sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

INFILTRADO NA KLAN / BLACKKKLANSMAN (2018) - ESTADOS UNIDOS



UM CINEASTA QUE TEM MUITO A DIZER

Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington) é o primeiro negro a entrar para os quadros da polícia (branca) de Colorado Springs. Após solicitar trabalhar como policial infiltrado, recebe a missão de  investigar o teor  de um discurso proferido pelo afro-descendente Kwame Ture (Corey Hawkins). Diante do sucesso da missão é designado para a área de inteligência. Certo dia vê um anúncio da Ku Klux Klan e responde ao anúncio passando-se por um branco, simpatizante da causa da supremacia branca. Só que para manter a investigação ativa, sobre crimes de ódio, não somente através de telefonemas e cartas, era necessário um contato "cara-a-cara". A solução veio através  de um policial branco, agente da narcóticos, Flip Zimmerman (Adam Driver) que com uma escuta se passaria por Ron. Quando a dupla se infiltra mais profundamente no esquema da organização descobre que possuem um plano potencialmente letal.


Produzido pela equipe por trás de do sucesso do ano passado Corra! Get Out! (a história foi trazida para Lee por Jordan Peele, aqui como produtor). "Infiltrado na Klan" teve uma ovação de 6 minutos em Cannes ao término de sua exibição, onde o diretor Spike Lee direcionou suas lentes para um assunto da qual tem muita experiência: a questão do racismo na América.


O filme já começa com uma cena de "E O Vento Levou", um clássico que usou como pano de fundo a "Guerra de Secessão" que dividiu o país em Norte (abolicionista e moderno) e Sul (escravocrata e basicamente vivendo de plantações diversas como algodão). É uma cena que mostra  um conflito com milhares de feridos e mutilados. Mas não para aí.  Enquanto "Infiltrado na Klan" conta a história real por trás da infiltração na organização, nos mostra alguns pontos de vista desconcertantes, como por exemploo filme “O Nascimento de uma Nação” de 1915, uma obra consagrada, mas atualmente revista e conceitualizada como racista (enquanto os membros da KKK assistem de um lado, do outro um velho - o ator Harry Belafonte - que testemunhou o linchamento de seu melhor amigo no Texas situa a narrativa na época da exibição do filme). Uma analogia sutil, arrepiante e excelente;  os filmes de Tarzan no cinema e a visão de seu simbologismo estereotipado;  o discurso proferido por Kwame Ture (Corey Hawkins), anteriormente conhecido como Stokely Carmichael, que popularizou a expressão "Black Power - Poder Negro" no final dos anos 1960.  A Blaxploitation (movimento que lançou filmes com atores negros) ao citar Pam Grier, Richard Roundtree (e o filme Shaft) e outros.

Mas o diretor Spike Lee (de "Faça a Coisa Certa") pegou partes do livro de Ron Stallworth (chamado “BlacKkKlansman"), "ficcionou" grande parte em prol da dramatização, mas mandou o seu recado.  Sua proposital abordagem foca na periculosidade da organização, mas também como soam despreparados e ridículos.  Tudo regado a ironias, um humor mais refinado e relevância histórica. O que soa tão alarmante é o fato de escutarmos frases de grupos na década de 70 como " A América Primeiro" ou "A América para os americanos" e soe tão familiar no atual governo de Trump. Claro que Lee alfinetou o presidente e claro que há uma linha direta com o absurdo protesto supremacista de 2017 em Charlottesville, Virgínia,  onde Trump disse que o violento e sangrento confronto entre a KKK e extremistas com outros grupos teve "culpa de ambos os lados".  As pessoas esperavam um posicionamento e não uma justificativa para os atos. Talvez o senão do filme seja que em alguns momentos o filme se torne um pouco monótono. Essa oscilação poderá fazer com que algumas pessoas desistam do filme em alguma parte, mas se você se afeiçoa ao tema e dispensa  a inserção de uma dinâmica que faça o filme "acelerar" não verá problemas.

O elenco é muito bom. John David Washington (Filho do ator Denzel Washington) consegue dar crivo ao personagem e se impõe em cena.  Adam Driver é outro ator que vem crescendo em bons papéis e aqui também está muito bem, além de seu personagem ter uma motivação no filme.  Temos a atriz Laura Harrier  (que muitos não irão reconhecer como a "namorada" de Peter Parker na nova franquia do Homem Aranha com Tom Holland), como Laura Harrier, presidente da Black Student Union e David Duke (Topher Grace) como o líder nacional do partido supremacista.  O quarteto garante o filme. O já citado (e meio desaparecido) Harry Belafonte surge em cena num monólogo poderoso, assim como Alec Baldwin na pele do Dr. Kennebrew Beauregard, nas cenas iniciais e Robert John Burke que alguns se lembrarão por substituir Peter Weller em "Robocop 3", além do filme "A Maldição do Cigano" em que sofre uma maldição e começa a emagrecer até definhar


Infiltrado na Klan é um bom filme com boa fotografia, boa trilha sonora e boa ambientação. Tem uma abordagem inteligente e essencial nesses tempos em que a reflexão e conscientização parecem estar dando lugar a atitudes e pensamentos extremistas.  O filme mostra que a questão racial está longe de ser resolvida. E enquanto Lee critica o uso do cinema como forma de alienação, também mostra que pode ser utilizado como obra de esclarecimento e conscientização.  Não é o melhor filme do gênero, mas é uma obra de um cineasta que tem muito a dizer.

Trailer:




Curiosidades:
  
Segundo o editor Barry Alexander Brown, não houve cenas deletadas para o filme, uma raridade na indústria.

O diretor Spike Lee e seus escritores retrocederam a história sete anos depois de ter ocorrido. Isso permitiu que o filme fizesse referência aos dois filmes de blaxploitation e à campanha de reeleição, supostamente apoiada pela Klan, do presidente Richard Nixon

Ao contrário da crença popular, o verdadeiro Ron Stallworth nunca usou uma voz "branca" no telefone. Ele ironicamente teve que usar sua voz real ou eles teriam pegado ele se escapasse do personagem. Quando seus colegas brancos lhe disseram que não funcionava, ele perguntou o que fazia sua voz diferente da deles, mas eles nunca responderam.

O filme contém partes do filme mudo de  D. W. Griffith, "O Nascimento de uma Nação". Enquanto Spike Lee era aluno da "NYU Film School", ficou tão ultrajado ao ver  seus professores explicarem "O Nascimento de uma Nação" (1915), sem mencionar sua mensagem racista ou seu papel no renascimento do século XX da Klan, que ele fez uma curta-metragem intitulado "A Resposta" (1980) como uma resposta. O filme ofendeu muitos de seus professores e  Lee quase foi expulso. Ele acabou sendo salvo por um voto do corpo docente. Depois dos sucessos na indústria cinematográfica, Lee se tornou professor da NYU Film School, atuando como diretor artístico do Departamento de pós-graduação em cinema.
Coincidentemente, John David Washington fez sua estréia no cinema como um estudante de Harlem de seis anos de idade em Malcolm X (1992), de Spike Lee, que apresentava seu pai, Denzel Washington, e sua avó, Lennis Washington.

O verdadeiro David Duke ligou para Ron Stallworth para expressar sua preocupação com seu retrato "idiota e rabugento" no filme. Depois de ver o filme, ele não gostou que o filme não acompanhasse os eventos do livro.

Um dos clipes que o diretor Spike Lee usa para abrir o filme é de ... E o Vento Levou (1939). Este filme é frequentemente citado como uma das maiores obras-primas de todos os tempos, mas também é controverso por sua representação de americanos simpáticos assim como escravos afro-americanos como servis e estúpidos, e sua omissão nos tratamentos comuns de escravos, como encadeamento e chicotadas. 

Topher Grace e Laura Harrier apareceram em franquias do Homem-Aranha Topher Grace como Eddie Brock / Venom ( em "Homem Aranha  3" de 2007)e Laura Harrier como Liz Allan (em "Homem-Aranha - De  Volta ao Lar" de 2017).

David Duke não descobriu que Ron Stallworth era negro até 2006, quando um repórter do Miami Herald o contatou para ouvir o seu lado da história.

O verdadeiro Ron Stallworth alegou que um de seus maiores arrependimentos na investigação é que, se tivesse sido revelado, David Duke teria sido feito de bobo por ter sido enganado por um homem negro, e poderia não ter continuado sua carreira política.

Trilha Sonora:
Oh Happy Day - The Edwin Hawkins Singers
Too Late to Turn Back Now  - The Cornelius Brothers & Sister Rose
Say It Loud - I'm Black and I'm Proud (Parts 1 & 2) -  James Brown And Pee Wee Ellis
Freedom Ride - R.J. Phillips Band
We Are Gonna Be Okay - Dan Whitener
Brandy (You're a Fine Girl) - Looking Glass
Ball of Confusion (That's What the World Is Today) - The Temptations
Lion Eyes -  Beth / James
Photo Opp's
Lucky Man - Emerson Lake and Palmer
Mary Don't You Weep - Prince 

 

Filmografia Parcial: 

John David Washington












Malcolm X (1992); Love Beats Rhymes (2017); Monsters and Men (2018); Monster (2018); Infiltrado na Klan (2018);Ballers (seriado 2015 a 2018)

Adam Driver
 

 









Você não Conhece o Jack (2010); J. Edgar (2011); Gayby (2012); Frances Ha (2012); Será Que? (2013); Enquanto Somos Jovens (2014); Sete Dias Sem Fim (2014); Star Wars: O Despertar da Força (2015); Destino Especial (2016); Paterson (2016); Silêncio (2016); Logan Lucky: Roubo em Família (2017); Star Wars: Os Últimos Jedi (2017); Infiltrado na Klan (2018); O Homem que Matou Dom Quixote (2018); O Relatório (2019); Os Mortos Não Morrem (2019); História de um Casamento (2019); Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019); The Last Duel (2020)

Robert John Burke

 










RoboCop 3 (1993); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Entre o Céu e a Terra (1993); Confissões de um Assassino (1995); A Maldição do Cigano (1996); Confissões de Uma Mente Perigosa (2002); O Silêncio de Melinda (2004); O Amigo Oculto (2005); Atraídos Pelo Crime (2009); Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (seriado).

Laura Harrier
 

 







  


Os Últimos 5 Anos (2014); Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017); Infiltrado na Klan (2018); Balance, Not Symmetry (2019); Warning  (2019) 


Alec Baldwin












Ela Vai Ter um Bebê (1988); Os Fantasmas se Divertem (1988); De Caso com a Máfia (1988); Uma Secretária de Futuro (1988);A Fera do Rock (1989); Caçada ao Outubro Vermelho (1990); O Anjo Assassino (1990); Uma Loira em Minha Vida (1991); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); Malícia (1993); O Sombra (1994); No Limite (1997); Pearl Harbor (2001); Quero Ficar com Polly (2004); O Aviador (2004); Os Infiltrados (2006); O Bom Pastor (2006); Rock of Ages: O Filme (2012); Blue Jasmine (2013);  Para Sempre Alice (2014); Torrente 5: Operación Eurovegas (2014); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Um Homem Entre Gigantes (2015); Regras Não Se Aplicam (2016); Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018); Infiltrado na Klan (2018); Nasce uma Estrela (2018); Questão de Honra (2019); Framing John DeLorean (2019) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre