quinta-feira, 22 de novembro de 2018

TODO O DINHEIRO DO MUNDO / ALL THE MONEY OF THE WORLD (2017) - ESTADOS UNIDOS / ITÁLIA / REINO UNIDO



A RIQUEZA É COMO ÁGUA SALGADA: QUANTO MAIS SE BEBE, MAIS SEDE SE TEM (SCHOPENHAUER)

10 de julho de 1973, John Paul Getty III (Charlie Plummer), neto do magnata do petróleo e homem mais rico do mundo é sequestrado.  Para a surpresa de todos John Paul Getty (Christopher Plummer) se recusa a pagar o valor de 17 milhões de dólares, baseando-se no fato de que não cederá a nenhuma chantagem pondo em risco o restante da família. Sua mãe, Gail Harris (Michelle Williams), divorciada e sem dinheiro assume as negociações. Tendo apenas do seu lado um ex-agente da CIA, Fletcher Chase (Mark Whalberh), indicado por Getty para acompanhar o caso,  a negociação se arrasta por meses até que os sequestradores mandam um recado macabro para a família.


Quem tem mais de 50 anos deve ter ouvido falar nesse famoso caso ocorrido na Itália, cujos desdobramentos correram os tabloides ao redor do mundo.  Por aqui o assunto foi abordado mais nas revistas semanais da época como "Veja" e "Isto é". Só que o filme resolve abordar um outro aspecto: os bastidores dos acontecimentos e foca o drama sob três personagens: o sequestrado, sua mãe em busca do retorno a salvo do filho e um magnata cuja vida é pautada apenas na contabilidade de números que mostrem sua riqueza. E nesse ponto temos que nos ater a determinado ponto: Quando Hollywood resolve contar uma cinebiografia há  sempre que se separar a verdade dos fatos, com a criação de fatos para incrementar a dramatização, um recurso largamente utilizado nesse meio, cujos filmes como " O Expresso da Meia Noite" e mais recente "Joy - o Nome do Sucesso" juntam elementos fictícios a verdadeiros apostando que o espectador médio não conhece os meandros da história ou não terá disposição de fazer uma pesquisa mais apurada do que seria realmente verdadeiro na história. Não que Ridley Scott não o tenha feito. No início do filme vemos a mensagem de "baseados em fatos reais" e ao término deste a informação de que "certos personagens e eventos foram incorporados ao filme para dar uma maior dramatização". Então vamos separar a análise: Não me basearei na veracidade disposta ao público, mas ao filme como um todo (ao final da postagem, deixo informações aos que desejem saber o que o filme omitiu e o que incorporou).


Kevin Spacey, 58 anos, já havia filmado várias cenas, quando chegou na imprensa a notícia de uma série de acusações de assédio sexual contra o ator. Scott ligou para Christopher Plummer (A Noviça Rebelde) e o convidou, mas solicitando que este refizesse todas as cenas de Spacey em uma semana. Plumer, de 88 anos, aceitou e entrou em campo, no segundo tempo, para mudar a partida. O desafio era grande: memorizar todo o texto, compreender o contexto e passar para o espectador as nuances do personagem. Plummer ganhador do Oscar por "Toda  Forma de Amor" (2012) desembarcou no dia seguinte com uma missão ingrata: levar o espectador a conjecturar porque o homem mais rico do mundo se colocou de uma forma tão fria na questão da vida de seu amado neto ? Mesmo com a oferta de Scott de lhe mostrar as cenas já feitas por seu antecessor, Plummer decidiu fazer do seu jeito e a decisão mostrou-se mais do que acertada:  o ator dá um show e eu que tinha visto "3 Anúncios Para um Crime", achando a atuação de Sam Rockwell uma escolha adequada, por parte da Academia, vejo que Plummer poderia ter levado facilmente o prêmio como "Melhor Ator Coadjuvante" 


Mandar um ator embora e chamar outro, além de solicitar que os outros atores refizessem suas cenas com Plummer, era inflar o orçamento, mas a perda financeira que o escândalo poderia trazer para o filme poderia ser irreversível, até porque há a questão da divulgação do filme e os outros atores envolvidos poderiam não se sentir a vontade de associarem suas imagens ao problema em questão. Scott decidiu refilmar tudo de Spacey novamente (em 22 cenas), rapidamente (por causa dos custos adicionais), com o aval da Sony. Mas não parou por aí. Para trazer de volta parte do elenco, houve pagamento de salários e aí a disparidade: Mark Whalberh recebeu mais 1,5 milhão por uma semana de trabalho enquanto Michele receberia apenas mil dólares pelo trabalho. Nova celeuma e o ator doou o novo cachê ao fundo apoio as vítimas de assédio no trabalho.


O filme foi baseado no livro de 1995 de John Pearson, "Painfully Rich: The Outrageous Fortunes and Misfortunes of the Heir of J. Paul Getty" (rebatizado como "All the Money in the World") e John Paul Getty foi considerado em 1957, pela revista Fortune, o homem mais rico dos EUA. Interessante pensar que o elenco poderia ter sido diferente: Angelina Jolie e  Natalie Portman recusaram o papel que caiu para  Michelle Williams. Na parte masculina  Jack Nicholson recusou, Gary Oldman foi cogitado e Kevin Spacey demitido indo parar nas mãos de Plummer. Mark Whalberh, a meu ver, ficou num papel mal escalado e pouco se destaca. Timothy Hutton como Oswald Hinge faz uma rápida participação e está quase irreconhecível. Charlie Plummer (coincidentemente nenhuma semelhança com Christopher Plummer) entregou um bom trabalho. O ator francês Romain Duris (do interessante filme "Como Arrasar um Coração") se destaca no papel de Cinquanta. Michelle Williams é a força motriz do filme, numa atuação discreta, mas essencial ao filme funcionar. Andrew Buchan, como o pai do jovem sequestrado, teve pouco destaque na trama, principalmente pelo filme omitir que na vida real John Paul Getty teve uma participação bem mais relevante que a mostrada.


Todo dinheiro do mundo é um filme acima da média. Ainda que a bilheteria tenha sido modesta, mostra que Ridley Scott ("Alien, o Oitavo Passageiro", "Gladiador", "Prometheus") ainda está em forma. É um filme denso que prende o espectador com eventos linearmente bem estruturados. Nos deixa também com aquela sensação de incredulidade e leva a uma profunda reflexão o quanto o dinheiro pode escravizar a vida de uma pessoa, transformando-a numa pessoa fria e sem amor. Ainda que alguns eventos não tenham acontecido como os fatos reais descrevem,  Ridley fez um filme muito dinâmico com ótimos atores e uma fotografia um pouco mais escura do que o desejado. Como ponto negativo a má explicação da questão da transferência do dinheiro (que explico no final da postagem) frente  a questão tributária.

Trailer:




Curiosidades (contém spoilers)

Os créditos finais mencionam que alguns dos eventos descritos no filme foram alterados para efeito dramático. Alguns desses desvios incluem o fato de que o jovem pai de Paul, John Getty II (Andrew Buchan) estava mais envolvido em solicitar o dinheiro do resgate do avô JP Getty (Christopher Plummer) do que o filme sugere (onde sua ex-esposa faz tudo dessas negociações). John Getty III foi regularmente espancado e torturado durante os cinco meses em que foi mantido em cativeiro. Após a sua libertação, ele foi encontrado à beira da estrada por um motorista de caminhão (não houve perseguição através de uma aldeia envolvendo a máfia e sua mãe). Por insistência de sua mãe, ele ligou para seu avô para agradecer-lhe por fornecer o resgate, mas o velho recusou-se a vir ao telefone. Getty Sr. não morreu naquela mesma noite; ele viveu por mais três anos após a libertação de seu neto.

Michelle Williams concorreu ao Globo de Ouro

Christopher Plummer foi o mais velho ator a ser indicado ao Oscar

Em meados da década 80, as desavenças dos herdeiros ficaram ainda mais acirradas. Dos três filhos, Gordon Peter Getty, John Paul Getty II e Jean Ronald Getty, Gordon ficou a frente da "Sarah Get Trust", sendo o único administrador por vontade testamentária. John tentou tirar Gordon da Presidência e Jean considerou-se deserdado. Enquanto seus irmãos recebiam anualmente 26 milhões, Jean recebia apenas três mil dólares. O motivo seria que ele ficou do lado da mãe (o magnata casou 5 vezes) durante um dos divórcios

A morte do patriarca curou o filho, John Paul II, de seus modos selvagens, mas não o reconciliou com sua família. Ele se tornou um recluso, fechou em sua casa na Inglaterra e quase nunca foi visto em público. Ele falou com seu pai pela última vez para pedir o dinheiro do resgate, conseguindo US $ 2,2 milhões - não como um presente, mas como um empréstimo (parte), quitado a juros anuais de 4% - o que garantiu a libertação do adolescente.

Gisela Getty, 69 anos, casou-se, na época, com J. Paul Getty III apenas algumas semanas depois deste ter sido solto. O casamento de Paul e Gisela finalmente acabou, e ela acredita que ele nunca foi capaz de seguir em frente com o trauma do sequestro e as consequências com sua família.

Mesmo com o valor caindo significativamente (3,2 milhões) não foi suficiente para convencer J. Paul a dar o valor aos sequestradores. Ele insistiu em negociar, concordando em pagar US $ 3 milhões pela liberação de seu neto - mas somente US $ 2,2 milhões sairiam de seu próprio bolso, já que esse era o valor máximo que poderia ser dedutível de impostos. Os US$ 800.000 restantes foram um empréstimo que ele deu a seu filho, Getty II, com a expectativa de que ele pagasse de volta a juros de 4%.

A mãe recebeu o seguinte bilhete, publicada pela TIME na edição de 30 de julho de 1973: “Querida mãe: Eu caí nas mãos de sequestradores. Não me deixe ser morto! Certifique-se de que a polícia não interfira. Você não deve absolutamente aceitar isso como uma piada ... Não dê publicidade ao meu sequestro

Cerca de um mês depois, a revista explicou como o pagamento do resgate ajudou a prender os sequestradores. A família despachou Fletcher Chase com sacos cheios de liras italianas, cada nota microfilmada pela polícia, para entregar o resgate. Enquanto seguia as instruções dos sequestradores, dirigindo ao sul de Nápoles, a gangue parou ao lado dele e o fez parar o carro. Enquanto ele entregava os sacos de liras, um carro dirigido por um detetive de Roma com uma policial loira ao seu lado parou perto. Fingindo serem turistas, tirando fotos, conseguiram ver de perto os sequestradores, relatou a Time. “Uma vez de volta a Roma, a polícia identificou os calabreses e depois aguardou por um mês antes de fazer as prisões. O jovem Getty, em férias na Áustria com sua mãe, ofereceu-se para ir a Roma para identificar os suspeitos.. ”

Nove homens foram presos pelo crime, mas apenas dois foram condenados.
John Paul Getty faleceu em 1976

John Paul Getty II faleceu, aos 70 anos, em abril de 2003. Herdou uma fortuna de U$ 240 milhões (algo em torno de 720 milhões de reais na época). Doou 120 milhões de libras (R$ 510 milhões) a instituições beneficentes.

John Paul Getty III morreu, em 2011, aos 54 anos.



Filmografia Parcial:
Christopher Plummer














Quando o Espetáculo Termina (1958); A Queda do Império Romano (1964); A Noviça Rebelde (1965); A Noite dos Generais (1967); Édipo Rei: A Tragédia de um Rei (1968); Waterloo (1970); After the Fall (1974); A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1975); O Homem que Queria ser Rei (1975); Jesus de Nazaré  (1977); Starcrash (1978); Assassinato Por Decreto (1979); Em Algum Lugar do Passado (1980); Testemunha Fatal (1981); Morte nos Sonhos (1984); Dragnet: Desafiando o Perigo (1987); Drácula em Veneza (1988); Lavagem Cerebral: Uma Experiência da CIA (1989); Programada para Morrer (1990); Olhos de Fogo (1991); Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991); Malcolm X (1992); Contra Ataque (seriado 1990-1993); Eclipse Total (1995); Os 12 Macacos (1995); O Informante (1999); Possuído Pelo Demônio (2000); Drácula 2000 (2000); Uma Mente Brilhante (2001); Garganta do Diabo (2003); A Lenda do Tesouro Perdido (2004); Alexandre (2004); Procura-se um Amor que Goste de Cachorros (2005); Syriana - A Indústria do Petróleo (2005); O Plano Perfeito (2006); A Casa do Lago (2006); Um Amor para Toda a Vida (2007); O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009); Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011); A Grande Luta de Muhammad Ali (2013); O Impostor (2014); O Homem Que Inventou o Natal (2017); Todo o Dinheiro do Mundo (2017); Limites (2018); The Last Full Measure (2019); Knives Out (2019).


Michelle Williams 

 











Lassie (1994); A Experiência (1995); Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998); Nunca Fui Santa (1999); Perfume (2001); Geração Prozac (2001); Dawson's Creek (seriado 1998-2003);  O Segredo de Brokeback Mountain (2005) Não Estou Lá (2007); A Lista: Você Está Livre Hoje? (2008); Sinédoque, Nova York (2008); Ilha do Medo (2010); Sete Dias com Marilyn (2011); Oz: Mágico e Poderoso (2013); Suite Francesa (2014); Manchester À Beira-Mar (2016); Todo o Dinheiro do Mundo (2017); O Rei do Show (2017); Sexy por Acidente (2018); Venom (2018).

Mark Wahlberg












Diário de um Adolescente (1995);Medo (1996); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); Mar em Fúria (2000); O Planeta dos Macacos (2001); Uma Saída de Mestre (2003); Quatro Irmãos (2005); O Invencível (2006); Os Infiltrados (2006); Atirador (2007); Fim dos Tempos (2008); O Vencedor (2010); Contrabando (2012); Ted (2012); O Grande Herói (2013); Transformers: A Era da Extinção (2014); O Apostador (2014); Ted 2 (2015); Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (2016); Transformers: O Último Cavaleiro (2017); Todo o Dinheiro do Mundo (2017);

Romain Duris













Idade Perigosa (1994); O Gato Sumiu (1996); Dobermann (1997); Além do Meu Futuro (1999); Albergue Espanhol (2002); Osmose (2003); À Francesa (2003); Exílios (2004); De Tanto Bater Meu Coração Parou (2005); Bonecas Russas (2005); Em Paris (2007); As Aventuras de Molière (2007); Depois de Partir (2008); Como Arrasar um Coração (2010); O Enigma Chinês (2013); Um Pequeno Trabalho (2016); Madame Hyde (2017); Todo o Dinheiro do Mundo (2017); O Último Suspiro (2018); La grande noirceur (2018).

Charlie Plummer 

 






  


We Are the Hartmans (2011); Música e Rebeldia (2012); King Jack (2015); A Rota Selvagem (2017); Todo o Dinheiro do Mundo (2017); Words on Bathroom Walls  (2018); My Mother is a Fish (2018).

Timothy Hutton

 










Gente como a Gente (1980); Toque de Recolher (1981);  Daniel (1983); O Homem do Gelo (1984); A Traição do Falcão (1985); Momento do Destino (1988); Quando me Apaixono (1988); Ambição Fatal (1993); A Metade Negra (1993); A Filha do General (1999); A Terceira Grande Guerra - Vírus Fatal  (2001); A Terra do Sol (2002); A Janela Secreta (2004); Despertar de um Crime (2006); O Bom Pastor (2006); O Assassino do Alfabeto (2008); Manipulador de Cérebros (2009); O Escritor Fantasma (2010); Todo o Dinheiro do Mundo (2017); Querido Menino (2018); A Maldição da Residência Hill (seriado 2018); Lições de um Crime (seriado 2018); The Long Home (2018).

Ridley Scott (diretor)













Os Duelistas (1977); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982); A Lenda (1985); Perigo na Noite (1987); Chuva Negra (1989); Thelma & Louise (1991); Até o Limite da Honra (1996); Gladiador (2000); Hannibal (2001); Falcão Negro em Perigo (2001); Cruzada (2005); Um Bom Ano (2006); O Gângster (2007); Robin Hood (2010); Prometheus (2012); Perdido em Marte  (2015); Alien: Covenant (2017); Todo o Dinheiro do Mundo (2017).


O QUE DIZ A HISTÓRIA (BASEADA NOS TABLOIDES E DEPOIMENTO DA VIÚVA DE GETTY III)
Conforme artigo no tabloide "The Sun" a viúva de Getty III,  que manteve seu silêncio sobre o sequestro que chocou o mundo por mais de quatro décadas, revelou que  ela foi detida pela máfia romana, junto com a irmã, por 2 dias antes do sequestro de Guetty em 1973. Elas conseguiram fugir e Getty foi sequestrado. Gisela acredita que Paul havia se envolvido com drogas da máfia. Ela disse que Paul arquitetou a trama para financiar seu sonho marroquino, de viver ao lado do pai, em meio a LSD, fazendo com que seu avô super-rico pagasse um resgate por seu sequestro. Ele foi jogado na traseira do furgão e levado 300 milhas para o sul até as montanhas da Calábria, com seus captores logo informando à família do adolescente que o menino seria devolvido em segurança depois que pagassem um resgate de US $ 17 milhões. Diz-se que ele passou cinco meses em cativeiro, principalmente em uma caverna, e quando sua orelha foi cortada, a ferida foi infectada e pegou pneumonia. Antes de desaparecer, John Paul III aparentemente brincou sobre fingir seu próprio sequestro, se precisasse de dinheiro, então os membros de sua família inicialmente levaram a nota de resgate como uma farsa enviada por ele.
Em 1981 , aos 24 anos, entrou em coma ao ingerir um coquetel de remédios, drogas e álcool o que o deixou parcialmente cego, paraplégico e incapaz de falar. Ele morreu em 2011, em Buckinghamshire. Pelo resto de sua vida, ele estava confinado a uma cadeira de rodas e precisando de cuidados constantes.

Fontes:
Jornal do Brasil
Jornal o Globo
Revista Roling Stones (on line)
Independente.co
Dailymail.co
Time. com
The SUN (on line)
IMDB
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre