terça-feira, 21 de junho de 2016

AS 7 FACES DO DR LAO / AS 7 CARAS DO DR LAO / THE 7 FACES OF DR LAO (1964) - ESTADOS UNIDOS






“MUITAS VEZES OS ESPELHOS SÃO MESQUINHOS E SUJOS” (DR LAO)

Um estranho oriental, chamado Dr Lao, chega montado em seu burro, trazendo o seu circo à cidade de Abalone,  oeste americano. Um circo bem diferente do tradicional, na qual apresenta espetáculos que modificam para sempre os habitantes daquela localidade.

 
As 7 Faces do Dr Lao foi um filme do gênero fantasia, de 1964,  com o ator Tony Randall à frente do elenco. Lao chega na pequena cidade, dominada por um inescrupuloso fazendeiro, chamado Clint Stark (Arthur O'Connell), que quer comprar todas as terras dos moradores locais sob a alegação de que o lugar é infértil e a extração de água inviabilizaria o investimento. A maioria do povo local teme Clint, que anda sempre ao lado de dois capangas e tenta passar a imagem de um benemérito que só que ajudar o povoado. Ed Cunningham  (John Ericson) é o dono de um pequeno jornal sendo apaixonado por Angela Benedict (Barbara Éden), uma professora e bibliotecária, viúva, que vive com a sogra e o filho pequeno. Ângela esconde seus sentimentos e rejeita as investidas de Ed.  Ele é a voz da justiça e tenta convencer o povo do engodo da qual estão sendo levados a participar.


Lao (pronuncia-se “Ló”) deseja colocar um anúncio de página inteira no jornal, algo raro na época, convidando o pequeno povoado a conhecer o seu circo. Um circo nada convencional. Lao parece ter alguns poderes inexplicáveis e ninguém conseguiu entender como o trouxe sem carruagens. Ao visitarem  o local, os habitantes são apresentados a 6 curiosos personagens: "O Abominável Homem das Neves", um símio albino do tamanho de um homem; "Merlin", o famoso mago da corte do Rei Arthur;  "Pan", o Deus da Alegria, na forma de um sátiro; "Apolônio de Tyara", um homem capaz de ver o futuro; a lendária "Medusa" capaz de transformar em pedra quem a fitar diretamente  e "A Serpente Falante", capaz de revelar o que existe no coração das pessoas.

 
E o que há de interessante nesta fantasia sessentista? Comecemos pela performance do ator Tony Randall, que interpreta os seis personagens que influenciarão a vida daquele povo perdido no meio do nada. A real intenção de Lao é desconhecida, mas suas atitudes dão uma boa ideia do porque de seu circo surgir naquele momento. Outra presença bem conhecida do público brasileiro é a participação da atriz Bárbara Eden, de cabelos castanhos, famosa por seu personagem “Jeannie é um Gênio”. A atriz é a paixão de Ed e entrará em contato com um dos personagens do circo que a libertará de seus medos quanto a assumir num novo relacionamento.  Ademais, essa fantasia reflexiva sobre o âmago humano pode soar ingênua em determinadas situações e seus efeitos bem primários frente as produções atuais, mas para o ano de 1964 foi bem vinda.



O diretor  George Pal (1908–1980), em seu último filme como diretor, ficou conhecido por outra produção cult: “ A Máquina do Tempo”. Dirigiu ao todo 5 longas metragens. Foi diretor de fotografia de vários curtas e produtor de vários filmes, o último, outro filme lembrado pelo público brasileiro: “Doc Savage – O Homem de Bronze” de 1975  com o ator Ron Ely (da série televisiva "Tarzan"). Pal adaptou, de forma eficiente, o livro "The Circus of Dr Lao", (O Circo do Dr Lao), de  1935, do escritor Charles G Finney.


Vencedor do Oscar na categoria maquiagem (por William Tuttle 1912–2007), o filme realmente mereceu o prêmio. Tuttle conseguiu criar 6 personagens distintos para o ator Tony Randall exercitar sua grande performance. Cada personagem tem uma personalidade distinta e, se o espectador não souber desse fato, poderá acreditar que são atores distintos. O Dr Lao e, por exemplo, Merlin são muitos diferentes. O Sátiro nem se fala. A Medusa ficou muito bem trabalhada. A história é simples, mas as mensagens são consistentes, muitas vezes em forma de parábolas morais. 


O filme funcionou para o público infantil da época que gostou desses curiosos personagens e o público mais maduro captou a mensagem de que a vida é um dom e que o ser humano deveria perceber e buscar a felicidade, em detrimento de coisas mesquinhas e sem importância. Cada integrante do circo tem uma mensagem para os habitantes. A mulher fútil da cidade se horroriza com seu futuro de solidão e esquecimento, mas mantém pose de que recebera boas notícias. A serpente funciona como a consciência de Clint, lhe revelando exatamente quem ele foi e quem ele é. A Medusa transforma uma mulher com um “coração de pedra” em pedra. Uma sacada perfeita. Temos também o Sátiro que libera a paixão e desperta a libido com sua flauta de pã. Já Merlin é um mago esquecido, praticamente ninguém acredita em sua história e o veem com escárnio e desprezo. Um mero fazedor de truques, mas a inocência de uma criança mostra que o mago talvez seja mais poderoso do que aparenta. Fora a Serpente do Mar que vive num aquário, pequeno, para peixinhos. 


Dr Lao é uma incógnita: alega ser de uma cidade chinesa que Ed descobriu não existir há séculos. Revela para uma criança que possui 7322 anos. Mas quem seria Lao? Seria Merlin criando seus personagens, inclusive Lao? Seria Lao se apropriando de uma lenda conhecida? Isso fica na especulação de cada um e novas teorias podem ser elaboradas, pois cada pessoa que assiste ao filme percebe algo, seja por suas crenças, valores ou maturidade frente a vida. Se visto de tempos em tempos pode revelar aspectos antes ignorados. 


As 7 faces do Dr Lao é um filme nostálgico, de uma geração bem diferente da atual. É, em alguns momentos, ingênuo e visualmente ultrapassado. Mas, assim como seu protagonista, possui algo que o prende na mente de quem o assiste, trazendo sempre boas lembranças. Indicado para os nostálgicos e àqueles que ainda conseguem ver a vida de um modo mais otimista.



Trailer:




Curiosidades

Na Tv brasileira foi exibido como " As 7 Caras do Dr Lao" .

O filme concorreu também ao Oscar de Melhor Efeitos Especiais, perdendo para Mary Poppins.

O ator Tony Randall aparece sem maquiagem em uma das cenas.

 












Bárbara Éden em Jeannie é um Gênio.

 












George Pal  foi considerado o pai do cinema moderno de ficção-científica.

As cenas do vulcão de uma cidade narrada por Lao foram retiradas do filme "A Máquina do Tempo" dirigido por Pal.

De acordo com um artigo na revista "Starlog", demorou 11 dias para animar em stop-motion o segmento onde todas as cabeças aparecem no monstro de Loch Ness.

Em Portugal o filme recebeu o título de “O Misterioso Dr. Lao”. Nos Estados Unidos também recebeu o título alternativo de “The Secret World of Dr. Lao”.

Tony Randall raspou a cabeça para o papel do Dr. Lao. Também tornou mais fácil aplicar a maquiagem aos diferentes personagens que ele interpretou. O departamento de publicidade do estúdio queria fotografar Randall tendo a cabeça raspada, mas chegou ao barbeiro tarde demais. Eles fizeram o maquiador colar o cabelo de volta na cabeça de Randall para que Randall pudesse posar para fotos enquanto cortava o cabelo novamente.

O espetacular "Fall of the City" que o Dr. Lao apresenta como o grand finale de seu circo contém muitas imagens de uma produção anterior de George Pal, "Atlantis, The Lost Continent" (1961)

William Tuttle recebeu um Oscar Honorário por seu trabalho de maquiagem neste filme. Foi o primeiro de dois Óscares Honorários atribuídos à maquilhagem - sendo o outro John Chambers por O Planeta dos Macacos (1968). Foi só em 1982 que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu criar uma categoria de Melhor Maquiagem; Um Lobisomem Americano em Londres (1981) foi o primeiro filme a ganhar o prêmio.

Antes de ficar claro que o filme não foi um sucesso, George Pal disse à imprensa que estava planejando uma sequência com Tony Randall recriando seu papel.

Peter Sellers foi a primeira escolha do diretor para interpretar o Dr. Lao.

George Pal originalmente queria sua estrela de "Máquina do Tempo" Rod Taylor para o papel principal.

De acordo com um artigo do LA Times de julho de 1962, Laurence Harvey foi escalado para interpretar o papel de Tony Randall.

Tony Randall relatou em um episódio de Password (1961) de 1963 que seu próximo filme se chamaria "O Circo do Dr. Lao", que mudou em algum ponto antes do lançamento para seu título final.

De acordo com Ben Mankiewicz da Turner Classic Movies, Tony Randall interpretou apenas seis das sete faces. O Abominável Homem das Neves foi na verdade interpretado pelo filho de George Pal, Peter Palmer, que desempenhou esse papel, "mas George entendeu o show business e declarou que era Randall interpretando a besta, para completar o septeto."

Às 38:55, espectadores perspicazes verão a ampulheta da Bruxa Malvada do Oeste (do filme "O Mágico de Oz") entre os artefatos que decoram a tenda do circo do Dr. Lao. Está pendurado em um poste ao lado da atriz Lee Patrick e provavelmente foi emprestado do armazém de adereços da MGM.

Os planos de início e fim do filme exemplificam perfeitamente a prática de "filmagem fora da sequência" na produção de filmes. Você notará que exatamente a mesma configuração de câmera é usada para ambas as fotos, com Tony vestindo exatamente a mesma roupa. Ele simplesmente cavalga em direção à câmera para o início da história, e se afasta da câmera para o final. Até as sombras do sol estão no mesmo alinhamento.

Arthur O'Connell (1908–1981) faleceu aos 73 anos de Alzheimer. Foi indicado duas vezes ao Oscar: Férias de Amor (1955) e Anatomia de um Crime (1959)

Tony Randall  faleceu aos 84 anos em decorrência de uma pneumonia.

John Ericson faleceu de pneumonia aos 93 anos

George Pal (1908–1980) faleceu aos 72 anos de ataque cardíaco.

Vagamente baseado no livro The Circus of Dr Lao por Charles G. Finney



















Cartazes:







Filmografia Parcial:

Tony Randall (1920- 2004)









Os Noivos de Minha Noiva (1957); A Mulher do Próximo (1957); Como Fisgar um Marido (1959); As Aventuras de Huckleberry Finn (1960); Adorável Pecadora (1960); Adorável Trapaceiro (1963); As 7 Faces do Dr. Lao (1964); Os Crimes do Alfabeto (1965); Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo E Tinha Medo de Perguntar (1972); O Rei da Comédia (1982); Distração Fatal (1993); It's About Time (2005).

Barbara Eden









Angústia de uma Vida (1957); Paixões Desenfreadas (1960); Estrela de Fogo (1960); Encrenca em Penca (1961); Viagem ao Fundo do Mar (1961); O Mundo Maravilhoso dos Irmãos Grimm (1962); Cinco Semanas Num Balão (1962); As 7 Faces do Dr. Lao (1964); Um Gênio Entrou Lá em Casa (1964): Jeannie é um Gênio (seriado 1965 a 1970); Uivos no Silêncio da Noite (1971); Os Direitos Femininos (1971); A Perseguida (1972); Adivinhe quem está dormindo em minha cama? (1973); Um Estranho Ser (1974); Jeannie É um Gênio - 15 Anos Depois (1985); A Vida Secreta de Kathy McCormick (1988); Jeannie ainda é um Gênio (1991); Visões Assassinas (1993); A Volta da Família Sol Lá Si Dó (1996); Mi Casa, Su Casa (2003); Always and Forever (2009); My Adventures with Santa (2019)

John Ericson  (1926–2020)









Teresa (1951); Rapsódia (1954);  O Príncipe Estudante (1954); Tentação Verde (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Assassino a Sangue Frio (1955); Dragões da Violência (1957); Emboscada Selvagem (1957); Na Fúria de uma Sentença (1958); Sob Dez Bandeiras (1960); As Sete Caras do Dr. Lao (1964); Falta Alguém para Morrer (1967); Os Demolidores (1968); The Bounty Man (1972); O Engavetamento do Século (1976); Última Missão (1984); The Far Side of Jericho (2006)


Minerva Urecal (1894 - 1966)










Secretária de Seu Amante  (1937);   Solidão (1937); Querer é Poder (1937); O Coração Manda (1937); Paixões em Conflito (1938); Não Se Pode Enganar a Mulher (1940); Os 'Anjos' no Castelo Misterioso (1940); O Cowboy e a Loura (1941); Letra Acusadora (1942); Cavaleiro de Nevada (1942); Anjos Endiabrados (1943); O Homem Gorila (1943); Fantasmas à Solta (1943);  A Canção de Bernadette (1943); Terra Perdida (1945); Ilusões da Vida (1945);  Os Sinos de Santa Maria (1945); Tesouro Maldito (1947); Estalagem Misteriosa (1948); Joana D'Arc (1948); Atirar para Matar (1949); Areia Movediça (1950); O Cowboy do Arizona (1950); O Grande Caruso (1951); Fúria de Paixões (1951); A Renegada (1953); O Amor Nunca Morre (1956); As Férias de Papai (1962); As Sete Caras do Dr. Lao (1964); Na Boca do Lobo (1965)

Arthur O'Connell (1908–1981)







Pavor em Londres (1939); Cidadão Kane (1941); A Lei das Selvas (1942); A Condessa de Monte Cristo (1948); O Direito de Viver (1951); Férias de Amor (1955); Nunca Fui Santa (1956); Aconteceu em Monte Carlo (1956); Anatomia de um Crime (1959); O Grande Impostor (1960); Dama por um Dia (1961); Em Cada Sonho um Amor (1962); As Sete Caras do Dr. Lao (1964); Coração Enganador (1964); Pesadelo ao Sol (1965); O Maravilhoso Homem que Voou (1965); A Corrida do Século (1965); A Marca do Vingador (1966); O Agente Secreto Matt Helm (1966); Viagem Fantástica (1966); Um Astronauta Fora de Órbita (1967); Ninho de Cobras (1970); O Último Refúgio (1971); A Taste of Evil (1971); Ben, o Rato Assassino (1972); O Destino do Poseidon (1972); Huckleberry Finn (1974); O Refúgio Secreto (1975) 

6 comentários:

  1. Boa noite. Mais uma bela resenha relembrando um grande filme. As sete faces... é uma obra para ver e fazer uma análise mais profunda sobre prioridades, simplicidade e valores morais e materiais. Não há um vilão sanguinário e violento no filme, apenas um personagem em contraponto com as questões acima. Todos os personagens são muito legais onde destaco Apollonius de Tyana que, em sua participação, dá uma síntese do filme. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Janerson. Sim, As Sete Faces ... é um filme bem reflexivo, feito com uma grande sutileza. Tem uma mensagem muito bonita e Apollonius é um ótimo personagem. Um filme simples, mas cuja mensagem nunca envelhecerá. Obrigado por este e outros comentários e que bom que as resenhas estejam agradando. Abs

      Excluir
  2. Adorei o seu blog e eu amo esse filme. Tinha medo, mas adorava! Amo filmes antigo e tenho pena dessa geracao que nao aprecia nada do passado. Sem cultura... pra filmes, series, musica, arte, opera e musica classica. Muitos paises ainda passam direto filmes antigos e tem festivais de opera e musica classica com transmissao tipo Copa do Mundo, com gente assistindo nas pracas e passando ao vivo na TV com uma grandissima audiencia. O nosso pais o legal eh sertanejo, funk e filminhos da moda chatos de perder o nosso tempo.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite. Você não disse o seu nome. O filme tem uma legião de admiradores por ser uma produção diferenciada. A proposta do Blog é colocar filmes de várias épocas e os antigos sempre terão um lugar especial aqui, até porque muitos possuem ótimos roteiros e interpretações, por isso dividi ao lado as décadas das produções. Muito obrigado por comentar e volte sempre. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Um belo clássico que aguçou minha fantasia e minha criatividade. Parabéns Luis pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Marcos. A criatividade e as mensagens que o filme mostra, de uma forma simples, alcançaram o grande público e muitos se lembram dessa produção com bastante carinho. É um filme atemporal que até merecia uma refilmagem a altura. O problema é que as refilmagens atuais mudam completamente a estrutura apresentada pelo original criando cópias mal feitas e isentas de criatividade. Muito obrigado por mais esse comentário e volte sempre. Abraços

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre