951) e foi indicado na mesma categoria por "Sindicato de Ladrões" (1954)
Victor Mature faleceu, aos 86 anos de Leucemia
Richard Widmark faleceu, aos 93 anos, de problemas de saúde. foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por esta produção.
Brian Donlevy faleceu, aos 71 anos, de câncer de laringe. Foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Beau Geste" (1939)
Coleen Gray faleceu, aos 92 anos, de causas naturais
Henry Hathaway (1898–1985) faleceu, aos 86 anos, de ataque cardíaco. Foi indicado ao Oscar por "Lanceiros da Índia" (1935)
Karl Malden faleceu, aos 97 anos, de causas naturais. Ganhou o Oscar de Melhor Ator coadjuvante por "Uma Rua Chamada Pecado" (1951) e foi indicado na mesma categoria por "Sindicato de Ladrões" (1954)
Victor Mature faleceu, aos 86 anos de Leucemia
Richard Widmark faleceu, aos 93 anos, de problemas de saúde. foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por esta produção.
Brian Donlevy faleceu, aos 71 anos, de câncer de laringe. Foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Beau Geste" (1939)
Coleen Gray faleceu, aos 92 anos, de causas naturais
Henry Hathaway (1898–1985) faleceu, aos 86 anos, de ataque cardíaco. Foi indicado ao Oscar por "Lanceiros da Índia" (1935)
Filmografia Parcial:
Victor Mature (1913–1999)
O Beijo da Morte (1947); Paixão dos Fortes (1946); O Beijo da Morte (1947); Sansão e Dalila (1949); A Rainha do Mar (1952); Androcles e o Leão (1952); O Manto Sagrado (1953); O Príncipe de Bagdá (1953); Demetrius, O Gladiador (1954); O Tirano da Fronteira (1955); O Grande Circo (1959); Aníbal, O Conquistador (1959); Os Bravos Tártaros (1961); Os Monkees Estão de Volta (1968); Poder de Fogo (1979); Sansão e Dalila (1984)
Richard Widmark (1914-2008)
O Beijo da Morte (1947); Capitães do Mar (1949); Sombras do Mal (1950); Pânico nas Ruas (1950); Almas Desesperadas (1952); Anjo do Mal (1953); Tormenta Sob os Mares (1954); Jardim do Pecado (1954); Santa Joana (1957); Minha Vontade é Lei (1959); O Álamo (1960); Os Legendários Vikings (1964); Crepúsculo de uma Raça (1964); Desbravando o Oeste (1967); Quando Morrem as Lendas Red Dillon (1972); Assassinato no Expresso Oriente (1974); Uma Filha para o Diabo (1976); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Terror na Montanha Russa (1977); O Enxame (1978); A Invasão dos Cães de Guerra (1982); Paixões Violentas (1984); Blackout (1985); Lincoln (1992)
Brian Donlevy (1901–1972)
Duas Almas se Encontram (1935); A Força do Coração (1937); Beau Geste (1939); A Vingança dos Daltons (1940); Papai por Acaso (1943); O Beijo da Morte (1947); Cavaleiros da Bandeira Negra (1950); Marcado para Morrer (1952); Império do Crime (1955); Um Grito na Escuridão (1956); A Maldição da Mosca (1965); Pistoleiros do Arizona (1968)
Karl Malden (1912–2009)
O Beijo da Morte (1947); O Matador (1950); Até o Último Homem (1951); A Tortura do Silêncio (1953); O Fantasma da Rua Morgue (1954); Sindicato de Ladrões (1954); A Árvore dos Enforcados (1959); O Homem de Alcatraz (1962); A Conquista do Oeste (1962); Crepúsculo de Uma Raça (1964); A Mesa do Diabo (1965); Matt Helm Contra o Mundo do Crime (1966); Patton - Rebelde ou Herói? (1970); São Francisco Urgente (seriado 1972-1977); Golpe de Mestre II (1983); Querem me Enlouquecer (1987)
Fontes:
IMDB
Jornal O Globo
Jornal do Brassile
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