domingo, 7 de agosto de 2016

APARTAMENTO 143 / EMERGO / APARTMENT 143 (2011) - ESPANHA


INTERESSANTE TERROR ESPANHOL

Terror espanhol rodado em língua inglesa, "Emergo" (rebatizado  internacionalmente de "Apartment 143") é mais um filme feito no formato "Found Footage", um estilo que ganhou admiradores após "A Bruxa de Blair" que, com um orçamento mínimo, arrecadou milhões e, mais recentemente, com o filme "Atividade Paranormal". 


Filmes feitos no estilo câmera na mão, visão noturna e terror psicológico, raramente alçam grandes voos. Este aqui, uma produção espanhola modesta, onde o clima, no cinema, é de maior concentração pode causar alguns sustos nos mais sensíveis, mas é na tela pequena, onde o espectador divide sua atenção com fatores externos, que o filme perde um pouco da sua força. Não que seja ruim, na verdade é um bom passatempo, misturando vários filmes, como: "Poltergeist", "O Exorcista", "Enigma do Mal" e demais filmes de fantasmas. O grande senão é que, apesar de homenagear os filmes anteriormente citados, é feito de uma maneira pobre, deixando a desejar. 

 
A história mostra um pai viúvo (Kai Lennox) e seus dois filhos, um menino (Damian Roman) e uma adolescente (Gia Mantegna), que chamam uma espécie de "ghost hunters" (caçadores de fantasmas). Com muita parafernália e explicações em excesso, principalmente para a criança, mas na verdade voltado para o espectador, tenta mostrar um problema que a família passou a enfrentar: atividades paranormais que ocorrem na casa. Mas, o mais interessante, é que as atividades já aconteciam na morada anterior. O trio de "experts" presenciará vários fatos inexplicáveis e, a cada tentativa de solucionar o caso, a coisa piora, seja pelos agentes sobrenaturais, seja pelo relacionamento conturbado entre pai e filha. Diante do esgotamento das tentativas de dirimir o mistério é chamado um sensitivo (alguém se lembrou de algum filme?) e este desperta o mal que estava a espreita.  

 
O filme vale pela tentativa de se conhecer um pouco do cinema de horror fora dos Estados Unidos, que hoje concorre com os eficientes filmes asiáticos no gênero. O elenco talvez seja o grande diferencial dos filmes, pois os atores estão muito bem, apesar do ator Kai Lennox (o pai) na cena do interrogatório não transmitir a dramaticidade exigida no contexto. 


O diretor, em seu segundo filme de longa, mostra que pode alçar voos maiores. Se não chega a assustar de verdade, pelo menos prende até a solução que será apresentada, mas a cena final do filme (desnecessária) explica algo que não deveria ter sido explicado e rebaixa o filme, subestimando a inteligência do espectador que poderia tirar suas conclusões sozinho.

Pontos altos:
- a menina flutuando como em "O Exorcista".
- a mão do pai estendida para a filha como em "Poltergeist".
- a roupa da menina sendo puxada como em "Enigma do Mal" e "Atividade Paranormal".
-a possessão da menina durante a sessão com o sensitivo.

Trailer:



Curiosidades:
Ermergo é a primeira pessoa do singular do verbo emergir na língua espanhola ou do latin que significa "aparecer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre