terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA / JOURNEY TO THE CENTER OF THE WORLD (1959) - ESTADOS UNIDOS


A TERRA OCA

O professor escocês Lindenbrook (James Mason) é presentado por um de seus alunos, Alec McEwan (Pat Boone), com um pedaço de rocha vulcânica para usar como “peso de papel”. Lindenbrook estranha o peso e a origem do material e passa a suspeitar de que a pedra carrega algo dentro de si. Ao partí-la, descobre um artefato contendo uma mensagem de Arnie Saccnuson, um cientista desaparecido há décadas, onde afirma ter estado no Centro da Terra. 

Entusiasmado por acreditar que fará a descoberta do século, Lindenbrook manda suas considerações a um cientista sueco chamado Göteborg (Ivan Triesault) que se apossa de suas informações se preparando para uma expedição própria. Lindenbrook e Alec se dirigem a Islândia, descobrindo que o geólogo que roubara suas informações agora encontra-se morto e que o possível assassino é o conde Saknussemm (Thayer Daniel). Lindenbrook organiza uma expedição que terá Alec, a recém-viúva do falecido cientista sueco, Carla Göteborg (Arlene Dahl), um guia islandês e faz-tudo Hans (Peter Ronson) e Gertrude, uma pata, animal de estimação do guia.  Mas eles não sabem que ao encontrarem a entrada da caverna e iniciarem sua jornada serão acompanhados de perto pelo conde e seu capanga que desejam para si todo conhecimento e objetos de valores que encontrarem.

Filmado em um deslumbrante Cinemascope, Viagem ao Centro da Terra recebeu da 20th Century Fox um grande orçamento devido aos sucessos de "20.000 Léguas Submarinas" (1954) e "A Volta ao Mundo em 80 Dias"(1956), provando-se um bom investimento, pois o filme resultou em um grande sucesso de bilheteria em uma mistura de fantasia e aventura, baseada num dos melhores livros do famoso escritor francês Júlio Verne que quando falecido em 1955 já havia escrito 55 livros. A ideia do livro, escrito em 1864,  ocorreu após Verne encontrar-se com o famoso cientista Charles Deville num jantar em paris. E o escritor só precisava por a trabalho sua fértil imaginação para criar mundos de infinitos mistérios e ameaças, belezas e tesouros. E o cinema vira neste, que fora o segundo livro do escritor, uma ótima oportunidade de explorar esse maravilhoso mundo.

Dirigido por Henry Levin (1909–1980) cineasta de filmes como "Tudo Azul com o Barba Azul" (1959); "Genghis Khan" (1965) e "Matt Helm Contra o Mundo do Crime" (1966) e com um elenco eclético,  liderado por James Manson, que havia feito outro personagem de Verne o Capitão Nemo em "20.000 Léguas Submarinas", Viagem ao Centro da Terra procurou se apoiar em cenários e efeitos especiais, interessantes para a época, mas ultrapassados nos dias atuais. A grande força do filme foi aproveitar a riqueza das ideias de Verne e levá-las à tela grande com erros e acertos, mas sem nunca deixar de ser um filme divertido, inclinado-se até mesmo para um certo lado cômico. Temos paredes de cristais, cogumelos gigantes deslumbrantes, movimentos sísmicos, ondas eletromagnéticas, radiatividade, gravidade e um intrépido grupo que segue descendo durante meses, passando por perigos desconhecidos, em busca do que pode ser a cidade perdida de Atlântida com direito a um mar interno e répteis carnívoros gigantes. É a teoria da “Terra Oca” mexendo com imaginações.

No elenco James Mason provou-se uma escolha mais do que acertada. O ator deu credibilidade a um personagem não muito fácil de ser feito. Mason teria dito em entrevista que o relacionamento ruim de seu personagem com a atriz Arlene Dahl, dentro do filme, era próximo ao que ocorria nos bastidores. E Mason não era primeira opção: Clifton Webb ficara enfermo antes do início das filmagens e perdeu o papel.  Houve uma segunda substituição com o ator Alexander Scourby, já filmando,  sendo substituído por Thayer David da qual os produtores acreditaram ser mais adequado ao papel. Diane Baker ganhou um papel de destaque em "O Diário de Anne Frank", depois "Sob o Sino do Sexo" e finalmente esta produção. A atriz estava com a popularidade em alta e já era considerada uma promessa do cinema depois de seu papel em Nine Hours to Rama. Baker surge como interesse amoroso de Alex, mas não acompanha o grupo, reaparecendo próximo do fim.  Pat Bonne, a princípio, só aceitou o papel por insistência de seu agente e tornou-se seu papel mais conhecido. Charles Eugene Boone (nome de batismo), em 1955, gravou seu primeiro disco e era ídolo adolescente numa época em que os país achavam que o rock era um estilo musical que enfeitiçava os jovens. O ator / cantor até embala duas canções desnecessárias, mas sua presença funcionou como chamariz para o público jovem. A já citada Arlene Dahl foi considerada uma das atrizes mais bonitas durante o período pós-guerra. Embora sua beleza cativasse o público, acabou limitando-a a papéis menores. Alguns de seus melhores filmes foram "A Sombra da Guilhotina" (1949), "O Mundo é da Mulher" (1954), "O Poder do Ódio" (1956) e "Viagem ao Centro da Terra" (1959). Foi casada seis vezes, dois desses casamentos foram com os atores Lex Barker e Fernando Lamas. Ela é a mãe do ator Lorenzo Lamas e fez uma aparição especial em seu filme "Night of the Warrior" (1991).  O islandês Peter Ronson (1934–2007), no papel de Hans,  não era ator e sim atleta. Participou da Seleção Nacional da Islândia para o decatlo. Ele detém vários recordes nacionais. Foi o seu único filme.

Viagem ao Centro da Terra cativou uma geração de espectadores e gerou um desenho que passou por aqui na Tv Tupi e Globo. Muitos considerarão uma produção datada, mas na época de seu lançamento colheu muitos elogios pelos efeitos especiais e as boas atuações do envolvidos. É um filme que ainda poderá agradar aos mais nostálgicos. Há décadas ainda meio desaparecido das programações. Houve uma nova abordagem em 2013 que seguiu por um outro caminho, atualmente trilhado por muitas produções que injetam mais humor e menos ideias criativas em sua concepção. Vale pelas boas interpretações e por quem gosta das histórias do ótimo Julio Verne.


Trailer:


Curiosidades:

Concorreu a 3 Oscar: Melhor Efeitos Especiais, Melhor Som, Melhor Direção de Arte. Todos perdidos para Ben-Hur.

O primeiro submarino atômico americano chamou-se Nautilus, uma homenagem a Verne.

Walter Reisch (1903–1983), um dos roteiristas ganhou o Oscar por Titanic (1953) e foi o responsável pelo roteiro de Ninotchka.

O produtor Charles Becker enviou uma equipe de fotógrafos a uma cratera vulcânica na Islândia para recolher material para o filme. Nos EUA buscaram  locais que se assemelhassem as descrições de Verne

As Cavernas de Luzes Fluorescentes custaram $100.000 dólares

Arlene Dahl  ficou tão enjoada com as cenas do mar (levaram 3 semanas para serem filmadas) que quase foi afastada do filme o que causaria enorme prejuízos e refilmagens de várias cenas.

A construção das ruínas de Atlântida custou $400.000 

Quem rouba a cena na maioria das vezes é a simpática Pata Gertrude

O conde Saknussemm diz: "Eu não durmo. Odeio essas pequenas fatias da morte." Esta é uma variação de uma citação de Edgar Allan Poe: "Durma, essas pequenas fatias da morte; como eu as detesto".

Os Dimetrodontes do filme foram interpretados por "Iguanas Rinocerontes". Elas crescem até cerca de 1-2 metros e são mantidas como animais de estimação em muitos lugares. Na vida real, os Dimetrodontes eram répteis sinapsídeos. Eles viveram no oeste da América do Norte e cresceiam até cerca 4 metros de tamanho.

Muitas das pessoas nas cenas de multidão eram estudantes da Universidade de Edimburgo.

No romance original (francês), o nome do professor era Otto Lidenbrock, um alemão, e seu assistente de laboratório é um aluno chamado Axel. Na primeira tradução (anônima) para o inglês, o sobrenome do professor passou a ser Hartwig e Axel se tornou um estudante inglês chamado Henry Lawson. No filme, o professor é Oliver Lindenbrook, um escocês, e seu assistente é Alec. Isso foi devido a uma retrospectiva histórica: os escoceses do século 19 tornaram-se conhecidos como grandes geólogos de campo, enquanto os alemães preferiam a geologia restrita a laboratórios.

Havia um total de quatro "Gertrudes".

O desenho Viagem ao Centro da Terra (1967), da Filmation foi baseado nesta versão cinematográfica e não no romance original de Júlio Verne e apresenta vários personagens criados para o filme de 1959.

Um modelo em miniatura da Atlântida foi usado para a cena do terremoto. A lava era provavelmente farinha de aveia, semelhante à lava em A Máquina do Tempo (1960).

Na cena de abertura, flautistas estão marchando para fora de um castelo. Duas estátuas estão na parede. William Wallace (se você viu "Coração Valente" se lembrará !) está à direita, Robert the Bruce está à esquerda.

Aos 27 minutos, o cocheiro pode ser visto com um relógio de pulso.

(cerca de 2 minutos) No início, durante a vista da cidade de Edimburgo, coberta por seu nome e ano, caminhões podem ser vistos passando em uma ponte ao fundo direito.

Alan Napier ficou conhecido por fazer o mordomo Alfred na Série Batman (1966 a 1968)


Cartazes:





Abertura do desenho Animado, produzido pela Filmation entre 1967 e 1969



Filmografia Parcial:

James Mason (1909–1984)







O Castelo do Homem Sem Alma (1942); O Homem de Cinzento (1943); Amor nas Sombras (1944); Malvada (1945); Condenado (1947); A Sedutora Madame Bovary (1949); Na Teia do Destino (1949); A Raposa do Deserto (1951); O Prisioneiro de Zenda (1952); A Náu dos Condenados (1952); Ratos do Deserto (1953);Júlio César (1953); Nasce Uma Estrela (1954); 20.000 Léguas Submarinas (1954); Delírio de Loucura (1956); Intriga Internacional (1959); Viagem ao Centro da Terra (1959); Lolita (1962); O Aventureiro do Tahiti (1962); A Queda do Império Romano (1964); Gengis Khan (1965); Georgy, a Feiticeira (1966); Crepúsculo das Águias (1966); Duffy, O Máximo de Vigarice (1968); O Emissário de MacKintosh (1973); A Viagem dos Condenados (1976); A Cruz de Ferro (1977); Jesus de Nazaré (mini série - 1977); O Céu Pode Esperar (1978); Assassinato Por Decreto (1979); Resgate Suicida (1980); Assassinato num Dia de Sol (1982); Ivanhoé (1982); O Veredicto (1982); Dr. Fischer de Genebra (1984).

Pat Boone







O Sonho que Eu Vivi (1957) ; Primavera do Amor (1957);  As Noites de Mardi Gras (1958); Viagem ao Centro da Terra (1959); Feira de Ilusões (1962); A Casa dos Fantasmas (1964); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Os Perigos de Paulina (1967); A Cruz e a Navalha (1970); Deus Não Está Morto 2 (2016); Boonville Redemption (2016); A Cowgirl's Story (2017)

Arlene Dahl







Minha Rosa Silvestre (1947); Anjo Sem Asas (1948); A Sombra da Guilhotina (1949); A Cena do Crime (1949);  Sangue Bravo (1950); Três Palavrinhas (1950); Jogo Sem Trunfo (1951); Pantera Negra (1952); Legião do Deserto (1953); O Mistério da Casa Grande (1953); Sangari (1953); O Mundo é da Mulher (1954); Rifles para Bengala (1954); O Poder do Ódio (1956); Lodo na Alma (1956); Viagem ao Centro da Terra (1959); Os Caminhos de Katmandou (1969); A Luta pela Terra (1970); The Deadly Dream (1971); Night of the Warrior (1991);

Diane Baker 







O Diário de Anne Frank (1959); Sob o Signo do Sexo (1959); Viagem ao Centro da Terra (1959); Surpresas do Destino (1960); O Mago de Bagdad (1960); Os 300 de Esparta (1962); Nove Horas Até a Eternidade (1963); Horas Perdidas (1963); Almas Mortas (1964) Marnie, Confissões de uma Ladra (1964); Cavalgada Sangrenta (1966); Krakatoa, O Inferno de Java (1968); Duelo Contra a Morte (1972); Stigma (1972) ; Vivendo Para Um Sonho (1975); O Silêncio dos Inocentes (1991); A Casa das Almas Perdidas (1991) ; O Clube da Felicidade e da Sorte (1993); A Rede (1995); O Pentelho (1996); Coragem sob Fogo (1996); Crime na Casa Branca (1997); O Resgate de Harrison (2000); The Surrogate (2013)

Thayer David (1927–1978)

Assassino Público Número Um (1957); Amar e Morrer (1958); Abutres do Mar (1958); Viagem ao Centro da Terra (1959); A História de Ruth (1960); Family Classics: The Three Musketeers (1960); Nas Sombras da Noite (1970); O Pequeno Grande Homem (1970); Maldição das Sombras (1971); O Lobisomem de Washington (1973); Escalado para Morrer (1975); O Golpe de Sorte (1975); Adivinhe Quem vem para Roubar (1977); Homem-Aranha (1977);  Um Viúvo Trapalhão (1978)

Alan Napier (1903–1988)







A Volta do Homem Invisível (1940); A Casa das Sete Torres (1940); A Força do Coração (1943); A Canção de Bernadette (1943); O Solar das Almas Perdidas (1944); Concerto Macabro (1945); A Ilha dos Mortos (1945); A Casa dos Horrores (1946); Simbad, o Marujo (1947); A Ilha da Maldição (1947); Entre o Amor e o Pecado (1947); Macbeth - Reinado de Sangue (1948); Joana D'Arc (1948); O Mundo de Lassie (1948); Na Corte do Rei Artur (1948); Tarzan e a Montanha Secreta (1949); Numa Noite Sombria (1949); Danúbio Vermelho (1949); Desafio de Lassie (1949); Tarzan na Terra Selvagem (1951); O Grande Caruso (1951); Assim são os Fortes (1951); Júlio César (1953); A Rainha Virgem (1953); Désirée, o Amor de Napoleão (1954); O Tesouro de Barba Azul  (1955); O Destino de um Gângster (1956); Viagem ao Centro da Terra (1959); Suave é a Noite (1962); Obsessão Macabra (1962); Marnie, Confissões de uma Ladra (1964); Marcado para o Crime (1964); Batman, o Homem Morcego (1966); Batman e Robin (1966 a 1968);


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre