segunda-feira, 15 de agosto de 2016

MANIKA - A MENINA QUE NASCEU DUAS VEZES / MANIKA - A REENCARNAÇÃO DE UMA ADOLESCENTE / MANIKA - UNE VIE PLUS TARD / THE GIRL WHO LIVED TWICE (1989) - FRANÇA / SUIÇA





DIRIGIDO COM MUITA SIMPLICIDADE E SIMPATIA

Manika (Ayesha Dharker) é uma menina de 10 anos de idade, que vive em uma comunidade de pescadores muito pobre.  O jovem padre irlandês, Daniel Mahoney (Julian Sands),  vive questionando os costumes locais, principalmente a divisão de castas, além da vontade de trazer modernidade à igreja local, desagradando seu superior.




Certo dia, sua jovem aluna lhe revela chamar-se Lakshmi e ter sido casada com um homem de casta nobre chamado Ranjit. No princípio Daniel pensa ser apenas uma coisa de criança, que passará, mas no decorrer dos dias mais detalhes são inseridos na história por Manika. Daniel resolve fazer uma consulta para ver se existe tal pessoa a mais de 300 km de distância. Nesse ínterim, ela resolve fugir e ir de encontro de Ranjit, mas é capturada pela polícia. Daniel busca Manika, mas ao invés de devolvê-la ao seu povoado resolve levá-la até a cidade que alega ter vivido e morrido, onde, no seu leito de morte, seu marido jurou que a esperaria.



Manika aborda o caso real de Shanti Devi, em 1926, que bem criança começou a recordar sua vida passada. Manika - A Menina que Nasceu Duas Vezes (título quando lançado em VHS) e atualmente lançado em DVD como A Reencarção de Manika é uma produção francesa muito interessante.


Tendo o ator Julian Sands como grande nome do elenco, Manika faz mais do que se debruçar sobre o tema reencarnação. Esta produção francesa tocou em vários pontos interessantíssimos como: o sistema de castas, os hindus  convertidos ao catolicismo; um padre progressista tendo um superior da ala tradicional que prefere não mexer nas coisas; a própria fé de Daniel frente a um dogma negado pelo cristianismo. 


Daniel é padre, recém saído de seminários, chegando na índia e conhecendo os costumes locais. Suas dúvidas começam a surgir com a menina Manika. Quando encontra Ranjit Sharma e sua família, tudo fica ainda mais confuso, inclusive para o “viúvo”. Após Manika lhe revelar particularidades do casamento, que só um casal saberia, este perde todas as dúvidas: ele está diante de sua falecida esposa, mas há outro problema: ele casou-se. Outro problema é que Manika tem apenas 10 anos e um casamento só seria viável aos 15 anos.


Daniel não contesta sua fé, mas admite que não há verdades absolutas, o que para outro membro da igreja chega a soar como heresia. Mas como explicar todos os fatos que só ele, da igreja, presencia? Qual o impacto de um padre pregar que a ressurreição pode sim existir, algo perfeitamente aceito na religião hindu. 


De acordo com que tenta ajudar Manika, Daniel imerge na cultura local e passa a viver várias descobertas. Numa cena, um hindu lhe pergunta como se sentiria se este fosse pregar sua religião em seu país? Não seria mal recebido? Suas verdades não seriam contestadas? Essas dualidades são tratadas de uma forma muito sutil pelo diretor  François Villiers (1920–2009) que vai mostrando a trajetória de Manika e, como pano de fundo, um padre tentando entender um sistema social que divide os seres humanos. Há críticas para todos os lados, mas não da história indiana. Ainda assim mostra um povo simpático, que é feliz com o que possui e mantém sua fé diante dos problemas vividos.

 
O filme não segue fielmente os fatos. Conforme o Wikipedia, o nome real da menina era Shanti Devi (1926-1987). Foi um professor / diretor da escola que se interessou por seu caso, onde a menina informou ter se chamado Lugdi Devi e ter se casado e vivido com um homem chamado Kedar Nath. Até  Mahatma Gandhi se envolveu no caso. A menina reconheceu os parentes de sua antiga vida.
Shanti Devi nunca se casou e morreu 4 dias após sua última entrevista (caso alguém possua maiores informações (ou mais corretas), esteja a vontade para comentar)
A inclusão do padre Daniel pode ter sido um chamariz para a presença de Julian Sands que vinha bem na época, assim como a decisão de colocar aspectos sociais que são pouco conhecidos do lado de cá do mundo.


O elenco foi um grande achado deste filme. Julian Sands (que vinha do sucesso de locações em VHS “Warlock”) fez um padre dividido entre o que aprendera e o que presencia. Ayesha Dharker (que apareceu em Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones - 2002) esteve perfeita como uma pessoa que se percebe com as lembranças, de uma outra vida adulta, em um corpo de uma criança


Manika é um filme muito bem realizado com uma fotografia um pouco envelhecida, mas o modo como a história é conduzida faz com que esqueçamos deste e outros pequenos detalhes. É uma produção francesa de bom gosto e que merece uma conferida por aqueles que gostam do tema.



Curiosidades: 
A atriz no filme "Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones" de 2002. 

 












O filme consta como de língua francesa, mas a cópia que circula na internet é dublada em inglês com legendas em português.

Também conhecido como: "A Reencarnação de Manika" (Lançado pela distribuidora Versátil Home Video, em DVD).

Nos cinemas foi exibido como "Manika - A Reencarnação de uma Adolescente"

Filmografia Parcial:
Julian Sands (1958-2023)
Os Gritos do Silêncio (1984); Uma Janela para o Amor (1985); Warlock - O Demônio (1989); Manika - A Menina Que Nasceu Duas Vezes (1989); Assassinato no Tenessee (1989); Aracnofobia (1990); O Despertar (1991);Mistérios E Paixões (1991); Vampiro - Paixão Imortal (1992); Encaixotando Helena (1993); Warlock 2 (1993); Despedida em Las Vegas (1995); Por Uma Noite Apenas (1997); O Medalhão (2003); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); Stargate: A Arca da Verdade (2008); Lutador de Rua (2009); Além da Floresta de Sherwood (2009); Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); Último Samurai (2012); O Jogo Mortal (2013); 
Me (2014); O Eleito (2016); A Casa Torta (2017); Trautmann (2018); O Grande Passo (2020); Death Rider in the House of Vampires (2020); The Ghosts of Borley Rectory (2021)

Ayesha Dharker
Manika - A Menina Que Nasceu Duas Vezes (1989); A Terrorista (1998); Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002); O Sabor da Magia (2005); Totalmente Kubrick (2005); Despachado para a Índia (2006); Red Alert: The War Within (2009).

2 comentários:

  1. Boa tarde Silvio França. Você tem toda razão, o filme realmente não consta ainda no "Filmes Analisados no Blog". E não é apenas este filme. Vou atualizar até o fim do dia. Obrigado pela lembrança e por comentar este outro post. Seja Bem Vindo e volte Sempre. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sérgio Ricardo.
    Recebi o seu comentário, mas não pude publicá-lo, pois consta o seu e-mail (e-mail, telefones, endereços e por questão de segurança não são publicados). Sim, o filme consta no YouTube , na época em que analisei não estava disponível. Muito obrigado pelo comentário. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre