domingo, 14 de fevereiro de 2016

LANCES INOCENTES / SEARCHING FOR BOBBY FISHER (1993) - ESTADOS UNIDOS




ÓTIMOS ATORES EM UM FILME QUE PRENDE A ATENÇÃO

O filme se inicia após a vitória de Boby Fisher, em 1972, na Islândia, em 21 partidas de xadrez contra o russo Boris Spassky. Mostra sua transformação em celebridade mundial (em plena guerra fria) e sua recusa em defender o título em 1975, voltando as mãos russas e o seu afastamento que dá o título (no original) ao filme.


Começa aqui a cinebiografia de Josh Waitzkin (Max Pomeranc), um menino prodígio com uma capacidade incrível na arte de jogar o xadrez. A mãe é a primeira a perceber que o filho possui o dom, logo também percebido por seu pai, que fica num misto de euforia e incerteza. O menino passa a jogar no Central Park e atrai a atenção de um morador de rua, Vinnie (Laurence Fishburne da trilogia Matrix), um exímio jogador de rua que o faz por dinheiro e que passa a ensinar um xadrez "das ruas", jogado sem muita cautela, arriscando peças e com muita velocidade.


Os pais resolvem levá-lo a um ex-campeão e dono de um clube de xadrez,  Bruce Pandolfin (Ben Kingsley de Gandhi). O novo mentor de Josh impõe novas regras, dentre as quais afastá-lo de Vinnie que considera um jogador sem técnica, com amigos que podem atrapalhar o aprendizado de seu pupilo. Pandolfin acredita que pode ensiná-lo uma maneira correta de enfrentar oponentes de verdade


Josh  começa a ganhar campeonatos na mesma medida que sua personalidade começa a se transformar. O outrora garoto alegre que jogava por prazer começa a se transformar em um menino triste que obedece às ordens de adultos, perdendo a alegria no jogo. Caberá a família, que tenta a todo custo tornar a vida do menino normal com brincadeiras e viagens, decidir quem tem melhor influência sobre o futuro de Josh: Vinnie o jogador do Central Park que o garoto adora ou seu professor, um homem bem intencionado que conheceu vitórias e derrotas e sabe o árduo caminho do sucesso e do esquecimento. O surgimento de um novo menino prodígio faz com que Pandolfini  e Josh temam serem derrotados..


Excelente filme da época da antiga Sessão da Tarde, esquecido e que raramente é transmitido pela tv a cabo e que, provavelmente, não seria realizado nos tempos atuais. Sua principal razão está no personagem central. O filme foi realizado em 1993 e sua narrativa vai até 1992, quando Fisher retorna e derrota novamente Boris Spassky, agora tido pelos especialistas como um jogo feito por antigos enxadristas e sem muito glamour. O motivo da não realização do filme é devido aos acontecimentos posteriores. Fisher foi jogar essa partida (não oficial) com Spassky na Yugoslávia, que sofria embargo dos EUA. Sua reação a proibição foi cuspir no documento, seguido de insultos. A partida foi realizada e Fisher não pode mais voltar ao seu país que lhe dera, à revelia, uma pena de 10 anos de prisão e confisco de seus bens. Tido como paranóico, recluso e obsessivo-compulsivo atacou os EUA em uma estação de TV em pleno ataque do 11 de setembro. Seu jeito irônico e irascível, ao comentar o incidente, fez com que fosse preso no Japão em 2004. Em 2005 a Islândia lhe concedeu cidadania onde vira a morrer em 2008.


Lances Inocentes, título brasileiro, foi uma escolha correta devido o público brasileiro, não conhecedor de xadrez, desconhecer quem foi Bobby Fisher (1943-2008). À Procura de Bobby Fisher (tradução literal para “The Search of Bobby Fischer”) é um título com um duplo significado: a primeira é a busca americana por um novo "Bobby Fisher", um gênio do xadrez e campeão mundial, a outra, como a narração em off destaca, é a procura pelo enxadrista após sua vitória sob o russo Spassky.


A vida de Bobby Fisher já daria uma excelente produção. Aqui o filme conduz de forma apropriada a vida de Joshua (nome de batismo) considerado, até a produção deste filme, como o melhor jogador abaixo dos 18 anos.


Filme muito simpático, dirigido por Steven Zaillian, diretor de apenas 4  filmes, mas muito atuante ora como escritor ora como produtor de filmes como “A Lista de Shindler”, “Missão Impossível”, “Perigo Real e Imediato” e a trilogia “Millenium” americana (que ficou no primeiro longa “Os Homens Que não Amavam as Mulheres”).


O elenco é ótimo, com atores como Ben Kinsley (A Lista de Schindler; Ilha do medo; Homem de Ferro 3); Laurence Fishburne (Os Donos da Rua); Joe Mantegna (Homicídio; As Coisas Mudam); Joan Allen ( Sempre ao Seu Lado; O Legado Bourne ) e William H. Macy (Obrigado por Fumar ; Celular - Um Grito de Socorro). Temos ainda a rápida aparição de Tony Shalhoub (do seriado Monk) na pele de um enxadrista no clube.


Com um elenco destes não seria difícil fazer um bom filme, mas a narrativa é envolvente com ótimas cenas e um final bem atraente. É diversão para toda a família e um dos melhores filmes do gênero. Sem dúvida um dos melhores filmes esquecidos dos anos 90.

Trailer (em inglês): 





Curiosidades:

A mãe real de Josua aparece no inicio da cena em que a atriz Joan Allen conversa, com a filha no colo, com uma mulher a saída de uma escola.

Laurence Fishburne fez a voz do Surfista Prateado no filme Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado de 2007

Laurence Fishburne foi indicado ao Oscar de Melhor ator por Tina de 1993. Filme sobre a vida da cantora Tina Turner na qual faz o papel de seu marido, Ike.

Ben Kingsley ganhou o Oscar de melhor Ator por sua atuação em Gandhi de 1983 e já teve outras três indicações para o prêmio da academia: Bugsy (1991); Sexy Beast (2000) e Casa de Areia e Névoa (2003) 

Joan Allen já foi indicada a 3 Oscars: 2 como Melhor Atriz Coadjuvante: Nixon (1995); As Bruxas de Salém (1996) e um como Melhor Atriz: A Conspiração (2000)

William H. Macy foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Fargo de 1996

Max Pomeranc fez 5 filmes e não atua desde 2008.

Max Pomeranc foi escolhido por ser, na vida real, um jogador de xadrez (ou era na época do filme). Os produtores queriam alguém que estivesse à vontade e "corretamente" jogando xadrez. Nenhuma das outras estrelas deste filme jogou xadrez no início, mas eventualmente Joe Mantegna aprendeu.

O primeiro oponente de Josh no Campeonato Nacional ("classificado em 82º lugar") é interpretado pela irmã na vida real de Josh Waitzkin, Katya Waitzkin.

Muitos dos personagens que eram jogadores de xadrez famosos foram na verdade interpretados por eles próprios (Kamran Shirazi, Joel Benjamin, Roman Dzindzichashvili). A única exceção foi Asa Hoffman. O verdadeiro Asa Hoffman não gostou da maneira como foi retratado no roteiro (ele foi mostrado como neurótico, enquando o livro o descreveu como sendo bastante autoconsciente) e se recusou a cooperar, então foi interpretado por Austin Pendleton.

O verdadeiro Bruce Pandolfini é muito diferente do personagem que Sir Ben Kingsley interpreta. Pandolfini  na verdade possui bigode, óculos e cabelo castanho encaracolado e, segundo relatos, ele tem um comportamento muito amigável e de fala mansa. Na verdade, Pandolfini pode ser visto em uma participação especial no filme. Ele é um kibitzer quando Kingsley, como Pandolfini, vai ver Josh na Washington Square. Pandolfini diz a "Pandolfini" que Josh é um "jovem Fischer". Josh Waitzkin é rápido em apontar que a representação neste filme é ficitícia e não deve ser confundida com a realidade.

O personagem de Jonathan Poe (o jovem rival de Josh) foi baseado no jovem prodígio do xadrez da vida real, Jeff Sarwer. No Campeonato Nacional das Primárias, que deu origem ao clímax do filme, Josh e Jeff empataram no primeiro lugar, após o qual Josh venceu no tie-break. Enquanto Sarwer venceria o Campeonato Mundial Sub 10, ele logo desapareceu com sua irmã e seu pai. A família era conhecida por levar um estilo de vida itinerante, sem endereço fixo. Jeff Sarwer, ao ver o filme, não teve nenhuma opinião sobre seu personagem ser retratado como o rival obstinado de Josh, afirmando: "No final, foi um filme de Hollywood, uma obra de ficção, e ajudou a popularizar o xadrez e isso é sempre uma coisa boa. Mas eu tenho muita distância do livro e do filme. A maneira como fui retratado não foi nada parecido com o que eu era na vida real, então qual é o ponto em me comparar com isso? "

Além de muitas outras histórias, este filme enfatiza várias vezes um tema comum do xadrez. No xadrez, os jogadores mais fracos geralmente recorrem a trazer sua Rainha para a partida muito cedo. Os oponentes são capazes de perseguir a Rainha com peças inferiores e, ao mesmo tempo, ganhar impulso, posição e tempo. É melhor reservar o uso da poderosa Rainha até que outras peças tenham sido removidas, resultando em mais espaço aberto para a Rainha operar no tabuleiro.

O papel de Laurence Fishburne foi originalmente oferecido a Ice-T.

A peça de xadrez que Josh encontra no parque no início do filme parece ser uma réplica de um cavaleiro dos xadrezistas da Ilha de Lewis, as primeiras peças de xadrez encontradas na Europa, datando do século XII. Harry e Ron brincam com peças semelhantes em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001).

O personagem de Joe Mantegna, Fred Waitzkin, escreveu o livro no qual este filme foi baseado.

Bobby Fischer recebeu a cidadania da Islândia em 2004, para onde se mudou com sua esposa Miyoko Watai.

Na partida final, Jonathan Poe, que joga com as peças brancas, veste uma camisa branca. Josh, tocando as peças pretas, está vestindo uma camisa escura.

Josh Waitzkin é retratado como o próximo Bobby Fischer neste filme e um gênio prodígio do xadrez. No entanto, o retrato é imensamente exagerado. Embora ele tenha se tornado um Mestre Internacional com a idade de dezesseis anos (um título que a maioria dos melhores jogadores consegue obter muito mais cedo, na idade de doze a quatorze anos) ele não ganhou o título de Grande Mestre. Sua pontuação máxima no FIDE Elo foi 2.480 em 1998 aos vinte e dois anos, que era então mais de trezentos pontos de avaliação abaixo de Garry Kasparov, que, na época, liderava o ranking. Em maio de 2017, 1.453 jogadores em todo o mundo e 82 jogadores nos EUA tiveram classificação superior a Waitzkin.


Filmografia Parcial:
Ben Kinsley:









Gandhi (1982); O Quinto Macaco (1990); Bugsy (1991); Quebra de Sigilo (1992); Dave - Presidente Por um Dia (1993); Lances Inocentes (1993); A Lista de Schindler (1993); A Morte e a Donzela (1994); Bíblia Sagrada - Moisés (1995); O Som do Trovão (2005); Xeque-Mate (2006); A Última Legião (2007); Ilha do Medo (2010); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); A Invenção de Hugo Cabret (2011); Homem de Ferro 3 (2013); O Físico (2013); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (2014).

Laurence Fishburne:









Apocalypse Now (1979); Desejo de Matar 2 (1982); O Selvagem da Motocicleta (1983); Cotton Club (1984); A Cor Púrpura (1985); A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987); A Quadrilha da Mão (1986); Cherry 2000 (1987); Inferno Vermelho (1988); Os Donos da Rua (1991); Tina (1993); Lances Inocentes (1993); A Caçada (1996); O Enigma do Horizonte (1997); Matrix (1999); Matrix Reloaded (2003); Sobre Meninos e Lobos (2003); Matrix Revolutions (2003); Assalto à 13ª Delegacia (2005); Prova de Fogo (2006); Missão: Impossível 3 (2006); A Vida e a Morte De Bobby Z (2007); Predadores (2010); O Homem de Aço (2013); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Passageiros (2016); John Wick: Um Novo Dia Para Matar (2017);  Homem-Formiga e a Vespa (2018); John Wick 3: Parabellum (2019); A Mula (2018)

Joe Mantegna:









Um Dia a Casa Cai (1986); Três Amigos! (1986); O Jogo de Emoções (1987); Sob Suspeita (1987); As Coisas Mudam (1988); O Poderoso Chefão III (1990); Simplesmente Alice (1990); Entre Amigos (1991); Homicídio (1991); Bugsy (1991); Corpo em Evidência (1993); Lances Inocentes (1993); Sem Suspeita (1995); Olho Por Olho (1996);  Íntimo & Pessoal (1996); A Maldição do Cigano (1996); Turbulência 3 (2001); Questão de Vida (2005); Elvis & Anabelle: O Despertar de um Amor (2007); Criminal Minds (seriado 2007 a 2018).

 
Joan Allen:



Caçador de Assassinos (1986); Peggy Sue, Seu Passado a Espera (1986); Tucker - Um Homem e Seu Sonho (1988); Fantasmas da Guerra (1989); Lances Inocentes (1993); Nixon (1995); As Bruxas de Salém (1996); A Outra Face (1997); Diário de uma Paixão (2004); A Supremacia Bourne (2004); A Outra Face da Raiva (2005); Corrida Mortal (2008); Sempre ao Seu Lado (2009); O Legado Bourne (2012); O Quarto de Jack (2015).
 
William H. Macy:











Em Algum Lugar do Passado (1980); O Último Dragão (1985); O Jogo de Emoções (1987); As Coisas Mudam (1988); Homicídio (1991); Neblina e Sombras (1991); Lances Inocentes (1993); O Cliente (1994); Sem Suspeita (1995); Fargo (1996); Fantasmas do Passado (1996); Força Aérea Um (1997); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); A Qualquer Preço (1988); Magnólia (1999); Pânico (2000); Jurassic Park III (2001); Spartan (2004); Celular: Um Grito de Socorro (2004); Obrigado por Fumar (2005); Motoqueiros Selvagens (2007); O Quarto de Jack (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre