terça-feira, 23 de agosto de 2016

PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA / PRECIOUS (2009) - ESTADOS UNIDOS







PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PREMIADA E DE QUALIDADE

Harlem, 1987. Claireece Jones, também conhecida como “Preciosa”, não tem motivos para ser feliz. Estuprada pelo pai Carl (Rodney "Bear" Jackson) desde criança, teve um filho, aos 16 anos,  com Síndrome de Dawn.  A mãe vive em casa, recebendo dinheiro da assistência social. Abusa, espanca e humilha Preciosa, além de consentir os abusos do marido  e culpá-la por tal. Sofre Bullying no colégio. É humilhada nas ruas do Harlem por ser gorda, por sua cor e por ser semianalfabeta, além de ser levada pela mãe a acreditar ser incapaz de aprender algo na escola. Uma vida sem amor, sem namorados e sem entender o que fez de tão ruim para merecer tudo isso. Mas a vida ainda não desistiu de destruí-la. Preciosa descobre estar novamente grávida, vítima de um novo estupro do pai e uma terrível notícia surgirá desse episódio. 




Indicado a seis Oscars e vencedor de duas estatuetas nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante (Mo'Nique) e Melhor Roteiro Adaptado (Geoffrey Fletcher), Preciosa é um filme independente, o segundo do diretor Lee Daniels.
Denso, envolvente e comovente. O espectador é pego com um soco no estômago a cada 15 minutos. Os sentimentos são os mais variados: indignação, revolta, comoção, identificação. Fica difícil ser indiferente em um filme, cujo o tema pode ser extremamente real e que nesse momento alguém pode estar passando pelo mesmo drama. 



Claireece vive num mundo de terror, não  em um mundo da fantasia cinematográfica. Não há fantasmas ou assombrações. Mas há monstros e estes são bem reais. Seus monstros vivem dentro de casa, lugar onde deveria sentir mais protegida. As únicas pessoas que parecem se importar são  sua professora Ms. Rain (Paula Patton) que, aos poucos, começa a entender o mundo de Preciosa e num misto de incredulidade e muita coragem resolve interferir a favor de sua aluna, cujo destino parece ser cada vez mais terrível. E  a assistente social, Ms. Weiss (Mariah Carey)que percebe o real  inferno que sofre Preciosa e resolve dar um basta na situação. 




Mary (Mo'Nique) é uma personagem criada para gerar revolta e desconforto no espectador. Uma mãe cruel, alcoólatra e omissa, que prefere manter o marido em casa do que proteger sua filha deste. A saída é colocar a culpa na filha por todo tipo de infortúnio que lhe acontece e fechar os olhos “para quem paga as contas”. “Preciosa” sofre bullying na escola de seus “colegas” e é atormentada psicologicamente e fisicamente em casa.  Mary tem a custódia de Preciosa e de sua filha, o que lhe garante a possibilidade de ficar em casa vendo televisão o dia inteiro e ganhar o seguro social do governo.
Um dos pontos altos do filme é quando Ms. Weiss (Mariah Carey) resolve colocar Mary contra a parede e surge a revelação do porquê de toda a insanidade na vida de sua filha. Um momento de alta carga dramática, onde todos os envolvidos dão um show de interpretação e deixam o espectador meio que sem ação.



Destaques para Gabourey Sidibe (Preciosa) em seu primeiro papel; a memorável interpretação de Mo'Nique (a mãe), uma atriz de comédias e com uma interpretação visceral  e a cantora Mariah Carey (irreconhecível no papel de assistente social). Mo’nique, inclusive, foi abusada pelo irmão quando criança e carregou sua interpretação nas memórias de sua terrível experiência.





Preciosa é um filme seco, angustiante com uma história que nem todos conseguirão digerir. É um filme que, quando termina, leva a inúmeras reflexões, sobre vida, filhos, escola, incesto, violência... Uma gama de temas que o diretor Lee Daniels soube extrair do livro e transpor de maneira incômoda, mas obrigatória. 
Preciosa não é um filme de final feliz. Como na vida real os finais ficam por conta do destino, mas o espectador pode ter uma noção bem clara, diante do quadro da jovem qual este será. Filme obrigatório para quem gosta de cinema, que leva a reflexão e para quem procura cinema de qualidade, ainda que apresente um tema espinhoso.


Trailer:



Curiosidades:

O filme se chamaria Push, como no livro de Sapphire de 1996, mas como já existia um filme de 2009 com esse nome (“Heróis”, no Brasil), optou-se por colocar o titulo de Precious o que fez com que o livro, em que foi inspirado, passasse a ser reimpresso com o título do filme.

A apresentadora Oprah Winfrey foi uma das produtoras executivas do filme.

O ator Lenny Kravitz aparece em cena como enfermeiro.

O filme custou em torno de 10.000.000 e arrecadou quase 50.000.00 de dólares nos Estados Unidos


Principais Premiações:

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Mo'Nique)
Oscar de Melhor Roteiro Adaptado
Globo de Ouro: Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema (Mo'Nique)
Satellite Award de Melhor Roteiro Adaptado
Prêmio Independent Spirit de Melhor Atriz (Gabourey Sidibe )
Prêmio Independent Spirit de Melhor Filme
BAFTA de Cinema: Melhor Atriz Coadjuvante (Mo'Nique)
Prêmio do Sindicato dos Atores: Melhor Atriz Coadjuvante (Mo'Nique)
Festival de Sundance 2009 : Grande Prêmio do Júri



Indicações:

Melhor filme (perdeu para "Guerra ao Terror")
Melhor Direção (perdeu Para "Guerra ao Terror")
Melhor Atriz ( Sandra Bullock levou pelo filme "Um Sonho Possível")
Melhor Montagem (Perdeu para "Guerra ao Terror")


Filmografia Parcial:
Gabourey Sidibe










Preciosa: Uma História de Esperança (2009); Roubo nas Alturas (2011); Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012); Pássaro Branco na Nevasca (2014); Halloween Macabro (2015); Empire (seriado 2015 -2017).

Mo'Nique










3 Vezes em Apuros (2000); No Corredor da Morte (2002); Matadores de Aluguel (2005); Domino: A Caçadora de Recompensas (2005); Irish Jam (2006); Preciosa: Uma História de Esperança (2009); Interwoven (2016); Almost Christmas (2016).

Paula Patton










Hitch: Conselheiro Amoroso (2005); Déjà Vu (2006);Espelhos do Medo (2008); Preciosa: Uma História de Esperança (2009); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma 92011); Dose Dupla (2013); Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016); Zerando a Vida (2016) 

Mariah Carey










Procura-se uma Noiva (1999); Glitter: O Brilho de uma Estrela (2001); Zohan: O Agente Bom de Corte (2008); Preciosa: Uma História de Esperança (2009); O Mordomo da Casa Branca (2013);Popstar: Sem Parar, Sem Limites (2016)

Lenny Kravitz










Zoolander (2001); Preciosa: Uma História de Esperança (2009); Jogos Vorazes (2012); O Mordomo da Casa Branca (2013); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013);

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre