segunda-feira, 3 de outubro de 2022

INFERNO NO ASFALTO - WHITE LINE FEVER (1974) - CANADÁ / ESTADOS UNIDOS

FAROESTE URBANO

Carrol Jo Hummer (Jan-Michael Vincent) termina o seu prazo de alistamento na Força Aérea Americana e volta para casa para começar nova vida. Casa-se com Jerri Kane (Kay Lenz) e adquire um caminhão para poder trabalhar como caminhoneiro. O banco é o seu credor e ele sabe que precisará trabalhar com afinco para poder formar sua família e quitar seu caminhão.  Ao procurar trabalho na empresa de um antigo caminhoneiro, que trabalhara com o seu pai, Duane Haller (Slim Pickens), Hummer descobre que muita coisa mudou. Os caminhoneiros são obrigados a trabalhar para Duane se precisarem manter-se empregados e sujeitam-se a levar contrabando em seus caminhões com a conivência de um policial local.

Hummer recusa-se a trabalhar nos moldes de Duane, mas ao desafiá-lo descobre que ninguém irá empregá-lo na cidade, além de que passa a ser alvo dos capangas de Duane que desejam impedir que incite outros a tornarem-se “rebeldes”. Hummer termina por ser atacado, mas revida invadindo o escritório de Duane forçando-o a lhe entregar uma carga para que possa trabalhar. Hummer consegue a ajuda de um antigo amigo, Pops Dinwiddie (Sam Laws), mas um grupo econômico por trás de Duane não deseja que Hummer seja uma voz a enfrentá-los.

Inferno na Estrada estreava em agosto de 1976 nos cinemas brasileiros com uma novidade para época: No Rio de Janeiro, duas cópias eram exibidas dubladas e outra legendada. Uma aposta dos distribuidores de que muitos gostariam de assistir filmes de apelo comercial no formato da  tevê, e assim incrementar a indústria (claro que já existiam exibições dubladas, mas agora era uma tentativa de implementação formal). Já os filmes mais sofisticados, para um público mais selecionado, permaneceriam legendados. O argumento era que sem precisar ler as legendas, um novo público dos cinemas seria alcançado incentivando esse mercado a crescer e abrir frentes de trabalho.

Alguns podem estar se lembrado de outro filme, que fez muito sucesso quando exibido na tevê, principalmente na Sessão da Tarde: “Comboio” (1978). A bem da verdade é que em comparação com este filme, “Comboio” poderá ser visto como superior, por uma parte do público, mas Inferno no Asfalto é um filme interessante dirigido por Jonathan Kaplan que, em 1988, dirigiria “Acusados” e daria o Oscar de Melhor Atriz para Jodie Foster. Kaplan, que dividiu os créditos do roteiro com Ken Friedman (escritor do faroeste “Quatro Mulheres e um Destino”) foi convencido pelo também diretor Elia Kazan a tornar-se um cineasta em detrimento da carreira de ator. Kaplan conhecera Kazan ainda menino em uma peça da Broadway dirigida por este e que atuaria: “The Dark at the Top of the Stairs” . Em 1972, recomendado por Martin Scorsese a Roger Corman, dirigiria “Night Call Nurses” (1972). Além disso dirigiria clips musicais, entre eles os de Rod Stewart: “Infatuation” e “Lost in You” e de Barbra Streisand: “Left in the Dark”. Kaplan fez um filme morno que mostra inspirações em “Sindicato dos Ladrões” (de Elia Kazan) e Encurralado (de Spielberg). A crítica brasileira não gostou do filme por causa da dublagem, cujo fator de repulsa repousava nas péssimas condições de som dos cinemas brasileiros e cuja legenda, em seu original, ajudava a entender melhor os diálogos. Há, na verdade, bons momentos, mas para um filme de cinema mostrou-se bem aquém de outras produções. Já no formato “tela pequena“ da tevê (e coloca pequena nisso para os anos 70) onde a maioria dos aparelhos, pelo alto custo, eram em preto e branco, o filme funcionou como um passatempo rápido e dinâmico e popularizou-se na década seguinte com a chegada das tevês coloridas para o público médio brasileiro.

O elenco é muito interessante: Jan-Michael Vincent (1944-2019) era um jovem ator em ascensão com experiência na Tevê ( fizera o seriado “A Ilha do Perigo” dentro do saudoso programa infantil “Os Banana Splits” - sucesso no Brasil entre as crianças dos anos 70), no cinema tinha estrelado ao lado do ator Charles Bronson, “Assassino a Preço Fixo” e chegaria no auge ao estrelar o seriado “Águia de Fogo”, tendo sua carreira despencado de maneira vertiginosa ao passar dos anos, com um fim trágico tendo vários problemas de saúde, dificuldade de lembrar-se dos filmes que fizera e com uma perna amputada por causa do diabetes (como comentado em Águia de Fogo). Vicent era um bom ator e tinha tudo para seguir uma carreira vitoriosa. Se o filme ainda hoje causa algum interesse é por sua atuação. Kay Lenz talvez seja mais lembrada por aqui por sua atuação em “A Iniciação de Sarah”. Uma atriz de talento, com uma filmografia que inclui séries e telefilmes. Surpresa encontrar Martin Kove (no papel de Clem) da franquia “Karatê Kid” e “Cobra Kai” como um dos capangas de Duane . Kove tem dois ou três diálogos, mas está ali pra ser o vilão e travar umas lutas (nada de karatê !) com Vicent. E saiu-se bem.  Neil Summers (Matchstick) é o outro capanga a ajudar Clem. O restante do elenco é mais conhecido por seus rostos do que seus nomes pelo público brasileiro: temos Slim Pickens com o seu jeito característico de atuar; L.Q. Jones como o chefe de Duane; R.G. Armstrong como o advogado do cartel e Dick Miller (como um dos caminhoneiros).

Graças à internet “Inferno no Asfalto” sobreviveu e pode ser assistido, por exemplo, no YouTube, em sua versão dublada. Passatempo rápido, com uma pegada de faroeste urbano, musica country, que funciona na tela pequena, sendo indicado aos fãs do falecido ator e de filmes de caminhoneiros ou caminhões. Perto do final, há uma cena bem feita com o caminhão “decolando”. Ainda que tenha um final certinho, com uma mensagem de que vale a pena lutar por justiça e que uma pessoa pode fazer a diferença, inspirando outros a seguir o mesmo caminho, há certa implausibilidade em sua cena final que tenta causar emoção no espectador.


Trailer:



Curiosidades:

O nome do personagem de Dick Miller era ''R. 'Birdie' Corman'', que foi uma homenagem ao produtor Roger Corman, que foi mentor do diretor do filme Jonathan Kaplan.

Em uma conversa telefônica, um personagem diz: "Vá buscar Joe Dante". O diretor Joe Dante é um velho amigo do diretor do filme, Jonathan Kaplan, e, como Kaplan, faz parte da legião de diretores, dado seu início pelo produtor Roger Corman.

A cor, marca e modelo do "Mula Azul" ("Blue Mule"), o principal caminhão principal usado durante a maior parte do filme e dirigido por Jan-Michael Vincent, era um caminhão semi-reboque Ford WT-9000 azul e branco de 1975.

De acordo com um artigo na edição de 1º de setembro de 1975 da revista 'Newsweek', a cena em que o caminhão colide com o logotipo da empresa corrupta custou na época US $ 130.000 para encenar e filmar. Isso equivaleria a cerca de US $ 630.000 em 2018.

Homer Hanna, que interpretou um vendedor de caminhões, era na verdade o cantor country Red Sovine (1917-1980). Sovine cantou pela primeira vez o hit 'Teddy Bear' em 1976.

Este filme foi a primeira foto em que a estrela de cinema Jan-Michael Vincent supostamente usou cocaína de acordo com o diretor Jonathan Kaplan no programa de vídeo "Trailers from Hell".

Jan-Michael Vincent foi escalado pelo executivo da Columbia Pictures, Peter Guber, que na época achava que se tornaria uma grande estrela de cinema.

O filme seria uma saga do tipo "Fibra de Valente" (''Walking Tall'') de acordo com o livro 'Road Movies: The Complete Guide to Cinema on Wheels' (1982) de Mark Williams.

A música tema do filme foi "Drifting and Dreaming" (1975) cantada por Valerie Carter.

O slogan da empresa de caminhões Pops Dinwiddie era "Nós transportamos qualquer coisa".

A sigla GH representava a ''Casa de Vidro'' (Glass House), que é o nome da grande corporação que supervisiona as empresas de transporte rodoviário com sede em Phoenix, no Arizona, EUA.

Uma novelização do filme com o mesmo título de 'White Line Fever' foi de autoria do escritor C.S. Cotelo e publicada pela primeira vez pela editora de livros Signet no ano de lançamento do filme em 1975 como um vínculo com a temporada do filme.

Apesar dos créditos finais do filme afirmarem que o filme foi filmado inteiramente no estado americano do Arizona, nos EUA, o filme na verdade também foi filmado em Monument Valley, em Utah, EUA.

O peso do caminhão "The Blue Mule" de Carrol Jo (Jan-Michael Vincent) era de sete toneladas e meia.

Estreia em longa-metragem da atriz Ann Dusenberry, que interpretou uma garçonete.


Jan-Michael Vincent no seriado a Ilha do Perigo










Martin Kove no seriado Cobra Kai












Kay Lenz em A Iniciação de Sarah












Dick Miller em O Exterminador do Futuro








Filmografia Parcial:

Jan-Michael Vincent (1944–2019)







Os Bandidos (1967); Jamais Foram Vencidos (1969); O Soldado que Declarou a Paz  (1970); A Ilha do Perigo / Bananas Split (seriado 1968-1969); A Mancha do Passado (1971); Castelos de Areia (1972); Assassino a Preço Fixo (1972); O Maior Atleta do Mundo (1973); Inferno no Asfalto (1975); O Amor não Vai à Guerra (1976); Força Vigilante (1976); Vingança do Além (1976); Herança Nuclear (1977); Amargo Reencontro (1978); Hooper, o Homem das Mil Façanhas (1978); O Retorno (1980); Terra Indomável (1981); O Último Voo (1983); Águia de Fogo (episódio Piloto 1984); Águia de Fogo (seriado 1984-1986); Fugitivos de Alcatraz (1987); Território Inimigo (1987); Nascido em Los Angeles (1987); As Aventuras de Tarzan em Nova York (1989); Alienator - A Exterminadora Indestrutível (1990); O Ouro é Minha Lei (1990); Nervos de Aço (1991); Armadilha Fatal (1993); No Limite da Vingança (1995); A Montanha Mágica (2000); White Boy (2002)

Kay Lenz







Loucura de Verão (1973); Interlúdio de Amor (1973); Inferno no Asfalto (1975); No Oeste Muito Louco (1976); A Iniciação de Sarah (1978); A Casa do Espanto (1986); Desejo de Matar 4 - Operação Crackdown (1987); Momentos de Terror (1988); Álibi para um Suspeito (1989); O Retorno (1992); Armadilha do Espaço (1994); Prisão de Mulheres (1994); Desafio de um Pistoleiro (1995); The Tick (seriado 1994-1996); Uma Arma, Um Carro, Uma Loira (1997); The Secret Lives of Dorks (2013); More Beautiful for Having Been Broken (2019).

Martin Kove







Aniversário Macabro (1972); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); O Grande Búfalo Branco (1977); Dois Tiras Meio Suspeitos (1982); Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984); Rambo II: A Missão (1985); Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua (1986); Steele Justice (1987); Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989); Projeto Mortal (1992); Falcões de Fogo (1993); Os Assassinos (1993); Wyatt Earp (1994); Wyatt Earp: Return to Tombstone (1994); Perseguição Selvagem (1994); Fuga Violenta (1995); Jeremiah e a Montanha Encantada (1996); O Juízo Final (1996); Guerreiros das Sombras II: A Montanha do Diabo (1999); Revanche Sangrenta (2001); Crocodilo 2 (2002); 7 Múmias (2006);  Código de Assassinos (2011); Uma Segunda Chance (2013); Eternity: The Movie (2014); A Revanche (2014); Fake News (2017); Finding Sara (2018);  Inferno by Dante (2018); The Highwayman (2018); Bloodlands: A Crime Saga  (2019); Cobra Kai  (Seriado 2018 - 2022).

Slim Pickens (1919–1983)







O Último Mosqueteiro (1952); O Sol Brilha na Imensidade (1953); O Fantasma dos Prados (1954); Têmpera de Bravos (1956); A Tortura do Medo (1956); A Face Oculta (1961); Na Trilha dos Apaches (1953); Dr. Fantástico (1964); Assim Morrem os Bravos (1965); A Noite dos Pistoleiros (1967); ...E o Bravo Ficou Só (1967); A Morte Não Manda Recado (1970); Gunsmoke (serie 1964-1972); Smith & Jones (seriado 1971-1972); Smith & Jones (1972); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); Banzé no Oeste (1974); Inferno no Asfalto (1975); Pony Express: A Saga de Jimmy (1976); O Grande Búfalo Branco (1977); O Enxame (1978); Dramático Reencontro no Poseidon (1979); 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); As Aventuras de B.J (seriado 1979-1981); Grito de Horror (1981); Sawyer and Finn (1983)

L.Q. Jones







Qual Será Nosso Amanhã? (1955); Santiago (1956); Entre o Céu e o Inferno (1956); Ama-me com Ternura (1956); Os Deuses Vencidos (1958); Fibra de Heróis (1958); Minha Vontade é Lei (1959); Uma Dívida de Amor (1959); Os Dez Ousados (1960); Cimarron - Jornada da Vida (1960); Estrela de Fogo (1960); Pistoleiro do Entardecer (1962); Rifles Apaches (1964); Juramento de Vingança (1965); A Marca da Forca (1968); O Salário do Crime (1968); Meu Ódio Será Sua Herança (1969); A Morte Não Manda Recado (1970); O Império dos Homens Maus (1970); O Homem de Virgínia (seriado 1963-1971); Caçada Sádica (1971); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); O Menino e seu Cachorro (1975); Inferno no Asfalto (1975); O Cavaleiro do Tempo (1982); McQuade, o Lobo Solitário (1983); Prova de Fogo (1987); O Rio da Morte (1989); Cassino (1995); Guerra Biológica (1998); A Máscara do Zorro (1998); Justiça de um Bravo (1999);  A Última Noite (2006).

R.G. Armstrong (1917–2012)









Caçada Humana (1958); Vidas em Fuga (1960); Pistoleiro do Entardecer (1962); Juramento de Vingança (1965); El Dorado (1967); A Morte Não Manda Recado (1970); Motoqueiros Selvagens (1970); O Império dos Homens Maus (1970); A Grande Esperança Branca (1970); Sem Lei e Sem Esperança (1972); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); Meu Nome é Ninguém (1973); Inferno no Asfalto (1975); O Carro, a Máquina do Diabo (1977); A Longa Noite de Terror (1977); O Céu Pode Esperar (1978); Cão do Diabo (1978); A Lenda do Revolver Dourado (1979);  McQuade, o Lobo Solitário (1983); Colheita Maldita (1984); O Predador (1987); Prova de Fogo (1987); Dick Tracy (1990); Warlock 2: O Armageddon (1993); O Preço do Desejo (1995); O Homem da Máscara de Ferro (1998); O Purgatório (1999).


Dick Miller (1928-2019)







Pistoleiro Solitário (1955);  A Lei dos Brutos (1956);  O Emissário de Outro Mundo (1957); A Loja dos Horrores (1960); Obsessão Macabra (1962); Sombras do Terror (1963); O Homem dos Olhos de Raio-X (1963); Os Anjos Selvagens (1966); Os Doze Condenados (1967); Resgate de uma Vida (1971); O Assassinato de um Presidente (1973); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Inferno no Asfalto (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976); Força Vigilante (1976); Febre de Juventude (1978); Piranha (1978); 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Carros Usados (1980); Grito de Horror (1981); Cão Branco (1982);  No Limite da Realidade (1983); Fugitivos das Galáxias (1983); Get Crazy: Na Zorra do Rock (1983); V: A Batalha Final (minissérie 1984); Gremlins (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Viagem ao Mundo dos Sonhos (1985); Depois de Horas (1985); Noite dos Arrepios (1986); Projeto Secreto: Macacos (1987); Fama (seriado 1984 - 1987);  Viagem Insólita (1987); As Amazonas na Lua (1987); Meus Vizinhos são um Terror (1989); Gremlins 2: A Nova Geração (1990);  The Flash (Seriado 1990-1991); Amityville 6: Uma Questão de Hora (1992); Obsessão Fatal (1992); Matinee: Uma Sessão Muito Louca (1993); Acerto de Contas (1994); Rock, Agito e Curtição  (1994); Os Demônios da Noite (1995); Pequenos Guerreiros (1998); Rota 666 - A Estrada da Morte (2001); Enterrando Minha Ex (2014); The Adventures of Biffle and Shooster (2015).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre