terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A MALDIÇÃO DO CIGANO / A MALDIÇÃO / THINNER (1996) - ESTADOS UNIDOS




EMAGRECENDO, EMAGRECENDO, EMAGRECENDO

Em uma noite de volta de uma festa, o advogado, excessivamente obeso, chamado Bill Halleck (Robert John Burke)  e sua mulher (Lucinda Jenney) atropelam uma senhora idosa chamada Suzanne  (Irma St. Paule), por estarem desatentos. Em um julgamento parcial, é absolvido pelo juiz (John Horton) com a ajuda do Chefe de Polícia Duncan Hopely (Daniel von Bargen) que depõe a seu favor. Ambos são seus amigos. 


Ao sair do prédio do tribunal, encontra o cigano Tadzu Lempke (Michael Constantine), de 109 anos de idade, membro da família cigana e pai da idosa,  que toca seu rosto e lhe invoca uma maldição que fará com que Bill comece a emagrecer semanalmente, depois diariamente e por fim em horas a uma velocidade surpreendente. 


Bill Halleck solicita a ajuda de um mafioso do submundo que livrara da cadeia,  Richie " O Martelo” Ginelli (Joe Mantegna), um homem com métodos sombrios e reconhecidamente perigoso. Enquanto a dupla “caça” o cigano para obrigar este a reverter a maldição, descobre, ao procurar o Juiz e o chefe de polícia, que estes também  sofreram da maldição do cigano e adquiriram doenças misteriosas e igualmente mortais. Bill e Ritchie (um perigoso psicopata) irão contra-atacar antes que este definhe por completo.


Com roteiro de Michael McDowell (1950–1999) responsável por desenvolver ou adaptar as histórias de "Os Fantasmas se Divertem"(1988); "O Estranho Mundo de Jack" (1993); "Contos da Escuridão" (1990), A Maldição do Cigano é um filme bem interessante, ainda que pouco divulgado. O filme foi dirigido por Tom Holland de "A Hora do Espanto" (1985) e "Brinquedo Assassino" (1988). Foi baseado em obra de Stephen King, escrito em 1984, com o pseudônimo de Richard Bachman. O elenco contou, no papel principal, com Robert John Burke (que assinava, no início da carreira como Robert Burke). Burke ficou conhecido por seu papel em Robocop 3 ao substituir Peter Weller no terceiro filme da franquia. Outro ator muito conhecido é Joe Mantegna, um ator de papéis sólidos em filmes importantes como "O Poderoso Chefão III",  "Homicídio" e "Lances Inocentes". A dupla rende os melhores momentos do filme. 


O grande mérito de A Maldição do Cigano é a sua história. Muito interessante no início e que se mantém uniforme até próximo do final, aonde, no meu entender,  deram uma solução preguiçosa ao filme (não sei se o filme se prende ao livro), mas ficou aquela sensação de tudo feito às pressas para caber dentro da duração estipulada pelos produtores. O filme parece até ter inspirado “Arrasta-me Para o Inferno”, pois este possui uma temática parecida (maldição cigana). Outro fator é que o diretor Holland não conseguiu se definir se faria um filme de humor negro, um filme para assustar ou uma crítica à sociedade de consumo e estética. Essa indecisão para qual alvo se direcionar,  deixou com aquela sensação de apenas mais um filme de terror com uma história bem sacada. Ainda assim o filme colhe bons momentos. Pode não ser a melhor adaptação do mestre do gênero de livros de terror, mas não é a mais fraca. É um filme bem curioso, com uma história que muitos tentam lembrar, mas as parcas reprises não ajudaram o filme a gravar o nome na memória de quem o assiste, ainda mais quando resolveram utilizar um segundo título para a produção.


Indicado aqueles que curtem filmes derivados dos livros Stephen King e a aqueles que gostam de um bom passatempo com filmes poucos conhecidos


Trailer (em inglês):



Curiosidades:

O filme foi indicado ao Saturn Awards de Melhor Maquiagem.

O ator perdeu quase 10 quilos para fazer o personagem.

Durante  a produção do filme o diretor sofreu paralisia facial em decorrência de um vírus. Os produtores insistiram que continuasse seu trabalho e, o que se resolveria com um rápido atendimento e um simples medicamento, deixou o diretor com uma sequela que se arrastou por anos. (fonte: IMDB).

Joe Mantegna estudou o romance fonte de Stephen King para entrar na cabeça de seu personagem.

John Horton, que interpreta o juiz Carry Rossington, interpretou um juiz em Um Sonho de Liberdade (1994), outra adaptação de Stephen King.

O carro de Richie Ginelli (Joe Mantegna) (que é vandalizado pelos ciganos) é um Buick Skylark de 1976.

O carro cigano é um Cadillac Fleetwood 75 de 1960.

O filme não revela o destino de Richie Ginelli (Joe Mantegna). No romance, Billy (Robert John Burke) encontra a mão decepada de Ginelli em seu carro após seu encontro com Lempke (Michael Constantine). Mais tarde, a partir de uma reportagem, ele descobre que Richie foi encontrado morto a tiros, presumivelmente nas mãos de Gina Lempke (Kari Wuhrer), com a palavra "porco" escrita com sangue na testa.

Dependendo do estágio de deterioração de seu personagem, Robert John Burke tinha que passar de quatro a seis horas por dia na cadeira de maquiagem.

Depois de receber o roteiro de Michael McDowell em 1990, o diretor Tom Holland teve que fazer mais de 10 reescritas antes que os executivos autorizassem o filme.

O filme estava programado para estrear em 3 de maio de 1996, mas o estúdio adiou o lançamento até outubro devido a reações negativas do público de teste que supostamente queria mais sangue e odiava o final. Em abril, a equipe retornou ao Maine para seis dias de refilmagens.

O diretor Tom Holland não ficou feliz com o final; os produtores mudaram o original (que era fiel ao romance) porque todo público de teste o odiava.

Dino De Laurentiis originalmente procurou produzir este filme em 1986 depois de completar Comboio do Terror (1986), outra adaptação de Stephen King. Ele procurou Sam Raimi para dirigir, Scott Spiegel para escrever e Rob Tapert para produzir, mas eles estavam ocupados trabalhando em Uma Noite Alucinante 2 (1987).

O escritor Stephen King em uma rápida aparição













Filmografia Parcial
Robert John Burke









RoboCop 3 (1993); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Entre o Céu e a Terra (1993); Confissões de um Assassino (1995); A Maldição do Cigano (1996); Confissões de Uma Mente Perigosa (2002); O Silêncio de Melinda (2004); O Amigo Oculto (2005); Atraídos Pelo Crime (2009); Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (seriado).

Lucinda Jenney










Peggy Sue, Seu Passado a Espera (1986); Rain Man (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Matinee - Uma Sessão Muito Louca (1993); Mr. Jones (1993); Despedida em Las Vegas (1995); A Maldição do Cigano (1996);  Até o Limite da Honra (1997); O Quarto Poder (1997); Amor Além da Vida (1998);  Da Magia à Sedução (1998); Crime e Castigo (2000);  A Última Profecia (2002); S.W.A.T.: Comando Especial (2003).

Joe Mantegna










Um Dia a Casa Cai (1986); Três Amigos! (1986); O Jogo de Emoções (1987); Sob Suspeita (1987); As Coisas Mudam (1988); O Poderoso Chefão III (1990); Simplesmente Alice (1990); Entre Amigos (1991); Homicídio (1991); Bugsy (1991); Corpo em Evidência (1993); Lances Inocentes (1993); Sem Suspeita (1995); Olho Por Olho (1996);  Íntimo & Pessoal (1996); A Maldição do Cigano (1996); Turbulência 3 (2001); Questão de Vida (2005); Elvis & Anabelle: O Despertar de um Amor (2007); Mentes Criminosas (seriado).

Kari Wuhrer










Brincando com Fogo (1986); Beastmaster 2: O Portal doTempo (1991); Acerto Final (1995); A Maldição do Cigano (1996); Anaconda (1997); Phoenix: A Última Cartada (1998); Malditas Aranhas! (2002); A Morte Pede Carona 2 (2003); Hellraiser 7: O Retorno dos Mortos (2005); Sharknado 2: A Segunda Onda (2014).

2 comentários:

  1. Bom dia, Luis. Embora considere uma obra menor dentre as realizadas por Stephen King, "A Maldição..." se torna, ao menos, objeto de uma conferida já que trás o interessante e curioso argumento de vermos alguém que pode morrer pela acelerada perda de peso. É notável aqui que trata-se de um filme sem heróis, onde há um núcleo com pessoas importantes e corrompidas agindo em comum acordo para seu benefício próprio. Desse ponto de vista a maldição cigana é plenamente justificável, porém o aparente bonachão Billy Halleck nos apresenta uma certa dose de piedade com seu sofrimento, fazendo-nos esquecer que ele também é merecedor de sua condição e, que com isso, passemos a torcer por sua recuperação. Há alguns pontos que me fizeram achar um filme médio. O primeiro reparo é relativo a Richie Ginelli. Joe Mantegna extrai o que pode de um personagem legal mas que, em minha modesta opinião, poderia ser melhor trabalhado. Também faltou uma química maior entre Heidi e seu amante sendo apresentado aqui apenas uma situação implícita de adultério. Linda parece não fazer falta tal a fraca participação de Bethany Joy Lenz, prejudicada, ao meu ver, pelo desenvolvimento raso da personagem adolescente e concordo quanto ao final que merecia um maior esmero. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Janerson
    Sim, A Maldição do Cigano é um filme mediano. Joe Mantegna é um ótimo ator, mas realmente sub-utilizado. Seu personagem é bem interessante, mas faltou mais densidade. Quanto a Bethany Joy Lenz, que aqui assinou como Joy Lenz, voltou-se a seriados e telefilmes e tem uns quatro filmes para o cinema. Realmente a atriz aqui não se destacou. Muito obrigado por mais esse comentário no Blog e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre