sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

DIAS MELHORES / SHAONIAN DE NI / BETTER DAYS (2019) - CHINA / HONG KONG

UM MAL CHAMADO BULLYING

Chen Nian (Dongyu Zhou) é uma jovem que está entre as melhores alunas de sua classe e se prepara para fazer os exames de admissão, chamado Gaokao, e assim entrar na Universidade de Pequim. Certo dia, a escola é abalada com o suicídio de uma estudante e Chen termina por cobrir seu corpo com seu casaco para evitar que ficasse exposto a olhares e fotografias. A polícia vai até a escola e a interroga, entendendo que, pelo ato, conheceria a jovem melhor do que qualquer pessoa, mas o interrogatório é interrompido por um professor alegando que a aula começará e que ela não poderá perder. Ao voltar à sala, Chen percebe que será a próxima vítima de perseguição de Wei Lai (Ye Zhou) e suas amigas, responsáveis também por perseguir a jovem falecida, pois passam a acreditar que Chen as teria denunciado pela prática de Bullying. A intimidação logo se transformará em agressão.

Ao voltar para casa, depois de um dia de aula, Chen vê um grupo de jovens espancando um rapaz e resolve ligar para a polícia. O grupo percebe, a detém e levam o seu dinheiro, mas terminam por libertá-la, deixando-a com Xiao Bei (Jackson Yee) bem machucado. Este resolve “devolver” a quantia levada e tenta consertar seu celular. O jovem infrator oferece proteção à melancólica Chen, que recusa, mas com o passar dos dias a perseguição de Wei Lai e suas asseclas a força a repensar a proposta e, mesmo sem condições para pagar, Xiao (cujo lema é “eu sempre me vingo no final”) aceita, passando a acompanhá-la à distância e levando-a para sua casa onde a jovem pode a noite estudar em paz. Um dia, quando Xiao não pode acompanhá-la, Chen sofre um forte ataque do grupo de Wei que mudará tudo na vida do trio.

Dias Melhores (Shaonian de ni / Better Days) concorreu ao Oscar de 2021 como Melhor Filme de Língua Estrangeira perdendo para o dinamarquês “Druk - Mais Uma Rodada”. Essa já seria uma indicação da qualidade da produção, mas Dias Melhores é um daqueles filmes que pegam o espectador logo na primeira cena (uma cena futura) para depois voltarmos à época de “vestibular” (lá chamado de "Exame Nacional de Admissão" que acontece todo ano no mês de junho) de Chen, uma jovem que mora sozinha, pois sua mãe fugiu para outra localidade diante da falta de recursos e diversos cobradores à porta. A mãe mantém contato com a filha e acredita que ao esta passar para a Faculdade de Pequim, todos os problemas estarão resolvidos, pois Chen terá um futuro reservado aos melhores. Só que esse distanciamento impacta na vida da jovem que se vê sozinha a enfrentar seus problemas e algozes. O diretor Derek Tsang resolveu centrar sua narrativa em um mal que vem crescendo progressivamente no mundo: a Cultura do Bullying. Tsang nos mostra como esse mal afeta os jovens: mentalmente, emocionalmente e fisicamente. E dentro desse mal, Tsang nos mostra um sistema de ensino insanamente intenso, uma ordem social Darwiniana, hierárquica, que faz com que pais se ajoelhem diante de professores quando os filhos não alcançam as notas e até mesmo agridem os filhos como forma de punição vexatória (pois colocam suas esperanças e sonhos neles). Essa pressão mostra-se presente em todo o filme: paredes adornadas com slogans - “Sem Desculpas” ou “Os inteligentes sempre encontram maneiras”; atividades físicas com frases de lembretes (passando-se por motivacionais), um jogo em que o aluno é compelido a estar sempre no topo, nunca falhar (“falhar não é uma opção”), ver seus colegas como inimigos (“competidores”) e o conceito de que falhar em apenas um teste pode arruinar sua existência futura. Pressões socias, escolares e de seus pares. Para o mundo ocidental parece uma loucura, mas o diretor nos mostra que essa é a única opção, é como o sistema de ensino Chinês se baseia. Os melhores (os que ingressarem na faculdade) serão recompensados e ponto final. E neste contexto, o romance Romeu e Julieta traz uma pitada de sutileza, lirismo e poesia ao filme, fazendo com que o espectador torça por um final feliz cada vez mais difícil.

Mas quem pensa que o filme ficará apenas nessa retórica, se surpreenderá quando houver uma guinada e uma morte acontecer. O espectador será munido de informações para desvendar o que realmente aconteceu, como aconteceu e porque aconteceu. Nesse ponto os investigadores (do início do filme), o experiente Lao Yang e o jovem Zheng Yi (Fang Yin) acreditarão que Chen e Xiao tem participação, mas como provar? Zheng Yi acredita que pode. E como dois adolescentes que vivem sozinhos podem resistir a pressão?

O elenco é o grande trunfo deste filme. Dongyu Zhou com 27 anos na época de lançamento do filme conseguiu convencer como uma adolescente praticamente 10 anos mais jovem e Jackson Yee (na época com 19 anos) consegue se mostrar um pouco mais velho que o personagem de Dongyu. Ye Zhou, aos 21 anos, fazendo a vilã, também se destaca. O restante do elenco, que dá corpo a história, não desafina. 


Dias Melhores é baseado no livro “In His Youth, In Her Beauty” de Jiu Yue Xi (2016), um grande filme que aborda o Bullying Escolar e entrelaça uma história de amor. Com foco na história de uma adolescente, mostra que o problema está longe de ser resolvido, não pretendendo dar uma solução, mas levantar questões, elucidar problemas e mostrar que a sociedade em qualquer parte do mundo deve acordar. O filme nos mostra que neste momento muitos adolescentes o enfrentam todos os dias, mas têm muito medo de discuti-los e pouquíssimos a ajudá-los. Em determinado momento do filme, percebemos o quanto o problema é sério: a escola joga o problema para o professor, que joga para os pais do agressor. Já num panorama mundial estes acusam quem sofre o Bullying, isto é, a vítima sofre duas vezes (“ou você é o valentão ou é o intimidado”). Quando a sociedade entender que quem pratica o Bullying deve ser orientado, penalizado e tratado, quando pais evitarem colocar seus filhos em escolas que permitam tal prática (para que estes não apresentem danos psicológicos) e quando as escolas perceberem que são desprestigiadas por causa de tais atos, talvez seja um início para criarem medidas que protejam a todos. Um conto sobre resiliência, gratidão, diferenças sociais, objetivos distintos, amizade, sacrifício e moralidade


Trailer:




Trilha Sonora:

Fly - Yoyo Sham 

Inky and Blinky's Band - Eric Matyas

HeartDust - Matteo De Grandis

Für Alina - Min He


Fly - Yoyo Sham 


Tradução (livre) da música:

Minha mente continua tiquetaqueando, tiquetaqueando, tiquetaqueando

Vestida de solidão

Sua boca continua balbuciando e balbuciando

Recebendo sinais imaginários

Você quer voar pairando sobre este céu?

Eu quero voar e ser uma lua que te guarda


Caminhando pelo mundo e me vendo e sendo empurrada passo a passo

Ofegante fora da multidão

Ao longo da vida levante-se peça por peça 

Soletre o amor em pedaços


Assistindo você voar para um lugar distante sem se importar com nada

Jogue-me na confusão às vezes insolúvel


Todo o caminho, para frente e para trás e para frente e para trás

Anseio por perdão

Eu espero pela sua esperança


Você vai proteger o mundo

Eu protejo você

Eu protejo você

Dexe-me te proteger


Cartazes:





Filmografia Parcial:

Dongyu Zhou







A Árvore do Amor (2010);  Mr. Nian (2016);  Love & Life & Lie (2017);  A Nail Clipper Romance (2017); Isto Não é o Que Eu Esperava (2017); Pérolas no Mar (2018); Behind the Scenes (seriado - 2019); Dias Melhores (2019);  The Year of the Everlasting Storm (2021); Fall in Love with a Scientist (seriado 2021);


Jackson Yee







Osso Duro (2015);  GG Bond: Guarding (2017);  Song of Phoenix (seriado 2017);  Dias Melhores (2019); L.O.R.D: Legend of Ravaging Dynasties 2 (2020);

 

Ye Zhou







Dias Melhores (2019);  Word of Honor (2021);

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre