sábado, 18 de setembro de 2021

NAUFRÁGIO NO PACÍFICO / SURVIVE THE SAVAGE SEA (1992) - ESTADOS UNIDOS

 

INTERPRETAÇÃO AMERICANA DO LIVRO

(O Texto contém alguns spoilers)

Jack Carpenter (Robert Urich) e sua esposa, Claire (Ali MacGraw), vendem a fazenda da família e resolvem viajar com seus três filhos, Brian (Ryan Urich), Gary (Mark Ballou) e Susan (Danielle von Zerneck)  em uma aventura a bordo do iate Providence, uma escuna de 15 metros, partindo de  Sydney, Austrália, para o Taiti. Quando fazem uma parada em Gold Coast (costa leste da Austrália), Susan decide que não seguirá com a família, pois sempre fora contra a ideia de largar a escola e os amigos para uma aventura em alto mar. A contragosto Jack aceita, e convida Wally Hudson (David Franklin), um surfista, que deseja carona até o Taiti alegando já ter feito trabalhado em barcos, mas logo a família percebe que o jovem não tem experiência,  se demostra pouco participativo e sofre de enjoo o tempo todo. 

Jack tenta contatar a filha, que conseguira trabalho no local, para saber se está bem, mas esta prefere inicialmente ignorar os contatos.  A situação piora quando Brian e Wally avistam um grupo de baleias que atingem o veleiro. A avaria é profunda fazendo com que a embarcação comece a afundar rapidamente. O máximo que conseguem é entrar em uma pequena jangada inflável com alguns mantimentos para poucos dias e salvam um bote salva-vidas como segunda opção.  Jack elabora um plano: viajar 1.600 quilômetros para um local conhecido por ter um bom tráfico marítimo oferecendo uma boa chance de salvamento. Jack improvisa uma vela e usa o bote como um barco de reboque em um meio de leva-los até o local. Os dias passam e a comida e a água acabam; não há previsão de chuvas; a pescaria não está funcionando e alguns tubarões teimam em acompanhar a balsa.  O bote começa a apresentar pequenos furos o que lhes obrigam a retirar água em tempo integral e Claire começa a apresentar sinais de desidratação. Mas isso não é tudo: tempos depois uma tempestade se aproxima e o bote pode não resistir as forças das chuvas e das ondas. Após algumas semanas sem contato, Susan tenta ajuda, mas recebe a informação que o possível local em que se encontram é uma área tão grande que buscas não surtiriam efeitos. Eles estão à própria sorte.

Naufrágio no Pacífico é uma produção da rede americana ABC que estreou o filme em sua programação em 06 de janeiro de 1992. No Brasil, sua estreia aconteceu no programa “Supercine” da Rede Globo em novembro de 1994 tendo sucessivas reprises, normalmente uma vez por ano, até meados de 2004. Em 2009 o filme ressurgiria agora pelo SBT em talvez sua ultima exibição na tevê aberta. A TVA exibiu também em alguns momentos nos anos 90. O filme hoje é lembrado como um dos “Clássicos da Sessão da Tarde”.

Um dos méritos dessa produção é colocar um aviso logo no início de que é baseado em fatos reais e que muito do que é mostrado em tela foi ficcionado.  E isto é uma informação muito importante, ainda que não tire o mérito da produção. É importante sabermos que os acontecimentos reais foram diferentes do filme. O Jornal britânico "The Guardian" publicou uma matéria lançando alguma luz sobre os fatos.  "Survive the Savage Sea" é baseado no livro de Dougal Robertson, ele que em 1971 levou sua família (inglesa) em uma aventura em um barco chamado Lucette que virou manchete ao ficarem a deriva durante 38 dias. Em 27 de janeiro de 1971, Dougal Robertson, sua esposa, Lyn, e seus filhos, Douglas (então com 17), Anne, (16) e os gêmeos Sandy e Neil (nove), partiram do porto de Falmouth, Cornwall (Reino Unido). Dezoito meses depois - e agora acompanhado por Robin,  no lugar de Anne, que havia deixado o barco nas Bahamas. Eles estavam a 320 quilômetros das ilhas Galápagos quando a embarcação foi abalroada por baleias assassinas. O grupo entrou em uma balsa com apenas um saco de cebolas, uma lata de biscoitos, 10 laranjas, seis limões e meio quilo de doces . Douglas alegou que o livro de seu pai cobriu apenas os dias após o naufrágio, extraído do diário de viagem. Em 2005 ele escreveria “The Last Voyage of the Lucette” contando a história. Uma história em que Douglas teve papel decisivo e que “todos contribuíram para a sobrevivência na jangada e ninguém mais fora reconhecido por isso." Ele relata em seu livro que seu pai era tirano e violento e que bateu nele durante a viagem por vários motivos como quebrar uma louça, mas que salvara o pai quando este caiu ao mar. Dougal Robertson tinha sido um mestre marinheiro no leste da Ásia, mas desistiu depois de conhecer sua esposa, Lyn, em Hong Kong em 1952. Virou fazendeiro, mas a família passou por várias privações nesse época. Para Douglas, a viagem de barco era uma fuga para o seu pai, um modo de fugir de uma vida que não dera certo e motivo de suas contínuas explosões.  Dougal Robertson morreu de câncer em 1991 e Douglas insiste que teve sua bênção para escrever o livro. Lyn também morreria de câncer, aos 75 anos. Quando o Toku Maru, um barco de pesca japonês, os resgatou após avistar um sinalizador de emergência, eles estavam tão desidratados que não urinavam há 20 dias e tinham as línguas tão inchadas de sede que mal conseguiam falar.


Agora que já sabemos como uma versão da história pode mudar significativamente quando transformada em filme ou telefilme, voltemos a produção em questão. Há, sem dúvida, algumas partes tiradas da história como as baleias (seriam orcas?), o alimento e sangue de tartaruga, o furo no bote, a tempestade e o resgate. O resto, em linhas gerais, é exercício de imaginação. Quando vemos o personagem de Urich na tela e a descrição de como era o verdadeiro Dougal é que percebemos como uma história é “floreada” para poder ser vendida e atingir o público. Não por acaso Ulrich personifica um personagem amoroso, dedicado, valente, corajoso e voluntarioso. Após assistirmos o filme, a conclusão é que Jack fizera praticamente tudo e que conseguira coordenar a família para alcançar o objetivo. O que, de certa forma ocorreu, pois é a visão do roteiro que traz outro personagem para adaptá-lo ao filme e não o narrado no livro de Douglas.

Falando no elenco, Urich está novamente muito bem. O ator sempre entregou atuações bem interessantes de uma forma quase sempre bem simpática e sua escolha foi mais do que acertada. Ali MacGraw (de Comboio e Os Implacáveis) também entrega um papel que faz o filme funcionar. Temos ainda Ryan Urich (filho do ator) que atuou em apenas 2 filmes, ambos ao lado do pai: Testemunha Por Acidente foi seu segundo e ultimo telefilme. David Franklin atuou em “Enchente: Quem Salvará Nossos Filhos?”; “Crocodilo Dundee em Hollywood” e  “Matrix Reloaded”, seus principais trabalhos. Mark Ballou trabalha atualmente como diretor de segunda unidade e Danielle von Zerneck poderá ser lembrada por seu papel de “Donna” no filme “La Bamba. O papel de “Timy” foi feito por dois atores irmãos: Dylan and David Daniels.

Naufrágio no Pacífico, subtraindo-se o conhecimento da história real, pode ser considerado um dos melhores telefilmes de sobrevivência dos anos 90. Tem uma narrativa que prende do inicio ao fim, reveste o filme de superação, da força do espírito humano frente as adversidades, da força cooperação para atingir uma meta. Foi realizado com algumas limitações orçamentárias (próprio de telefilmes), mas que merece uma revisitada por aqueles que o assistiram nos idos dos  anos 90, além de poder ser uma boa pedida para que curte produções televisivas de qualidade desse período.


Trailer:


Curiosidades:

Disponível no Youtube

Filmado em Queensland, Australia

Nomeado ao Primetime Emmy Awards 1992 na área de música - Fred Karlin (compositor)

Danielle von Zerneck é filha do produtor televisivo americano Frank von Zerneck e da atriz Julie Mannix

Ali MacGraw foi casada com o ator Steve McQueen



Livros:





Cartazes:




Ali MacGraw em Love Story











Danielle von Zerneck em La Bamba









Filmografia Parcial

Robert Urich (1946-2002)







Magnum 44 (1973); S.W.A.T (1975-1976); Deixe Ontem para Trás (1978); Fighting Back: The Story of Rocky Bleier (1980); Vega$ (seriado 1978-1981); Emboscada no Rio da Morte (1981);  A Morte Vem do Céu (1982); Piratas das Galáxias (1984); Convite Para o Inferno (1984); Jovem de Novo (1986); A Amante (1988); O Retorno (1988); A Senha (1989); Testemunha Por Acidente (1989); Parceiros do Medo (1991); Naufrágio no Pacífico (1992); Sangue do Meu Sangue (1993); Bode Expiatório (1994); Aterrissagem De Alto Risco (1997); O Trem Desgovernado (1999); Love Boat: The Next Wave (seriado 1998-1989); O Homem do Presidente 2 (2002); Night of the Wolf (2002); Aftermath (2003).


Ali MacGraw







Entre o Desejo e a Morte (1968); Love Story: Uma História de Amor (1970); Os Implacáveis (1972); Comboio (1978); Diga-me o que Você Quer (1980); Dinastia (1985); Naufrágio no Pacífico (1992); Gunsmoke, A Longa Cavalgada (1993); Causa: Morte Natural (1994); Glam: Roteiro de uma Obsessão (1997)


Danielle von Zerneck







A Máquina do Outro Mundo (1985); La Bamba (1987); Curvas Perigosas (1988); Limpeza Geral (1988); Operação Nuclear (1990); Naufrágio no Pacífico  (1992); Marcada pelo Passado  (1992); Vivendo no Abandono (1995); Holiday in Your Heart (1997); Acceptable Risk (2001)

2 comentários:

  1. Achei que iria ver um Player para assitir o Filme.
    Onde posso ver esse filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cristina Britho.
      Pelas regras da plataforma, que permite publicar aqui as análises, evito publicar links ou postar filmes. Como informado em curiosidades, o filme está disponível no YouTube bastando apenas digitar o título do filme. Obrigado pelo comentário e um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre