quarta-feira, 16 de março de 2016

A ÚLTIMA LEGIÃO / THE LAST LEGION (2007) - REINO UNIDO / ITÁLIA / FRANÇA / ESLOVÁQUIA / TUNÍSIA



SEM MUITAS PRETENSÕES

Em 476 D.C inicia-se a coroação do que seria o último descendente da dinastia de  César: Romulus Augustus (Thomas Sangster), de apenas 12 anos. Logo após a cerimônia chegam bárbaros solicitando uma parte da Itália, como uma forma de recompensa por seu apoio ao longo do tempo, com a promessa de não atacar o império romano. Diante da recusa, invadem Roma, destruindo alguns pontos da cidade, matam os pais de Romulus e o sequestram junto com seu professor, o misterioso filósofo Ambrosinus (Ben Kingsley). Com o apoio do Senador Orestes (Iain Glen), Aurelius (Colin Firth), da Quarta Legião, junta um grupo de soldados sobreviventes, junto com uma linda e misteriosa  Mira (Aishwarya Rai) e seguem para ilha-fortaleza de Capri, a fim de resgatarem Romulus. Ambrosinus percebe estar no local onde a famosa espada de César estaria escondida e convence o jovem rapaz a localizá-la. Romulus localiza a espada e é salvo, junto com Ambrosinus por Aurelius e seu grupo.  A necessidade de recapturar Romulus e conseguir a posse da lendária espada de César, que concederia poder ao seu possuidor, coloca o grupo em constante perigo. Resta tentar a ajuda da Nona Legião, a famosa Legião Perdida, que dispunha de mil soldados.

 
A Última Legião (2007) é um filme bem leve se ser acompanhado sendo baseado no livro “L'ultima legione” de 2002 de Valerio Massimo Manfredi. Vendeu em tornou de 6 milhões de exemplares. Curiosamente, o filme tem sua classificação etária para 12 anos, porém parece que o público mais adulto foi quem curtiu a história. Essa geração teve em profusão filmes relacionados a Roma antiga, filmes de gladiadores e de aventura como os Simbad e os mitógicos como Excalibur e congêneres. Logo, a proximidade a estes tipos de produções torna o filme interessante de ser assistido, porém uma parte do público mais novo pode não ter a mesma identificação.


            

O filme tem uma condução da história bem simples, com personagens com características distintas, mas que funcionam.  Talvez o maior senão desta produção seja optar por colocar situações de humor leve em alguns momentos do filme e aqueles que esperavam ver uma espécie de "Gladiador" ou "300" se decepcionarão, talvez devido sua abordagem voltar-se mais para uma aventura com um leve clima de romance.

Colin Firth, (dos filmes de Bridget Jones)  faz um par romântico com a ex-miss universo (1994) indiana Aishwarya Raí eleita em 2000 como a miss mundo mais bonita a ganhar o título. Realmente nesta produção a beleza exótica de Aishwarya seduz o espectador masculino desde o primeiro momento, mesmo que haja aquele clichê da linda mulher saindo das águas (uma referência clara a eterna cena de Ursula Andrews em "007 Contra o Satânico Dr No"), feita de forma bem sutil, mas com muito bom gosto. A personagem Mira é uma valorosa guerreira, melhor que os marmanjões na batalha, mas, como não podia deixar de ser numa produção hollywoodiana, não é melhor que sua paixão Aurelius. Como em "Guerreiros de Fogo" (Red Sonja), aquele do Schwarzenegger, para o herói conquistar a linda dama ele em que provar ser superior a ela em combate. Só que, ao contrário da guerreira virgem Sonja, o casal não fica no zero-a-zero e acabam “se entendendo”.



Ben Kingsley ("Gandhi" e "A Lista de Schindler") é um grande ator que dispensa comentários e aqueles que acompanham seus filmes acharão estranha a sua participação bem simplória, aquém de suas possibilidades, mas o filme lhe reserva um papel fundamental na história. O restante do elenco segue bem seus papéis sem comprometer.

 O senão do filme esteja talvez nas situações apresentadas: tudo é resolvido muito rápido, até a batalha principal é breve, deixando uma sensação de certa falta de profundidade ou que o filme sofreu uma edição grande para reduzir sua metragem.

A Última Legião é um filme a ser apreciado, como um passatempo leve e sem muitas pretensões. Pelo menos nesse ponto o filme cumpre sua finalidade de entreter. A história se torna realmente interessante a partir da metade, quando o espectador começa a perceber que os eventos que ocorrem podem ser uma condução do destino, ratificada no final, quando percebemos que a lenda de Romulus Augustus gerou uma das lendas mais famosas de todos os tempos. Cabe a quem se dispuser a ir até o fim descobrir qual seria essa lenda.

 

 


TRAILER (O TRAILER ENTREGA O FINAL): 




Curiosidades:
Colin Firth recebeu o Oscar de melhor em 2010 por "O Discurso do Rei".

Ben Kingsley ganhou o Oscar de Melhor Ator por Gandhi de 1982 e já foi indicado três vezes ao Oscar: Bugsy ; Sexy Beast e Casa de Areia e Névoa

Aishwarya Rai Bachchan é uma das grandes atrizes de Bollywood, a indústria cinematográfica indiana atual 

Único filme para os cinemas do diretor Doug Lefler, com vários trabalhos em storyboards de filmes como : X-Men: Dias de um Futuro Esquecido; Oz: Mágico e Poderoso, Uma Noite Alucinante 3 entre outros.

Filmografia Parcial: 

Colin Firth
Valmont - Uma História de Seduções (1989); O Paciente Inglês (1996); Shakespeare Apaixonado (1998); Tempo de Inocência (1999); O Diário de Bridget Jones (2001); Bridget Jones: No Limite da Razão (2004); A Última Legião (2007); Mamma Mia! (2008); O Retrato de Dorian Gray (2009); O Discurso do Rei (2010); O Espião Que Sabia Demais (2011); Um Golpe Perfeito (2012); O Bebê de Bridget Jones (2016).

Ben Kingsley
Gandhi (1982); Bugsy (1991); Quebra de Sigilo (1992); Dave - Presidente Por um Dia (1993); Lances Inocentes (1993); A Lista de Schindler (1993); A Morte e a Donzela (1994); Bíblia Sagrada - Moisés (1995); Caça ao Terrorista (1997); Casa de Areia e Névoa (2003); O Som do Trovão (2005);Xeque-Mate (2006); A Última Legião (2007); Expresso Transiberiano (2008); Ilha do Medo (2010); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); Sexy Beast  (2010) A Invenção de Hugo Cabret (2011); Homem de Ferro 3 (2013);  Ender's Game: O Jogo do Exterminador (2013) ; O Físico (2013); Refúgio do Medo (2014); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (2014); Sem Retorno (2015); Mogli: O Menino Lobo  (2016).    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre