quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O FÍSICO / O MÉDICO - THE PHYSICIAN (2013) - ALEMANHA




"NÃO TRATAMOS DOENÇAS, TRATAMOS AS PESSOAS QUE SOFREM COM ELAS."

Século XI, Inglaterra. Rob Cole (Tom Payne) é um jovem que perdera a mãe com uma doença considerada incurável na época. Ao conhecer o barbeiro itinerante (o ator Stellan Skarsgård), detentor de várias técnicas de “curas” e vendedor de “produtos milagrosos”, passa a aprender tudo sobre essa profissão (arrancar dentes, fazer sangrias, amputações, encaixar ossos deslocados) até deixar de ser um mero aprendiz. Certo dia, presencia o que considera um procedimento de cura real e a pessoa lhe revela chamar-se medicina e quem vem sendo utilizada no oriente há longos anos. Rob parte para a maior das aventuras à procura do lendário Ibn Sina (Ben Kingsley), que possui uma escola que detém o conhecimento de várias doenças humanas.

   
A primeira coisa que alguns espectadores, após assistirem o filme, se perguntam: aonde está o físico do filme? Bom devemos saber que Physician é o profissional que se formou em medicina, logo um médico (a). Físico seria Physicist. Mas atentemos para um fato: físicos eram assim chamados nesse período, até porque existia todo um pensamento científico (a natureza) e o filosófico (o homem), na concepção dos primórdios da filosofia. O maior problema que o termo “físico” gera no espectador é que muitos acreditam que irão assistir a uma produção com conceitos de difícil compreensão e terminam por abandonarem a intenção de assisti-lo. Talvez um título mais próximo à medicina ou “médico”, fosse mais apropriado. Tudo bem que houve uma intenção de atrair os leitores do romance “O Físico” de Noah Gordon, mas para o grande público o efeito pode ter produzido, na verdade, uma rejeição. 


Voltando ao filme (não li o livro, logo não tenho como fazer uma comparação), há vários temas abordados: intolerância religiosa; a força da igreja na idade média, que repudiava curas e as comparavam com bruxaria; a cultura do oriente... Rob tem um dom único, algo meio místico, meio paranormal. Sua viagem é um constante risco: cristãos não são permitidos no oriente nesse período, nem na escola a qual se dirige (lembrando que as Cruzadas ocorreram entre os séculos XI e XIII e foram nove em seu total). Rob segue para a Pérsia (atualmente Irã), passando-se por Judeu para lograr seu objetivo. Lá encontra Ibn Sina (Ben Kingsley ótimo), que o insere nas artes da medicina e lhe mostra os caminhos da sabedoria.


Particularmente achei o filme muito bom. Condensar um livro em um pouco mais de 2 horas não é tarefa das mais fáceis, por isso minisséries tendem a ser um bom veículo para determinados livros. E este romance é uma trilogia: “O Físico”, “Xamã” e” A Escolha da Dra. Cole” e alguns aspectos são perceptíveis na exclusão da história : A travessia de Rob da Inglaterra para Pérsia é uma passagem muito rápida . O conflito reinante entre judeus e muçulmanos não é muito dissecado e o filme não explica como todos falam inglês. O  “dom” que o protagonista descobre possuir não encaixa muito no filme. Tirando esses e outros aspectos o longa entretém, sem dúvida, e quem não leu o livro poderá apreciá-lo, pois houve muito cuidado da ambientação da história, com boa fotografia (de Hagen Bogdanski de “A Vida dos Outros” de 2006  e “Caso 39” de 2009) e boas interpretações.
O filme consegue dar vida a alguns personagens, principalmente o trio Tom Payne, Ben Kingsley e Stellan Skarsgård que realmente fazem a história funcionar. O restante do elenco não compromete com alguns atores com papéis mais relevantes do que os outros.


  
O Físico, produção alemã aborda as raízes da medicina ocidental, misturando conflitos sociais, peste negra (que quase desmantelou a Europa),  e um breve romance. Pode ser considerado um bom passatempo pra quem procura uma produção de nível. Gera até uma curiosidade de ler o livro (que foi best seller na Alemanha e Espanha).

Trailer:




Curiosidades:
Muitos creditam o título "O Físico" a um erro de tradução. Também conhecido como "O Médico".

O Custo da produção ficou em 36 milhões.

As filmagens foram realizadas na Alemanha e em Marrocos.

Ben Kingsley, o maior nome da produção, conquistou 1 Oscar pelo filme “Gandhi” de 1982.

Há três versões : uma de 119 minutos, outras de 150 minutos e uma de 180 minutos. A analisada aqui, foi a de 150 minutos.

O livro é de 1999.

O filme recebeu 5 indicações no German Film Awards. Todas nas áreas técnicas.

Tom Payne está no seriado The Walking Dead como o personagem Paul "Jesus" Rovia.


Filmografia Parcial:
Tom Payne:










A Vida num Só Dia (2008); O Morro dos Ventos Uivantes (2009); Reality da Morte (2011); O Físico (2013); The Walking Dead (seriado).

Ben Kingsley:










Gandhi (1982); Bugsy (1991); Quebra de Sigilo (1992); Dave - Presidente Por um Dia (1993); Lances Inocentes (1993); A Lista de Schindler (1993); A Morte e a Donzela (1994); Caça ao Terrorista (1997); Regras do Jogo (2000); O Som do Trovão (2005); Xeque-Mate (2006); A Última Legião (2007); Expresso Transiberiano (2008); Ilha do Medo (2010); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); A Invenção de Hugo Cabret (2011); O Ditador (2012); Homem de Ferro 3 (2013); Ender's Game: O Jogo do Exterminador (2013) ; O Físico (2013); Refúgio do Medo (2014); Sem Retorno (2015).

Stellan Skarsgård









A Insustentável Leveza do Ser (1988); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); Gênio Indomável (1997); Amistad (1997); Ronin (1998); Do Fundo do Mar (1999); A Casa de Vidro (2001); Dogville (2003); Rei Arthur (2004);Exorcista - O Início (2004); Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006); Sombras de Goya (2006); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); A WAZ - Matemática da Morte (2007); Arn: O Cavaleiro Templário (2007); Mamma Mia! (2008); Anjos e Demônios (2009); Thor (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Thor: O Mundo Sombrio (2013); O Físico (2013); Ninfomaníaca: Volume 1 (2013); Ninfomaníaca: Volume 2 (2013); Vingadores: Era de Ultron (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre