quinta-feira, 8 de novembro de 2018

DEPURAÇÃO / ÉPURATION (2007) - FRANÇA


 

A DÚBIA JUSTIÇA EM TEMPOS DE GUERRA

Telefilme francês feito em 2007 que trata a respeito da invasão da França pela Alemanha e seu impacto em um determinado vilarejo onde se concentra grande parte da história. Sylvanine (Cristiana Réali) perde seu amado e foge para um pequeno vilarejo com suas filhas e seu noivo (e desertor) alemão, Max (David Mambouch). Logo se juntam à resistência local e conhecem Sophie (Emmanuelle Coutellier), uma jovem também da resistência, que passa a nutrir sentimentos pelo guerrilheiro desertor alemão.
 


Com a chegada da notícia da Invasão da Normandia e a saída do exército Alemão, o vilarejo é tomado de euforia pelo fim da opressão, porém Sophie acusa o casal de noivos de traição (devido ao seu ciúme e rejeição sentimental por parte de Max). O vilarejo “se incendeia” e passa a buscar os colaboradores com o regime alemão, liderados pelo oportunista Peyrac (André Marcon), pai de Sophie. Forma-se uma multidão ensandecida que usa o termo "Depuração" para "limpar" o vilarejo dos traidores . 



O casal vai para um júri criado e presidido por Peyrac, tendo como promotora de acusação Sophie que acusa a dupla, um padre, uma mulher da resistência (acusada de dormir com soldados) e um morador de conspiração. Com o andamento do julgamento e a impaciência dos moradores,  Sylvaine só possui um trunfo para salvar as filhas: as cartas (entregues ao antigo prefeito) dos moradores locais,  que agora bradam por justiça e moralidade,  mas que revelam que, durante a ocupação, uma grande parte delatou voluntariamente seus vizinhos, mostrando que ali todos possuem um certo grau de culpa.



O filme começa num ritmo lento e depois segue numa espiral ascendente, mostrando as várias faces do ser humano em uma guerra: ódio, intriga, poder, amor, sacrifício ... Mostra de uma forma bem clara o que foi o evento chamado "Depuração", na França, logo após a fuga do exército alemão, ocorrendo pelo país inteiro, mas centrado em uma vila qualquer da França.



Ótimo telefilme francês transmitido pelo canal "Tv Monde" que descreve como as pessoas podem ser manipuladas quando se encontram em situações que exijam pensar. Produção muito rara com poucas exibições por aqui.


Curiosidades:
Em tempo: "Depuração" foi um movimento das massas que criaram júris populares que absolviam ou condenavam pessoas que foram julgadas traidores (colaboradores ou amantes, na época, de soldados ou oficiais na ocupação nazista)  à humilhações, linchamentos e/ou forca. Normalmente um movimento das massas, e sem nenhum respaldo do governo (ausente, temporariamente, nestes locais).

Cristiana Réali (Christina Reali) que fez Sylvaine é brasileira, radicada na França. Não aceitou fazer o filme La Boum que revelou Sohie Marceau, estreando em Um Estranho Em Minha Casa com Jean Paul Blemondo (Fonte: Set Cinema e Video nº 75)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre