segunda-feira, 15 de julho de 2019

CALAFRIO / WILLARD (1971) - ESTADOS UNIDOS




ANTROPOMORFISMO

Willard Stiles (Bruce Davison) é um homem de 27 anos que vive em uma mansão caindo aos pedaços com a mãe moribunda Henrietta (Elsa Lanchester). Sendo tratado como criança, cresceu sem amigos e é atormentado pelo inescrupuloso patrão Al Martin (Ernest Borgnine) que teria se apropriado dos negócios de seu pai. Martin mantém Willard no emprego após fazer uma promessa a Henrietta de que o manteria em  uma função, mas isso não o impede de fazê-lo trabalhar após o expediente e finais de semana sempre arrumando uma forma de humilhá-lo. Nem a chegada da temporária Joan (Sondra Locke), para ajudar Willard, diminui seus problemas e sua galopante insanidade.


Certo dia Willard cria uma armadilha para eliminar os inconvenientes ratos que infestam sua casa, mas, para sua surpresa, um roedor de cor branca parece amigável, capaz de responder aos seus comandos e ter liderança sobre os demais. Logo passa a chama-lo de “Sócrates”. Em seguida surge um rato negro maior, que ele nomeia de “Ben”. O solitário Willard percebe que pode treinar e comandar os ratos podendo assim planejar uma vingança contra seu sádico chefe, mas um acontecimento fará com que a relação entre “Ben” e Willard sofra um forte abalo. 


Oriundo do livro “Ratman’s Notebook”, de Stephen Gilbert (1912-2010), Willard foi roteirizado por Gilbert Ralston (1912–1999) cuja especialidade deu também sua contribuição em alguns episódios de seriados famosos como "James West", "Jornada nas Estrelas", "Terra de Gigantes", "Ben, O Urso Amigo", "Havai Cinco-0" entre outros com a direção de Daniel Mann (1912–1991) de filmes como "A Rosa Tatuada" (1955), "Disque Butterfield 8" (1960), "Amarga Sinfonia de Auschwitz" (1980) e "1000 Elos: O Preço da Liberdade" (1987), o filme fez sucesso, mas o gênero terror evoluiu muito ao longo dos anos e Calafrio perdeu muito de seu vigor ao longo dessa passagem do tempo. Difícil dizer qual foi o grande problema dessa produção: um roteiro que careceu de mais elementos ou de uma direção e montagens mais dinâmicas. O treinamento dos pequenos roedores ficou a cargo de  Moe Di Sesso (1924–2007) que empregou sua técnica em vários outros filmes que usavam animais distintos como "Ben, o Rato Assassino" (1972); "Quadrilha de Sádicos" (1977); "O Cão do Diabo" (1978); "Minha Noiva é uma Extraterrestre" (1988); "A Arma Perfeita"(1991) entre outros


Nos idos dos anos 70 a onda de animais e insetos já tinha um filão garantido entre o público: “A Invasão das Rãs" (que fez sucesso em nossas tvs por aqui), “A Invasão das Aranhas Gigantes", (1975), “O Império das Aranhas" (1977); "Tarântulas" (1977); "O Ataque das Formigas" (1977); "Abelhas Selvagens" (1976). Calafrio veio apenas acrescentar mais alguma coisa ao gênero "a natureza contra-ataca": o pavor de quem tem medo de ratos, ou mais conhecido como "musofobia".


O problema esteja talvez no modo como foi filmado: a produção tem um ar de telefilme, parecendo que fora feito para a Tv. A ideia de usar ratos treinados de um circo para o filme foi uma boa aposta, assim como ter um vilão eficiente como foi o caso de Borgnine, que compôs ótimos personagens quando se transformando no antagonista das estórias. O problema maior talvez seja o fato dos ratinhos não meterem medo, na verdade há uma certa doçura neles, sendo bem perceptivo. O bom trabalho de câmera conseguiu dar ao público a sensação, mais para perto do final, que o solitário ratinho Ben poderia ser pior do que seu solitário amigo humano. Ele, instrumento da vingança de Willard, passa a ter características antropomórficas como odiar e pensar em vingança. Esse talvez seja o melhor elemento do filme.



Quanto ao elenco, Bruce Davison já foi indicado ao Oscar pelo filme "Meu Querido Companheiro" (1989), possui diversos filmes em sua filmografia (muitos não passaram por aqui) e participações em Tv. Muitos se lembrarão dele pelo filme "A Onda" e os dois primeiros "X-Men". Davison faz um Willard interessante parecendo bem mais novo do que 27 anos (tinha 25 anos, na época da produção).  Ernest Borgnine era o nome mais famoso da produção e não decepcionou. Seu vilão é arrogante, mau e odioso. O ator ganhou o Oscar por "Marty" (1955). O filme sempre cresce quando o ator surge em cena. Sondra Locke (1944–2018) estava em seu terceiro filme e, em seu primeiro filme, "Por que tem de Ser Assim?" (1968) foi indicada ao Oscar. Ficou conhecida por sua parceria em diversos filmes com o Ator Clint Eastwood. Elsa Lanchester (1902–1986), que fez a mãe de Willard, concorreu a dois Oscars: "Falam os Sinos" (1949) e "Testemunha de Acusação" (1957), esse último ganhando o Globo de Ouro.  Podemos dizer no elenco talento não faltava e isso talvez seja o que permita o filme ser conhecido. Mas há outro fator: Sua continuação, "Ben – O Rato Assassino" que, nos créditos finais, recebeu a canção do grupo Jackson Five e seu melhor interprete: Michael Jackson. E ainda inspirou outro filme em 2003 com o mesmo roteiro de Ralston e com uma referência direta a Willard (colocando a foto do ator Davison, agora como o pai): "Calafrio: A Vingança de Willard" de 2003.


Willard é um filme interessante, mas envelheceu bem. Resta aguardar a cópia em Blu Ray, lançada lá fora, chegar por aqui para vermos se o trabalho do diretor de fotografia Robert B Houser sobreviveu ao tempo, pois a maioria das cópias captadas de Tv ou VHS são muito escuras. Um filme para quem era criança na época e que se assustava com os ratinhos a serviço do mal.

Trailer:
 




Willard 2003




Curiosidades:
O Livro:
 



Filmografia Parcial:
Bruce Davison







Calafrio (1971); Ensina-me a Esquecer (1973); A Onda (1981); Crimes de Paixão (1984); Os Espiões que Entraram numa Fria (1985); Rodas do Terror (1987); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); A Cura (1995); As Bruxas de Salém (1996); O Aprendiz (1998); X-Men: O Filme (2000); Crimes em Primeiro Grau (2002); X-Men 2 (2003); O Júri (2003); Quebra de Confiança (2007); O Guardião 3 - A Maldição do Cálice de Judas (2008); As Senhoras de Salem (2012); Palavras e Imagens (2013); Star Trek: Captain Pike (2016); Sobrenatural: Capítulo 4 (2017).

Ernest Borgnine (1917–2012)












A Um Passo da Eternidade (1953); Johnny Guitar (1954); Demétrio e os Gladiadores (1954); Vera Cruz (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Marty (1955); Ao Despertar da Paixão (1956); Vikings, Os Conquistadores (1958); O Rei dos Ladrões (1961); Barrabás (1961); O Vôo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Estação Polar Zebra (1968);  Meu Ódio Será Sua Herança (1969); Calafrio (1971); O Destino do Poseidon (1972); O Imperador do Norte (1973); Domingo Sangrento (1974); Crime e Paixão (1975); Jesus de Nazaré  (Mini-série 1977); O Príncipe e o Mendigo (1977); Comboio (1978); Comboio (1978); Fuga de Nova York (1981); Benção Mortal (1981); Os Doze Condenados: A Nova Missão (1985); Alice no País das Maravilhas (1985); Águia de Fogo (seriado 1984 -1986); Os Doze Condenados - Missão Mortal (1987); The Dirty Dozen: The Fatal Mission (1988); Punhos de Exterminador (1988); Missão Resgate (1989);  Outlaws: The Legend of O.B. Taggart (1994); As Maravilhas do Mago Merlin (1996); Gattaca - Experiência Genética (1997); Hoover (2000); Whiplash (2002); Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Programa Animal (2008); O Código Gênesis (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); A Viagem do Amor de Natal (2011);    


Sondra Locke (1944–2018)












Calafrio (1971); Josey Wales - O Fora da Lei (1976); Rota Suicida (1977); Doido para Brigar... Louco para Amar (1978); Bronco Billy (1980); Punhos de Aço - Um Lutador de Rua (1980); Impacto Fulminante (1983); Ratboy (1986); O Jogo do Profeta (2000).

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