sexta-feira, 19 de agosto de 2016

UMA NOIVA PARA HARRY / WHEN HARRY TRIES TO MARRY (2011) - ESTADOS UNIDOS



 



CASAMENTO ARRANJADO OU CASAMENTO POR AMOR ?

Com locações em Nova York e Índia, “Uma Noiva Para Harry” é uma comédia romântica bem simpática. Harry (Rahul Rai) é um indiano que possui 22 anos e resolve que se casará. Só que seu casamento é bem diferente dos hábitos ocidentais. Harry quer um casamento arranjado. Sua ideia é que seu tio lhe apresente uma pretendente na qual a família também queira o matrimônio, algo bem comum na Índia. 






Durante uma aula na faculdade Harry coloca o seu ponto de vista, informando que na Índia quase não há dissoluções matrimoniais, pois o casal vai se conhecendo aos poucos até se apaixonarem. Em contrapartida, Theresa (Stefanie Estes), aluna e fotógrafa, tem argumento contrário e coloca seu ponto de vista do conhecimento prévio, leia-se namoro, antes de se cassarem. Diante desse antagonismo, o professor resolve juntar o casal com mais um par de amigos para elaborarem um trabalho no final do semestre e chegarem a conclusões sobre quem está correto. O que Harry não esperava é que, de acordo com que os preparativos de seu casamento fossem evoluindo, sua atração por Theresa aumentaria progressivamente.

 




Filme independente de 2011 com um roteiro muito criativo. As situações que o casal passa a viver torna Theresa a melhor amiga e confidente de Harry, levando o público a simpatizar pelo casal, ainda que sua pretendente indiana, Nita (Freishia Bomanbehram), transmita igual simpatia. Tudo é muito leve. Não há discussões pesadas ou desabafos, apenas Harry determinado a se casar e seguir o que iniciou. 

 




O diretor Nayan Padrai, em seu primeiro filme, imprimiu um ritmo ágil com boa escolha do elenco. Padrai dirigiu, co-escreveu e co-produziu o filme em que o tom vermelho e seus derivados parecem estar sempre presentes em grandes ou pequenas proporções, sejam em quadros, parques, roupas. Tudo se intensifica quando a história entra na parte da cultura indiana: um show de cores que dão um ar “alto astral” ao filme. 

 








A fotografia a cargo de Nick Taylor (que atuou como diretor de fotografia de segunda unidade do filme “Coragem Sob Fogo”, de 1996) repleta de imagens claras e belas paisagens, acrescentou de forma positiva a construção da história.

 




Theresa é a americana que vai, aos poucos, descobrindo um mundo diferente através dos olhos de Harry, que lhe mostra um pouco de sua cultura em belas cenas. Os pais de Harry são uma atração à parte, pois não vivem mais juntos e contrariam até certo ponto a filosofia de um bom casamento. O pai de Nita é um comissário, responsável pela aprovação de obras e a mãe de Harry, que é a engenheira, descobre que se o casamento arranjado não der certo ele não permitirá mais que ela construa prédios naquela localidade. O pai de Harry trabalha com moda e no meio dessa confusão, não fala com a ex-esposa e ainda terá um novo desfio pela frente. 






Com todos os personagens bem construídos e um final em alto astral essa comédia leve e romanticamente simpática agradará as pessoas que gostam do gênero.


Trailer:





Curiosidades:

O filme custou 23 milhões e arrecadou em torno de 38 milhões nos Estados Unidos

Os locais de filmagem foram: índia, no distrito de Kutch  e Estados Unidos, na Cidade de Nova York.

Vencedor de melhor filme no London Asian Film Festival de 2010

vencedor de melhor filme no Jersey Shore Film Festival 

O filme estreou em 2010 no  Austin Film Festival e, posteriormente, em 2011, foi lançado mundialmente.

Filmografia Parcial:

Rahul Rai
When Harry Tries to Marry (2011); The Distance Between Us (2014); Frankenstein vs. A Múmia (2015).

Stefanie Estes
When Harry Tries to Marry (2011); Desastre: O Último Apocalipse Zumbi (2014);Nothing Like the Sun (2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre