segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O FRANCO ATIRADOR - THE DEER HUNTER (1978) - ESTADOS UNIDOS




TRAUMAS DO VIETNÃ

Dez anos depois da guerra, Hollywood resolveu ir fundo em seus fantasmas com um diretor até então egresso de 2 filmes pouco expressivos: O Último Golpe e Silent Running. Michael Cimino. O Franco Atirador (The Deer Hunter ) concorreu na categoria de melhor filme, com Amargo Regresso, um filme também orientado em suas lentes ao sudeste asiático e protagonizado por dois grandes atores: Jane Fonda e Jon Voight. E O Expresso da Meia Noite, que fez muita gente acreditar na história contada pelo filme como se fosse fiel aos fatos. A motivação de Cimino muito se deveu a perda de seu irmão no conflito.


A história nos conta sobre 5 amigos de famílias de origem ucraniana, radicados na Pensilvânia, que tentam quebrar a monotonia de suas vidas com caçadas nos finais de semana, onde três destes resolvem ir para a guerra do Vietnã. Um retorna amargo, o outro numa cadeira de rodas. O terceiro fica com sua mente presa no conflito e nas torturas psicológicas que sofreu, quando o trio foi capturado. É um filme dividido em três partes: a primeira mostra a comunidade, amizades, noivado e casamento. A segunda, a guerra propriamente dita (mas Cimino não mostra a guerra com tiros, mortes e heroísmos), onde insere algumas cenas vistas pelos americanos em suas TVs. Foca apenas no trio central que cai prisioneiro, após 2 anos de serviço. A terceira parte é a dura adaptação, uma volta para casa antes de terminar o conflito, por isso Michael (De Niro) ainda vem com status de herói. 


Cimino não mostra a realidade dos párias, como Ted Kotcheff tentou mostrar em Rambo I, nem a loucura de uma guerra insana em filmes como Platoon, Os Rapazes da Companhia C ou Nascido Para Matar. Ele não questiona a guerra, apenas a usa como pretexto. Seu trio é sem esperança, dotado de muito rancor e angústia. Um panorama do que a guerra fez aqueles jovens que lá estiveram e conseguiram voltar. O desencanto de uma realidade harmoniosa da qual partilhavam. A realidade de pessoas comuns que largaram suas vidas comuns ou extraordinárias, entraram num conflito e, dos que sobreviveram, como retornaram.


O filme gerou protestos dos que o acusavam de ser “simpático a ação bélica no Vietnã”, outros os consideraram antibelicistas, visto que nenhum dos personagens traz algum glamour da guerra. Até o jornal soviético Izvestia manifestou-se dizendo que o argumento do filme teria invertido os papéis de heróis e vilões no conflito, tendo a discussão ido parar em pleno Festival de Berlim com Alemanha Oriental, Cuba, a antiga URSS, Hungria  e Checoslováquia. Quase tudo devido as cenas de roleta russa que, segundo esses países, jamais teriam ocorrido (os países do bloco socialistas retiraram suas delegações sob a afirmação de que o filme “apresentava uma visão fascista e desumana daquele povo”). Uma comparação de pensamentos antagônicos surge quando nos voltamos ao filme Apolipse Now de Copolla, pois se Cimino coloca os vietcongues como sádicos, Copolla mostra a máquina de guerra americana contra guerrilheiros vietcongues, numa luta injusta e desigual. No de Copolla, o os vietcongs são visto como vítimas desse equívoco bélico. No fim Cimino revelou que as roletas russas foram uma criação para o filme, inspirado em relatos que ouvira de ex-combatentes presos de guerra. Mas a mensagem foi passada. Homens que entraram na guerra sem questionar e saíram delas sem uma resposta.


Quanto aos personagens, De Niro encarna um homem metódico, ritualista, individualista, mas com uma personalidade mais forte que a de seus pares. Volta de outro mundo e parece estar distante da sua nova realidade. Foge até da festa em sua homenagem. Todos o consideram um herói, mas ele conhece a verdade e sabe que não se enquadra neste conceito. Consegue o afeto de Linda (Meryl Streep), mas transforma o seu relacionamento em algo a ser colocado em segundo plano, em detrimento de seus próprios interesses. Christopher Walken, que ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, realmente se destaca com seu personagem Nick que, no início, se apaixona pela jovem Linda (Meryl Streep com sua beleza, com sua personagem fazendo jus ao significado português da palavra). Temos Stan (John Cazale), um homem fraco, que sempre carrega uma arma como forma de provar sua virilidade e coragem junto ao grupo e Steven (John Savage), o mais jovem, que resolve se casar em uma igreja ortodoxa russa antes de partir para guerra, mesmo com certo ar de desconfiança sobre a gravidez da esposa. Desses, Walken pegou o papel mais denso e espinhoso: fazer um homem enlouquecido. Um morto-vivo preso nas torturas psicológicas imprimidas pelos seus algozes, prisioneiro de suas próprias neuroses. Sua loucura o faz ficar em Saigon esperando a hora de morrer. Não se lembra mais dos amigos ou parentes. Seu cérebro rejeitou o seu passado e o prendeu em um presente que o conduz a um caminho sem muitas esperanças. Através desses três homens, Cimino tenta mostrar a vida de vários combatentes e a incapacidade dos que não foram, de terem alguma empatia, seja por desconhecimento dos fatos ocorridos ou alienação própria. Feridas que jamais se cicatrizariam.



A ótima fotografia do filme ficou por conta de Vilmos Zsigmond que concorreu ao Oscar nesta produção e trabalhou em Amargo Pesadelo (1972); Um Perigoso Adeus (1973); Maverick (1994), entre outros, recebendo o Oscar por Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1978).

O Franco- Atirador, tem o seu lugar na história do cinema, se não pelos 5 Oscars (filme, diretor, ator coadjuvante, montagem e Som) que ganhou, pela visão do diretor em mostrar um conflito doloroso ao país americano que levou décadas para absolvê-lo. O filme ainda foi indicado a mais 4 categorias: Melhor ator (Robert De Niro); Melhor atriz Coadjuvante (Meryl Streep), roteiro original e fotografia. O que muitos críticos reclamaram foi da longa duração, com quase três horas de filme.

Curiosidades:
O ator John Cazale (Fredo Corleone de O Poderoso Chefão I e II e o parceiro de Al Pacino em Um Dia de Cão) morreu logo após as filmagens de câncer ósseo. Como curiosidade extra, em todos os filmes que participou, houve uma indicação ao Oscar de Melhor Filme.

Meryl Streep era noiva de Cazale na época e ameaçou se demitir se os estúdios o tirassem da produção.

Trailer:




Breve Filmografia

Robert De Niro:









O Poderoso Chefão II (1974); Taxi Driver (1976); O Franco Atirador (1978); Touro Indomável (1980); Era Uma Vez na América (1984); A Missão (1986);Coração Satânico  (1987); Os Intocáveis (1987); Fuga à Meia-Noite (1988);Não Somos Anjos (1989); Os Bons Companheiros (1990); Tempo de Despertar (1990); Culpado por Suspeita (1991); Backdraft - Cortina de Fogo (1991); Cabo do Medo (1991); Cassino (1995); Fogo Contra Fogo (1995); Sleepers - A Vingança Adormecida (1996); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); Jackie Brown (1997); Ronin  (1998); Homens de Honra (2000); Entrando Numa Fria (2000); Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004); Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (2010); O Lado Bom da Vida (2012); Ajuste de Contas (2013);  Um Senhor Estagiário (2015)Joy: O Nome do Sucesso (2015); Tirando o Atraso (2016);  Mãos de Pedra (2016); Coringa (2019); O Irlandês (2019); Em Guerra com o Vovô (2020)

Christopher Walken:









A Sentinela dos Malditos (1977); Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977); O Franco Atirador (1978);Cães de Guerra (1980); Na Hora da Zona Morta (1983); 007 - Na Mira dos Assassinos (1985); Caminhos Violentos (1986); O Rei de Nova York (1990); Batman: O Retorno (1992); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); Anjos Rebeldes (1995); Tempo Esgotado (1995); O Último Matador (1996); Anjos Rebeldes 2 (1998); Prenda-me Se For Capaz (2002); Bem-vindo à Selva (2003); Chamas da Vingança (2004); O Mafioso (2011); Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012);  O Poder de Alguns (2013); Caribe: A Trajetória de Worricker (2014);  Jersey Boys: Em Busca da Música (2014); Joe Sujo 2  (2015); Voando Alto (2015); Virei um Gato (2016); Correndo Atrás de um Pai (2017); Perfeita Pra Você (2018); Ninguém Brinca com Jesus Quintana (2019); Em Guerra com o Vovô (2020); Percy (2020); Severance (seriado 2021)

Meryl Streep :









O Franco Atirador (1978); Kramer vs. Kramer (1979); A Mulher do Tenente Francês (1981); A Escolha de Sofia (1982); Amor à Primeira Vista (1984); Entre Dois Amores (1985); A Difícil Arte de Amar (1986); Ironweed (1987); Ela É o Diabo (1989); Lembranças de Hollywood (1990); Um Visto Para o Céu (1991); A Morte lhe Cai Bem (1992); A Casa dos Espíritos (1993); O Rio Selvagem (1994); As Horas (2002); O Diabo Veste Prada (2006); Mamma Mia! (2008); A Dama de Ferro (2011); Um Divã para Dois (2012);  Álbum de Família (2013); Dívida de Honra (2014); O Doador de Memórias (2014); Caminhos da Floresta (2014); As Sufragistas (2015); Florence: Quem é Essa Mulher? (2016); The Post: A Guerra Secreta (2017); Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018); O Retorno de Mary Poppins (2018); A Lavanderia (2019); Adoráveis Mulheres (2019); A Festa de Formatura (2020); Let Them All Talk (2020); Don't Look Up (2021)

John Cazale (1935–1978)









O Poderoso Chefão (1972); A Conversação (1974); O Poderoso Chefão II (1974); Um Dia de Cão (1975);O Franco Atirador (1978).


John Savage









Raça Maldita (1973); O Franco Atirador (1978); Hair (1979);  Assassinato a Sangue Frio (1979); Operação Vingança (1981); Fuga de uma Guerra (1983); Os Amantes de Maria (1984); A Vingança do Soldado (1986); Salvador: O Martírio de um Povo (1986); Caribe (1987); Faça a Coisa Certa (1989); O Poderoso Chefão III (1990); Porta Para o Silêncio (1992); CIA II - Missão Alexa (1993); Escorpião Vermelho 2 (1994); Carnossauro 2 (1995); Acerto Final (1995); A Marca da Traição (1996); América em Decadência (1996); Amnesia (1997); O Segredo do Silêncio (1997); Uma Aventura Selvagem (1997); Além da Linha Vermelha (1998); Uma Carta de Amor (1999) Justiça de um Bravo (1999); O Verão de Sam (1999); A Casa da Morte (2000); Gangues da Noite (seriado 2000-2001); O Julgamento do Diabo (2003); Carnivale (seriado 2003 -2005); A Longa Viagem do Amor (2005); O Novo Mundo (2005); O Sótão (2007); Mal e Violência 2: Sofrimento (2010); Amor por Acaso (2010); Pecados Mortais (2012); A Star for Rose (2013); Terror no Triângulo das Bermudas (2014); Laços de Família (2014); Unidos pelo Destino (2015); Um Anjo em Minha Vida (2015); Batalha Incerta (2016); Mata Hari (2016); Um Romance Americano (2016); Império dos Tubarões (2017); Três segundos (2017); Followed: Influência Maligna (2018); Torque (seriado 2018); Verdade e Honra (2019); Dentro da Escuridão (2019); Insight (2021)


George Dzundza









O Franco Atirador (1978) ; O Exército Inútil (1983); A Melhor Defesa É o Ataque (1984); Sem Perdão (1986); Sem Saída (1987);  A Fera da Guerra (1988); Coração de Caçador (1990); A Mulher do Açougueiro (1991); Instinto Selvagem (1992); Maré Vermelha (1995);  Mentes Perigosas (1995); Ligados Pelo Perigo (1997); Experiência II - A Mutação (1998); Instinto (1999); Quando A Suspeita Condena (2000); O Último Suspeito (2002); O Céu não Pode Esperar (2010).


Rutanya Alda









Alô, Dolly! (1969);  Um Perigoso Adeus (1973); Espantalho (1973); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); O Assassinato de um Presidente (1973); O Pirata Escarlate (1976); O Último Magnata (1976); À Procura de Mr. Goodbar (1977); A Fúria (1978); O Franco Atirador (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Mensageiro da Morte (1979);  Mamãezinha Querida (1981); Amityville 2: A Possessão (1982); Adeus à Inocência (1984); A Coisa (1985); O Mistério da Viúva Negra (1987); Os Mistérios de Laguna (1987); Noites Violentas no Brooklyn (1989); Rainbow Drive: A Rua da Morte (1990); Hospital de Heróis (1992); A Metade Negra (1993); Unidos pela Esperança (1994); Dupla Acusação (1996); Steel - O Homem De Aço (1997); Você não Conhece o Jack (2010); Grande Demais para Quebrar (2011); Em Guerra com o Vovô (2020)


2 comentários:

  1. Boa tarde. As guerras e suas consequências. Li críticas que vão do maravilhoso ao péssimo. Minha opinião pessoal é que o filme mais prometeu que cumpriu, mesmo assim não o colocaria no rol dos piores. A composição dos personagens, a trama um pouco arrastada de início mostrando o cotidiano simples e rotineiro daquelas pessoas (mesmo entendendo que esse início mostrava algo que nunca mais seria possível: uma vida pacata) e alguns grandes nomes pouco aproveitados poderiam ser um fator de desagrado, mas o principal de tudo é o retrato da guerra onde o gigante perde e sente-se eternamente ferido e com isso quer mostrar a face de um inimigo desleal, maquiavélico e perverso, ainda mais que esse inimigo era e é imensamente inferior em força e poder, desperdiçando a oportunidade de fazer brilhar a destruição física e psicológica que qualquer embate trás. Para mim um filme razoável, com boas cenas e bela fotografia, porém extenso e cansativo em alguns momentos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Janerson. Sim as avaliações são mistas e nem todo mundo se agradou da visão que Cimino tentou passar às telas. Essa questão de mostrar um inimigo desleal atualmente vem sofrendo várias revisões, assim como a maneira como os índios eram retratados nos filmes do Velho Oeste. O filme levou muitos prêmios porque estava "no calor" da batalha e ainda era uma ferida muito exposta. Para nós, o filme pode ser visto de uma forma mais analítica desse conflito de muitas versões. Concordo que uma condensação do tempo daria mais dinâmica à narrativa. Obrigado por este e vários comentários em diversos posts. Um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre