sexta-feira, 27 de novembro de 2020

COMEBACK: UM MATADOR NUNCA SE APOSENTA (2016) - BRASIL

 



FAROESTE INCIDENTAL “MADE IN BRAZIL”

Amador (Nelson Xavier) é um idoso que percorre, com sua Parati, as ruas de barro de um subúrbio em Goiás com o intuito de convencer pequenos comerciantes a alugarem uma máquina caça-níqueis, mas não possui nenhuma habilidade em vendas. Sua habilidade sempre foi outra: pistoleiro de aluguel. Amargurado e relegado ao ostracismo, esquecido na hierarquia do crime onde ninguém mais lhe dá trabalhos, guarda em recortes de jornais antigas manchetes que narram “seus serviços”, entre elas, uma famosa chacina ocorrida há muitos anos. 

Amador recebe a visita do sobrinho (Marcos de Andrade) de seu ex-parceiro em crimes Davi (Everaldo Pontes) que se encontra em um hospital no fim de seus dias. O jovem passa a ajudar Amador em sua atual atividade, mas o que deseja realmente é aprender com o outrora pistoleiro. Enquanto isso dois jovens cineastas chegam ao local querendo filmar a vida do homem responsável por vários assassinatos, o que cria um sentimento de envaidecimento em Amador e a preocupação no chefão da cidade chamado de “Tio” (Ge Martu), dono de restaurante e que se passa por benfeitor da comunidade. “Tio” teme que Amador resolva fazer um “comeback” (retorno) a sua antiga profissão.

Estreia do goiano Erico Rasso na direção e despedida de Nelson Agostini Xavier, que faleceu em decorrência de uma embolia pulmonar derivada de um câncer, duas semanas antes da estreia do filme no Brasil. Por sua atuação neste filme Xavier conquistou o premio de Melhor Ator no Fest Rio 2016, premio dividido com Júlio Andrade pelas atuações em "Sob Pressão" e "Redemoinho". Filmado em 2013, conforme o diretor, “a um custo de 500 mil, mas filmado com 100 mil”, Comeback se apresenta como um faroeste “Made in Brazil”, um western incidental, apoiado na força interpretativa do ator que já apresentava sinais de fraqueza.

Tendo como pano de fundo o envelhecimento, o esquecimento, a solidão e um Brasil que os brasileiros não conhecem, o filme procura não se situar em um lugar próprio, apenas sabemos que o poder público pouco atua nessa localização quase rural e que o poder, nestes casos, sempre estará nas mãos de alguém. E é para esse alguém que Amador trabalha, não mais como pistoleiro como gostaria, mas ainda na ilegalidade. Os anos passaram, a época mudou, o tempo de fama de Amador como pistoleiro se esvaiu. Ele está idoso e os crimes são de décadas passadas aonde o povo não se lembra mais ou não  tem mais interesse de lembrar. Amador era temido, agora seu semblante cansado e seu caminhar curvado passam a impressão de um idoso comum, algo até observado pela dupla de cineastas, que o julgam por sua aparência benigna, mas não desvendam que por trás desta existe uma mente obscura e má. Amador se ressente da falta de reconhecimento, do seu “tempo de glória” ter passado, vendo-se ainda apto a oferecer seus serviços a quem possa interessar. Sob seu olhar não há ressentimentos do que fizera no passado, chegando até mesmo a mostrar uma autoadmiração pelo que fazia. E não importava quem ele eliminava, afinal como ele mesmo gosta de citar, “a maioria” era bandido. Mas será que Amador executou todos os serviços da qual guarda em seu livro de recordações? A quantidade é bem grande e sua veracidade começa a ser questionada. Os cineastas pedem a Amador que consiga duas metralhadoras emprestadas para o filme se mostrar mais realista, mas “Tio”, o possuidor de tais equipamentos, não vê razão em tal pedido. Amador, porém, deseja mostrar que tem prestígio, que não vive à sombra de seu chefe, e que conseguirá o que prometera à dupla. E um homem determinado e sem nada a perder pode ser um barril de pólvora pronto para explodir.

Rodado em Goiás, Comeback é um filme que surpreende desde o início pelo modo com a qual conduz sua história. Começa com uma atmosfera até engraçada, com diálogos criativos, e depois nos revela aos poucos algo mais sombrio e muito mais inteligente do que parece guardar na superfície. Xavier nos entrega um personagem cativante e Erico Rasso uma história com impressionante desenvolvimento dramático que se aproxima de um faroeste. O cenário ajuda e a trilha sonora é adequada à ambientação que o filme propõe.

Trailer:



Trilha Sonora:

Quem Foi -  Altemar Dutra

E Voltarei (Emporte Moi) - Altemar Dutra

Vuelvo a Ti - Manolo Otero

O Fim (The End) - Altemar Dutra


Principais Premiações:

Melhor Diretor - Feston Lisboa 2017

Melhor Filme - Prêmio da Crítica - Festin - Lisboa 2017


Principais Prêmios de Nelson Xavier como Ator

Newport Beach Film Festival - Chico Xavier (2010)

Mannheim-Heidelberg International Filmfestival - A Despedida (2014)

Los Angeles Brazilian Film Festival, US  - A Despedida (2014)

Festival de Cinema de Gramado- A Despedida (2014)

Festival de Cinema de Gramado -  O Testamento do Senhor Napumoceno (1997)

Festin Lisboa Film Festival, PT -  A Despedida (2014)

FESTin - Portuguese Film Festival - A Despedida (2014)

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - O Mágico e o Delegado (1983)

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - A Queda (1978)

Berlin International Film Festival - A Queda (1978) - Prêmio Especial do Juri


Cartazes:











Filmografia Parcial:

Nelson Xavier (1941–2017)






Fronteiras do Inferno (1959); Cidade Ameaçada (1960); Os Fuzis (1964); Arrastão (1967); Desesperato (1968); Os Deuses e os Mortos (1970); É Simonal (1970); Dois Perdidos numa Noite Suja (1971); Vai Trabalhar Vagabundo (1973); A Rainha Diaba (1974); Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976); A Queda (1978); Amor e Traição (1979); Eles Não Usam Black-Tie (1981); Tensão no Rio (1982); O Mágico e o Delegado (1983); O Cangaceiro Trapalhão (1983); O Bom Burguês (1983); Rei do Rio (1985); Luar sobre Parador (1988); Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia (1990); Vai Trabalhar, Vagabundo II - A Volta (1991); Brincando nos Campos do Senhor (1991); Lamarca (1994); Boca (1994); A Garota do Rio (2001); Narradores de Javé (2003); Sonhos Roubados (2009); Chico Xavier (2010); Os Sonhos de um Sonhador: A História de Frank Aguiar (2010); As Mães de Chico Xavier (2011); O Filme dos Espíritos (2011) A Despedida (2014); Trash: A Esperança Vem do Lixo (2014); A Floresta Que Se Move (2015); Comeback: Um Matador Nunca se Aposenta (2016)


2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Como é maravilhoso ver que meu estado de Goiás possui ótimos profissionais também na área cinematográfica e também ver meu estado sendo citado em filmes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiana.
    O atual cinema brasileiro, também chamado de "Retomada", vem trazendo obras cinematográficas muito significativas com essa atual leva de diretores, roteiristas, produtores, atores ... conquistando o público e trazendo um novo olhar sobre como fazer cinema. Pena que esses filmes, muitas vezes, frequentem mais festivais do que salas de cinema. Mas agora com novas plataformas de streaming como a Amazon que está com um bom catálogo de divulgação, o interesse pelo nosso cinema deve aumentar. Há boas obras a serem descobertas, assim como boas obras do passado a serem revisitadas. Quanto ao filme, vale a pena ser visto, pois possui muitas qualidades. Goiás tem apresentado muita força em curtas o que indica boas perspectivas para futuros longas. Obrigado por mais este comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre