segunda-feira, 13 de junho de 2016

FORÇAS ESPECIAIS / FORCES SPÉCIALES (2011) - FRANÇA





LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA

Elsa Casanova (Diane Kruger), uma jornalista francesa,  resolve arriscar-se em uma área controlada pelo Talibã, com uma reportagem sobre uma jovem chamada Maina (Morjana Alaoui) que teria sido vendida quando criança, tendo sua vida destruída pelo fato. Ahmed Zaief (Raz Degan) é o chefe talibã que descobre as intenções de Elsa e a captura junto com Amen (Mehdi Nebbou) que tentara persuadi-la a todo custo a abandonar o local. Sua captura alerta o governo francês, que manda uma equipe de militares treinados à área, em um primeiro momento para um missão de reconhecimento. Tudo muda quando as ordens transformam-se em missão de resgate. Elsa não é bem vista pelos dois lados: chamado de carniceiro de Kabul em uma reportagem pela jornalista, Zaief quer vingança. Criticados por suas ações de combate, o grupo de resgate não nutre sentimentos por Elsa. Chefiados por Kovax (Djimon Hounsou), o grupo consegue tirar a dupla das mãos dos talibãs no Paquistão, mas perdem a retirada, além de seus rádios comunicadores. Agora resta ao grupo tentar sair do país a pé e chegar ao Afeganistão com um grupo fortemente armado em seu encalço.







Forças Especiais parece um filme americano, mas é francês. Na verdade quem viu o filme "Lágrimas do Sol", com o ator Bruce Wills, pode ter um sensação de que o filme tem algo de parecido ou que até mesmo funcionaria como uma continuação. Mas não podemos colocá-lo como uma cópia deste. Na verdade há vários elementos de filmes americanos (como Os Selvagens Cães de Guerra), o que contribuiu muito para que essa produção merecesse um olhar mais cuidadoso. Há aqui um trinômio muito interessante: boa história, bons atores e excelente fotografia. A história em si é batida, sem dúvida, mas tem elementos suficientes para ser um bom passatempo. O diretor Stéphane Rybojad (que também produziu e colaborou no roteiro) vinha de dois documentários franceses. Em sua estreia em longas, mostra que pode evoluir bastante. Sua direção é firme e seu olhar sobre determinados posicionamentos de câmeras, interessante. Muitos podem se sentir um pouco incomodados com um aspecto muito comum nas produções americanas e que aqui não foi economizada: os soldados enfrentam, em alguns momentos de peito aberto, em campo aberto, os inimigos que caem às pencas. Um grupo de seis homens dizimando dezenas não é nada novo no cinema. Stallone em Rambo III dizima o exército russo e Schwarzenegger em Comando vira o exército de um só homem para salvar a filha sequestrada. A fórmula funciona desde que o telespectador apele para a famosa “supressão voluntária da descrença” e resolva ingressar no filme, afinal, cinema é ilusão. 







Elementos para conquistar o espectador não faltam: coragem, respeito, lealdade, amizade e superação dos obstáculos. Forças Especiais não é mais um daqueles filmes descerebrados que já sabemos como terminará. Os protagonistas não terão vida fácil e nem todos voltarão para casa. Até mesmo porque enfrentarão também uma parte do país extremamente gelada. O heroísmo surge aos poucos não somente nos combates, mas nas ações e sacrifícios realizados por estes soldados para cumprirem sua missão, resguardado a vida da jornalista a qualquer custo.


 





Outro elemento a ser destacado nesta produção é o elenco muito bem selecionado e em parte o grande responsável pelo filme funcionar. Temos a atriz Diane Kruger (O Segredo de Beethoven e Sr. Ninguém), como uma mulher forte que acompanha os soldados e os auxilia na luta pela sobrevivência. Djimon Hounsou é um ator de forte presença cênica e há muito tempo merecia um papel de ator principal. Curiosamente o ator fez várias produções americanas em ótimos papéis de coadjuvante (Gladiador, Diamante de Sangue e Olho por Olho). Ironicamente, apesar de ser protagonista em Olho por Olho, teve que fazer um filme francês para ter um personagem melhor desenvolvido e mostrar o seu potencial. O africano Djimon, ex-modelo, que se voltou para a sétima arte é, de certo, modo a força motriz desta produção. Seu personagem tenta conduzir seus soldados bravamente até o limite do esgotamento físico. Outro ator que pode ser reconhecido nas telas é o francês Tchéky Karyo (O Urso; Nikita - Criada Para Matar; O Beijo do Dragão), como o Coronel que coordena, através de um porta aviões francês, toda a ação acreditando que seu grupo, tecnicamente desaparecido, possa ainda estar nas áreas de combate. O israelense, Raz Degan faz um Zaief que passa crueldade e fúria. O restante do elenco está muito bem como os soldados Victor (Alain Figlarz); Tic-Tac (Benoît Magimel); Lucas (Denis Ménochet); Elias (Raphaël Personnaz) e Marius (Alain Alivon). Todos com personagens bem definidos, onde cada um tem uma personalidade distinta e opinião sobre o conflito em que foram inseridos. Há tempo até para um início de romance.


 




A fotografia do francês David Jankowsk é algo a ser citada. É excelente e ponto. Jankowsk aproveita os vários cenários com belas tomadas dando tonalidades correta aos ambientes. Percebe-se o uso de sombras (nas cenas de captura e cativeiro) e luzes (nas paisagens áridas e no ambiente gelado). Tudo com muito bom gosto e competência.

 




Forças Especiais foi indicado ao Image Award de Melhor Filme Estrangeiro, pelo vários motivos já descritos e pelo apoio do exército francês que  instruiu aos atores em como se comportarem e se posicionarem nas cenas de combate, o que fez uma grande diferença, tornando o filme mais realista. Alain Alivon, inclusive, um dos instrutores chefe das forças francesas, atuou nesta produção como Marius. 





 
O filme mostra que o cinema francês pode fazer um filme de ação maduro e cativar aqueles que curtem produções americanas. Vale a pena dar uma conferida neste bom passatempo.


Trailer:



Curiosidades:
A música no início do filme chama-se  "E=MC2" do grupo Big Audio Dynamite.


A música tocada na festa de aniversário de Kovax chama-se “Pick your God or Devil", interpretada por Robin Foster e Ndidi O.





Posters Alternativos :



















Filmografia Parcial:

Djimon Hounsou









Obsessão Fatal (1992); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); Amistad (1997); Tentáculos (1998); Gladiador (2000); Corridas Clandestinas (2003); Constantine (2005); A Ilha (2005); Diamante de Sangue (2006); A Tempestade (2010); Forças Especiais (2011); Guardiões da Galáxia (2014); Velozes & Furiosos 7 (2015); Exorcistas do Vaticano (2015); Sem Ar (2015); A Lenda de Tarzan (2016); Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017); Aquaman (voz 2018); Capitã Marvel (2019); Shazam! (2019); As Panteras (2019); Kingsman: The Great Game (2020); King's Man: A Origem (2020); Um Lugar Silencioso - Parte II (2020); Blazing Samurai  (2021)

Diane Kruger











O Guarda-Costas (2002); Tróia (2004); Paixão à Flor da Pele (2004); A Lenda do Tesouro Perdido (2004); O Segredo de Beethoven (2006); Mandela (2007); A Era da Inocência (2007); A Caçada (2007); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Bastardos Inglórios (2009); Sr. Ninguém (2009); Desconhecido (2011); Forças Especiais (2011); Um Plano Perfeito (2012); Pais e Filhas (2015); Em Pedaços (2017).

Tchéky Karyo










O Urso (1988); Australia (1989); Nikita - Criada Para Matar (1990); A Grande Arte (1991); Retrato Falado (1992); 1492 - A Conquista do Paraíso (1992); E a Vida Continua (1993);Nostradamus (1994); Os Bad Boys (1995); Operação Dumbo (1995); O Combate - Lágrimas do Guerreiro (1995); 007 Contra GoldenEye (1995); Wing Commander - A Batalha Final (1999); Tempo de Inocência (1999); Joana d'Arc (1999); O Patriota (2000); O Beijo do Dragão (2001); O Núcleo - Missão ao Centro da Terra (2003); Forças Especiais (2011).

4 comentários:

  1. Excelente filme!! Concordo plenamente com as informações do blog, o filme nos surpreende conforme vai se desenrolando porque achamos que já sabemos como será o final mas acabamos nos surpreendendo a cada nova cena e os atores são sensacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Ana Carolina. Sim, o filme foi uma grata surpresa. É uma produção caprichada, com ótimos atores e uma história que prende até o fim, sem os exageros que muitos filmes do gênero costumam mostrar

      Excluir
  2. Obrigado pelo post, eu adoro tudo o trabalho de Djimon Hounsou. Um dos aspectos mais importantes de cada produção é o seu elenco, pois deles despende que a história seja caracterizada corretamente. Acho que em Rei Arthur a Lenda da Espada fizeram uma eleição excelente ao eleger os atores,sobre tudo ancho que é umo dos melhores Djimon Hounsou filmes . Gostei muito desta história, acho que é perfeita para todo o público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Carmen Flores. Djimon Hounsou é, sem dúvida, um excelente ator. Filmes como “Gladiador”, “Amistad” e “Diamante de Sangue” são a prova disso. A escolha do elenco é fundamental em uma produção. Há atores que interpretam tão bem um personagem que fica difícil imaginar outro no papel. Que bom que você gostou também deste Post. Obrigado pelos comentários. Um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre