quarta-feira, 14 de novembro de 2018

HIGHLANDER - O GUERREIRO IMORTAL / HIGHLANDER (1985) - ESTADOS UNIDOS




SÓ PODE HAVER UM

Connor MacLeod (Christopher Lambert) é um enigmático homem que trava um duelo mortal na garagem do Madson Square Garden. Ele, usando uma antiquíssima espada samurai, termina por decapitar seu adversário (munido de uma rara espada medieval) e o resultado é uma poderosa onda de poder que destrói parte do local. A polícia o indicia por "estar no local", mas a falta de provas o deixa livre. Macleod é um guerreiro e imortal. Por séculos, desde as Highlands escocesas de 1536, vive uma vida de confrontos, amizades e mudanças de identidade. Só que agora há um perigo bem real. Kurgan (Clancy Brown) deseja a cabeça de MacLeod. Seu maior adversário de tempos passados está eliminando a todos a fim de que apenas um possa restar e assim conseguir o prêmio final, a fonte de infinito poder,  prometido ao vencedor desde épocas imemoriais.  MacLeod conhecera no passado Juan Ramirez (Sean Connery), um nobre com destreza no manejo de espadas e que  preparou o Highlander para um futuro confronto decisivo. Só que MacLeod se apaixonou e colocou a vida de sua amada em um risco inevitável. E a agora a estória parece se repetir


A ideia de um grupo de pessoas imortais vagando por aí atrás de um prêmio era bem interessante. Alguns serem amigos entre si e outros inimigos mortais, sabendo que um dia o confronto seria inevitável era bem imaginativo. Adicionando um calcanhar de Aquiles à estória: "não perca a cabeça !" e efeitos de luzes após as mortes, tornavam um roteiro muito bem construído. Uma história escrita por Gregory Widen, quando ainda estudante de cinema da UCLA  e, posteriormente, aperfeiçoado por outras mãos. Uma mistura de fantasia com épico e thriller de ação. Mas o filme afundou amargamente nas bilheterias: com um orçamento de $16 milhões  arrecadou apenas $5.900 milhões. Foi um balde d'agua nas expectativas. E a bilheteria acumulada ao redor do mundo também não era animadora: apenas $13 milhões. Ou seja: não pagou sequer o investimento.


Aí o filme chegou às locadoras (era o boom do VHS). Começou a ganhar status cult. Tinha um herói com armas medievais em um sobretudo com tênis, um mentor a la Obi Wan Kenobi na pele de Sean Connery e um inimigo que impunha respeito com uma voz gutural. A chegada à TV aberta (no Brasil) levou outra leva de público a conhecer seus personagens e o fenômeno se seguia mundialmente. Highlander era agora parte da cultura pop e, como outros filmes, entrava no imaginário de muitos telespectadores. Mas nem tudo fora alegria: baixou uma áurea de loucura sobre atores e diretor e Highlander 2 (1991) chegava tentando explicar algo que não precisava e mudando absurdamente a estória de tal forma que respingou até no primeiro filme. Não dá para acreditar que leram o roteiro e consentiram tal empreitada. Mas ... esqueça ... pule para "Highlander 3: O Feiticeiro" que pelo menos é assistível (ainda que o final do primeiro filme, conceitualmente, não permitisse continuações)


Conjecturar hipóteses é sempre algo bem interessante quando nos deparamos com filmes exibidos há décadas. Uma delas é sobre os atores cotados para  os papéis.  Marc Singer (Príncipe Guerreiro) foi a primeira escolha, depois, Kurt Russel (Breakdown) e Mel Gibson (Coração Valente).  Na parte feminina poderíamos ter Brooke Adams (Invasores de Corpos) ou Catherine Mary Stewart (O Aniquilador), as primeiras opções para a personagem  Brenda Wyatt. Ou Rosanna Arquette (Procura-se Susan Desesperadamente), Jennifer Beals (Flashdance) , Tanya Roberts (Sheena - a Rainha da Selvas), Elisabeth Brooks (Grito de Horror). Escolhas interessantes. Tão interessantes quanto o personagem Ramirez. Que tal, ao invés de Sean Connery, fosse um dos seguintes atores: Lee Van Cleef, Clint Eastwood, Malcolm McDowell, Gene Hackman, Michael Caine ou Peter O'Toole... E Scott Glenn, Roy Scheider,  Rutger Hauer ou Nick Nolte como o temível vilão Kurgan? O destino no mundo do cinema é algo muito interessante.


Há ótimos momentos: o primeiro confronto de MacLeod e Kurgan; a descoberta da imortalidade e o preço que nosso herói começa a pagar;  o surgimento de Ramirez (Sean Connery excelente); as transições no tempo; a abertura frenética ao som de "Princess of the Universe"; o confronto na garagem;  a descoberta do amor por   MacLeod; o confronto entre Kurgan e Ramirez (quase que Connery perde  literalmente a cabeça. O entusiasmo do Jovem Clancy Brown o fez cortar o candelabro quase decapitando o ator que saiu furioso, mas depois tudo ficou ok); o duelo em que MacLeod recebe vários golpes  mortais para levantar completamente bêbado; o jeito intimador de Brown (que assustou até equipe no set que evitavam sua presença) e o modo como o ganhador do combate recebia o "The quickening", a força que esvaía do oponente. Tudo isso regado a ótimos confrontos com as pesadas espadas, na vida real, dando muita veracidade às cenas, mostrando que os esforços do atores para manter o equilíbrio e força ao empunhar as espadas em cena era verdadeiro.


Highlander foi um dos grandes filmes dos anos 80 e até hoje é lembrado e citado junto a frases populares. Cinema inventivo das mãos de um jovem diretor, Russel Mulcahy (de Razorback, as Garras do Terror), que fazia videoclipes musicais que também cativaram gerações (ver a lista na resenha de Razorback).  Um bom exemplo de filme visto com reservas por críticos e que depois mostrou-se tão popular junto ao público que se tornou cult. Um filme que se transmuta perante os olhos do espectador de forma ágil e vigorosa. Com o bordão "Só pode haver um !!!", os envolvidos deveriam ter seguido essa frase profética e evitado suas fracas sequências cinematográficas. Um filme para ser visto e revisto.

Trailer: 



Curiosidades:
O filme se passa em 1536, 1541, final do século 16, 1783, 1940 e 1985

O título original do filme era "Shadow Clan".

Clancy Brown improvisou a fala em que ele aborda de forma pungente a congregação e clero na igreja, "Eu tenho algo a dizer! É melhor queimar ... Do que desaparecer !!!" ("I have something to say! It's better to burn out... Than to fade away!!!"). Depois de filmar a cena em que Kurgan confronta MacLeod na igreja, Clancy Brown pediu desculpas ao padre e às freiras, pelo diálogo de seu personagem, por medo de tê-los ofendido.

Virginia Madsen fez o teste para o papel de Heather MacLeod. Mais tarde, ela apareceu como o interesse amoroso de Connor em "Highlander 2: A Ressurreição" (1991). .

De acordo com Christopher Lambert e Russell Mulcahy, Sean Connery estava frequentemente bêbado enquanto filmava na Escócia.

Na cena do festival escocês, Ramirez mostra a MacLeod sua espada, alegando que foi feita por seu último sogro, Masamune. Houve um verdadeiro Masamune, Goro Masamune, conhecido como o maior ferreiro da era Tokugawa Shogunate. Acreditado ter vivido no final do século 13 / início do século 14, suas espadas foram as mais citadas no Kyoho Meibutsu Cho, um catálogo de espadas da era Kyoho compilado pela família Honami de polidores de espadas e avaliadores em 1714 por ordem do Shogun Tokugawa Yoshimune. .

Russell Mulcahy disse que o maior dilema do filme foi "a visualização do prêmio". Ele disse: "Não sabendo o que fazer, nós fizemos o que fizemos". Uma combinação de efeitos de iluminação e animação foi usada; a "eletricidade" vista era para cobrir os fios que sustentavam Christopher Lambert, e a animação representava "almas demoníacas do passado e todos os imortais que vieram antes dele".

Os Duelistas (1977) foi uma das inspirações de Gregory Widen para o filme.

O efeito das espadas que se acendiam enquanto se chocavam foram feitas ligando um fio a cada espada que passava pelos braços dos atores até uma bateria de carro. Um fio estava conectado ao terminal positivo e o outro ao terminal negativo, então quando as espadas se tocaram, geravam faíscas.

Karen Allen, Lorraine Bracco, Kate Capshaw, Glenn Close, Lisa Eilbacher, Linda Fiorentino, Kim Greist, Linda Hamilton, Diane Lane, Carolyn McCormick, Demi Moore, Annette O'Toole, Elizabeth Perkins, Annabella Sciorra, Catherine Mary Stewart, Diane Venora Sela Ward Sigourney Weaver e Sean Young também estavam na lista para o papel de Brenda

Michael Douglas, Richard Gere, Harrison Ford, Peter Weller, Ron Perlman, Liam Neeson, Gary Oldman, Viggo Mortensen, Val Kilmer, Bill Paxton, Michael Biehn, Stephen Lang, Jeff Goldblum, Christopher Reeve, Kevin Costner, Sting,  Mickey Rourke, Ed Harris, Sam Shepard foram considerados para o papel de MacLeod

Quando Ramirez encontra Connor e Heather, ele diz que ele é da Espanha e que ele serviu sob o rei Charles V, mas depois admite a Connor que ele é egípcio, não espanhol. Na história de Ramirez, Ramirez nasceu como "Tak Ne" no antigo Egito em 896 a.C. que em 1514 antes de se encontrar com Connor e Heather McLeod, ele morou na Espanha e adotou seu nome "Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez" e foi metalurgista chefe do rei Charles V. Depois que o rei Carlos V morreu em 1521, Ramirez deixou a Espanha e viajou para a Escócia para encontrar Connor McLeod e começar seu treinamento.

A abertura com Sean Connery teve um efeito de eco, porque foi gravada no banheiro de sua vila espanhola (onde ele trabalhava com um técnico de voz, a fim de aperfeiçoar o sotaque espanhol que ele usou no filme). Foi tocado para os produtores pelo telefone, e eles o aprovaram porque não conseguiram discernir a qualidade da gravação dessa maneira.


ESTA PARTE CONTÉM SPOILERS ALÉM DE POSSUIR PARTES NÃO INSERIDAS NO FILME (SE NÃO VIU O FILME NÃO LEIA)

Ramirez conhecia o Kurgan melhor do que qualquer outro por causa do motivo que Kurgan era o melhor aluno de Ramirez, mas o traiu.

O fato de Ramirez soar escocês, embora ele supostamente seja egípcio, pode ter alguma verdade: a mitologia escocesa afirma que Gaels (povo escocês) descende de uma princesa egípcia chamada Scota. Desde que Ramirez nasceu antes de Cristo, é plausível que ele pudesse fazer parte dos egípcios que vieram com Scota.

O roteiro original de Gregory Widen foi um retrato muito mais sombrio e corajoso do universo dos Highlanders. Os personagens principais também são diferentes de várias maneiras; Connor nasceu em 1408 em vez de 1518. Ele morava com a mãe e o pai. No rascunho, Heather (esposa amada de Connor no filme) não existia; Connor foi prometido a uma jovem garota chamada Mara que ele amava de todo o coração, mas que depois o rejeitou ao se tornor imortal. Connor deixaria sua aldeia em vez de ser banido. Seu pseudônimo, no rascunho, seria Richard Tupin, e ele usaria uma variedade de espadas em vez da katana. Ramirez seria espanhol, em vez de um egípcio antigo nascido mais de dois mil anos antes. O Kurgan seria conhecido como "O Cavaleiro" usando o pseudônimo de "Carl Smith". Ele não seria um selvagem, mas um assassino de sangue frio. Brenda seria conhecida como Brenna Cartwright. Outros aspectos importantes foram posteriormente alterados durante as reescritas. Inicialmente, os imortais poderiam ter filhos; no rascunho, diz-se que Connor teve 37. O filme foi originalmente ambientado em Washington, DC e Pensilvânia nos dias atuais, em vez de Nova York. O confronto final ocorreria em um museu.

Ramirez nasceu em 896 a.C. no Egito, durante a dinastia XXII. Quando Ramirez conhece MacLeod em 1541 DC, tem 2437 anos e tinha 357 anos quando Masumune, o sogro de Ramirez, fez a espada katana para ele, em homenagem a Sakiko, esposa de Ramirez e filha de Masumune.

MacLeod nasceu na Escócia em 1518, adquirindo sua imortalidade em 1536 quando tinha 18 anos, ferido em batalha pelo Kurgan. No momento do Quickening final, MacLeod tem 467 anos de idade.

A novelização investigaria o passado de Kurgan: Sua primeira morte ocorreu em 970 a.C., quando seu pai bêbado esmagou sua cabeça com uma pedra. Ele então saiu para se juntar a um grupo de bandidos que invadiram caravanas. Finalmente encontrou outro Imortal, "O Beduíno", que lhe revelou sua verdadeira natureza, e que se tornou a única pessoa que poderia ser rotulada como seu amigo. Durante os séculos intervenientes, o Kurgan cortou um número incalculável de cabeças imortais. Por volta de 410 d.C., os Kurgan se juntaram aos vândalos, godos e visigodos atacando Roma e outros assentamentos romanos, também lutando com os godos contra os hunos. Mais tarde, ele se aliaria aos hunos diretamente, lutando ao lado de Átila, por volta do ano 453. Do quinto ao décimo terceiro séculos, o Kurgan espalharia o terror com os tártaros de Gobi e a antiga Turquia, bem como com invasores vikings e Horda mongol de Genghis Khan.

O filme foi concebido para ser um filme independente, não tendo uma sequência. Ao derrotar o Kurgan e ganhar o prêmio, Connor seria de fato o último imortal e não restariam mais imortais. Agora era mortal e poderia envelhecer e ter filhos com Brenda viverendo felizes para sempre. Highlander (1992) (série de TV) e Highlander III: The Sorcerer (1994) revelaram que McLeod não ganhou o prêmio, havia outros imortais, e a luta pelo prêmio continuava. Se a série de TV e as sequências não acontecessem, o final de Highlander (1986) teria sido a perfeita conclusão do filme e da história em si.

FIM DOS SPOILERS

De acordo com Hulk Hogan, a ele foi oferecido o papel de Connor MacLeod, mas recusou a fim de se concentrar em sua carreira de wrestling. Ironicamente, na cena inicial, Connor Macleod está no Madison Square Garden assistindo a um combate de wrestling envolvendo os Fabulous Freebirds.

Mel Gibson, que recusou o papel de Connor MacLeod, atuou e dirigiu "Coração Valente" (1995), também na Escócia. O ator James Cosmo apareceu em ambos os filmes. Coincidentemente, Christopher Lambert foi considerado para interpretar Martin Riggs em "Máquina Mortífera" (1987), mas ele recusou, indo para Gibson. Kurt Russell, que também rejeitou Connor MacLeod, também foi considerado para interpretar Martin Riggs

Kurt Russell e Scott Glenn, que foram considerados para interpretar Connor MacLeod e o Kurgan respectivamente, trabalharam juntos cinco anos depois em "Cortina de Fogo" (1991), também escrito por Gregory Widen.

O diretor Russell Mulcahy faz uma aparição rápida: é a primeira pessoa atingida pelo carro do Kurgan quando ele está dirigindo na calçada.

Christopher Lambert tem 1,80 metros e Clancy Brown 1,92 metros de altura




Kind Of Magic - Queen



Princes of the Universe - Queen




Who Wants to live Forever - Queen




Kurgan's Theme - Queen



O seriado (1992 -1998)

O Desenho (1994-1996)



Filmografia Parcial:

Christopher Lambert
 
 


Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva (1984); Subway (1985); O Siciliano (1987); Highlander 2: A Ressurreição (1991); Face a Face Com o Inimigo (1992); A Fortaleza (1992); Os Franco Atiradores (1993); Highlander 3: O Feiticeiro (1994); Marcado para Morrer (1995); Mortal Kombat (1995); Adrenalina (1996); Jogo de Assassinos (1997); Ressurreição: Retalhos de um Crime (1999); A Fortaleza 2 (2000); Highlander: A Batalha Final (2000); Caçada ao Terrorista (2001); O Guarda-Costas (2002); Dia de Ira (2006); Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (2011); Ave, César! (2016); Kickboxer: Retaliation (2018); Sobibor (2018) 

Clancy Brown

 








  

Juventude Em Fúria (1983); A Prometida (1985); Highlander: O Guerreiro Imortal (1986); O Limite da Traição (1987); 1000 Elos;  Atirando Para Matar (1988); Feitiço Mortal (1991); Cemitério Maldito II (1992); Um Sonho de Liberdade (1994); Os Últimos Passos de um Homem (1995); Tropas Estelares (1997); Hurricane: O Furacão (1999); Minha Vida na Outra Vida (2000); Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar (2006); Desbravadores (2007); Escavadores (2008); A Hora do Pesadelo (2010); Cowboys & Aliens (2011); A Qualquer Preço (2012); Linha de Frente (2013); 99 Casas (2014); Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016).

Sean Connery









  

A Maior Aventura de Tarzan (1959); O Satânico Dr. No (1962); Moscou Contra 007 (1963); Marnie, Confissões de uma Ladra (1964); 007 Contra Goldfinger (1964); 007 Contra a Chantagem Atômica (1965); Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967); Shalako (1968); A Tenda Vermelha (1969); O Homem Que Queria Ser Rei (1975); Robin e Marian (1976); Outland - Comando Titânio (1981); O Homem com a Lente Mortal (1982); 007 - Nunca Mais Outra Vez (1983); Highlander - O Guerreiro Imortal (1986); O Nome da Rosa (1986); Os Intocáveis (1987); Mais Forte Que o Ódio (1988); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); Highlander II: A Ressurreição (1991); O Curandeiro da Selva (1992); Sol Nascente (1993); Lancelot, o Primeiro Cavaleiro (1995); Coração de Dragão (1996); A Rocha (1996); Armadilha (1999); A Liga Extraordinária (2003).
 
Roxanne Hart













O Veredicto (1982); E o Céu Continua Esperando (1984); Highlander: O Guerreiro Imortal (1986); Choque Mortal (1988); Cenas De Um Assassinato (1997); Chicago Hope (seriado 1994 a 1998); Por um Sentido na Vida (2002); O Homem do Presidente 2 (2002); Cartas de Iwo Jima (2006); Salomé (2013); Deadly Lessons (2018) 

Beatie Edney
 














A Day at the Beach (1972); Highlander: O Guerreiro Imortal (1986); Triângulo Mortal (1989); Senhor Johnson (1990); Em Nome do Pai (1993); MacGyver: Julgamento Final (1994); Questão de Pele (1995); Highlander: A Batalha Final (2000); A Vida num Só Dia (2008); Poldark (seriado 2015 a 2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre