quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ÁGUIA VERMELHA / ÁQUILA ROJA: LA PELÍCULA (2011) - ESPANHA




VERSÃO PARA OS CINEMAS DE UM SERIADO DE SUCESSO

Oriundo de um seriado exibido entre  2009 e  2016,  Áquila Roja foi citado como o seriado mais assistido na Espanha durante seus 2 primeiros anos. Com o mesmo elenco do filme, acrescentado de alguns novos personagens, esta produção espanhola não é uma continuação da série. A ideia foi transportar uma aventura para a tela grande com uma história que agradasse o seu público fiel.



O enredo parte de um complô entre os reis da Inglaterra (Carlos II), França (Luiz XIV) e Portugal (representados pelos Duque de Bragança e Luísa de Gusmão - esposa do  rei João IV)  com o envolvimento da  igreja na época (entre 1760 e 1810), no intuito de tomar o trono espanhol e dividi-lo entre as três potências. Para tanto criam uma reunião de cúpula entre as principais potências com o intuito de assassinar o rei da Espanha. Com um grupo de conspiradores ao seu redor, inclusive em seu reinado, o rei não se dá conta que sua cabeça está a prêmio. A peça fundamental está na Marquesa de Santillana (na tradução brasileira é citada como Lucrécia) que tem o filho sequestrado em troca que ela, como amante, assassine o rei. 
 
Martina Klein


Águia Vermelha (David Janer) é o herói da província que luta pelo fracos, numa mistura de Zorro (com um criado, que não é mudo), ninja e beduíno. Ele salva uma bela donzela, Beatriz, das garras do comissário que almejava matá-la para obter um mapa de uma prisão escondida. Como um empecilho a ser removido, o bispo e o comissário conseguem contratar um cossaco sanguinário que criará uma armadilha para Águia Vermelha, e este em meio a luta, verá seu filho perder a visão. Águia Vermelha ao ver o garoto cego (que na verdade é seu filho, mas o menino não sabe) resolve aposentar as armas no momento mais crucial da Espanha. 



Apesar de ser um filme mais direcionado aos fãs da série, é um bom passatempo juvenil, como ótimas cenas de luta, humor suave e heroísmo do povo espanhol. O filme tem uma trama bem compreensível e aqueles que nunca ouviram falar da série (que não passou por aqui) poderão ficar com algumas dúvidas, entre elas qual a origem do herói.



Outra lacuna deixada fica por conta do papel de Margarita (Inma Cuesta). Quem não acompanha a série, fica em dúvida se ela é ex-esposa de Gonzalo de Montalvo (o Águia Vermelha e, nas horas vagas, um respeitável professor) e qual o seu relacionamento com Juan de Calatrava (Roberto Álamo). Será que Gonzalo ainda nutre sentimentos? Por que vivem sobre o mesmo teto? Nesse quesito o filme pecou por não ter uma visão da globalização. Se a intenção era lançá-lo fora da Espanha e também funcionar como chamariz para a série, deveriam ter situado o espectador, pois esse é o maior problema deste filme: iniciar como se todos conhecessem o herói e este não necessitasse de apresentações. 
 
Inma Cuesta


A utilização dos personagens da série foi uma escolha acertada. O elenco feminino talvez seja o maior chamariz desta produção: um elenco de beldades como Martina Klein (a loura Beatriz), Inma Cuesta (Margarita, a cantora da festa e mãe do menino), Miryam Gallego (a Marquesa) e Giselle Calderón (a escrava de Bengala).




Se melhor explicado, o filme até teria melhor sorte, onde a série não é exibida, porque é uma aventura de capa e espada eficiente e simpática


Trailer:

Curiosidade:
Música: Canción del río - Josué Arias

4 comentários:

  1. Vi o filme. É bem agradável de se ver, possui boas cenas de lutas e conta com cenário e figurino condizente com a proposta do filme. No mais concordo com o autor, pois o filme não detalha certas questões como origem e objetivo do herói. Também me fez lembrar do Zorro, nesse caso misturado com um guerreiro ninja bem original com direito a uma espada Katana. Diversão garantida para todas as idades. Prepare a pipoca.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia José Roberto Alves.
    Você fez uma ótima síntese do filme. Uma pena que o seriado não passou por aqui. Tinha alguns episódios no Youtube em Espanhol. A série durou entre 2009 e 2016 com 116 episódios por 9 temporadas. Colocando o nome no Google aparece o site da rede espanhola disponibilizando alguns episódios na língua nativa. Muito obrigado pelo comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Boa noite. (Você esqueceu de mencionar o seu nome).
      O filme é muito bom sim. Obrigado por comentar. Seja bem-vindo e volte sempre.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre