Dan Brady (Mickey Rooney) é um ingênuo mecânico de uma loja de automóveis que certo dia, durante o almoço, conhece Vera (Jeanne Cagney), caixa de um restaurante, convidando-a para sair. Dan, porém, descobre que não possuir dinheiro e que seu salário ainda levará alguns dias para ser pago. Suas tentativas de pegar emprestado ou cobrar empréstimos que fez a seus amigos não logram sucesso. Mas uma ideia lhe ocorre: roubar 20 dólares (valor alto na época) da caixa registradora de seu trabalho e devolver o dinheiro antes que a conferência seja feita.
À noite, ao se encontrarem, Vera demonstra imenso interesse por um caríssimo casaco de Vison, mas Dan apenas entende como um desejo feminino de possui roupas caras. A dupla chega ao local na qual se divertiriam apenas para descobrir que naquele dia o local está fechado. Dan é levado por Vera para o fliperama de Nick (Peter Lorre), ex-patrão da jovem e que não gosta de ver o casal junto, ao mesmo tempo que Dan nutre recíproca antipatia.
No dia seguinte, algo inesperado acontece: o contador (Alvin Hammer), responsável pelo fechamento do caixa, se antecipa em sua visita a loja de automóveis. Dan percebe que precisa repor o dinheiro de qualquer maneira e tem outra ideia: comprar um valioso relógio, penhorá-lo e obter dinheiro (ainda que pouco) rápido. Dan repõe o dinheiro, mas o dono da joalheria descobre seu ato Dan e envia um cobrador que lhe mostra o contrato assinado na qual pode cobrar o valor da compra, de forma integral, se houver indícios de que não honrará o pagamento. Dan resolve praticar um roubo tentando resolver esse novo problema. Uma verdadeira bola de neve surge na vida de Dan que se percebe envolvido em um jogo perigoso que envolve Vera e Rick, levando-o a praticar uma série de crimes cada mais violentos.
Dirigido por Irving Pichel, pouco antes de ser incluído na lista negra de Hollywood (a época do Macarthismo americano), o filme foi financiado por Mickey Rooney (1920-2014) e Peter Lorre (1904-1964). Areia Movediça tem um título condizente com a história ao mostrar o protagonista literalmente afundando em uma cadeia de eventos, resultado de suas próprias ações, que o levará à cadeia ou a pena de morte. Projetado como filme noir, é um filme de curta duração, mas revela-se bem interessante com altos e baixos em sua narrativa.
Mickey Rooney, entre outras produções, tinha interpretado o adolescente Andy Hardy 15 vezes em uma série de filmes e estava na hora do público, que o já tinha como estrela juvenil, vê-lo em um filme mais maduro, com uma temática mais adulta, e Areia Movediça foi o pontapé inicial nesse objetivo que ainda apresentaria "Os Valentões" (1954) e "Assassino Público Número Um" (1957), este ultimo dirigido por Don Sielgel. Seu personagem é um homem ingênuo que é gradativamente arrastado para uma série de problemas ao conhecer a femme fatale Vera, uma mulher que se mostra ao público, mas que o enfeitiçado Dan não percebe, como tendo um caráter dúbio: ela flerta com Dan, mas comenta para Nick, na frente do mecânico, que só não permanecera com ele porque fora mesquinho e não lhe comprara o casaco que desejava. Quando Dan se envolve em um atrapalhado assalto (suas atitudes sempre dão errado), Dick descobre e passa a chantageá-lo o que leva Dan a um novo crime e um novo problema. Esse problema levará a outro, agora com Vera. Tudo porque Dan recusara o amor verdadeiro de Helen (Barbara Bates), sua antiga namorada que ainda se mostra apaixonada, em prol de uma mulher que lhe causava fascinação.
O elenco é muito bom. Mickey Rooney convence com o jovem perdido em uma teia de aranha que ele mesmo teceu. Jeanne Cagney (repare o sobrenome, sim, irmã do ator James Cagney) funciona como femme fatale, principalmente nas cenas em que mostra realmente quem ela é. É mais uma mulher gananciosa do que perigosa (dentro do que o gênero noir apresenta). Peter Lorre, ator respeitadíssimo em Hollywood, com uma forte presença cênica, característica que o tornou famoso, segura o filme quando está em cena (o ator foi até homenageado em um dos versos da música “Year of the Cat” de Al Stewart – “On a morning from a Bogart movie; In a country where they turn back time; You go strolling through the crowd like Peter Lorre; Contemplating a crime ...). Outro ator que aparece muito bem é Art Smith como “Mackey”, o inescrupuloso e ganancioso patrão de Dan. Interessante percebemos que Vera não é a única personagem inescrupulosa, Tanto Dick quanto Mackey tentam tirar algum proveito da situação em que Dan se envolveu. Barbara Bates faz uma Helen apaixonada que sonha com um casamento com Dan e se mostra ao seu lado até o fim, tentando lhe ajudar de algum modo. Minerva Urecal tem uma rápida e importante aparição com a dona da hospedaria que aluga o quarto a Vera. A entrada do advogado Harvey (Taylor Holmes em boa atuação, conhecido por atuar em diversas peças na Broadway) na história mostra-se um recurso meio forçado para um final que foi mal trabalhado, desapontando de certo modo. Jack Elam, bem novo, faz uma rápida aparição.
Areia Movediça é um filme, em preto e branco, que não nega seu baixo orçamento e seu caráter
de filme independente, mas não decepciona em seu todo. É uma diversão rápida,
não parecendo um clássico filme noir, mas cumpre a função de manter o espectador
preso a conclusão da história, como já dita, um pouco insatisfatória (meio "deus ex-machina"), mas, dentro da
época e do momento em que foi feito, plenamente aceitável. Filme raro, que
ficou esquecido, mas pode ser um interessante passatempo.
Curiosidades:
Disponível no YouTube
Mickey Rooney faleceu aos 93 anos de causas naturais
Jeanne Cagney faleeu aos 65 anos de câncer
Peter Lorre faleceu aos 59 anos em decorrência de um derrame
Art Smith faleceu aos 73 anos de ataque cardíaco
Taylor Holmes faleceu aos 81 anos de causas não reveladas
Barbara Bates cometeu suicídio aos 43 anos
Jack Elam faleceu aos 92 em virtude de problemas cardíacos
Cartaz:
Filmografia Parcial:
Mickey Rooney (1920–2014)
O Rei da Jaula (1933); Da Broadway a Hollywood (1933); O Chefe dos Bombeiros (1933); Paraíso das Surpresas (1934); Alta Roda (1934); Encontro às Cegas (1934); Encontro às Cegas (1934); Mão Invisível (1934); Sonho de uma Noite de Verão (1935); Marujo Intrépido (1937); Navio Negreiro (1937); Menino de Ouro (1937); As Aventuras de Huck (1939); A Comédia Humana (1943); Punhos de Ouro (1947); Areia Movediça (1950); Mosqueteiros do Mar (1953); As Pontes de Toko-Ri (1954); O Preço da Audácia (1956); Assassino Público Número Um (1957); A Ilha das Víboras (1960); Bonequinha de Luxo (1961); Réquiem Para um Lutador (1962); Deu a Louca no Mundo (1963); 24 Horas para Matar (1965); Oitenta Passos para a Felicidade (1969); Uma Noiva para Charlie (1970); Diário de um Gângster (1972); A Magia de Lassie (1978); Aventura na Arábia (1979); O Corcel Negro (1979); O Corcel Branco (1986); As Aventuras de Erik, o Viking (1989); Natal Sangrento 5: O Horror na Loja de Brinquedos (1991); O Lobo da Montanha (1992); Sinbad: The Battle of the Dark Knights (1998); Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade (1998); Uma Noite no Museu (2006); Os Muppets (2011); Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (2014); Dr. Jekyll and Mr. Hyde (2017)
Jeanne Cagney (1919–1984)
Mulher Diabólica (1940); Luvas de Ouro (1940); Melodia Roubada (1940); A Canção da Vitória (1942); Um Momento em Cada Vida (1948); Um Momento em Cada Vida (1950); Almas Desesperadas (1952); Um Leão Está nas Ruas (1953); O Homem das Mil Caras (1957); O Domador de Cidades (1965).
Peter Lorre (1904–1964)
O Diabo Branco (1930); M, o Vampiro de Dusseldorf (1931); O Homem que Sabia Demais (1934); Crime e Castigo (1935); Supremo Sacrificio (1936); Obrigado, Sr. Moto (1937); O Palpite de Mister Moto (1938); Mr. Moto Se Aventura (1938); Almas Rebeldes (1940); O Homem dos Olhos Esbugalhados (1940); Relíquia Macabra (1941); Casablanca (1942); A Cruz de Lorena (1943); A Máscara de Dimitrios (1944); Anjo Diabólico (1946); Os Dedos da Morte (1946); Casbah, O Reduto da Perdição (1948); Areia Movediça (1950); O Diabo Riu por Último (1953); 20.000 Léguas Submarinas (1954); A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956); O Palhaço que não Ri (1957); A História da Humanidade (1957); O Bamba do Regimento (1957); O Grande Circo (1959); Viagem ao Fundo do Mar (1961); O Corvo (1963); Farsa Trágica (1963); O Otário (1964).
Barbara Bates (1925–1969)
A Irresistível Salomé (1945); A Dama Desconhecida (1945); Sublime Indulgência (1945); Uma Noite no Paraíso (1946); Esquece Teus Pesares (1949); Belinda (1948); Noiva da Primavera (1948); O Segredo da Casa 248 (1949); Inspetor Geral (1950); Areia Movediça (1950); Papai Batuta (1950); A Malvada (1950); Mulheres em Perigo (1951); Mosqueteiros do Mar (1953); Sofrendo da Bola (1953); Rapsódia (1954); A Casa dos Segredos (1956); Cidade Amedrontada (1957); O Poder da Vingança (1958)
Art Smith (1899–1973)
Ninguém Escapará ao Castigo (1944); Brutalidade (1947); Corpo e Alma (1947); Fatalidade (1947); Arco do Triunfo (1948); O Último Milagre (1948); Coração Prisioneiro (1949); Brasa Viva (1949); Pecado de Amar (1949); Areia Movediça (1950); No Silêncio da Noite (1950); Cidade Apavorada (1950); Justiça Injusta (1950); Rosa de Cimarron (1952); Filhos Esquecidos (1952); Desafio à Corrupção (1961)
Taylor Holmes (1878–1959)
Taxi (1919); A Formosa Vingadora (1925); O Veredicto (1925); Elegância Emprestada (1925); O Primeiro Bebê (1936); O Crime do Dr. Forbes (1936); O Beijo da Morte (1947); O Beco das Almas Perdidas (1947); O Segredo de uma Mulher (1948); Joana D'Arc (1948); Ato de Violência (1948); Nascida para Amar (1949); O Vale da Ambição (1950); Areia Movediça (1950); Fúria Perversa (1950); O Poder da Fé (1951); Império dos Malvados (1952); Escravo de Si Mesmo (1952); Marcado para Morrer (1952); Os Homens Preferem as Louras (1953); A Vingança do Monstro (1954); Ambição Desenfreada (1955); A Bela Adormecida (voz -1959)
Luís, td bem?
ResponderExcluirEspero que vc continue explorando os filmes dos anos 50 e 60, pois existem realmente pérolas que valem a pena serem redescobertas. O mesmo digo do cinema italiano como um todo, em que a temática e o jeito de ser, a identidade do povo italiano, tanto se assemelha a nós, brasileiros. Mas voltando ao filme, não o conhecia e é inusitado ver Mickey Rooney fora do papel de bom moço. Onde será que poderemos ver Areia Movediça, heim? Por último, Year of the Cat é e sempre será uma grande canção ( sabia que ela começa mono e depois fica stereo? ). Abraço!
Olá Mario. Tudo bem ?
ResponderExcluirAreia Movediça está no YouTube, legendado (assim como "Rapsódia", da análise anterior). Gosto muito dos filmes anos 40, 50 e 60. Há algo de diferente na forma como eles contavam uma história. Os roteiros normalmente são bem interessantes, muitas vezes com atores de ponta e outros que ficariam famosos posteriormente. Irei variar as épocas e os estilos porque o público deste blog é bem eclético, mas surgirão muitos filmes clássicos a partir do início de 2022, de várias décadas, além de produções mais recentes e aqueles filmes menores, mas legais, que ninguém parece querer analisar. Também alguns telefilmes e filmes, anos 70, muito bons, exibidos na TV, e que ficaram esquecidos no tempo, mas estão disponíveis no YouTube.
Quanto a música "Year of The Cat" é realmente belíssima, tanto no arranjo como na interpretação. Não sabia que se iniciava em mono, muito legal essa sua informação. Muito obrigado por sempre comparecer por aqui e contribuir com opiniões e informações. Um grande abraço e volte sempre. - Luis