sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O SEGREDO DO MENINO FORMIGA / LE SECRET DE L´ENFANT FOURMI (2012) - FRANÇA



UM MUNDO QUE POUCO CONHECEMOS

Cécile (Audrey Dana) é uma mulher na casa dos 30 anos que vai até Benin, oeste da África para encontrar Didier Germain (Robinson Stévenin), a quem ama e encontra-se em trabalho humanitário. Certo dia uma jovem africana cruza o caminho de Cécile. A jovem abandona uma criança recém-nascida e pede que cuide dela e a proteja da morte. Cécile conversa com Dilmer que lhe sugere entregar ao orfanato para que alguém o adote. Apesar de ouvir o conselho resolve, diante das péssimas condições de vida dos que lá vivem, adotar o menino a qual dá o nome de Lancelot (Élie Lucas Moussoko). Didier é informado que a criança não é bem-vinda na aldeia, pois seria uma entidade maligna, mas prefere esconder a informação de Cécile.


Sete anos depois, Cécile e Lancelot vivem uma vida conturbada, na qual o menino encontra-se em meio a crises de sonambulismo, racismo por parte das outras crianças, além de não aceitar sua condição de ter sido "indesejado" ao nascer. Cécile resolve levar Lancelot de volta para Berin para que possa conhecer onde nasceu e tentar encontrar seus pais. Lá é informada que Lancelot é considerado uma espécie de feiticeiro do mal pelo Clã Bariba, pois quando nasceu possuía um dente de leite na arcada superior, além de ter nascido prematuro. Cécile percebe que se encontra em meio a uma cultura rodeada de crenças supersticiosas e que colocou Lancelot em grande risco ao levá-lo de volta, visto que a "cura" para o seu "mal" é o recondicionamento, leia-se a morte, na mão de um carrasco a fim de evitar que traga mau agouro ao local.


Drama baseado em fatos reais onde a diretora Christine François utilizou atores amadores e filmou em Benin. É um filme denúncia sobre uma prática, ainda hoje utilizada, onde o infanticídio daqueles considerados fora do padrão é feito para colocar em ordem as pessoas supersticiosas e daqueles que alimentam tal prática. É  o ritual de "purificação" em que a "alma" (e, principalmente, o corpo) dos pobres rejeitados sofrerão pelo "bem" da comunidade.  No final da postagem está a explicação para o título do filme
 


O filme é muito bem dirigido e prende a atenção, do início ao fim. Os atores locais, apesar de alguns serem amadores, saem-se muito bem, mas quem garante o filme é a atriz Audrey Dana que consegue transmitir todos os sentimentos exigidos neste tipo de produção. O filme tem o mérito de não partir para o sensacionalismo ou sentimentalismo piegas, concentrando-se em apenas contar uma estória. O lado místico é levemente mostrado, nos ataques noturno de Lancelot que fica em transe, ou nos verdadeiros pais à procura de redenção, que tiveram que praticar um ritual para que o menino voltasse à aldeia e assim pudessem gerar filhos, pois, após terem Lancelot, mesmo sem problemas, não conseguiram gerar mais nenhuma criança.



Exibido por aqui pelo canal Le Monde é um filme importante pelo seu estilo de denúncia, por mostrar o quanto crenças, valores e superstições influenciam nos comportamentos de grupos e como ainda no século XXI ainda é possível que se ocorra o extermínio de crianças inocentes, baseado em ignorantes crendices. Um filme que vale a pena ser visto.

Trailer:




Atenção <SPOILERS> 
A diretora escolheu esse nome para o título do filme porque Lancelot será sacrificado e deixado dentro de um formigueiro gigante, já utilizado em outras vítimas. Ali as formigas gigantes destroçaram a carne da vitima, comendo-a em milhares de pedaços e assim espalhando para todas as partes o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre