terça-feira, 12 de março de 2019

A CASA DO MEDO / BAD SAMARITAN (2018) - ESTADOS UNIDOS




POUCO CONHECIDO, MAS TECNICAMENTE BEM REALIZADO

Sean Falco (Robert Sheehan) é um jovem que volta e meia atua como fotógrafo e, nas horas vagas, faz pequenos roubos invadindo casas em parceria com seu amigo Derek Sandoval (Carlito Olivero). A dupla consegue um emprego de manobristas para um restaurante, com o intuito de roubar as residências enquanto os moradores frequentam o local. Tudo começa a dar errado quando chega Cale Erendreich (David Tennant), em seu luxuoso Maserati. Sean obtém o endereço e resolve invadir o local. Dentro da casa acaba se deparando com uma jovem (Kerry Condon) imobilizada e encarcerada dentro de um cômodo. Apavorado, foge, jurando salvar a jovem. Quando resolve ir a polícia contar o caso, não acreditam nele. Só que Cale descobriu sua invasão, encobriu seus rastros, sabe quem ele é e fará de tudo para destruí-lo e todos a sua volta.



Com um título completamente inapropriado, "A Casa do Medo" é uma produção acima da média. Quem espera mais um daqueles filmes de "gato e rato" ou "psicopata que persegue o protagonista" irá se surpreender. De certo modo tem realmente essa temática, mas a forma como filme é conduzido prende o espectador. Tem aquele jeitão de filme do "Supercine"? Tem, e muito. Parece mais um telefilme do que um filme, propriamente, mas podemos dizer que seria um telefilme de qualidade.  Tendo em sua direção Dean Devlin, responsável por "Tempestade: Planeta em Fúria" (2017) e por ter escrito "Independence Day" (1996); "Stargate, a Chave para o Futuro da Humanidade" (1994) e "Soldado Universal" (1992), curiosamente, deixou a estória a cargo de Brandon Boyce que escreveu  para os filmes "O Aprendiz" (1998) e "Venom" (2005) e, talvez, aí, tenha havido alguns problemas. O filme se conduz muito bem, sem dúvida, mas quando vai chegando perto do fim percebemos que a motivação que tornou Cale um sociopata perigosíssimo foi mal desenvolvida. Faltou um pouco mais de explicação ou uma estória mais densa por trás de sua origem.



Mas se o roteiro dá essa escorregada perto do final (o que não tira seus méritos ao longo da projeção) podemos dizer que, quanto às atuações, houve uma ótima escalação. De certa maneira a atuação de Robert Sheehan é boa e convence. Ele é o trapaceiro de bom coração que se depara com uma situação limítrofe que muda toda a sua vida. Muda suas atitudes e muda o seu conceito das coisas. Só que quem dá o show é o ator David Tennant (Dr Who). O ator coloca o filme no bolso e entrega uma interpretação impressionante e impactante dentro daquilo que roteiro e direção lhe solicitaram.  Sua performance é merecedora de elogios e fica aquela ideia que, se o roteiro fosse mais ousado, ele poderia ter ido mais além e marcar o personagem no cinema.  O restante do elenco está bem e até Brandon Boyce, que escreveu o filme, aparece em uma ponta como um investigador do FBI. Se considerarmos que o orçamento foi um pouco mais de um milhão de dólares, podemos entender que a escassez de recursos pode ter impedido os envolvidos de entregarem algo mais elaborado, ainda que tenha conseguido um pouco mais de 3 milhões de dólares de retorno.



Filmado em Portland, Oregon, A Casa do Medo (que título é esse???), não confundir com "A Casa do Medo: Incidente em Ghostland", é uma produção caprichada, com uma estória bem movimentada cercada de reviravoltas, com um vilão de primeira, ameaçador e imprevisível, em um filme que prende até o final. Uma boa surpresa e uma opção para quem busca um filme "menos famoso", mas que gera um bom passatempo, ainda que com cara de filme de sábado à noite.

Trailer:






Trilha Sonora:
We Like to Party - Young Wolf Hatchlings

 
Filmografia Parcial:
Robert Sheehan
 
 











O Inferno de São Judas (2003);  Ghostwood (2008); Investigação de Risco (2009); Em Busca de um Assassino (2009); Caça às Bruxas (2011); Misfits (seriado 2009 a 2011); Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (2013); Anita B. (2014); A Estrada Interior (2014); Tempestade: Planeta em Fúria (2017); A Casa do Medo (2018); Máquinas Mortais (2018); The Umbrella Academy (seriado 2019)

David Tennant
 












Paixão Proibida (1996); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Escola para Garotas Bonitas e Piradas 2 (2009); Hamlet (2009); A Noiva Isca (2011); A Hora do Espanto (2011); Doctor Who (2005 a 2013);  O Que Nós Fizemos no Nosso Feriado (2014); As Tartarugas Ninja  (2015 a 2016); O Touro Ferdinando (voz 2017); Jessica Jones (2015 a 2108); A Casa do Medo (2018); Duas Rainhas (2018);

Kerry Condon
 
 










As Cinzas de Ângela (1999); Dias Selvagens (2003); Cão de Briga (2005); A Recompensa (2013); Vingadores: Era de Ultron (voz de Friday 2015);  Capitão América: Guerra Civil (voz de Friday 2016); Homem-Aranha: De Volta ao Lar (voz de Friday 2017); Três Anúncios para um Crime (2017); A Casa do Medo (2018); Vingadores: Guerra Infinita (voz de Friday 2018); Better Call Saul (seriado 2015 a 2018); Vingadores: Ultimato (voz de Friday 2019); Dreamland  (2019)

Carlito Olivero

 

 










We the Party (2012); Chocolate City (2015); Breaking Through: No Ritmo do Coração (2015); A Casa do Medo (2018);  Blood Heist (2019)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre